Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

@bibliotecagrimoria 01/08/2021

Feérico (ref.)
Mais um do Tolkien para a lista.
Nesse livro, vemos a história de um artefato místico (o que parece ser uma fixação do autor), uma estrela, que dá ao portador a capacidade de acessar lugares ocultos e longínquos (entre outras coisas).
O conto se passa em Bosque Maior, um lugarejo pequeno onde toda a dinâmica social gira em torno do grande salão, local de trabalho do Mestre cozinheiro (cujo ofício é passado de mestre para aprendiz), personagem fundamental na história.
A cada 24 anos 24 crianças, cuidadosamente selecionadas, são convidadas para comerem do Grande bolo, uma iguaria recheada de brinquedinhos para fazer a alegria da criançada; a obra prima do mestre cuca. Porém, na ocasião em que o bolo fica a encargo do mestre cozinheiro conhecido por Carvalheiro, um artefato em específico (a estrela) desaparece do bolo. Alf, um personagem enigmático e ajudante do mestre cuca Carvalheiro, percebe o mau presságio que isso traz, e as consequências do sumiço da estrela feérica...
Nesse clima se desenvolve a narrativa. Atrativa pela leveza e beleza que deixa transparecer. Um livro voltado para um público infantil, um conto simples e direto, tendo por ensinamentos valores fundamentais como empatia, o valor da família e, em um sentido mais amplo, os perigos de se deixar levar por ilusões e sonhos, deixando de viver o presente.

Naiana 10/09/2023

O livro que surgiu na tentativa de escrever um préfacio
É interessante conhecer a história por trás desse livro, Tolkien havia sido convidado a escrever o prefácio da dição ilustrada de "A chave de ouro" de George MacDonald, autor que o influenciou na criação de diversos personagens de suas histórias. Entretanto é curioso saber que ao reler o livro em questão para escrever o prefácio, Tolkien o considerou mal escrito, na tentativa de ilustrar no pressuposto prefácio o que ele considerava ser um conto de fadas, surgiu a história de Ferreiro do Bosque Maior.

O livro se passa em uma pequena aldeia localizada em Bosque Maior, onde as pessoas tendem a seguir hábitos e costumes definidos a geração, entre eles a Festividade dos Vinte e Quatro, na qual 24 crianças consideradas boas eram convidadas a participar culminando com o Grande Bolo, aquele cujo o Mestre Cuca da cidade deixava a marca do seu trabalho de vida, já que o evento só ocorria a cada 24 anos e, em geral, o Cuca só tinha a oportunidade de fazer um Grande Bolo. Ocorre que em um ano o Cuca resolveu tirar férias antes mesmo de escolher um aprendiz e assim as coisas começam a mudar em Bosque Maior.

A história envolve fadas, tradição, a capacidade de acreditar no que parece impossível, assim como a necessidade de entender que por mais que se tente manter tudo como sempre foi, as coisas mudam, a vida muda e é necessário entender quando seguir em frente deixando para trás ou passando para outro algo que sempre esteve conosco.

Talvez em uma primeira leitura ou para um leitor mais jovem todos esses pontos não sejam plenamente entendidos a primeira vista, mas ainda assim é uma leitura gostoso e as ilustrações são maravilhosas. Não foi o favorito do meu filho, e entre Ferreiro do Bosque Maior e Roverando, eu realmente amei Roverando, mas Ferreiro também é cheio de encanto e magia.

vital 21/11/2023

Muito fofo o livro, achei muito interessante essa fantasia, para crianças é um livro muito bom, muito divertido e que consegui construir uma criatividade

Caroline Gurgel 02/05/2022

Curto, simples, delicado e bonito
Ferreiro do Bosque Maior, último conto escrito por Tolkien, nasceu do que seria um prefácio do autor para George MacDonald. O livro que temos em mãos traz as ilustrações de Pauline Baynes, em preto e branco, que ilustravam a primeira edição de 1967.

Bosque Maior é uma vila peculiar, onde o Mestre-Cuca, uma figura importante, é o responsável pelo Grande Bolo da Festividade das Boas Crianças. No evento, que acontece a cada 25 anos, o bolo é dividido em vinte e quatro pedaços, um para cada criança convidada. Em um daqueles anos, uma estrela mágica, que conduz a Feéria, o Reino das Fadas, é colocada dentro do bolo, e uma das crianças, sem perceber, a engole, ganhando entrada para o mundo feérico.

Com um conto simples, curto e cheio de palavras não ditas, Tolkien nos leva com delicadeza para Feéria. Mas, para nos lembrarmos de que estivemos lá, precisamos acreditar. Esta é a magia de Ferreiro do Bosque Maior.

Deixo aqui um trecho de um ensaio do autor sobre contos de fadas:

“O reino das estórias de fadas é amplo, profundo, alto e cheio de muitas coisas: toda maneira de feras e pássaros se encontra lá; mares sem costas e incontáveis estrelas; beleza, que é encantamento, e perigo sempre presente; alegria e tristeza tão cortantes quanto espadas. Nesse reino, um homem pode, talvez, considerar-se afortunado por ter vagado, mas sua própria riqueza e estranheza amarram a língua de um viajante que quiser relatá-las. E, enquanto ainda está lá, é perigoso para ele fazer perguntas demais para que os portões não se tranquem e as chaves não se percam.”

site: @historiasdepapel_

Fabricio.Campelo 21/09/2022

Estou apaixonado!
Eu demorei bem uns 30 minutos pra começar a ler, pois estava encantado com o formato do livro, suas cores, desenhos, até mesmo as fontes usadas.

Na primeira sentença já estava rindo, e desejando ardentemente chegar o dia que vou ler para meus sobrinhos, pois com certeza irei.

Um livro para crianças, certo, mas com bastante profundidade. Leve e profundo!

Se você quer livros para ler com suas crianças, esse certamente é um deles!

Livia790 11/12/2021

Acho que tenho que reler.
Não entendi muito.
Fiquei realmente confusa com a história e os personagens.
Kayra 11/04/2022minha estante
Eu achei o mesmo Lívia! Conseguiu reler?

Livia790 13/04/2022minha estante
Não reli. Dei pro meu marido que tá relendo O Senhor dos anéis pela milésima vez.

Kayra 14/04/2022minha estante
Entendi!

Mariane.Gonzales 01/08/2020

Uma linda história infantil
A história mágica de fadas e homens e reinos fantásticos é contada de maneira exemplar. O livro ainda traz os manuscritos originais com tradução e longos textos sobre as interpretações da história.
laloarauxo 24/10/2020minha estante
??

Paula1630 30/10/2021

Essa edição do livro é bem pequena, um dos menores livros que eu tenho. O conto é divertido e com uma moral da história no final, como as histórias deveriam ser segundo o próprio Tolkien.

HBO 24/07/2023

Um conto infantil, bem curtinho, da pra ler num dia. Dá pra viajar um pouco na imaginação mas é literalmente um conto infantil.

darci jones and the six 22/11/2023

Ferreiro do Bosque Maior é um conto bem gostosinho de ler. Leitura rápida e que te prende. Mas quanto a esse de ?te prender? para mim tem um ponto que preciso falar: percebi (desde O Hobbit) que o Tolkien adora descrever, e bastante! Descreve muito bem todos os detalhes e as vezes, devido a essa grande quantidade de descrição eu me perco na história. Então nesse conto teve um momento que eu dei umas viajadas, mas quem não tem problema com isso, vem na fé.
A história é boa. É muito bom ver como o Tolkien trabalha e imagina. Não achei nada TÃO GRANDIOSO, mas vale a pena ler. É bom, é curto, e é o Tolkien.

Estefany32 30/01/2023

É um livro sobre ciclos e escolhas, mostra que em certos momentos da vida devemos deixar coisas de lado ou passá-las adiante, por mais doloroso que isto possa ser.
A história possui a riqueza característica do Tolkien e com certeza merece ser lida e apreciada.
A edição em si é bonita, com várias ilustrações que deixam a história ainda mais mágica.

Victor225 16/03/2024

O livro é uma boa pedida para quem deseja sair de uma ressaca literária ou somente passar um tempo numa leitura fluída e gostosinha.

Não tem muitos plots, ensina valores que hoje estão perdidos na sociedade e conta as aventuras de um menino sorteado por um presente fabuloso de Feéria, um Reino mágico de criaturas incompreensíveis como fadas, mas dominada pelos Elfos.

É uma leitura rápida se você se empenhar, confesso que eu esperava mais do final e só demorei à terminar, só porquê sou um bom procrastinador kkk... A qualidade do livro é ótima e com belas artes durante o livro todo, espero que divirta-se tanto quanto eu me diverti.
Eduardo721 30/03/2024minha estante
????????????????

@livroseresenha 15/08/2022

Muito bom.
- O livro é divertido de ler, com a escrita fácil e maravilhosa do Tolkien.
- Nesse livro, conhecemos um pouco sobre o povo feérico do universo do Tolkien.
- O livro conta a história de Ferreiro, que ainda criança, recebe uma estrela encantada como ?passaporte? para as Terras Feéricas. Ao adentrar nas terras, ele começa a descobrir as maravilhas desse mundo.
- Depois de muitos anos visitando, ele enfim se desfaz da estrela, passando para outra criança, como uma forma de ciclo.
- Livro fácil de ler, com varias ilustrações para melhorar a leitura.

Anniye 05/09/2023

Terra fada
Esse livro é composto pelo conto "ferreiro de bosque grande" e também pelo processo de criação do mesmo conto.
Foi divertido ver as anotações do Tolkien e poder ver um pouquinho de como mente dele funcionava ao criar histórias. Eu recomendo esse livro para aqueles que já tem certa familiaridade com a escrita do Tolkien, enfim gostei bastante!