Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Amanda 25/01/2011

Bom pra uma HQ, não tão bom para um livro...
Me sinto meio mal em fazer uma crítica ruim para um livro nacional. Todo brasileiro que já escreveu alguma coisa e tentou publicar sabe como é de se admirar alguém que consegue chegar lá, e ainda com alguma dose de sucesso.
Os livros de vampiro do André Vianco sempre são celebrados por ai, nas rodinhas de leitura, nas conversas. Sempre tem alguém que leu e que recomenda.
Por isso, quando finalmente comecei a ler pela primeira vez Os Sete, fiquei um pouco espantada. Já começou bemmmm chato, com uma escrita pobre, cheia de detalhes desncessários, personagens que não tem função alguma no texto, informações que estão ali não sei fazendo o que.
Cada um dos primeiros capítulos termina com uma "chamada" ao próximo episódio que só me irritou.
São errinhos desnecessários que me fazem ficar triste por que mostram que a editora não teve o cuidado de filtrar a história por dois ou mais revisores, nem aparar as bordas da narrativa, nem arredondá-la e deixá-la mais comercial.
Talvez a culpa não seja do André Vianco. Ele cumpriu seu papel, escreveu a história que queria, do jeito que queria, e conseguiu publicação e reconhecimento. Talvez a culpa seja mais das editoras brasileiras que não tem cuidado algum com os textos que são submetidos a elas.

Maiara 26/02/2011

Bom, mas um livro brasileiro para eu morder a minha língua. Geralmente não gosto muito de livros brasileiros, tenho o preconceito de achar que tudo gira em torno de palavrões, baixaria e sexo... Comecei a ler este livro apenas por se mais um livro a ler... me aproximei pelo assunto, pois utimamente gosto muito de ler sobre vampiros. Mas este livro me surpreendeu, gostei muito e recomendo...estou curiosa para ler a continuação... Os vampiros são os mais engraçados, embora sejam assassinos cruéis e tal, protagonizam as melhores cenas ao tentar se adaptar aos tempos modernos e aos brasileiros

Giulia 16/03/2011

Surpreendente!
Menos de um semana depois de começar a ler, acabei de ler... Fazia tempo que não lia um livro em tão pouco tempo!

Sinceramente, quando comprei o livro, pensei na possibilidade de não gostar... Na verdade, não sabia o que esperar ao certo do livro. E então, comecei a ler e simplesmente não consegui parar mais!

E como ri com Inverno! Ele era meu favorito. Suas frases sobre as novidades que via... Imagine! Voltar ao mundo quase 500 anos depois. E depois, não teve jeito, me apeguei a Gentil. O que ele fez no final do livro... Ele era diferente! Consciente, como disse Tiago.

Agora, falando sobre a linguagem de Vianco... Confesso que não aprecio seu uso de gírias e afins. Foi algo que desconcentrou, mal usado, na minha opinião. Ou melhor, usado na hora errada. Percebe-se que, ao decorrer do livro, o assunto vai permitindo melhor uso de uma linguagem mais informal, mas esse uso em certas horas irritou bastante na minha leitura. Ainda assim, seu jeito de escrever (tirando o uso das gírias) é bom até, prende o leitor (pelo menos prendeu a mim). A história foi fluindo naturalmente na minha cabeça.

Considerei-o supreendente por não esperar que o livro fosse bom ou ruim. E ao ver que a história estava me agradando, surpreendi-me.
Apesar de outros fatos serem esquecidos ao passar da história, como o destino dos morto-vivos que Manuel acordou, a história foi bem-desenvolvida.

Ah! Muita gente pode achar a história meia enrolada também. Ter a impressão que foi enchida de fatos desnecessários. Como eu aprecio detalhes, isso não me incomodou.

E sim! Suas gírias incomodam demais muitas vezes. Chega a dar raiva.
O livro não é lá uma maravilha. Mas vale a pena ser lido, sim, caso o leitor tenha curiosidade. A ideia é ótima. Basta concentrar-se nisso.

Recomendo para quem quer "viajar", intreter-se com uma história de vampiros. Não recomendo muito para aqueles que só procuram melhorar o vocabulário. Pode ser estressante pra essas pessoas. Consequência? Abandono.

Rodrigo Picon 12/07/2011

Os Sete
"Os Sete" é um livro que conta a história de um grande acontecimento em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, chamada Amarração. Depois de acharem uma caravela naufragada nas águas da pequena cidade, César, Eliana e Tiago descobrem que cometeram o maior erro de suas vidas ao abrir uma caixa de prata que continha sete cadáveres, e se encontrava na caravela.
Os sete cadáveres eram, na realidade, sete poderosos vampiros, originais, que tinham estranhos poderes, concedidos pelo próprio Demônio.
Conhecem a real história dos vampiros do Rio D´Ouro e sua passagem por terras brasileiras.
Depois de ler essa aventura, nunca mais verá uma neve com os mesmos olhos...

Formigatonica 22/03/2011

Ele é muito bom,mas o começo é descastante,porque eu não suporto o Tiago,mas os personagens,as descrições,tudo,tudo é otimo

Marcos Rodrigue 02/04/2011

a história que poderia ser boa
a história poderia até ser boa, se fosse escrita por outro autor . .
esse cara escreve muito mau.. até tem boa imaginação (até demais)...

fatos que não deu pra aguentar:
... a narração do cara no banheiro, fazendo suas necessidades, foi desnecessária...
... a história se passar em Osasco (SP) em uma rua com o mesmo sobrenome do autor, foi desnecessária . . .
... o vampiro congelar o tempo e o governo explodir uma bomba atômica, foi demais, até pra vampiros . . .

enfim... li por que sou fiel e quando começo vou até o final.., mas foi difícil . . .

Matheus Caixeta 10/07/2011minha estante
qual o problema de a rua ter o sobrenome do autor? O_O

Luke 22/04/2011

É o melhor livro de ficção sobrenatural que já li até os dias de hoje!

Mariana Dias 18/04/2011

Envolvente
Um livro muito envolvente. A trama é ótima, te prende do começo ao fim. Os personagens são incríveis, autênticos.
O que aconteceu ao Tiago pra mim foi surpreendente, nunca imaginei, mas fez todo o sentido para a conclusão da história.
Acredito que todos vão gostar dos Sete vampiros do Rio D'Ouro, e, lógico, correr para ler a continuação.

Linny 14/03/2012

Envolvente
É o primeiro livro de uma saga que conta a história de três estudantes universitários; Thiago, César e Olavo que ao praticarem mergulho, encontram uma caravela portuguesa de quinhentos anos atrás, dentro dela descobrem caixões de prata que contém indicações de perigo, por que estes sete cadáveres foram acusados de bruxaria e foram condenados por este crime.
Pesquisadores da Universidade de Soares de Porto Alegre ignoram as inscrições contidas nos caixões e os abrem para poder estudar os cadáveres. Porém um acidente acontece e este envolve um corte que sangra e eventualmente acaba por despertar terríveis criaturas.Os três amigos e a namorada de um deles acabam se envolvendo em um perigosa jornada, onde um simples erro pode custar as suas vidas.
Essas criaturas imortais, são vampiros poderosos que possuem nomes de acordo com os seus poderes e qualidades. Estes são: Lobo, Inverno, Acordador, Espelho e Tempestade. No meio destes há os que são hostis como o Gentil e o Sétimo.Eles criarão um enorme desastre onde envolverá as Forças Armadas, mais especificamente o Exercito Brasileiro para conter as maldições criadas por esses seres. E a luta entre eles não será nada fácil.

Em uma narrativa eletrizante André Vianco transporta o leitor para um local de guerra, onde meros humanos terão que juntar todas as suas forças para se livrarem dos agressores que são seres com poderes surreais.
Este livro é completamente envolvente e deixa o leitor admirado pela tamanha grandeza da história. Além de guerras e sangue há momentos cômicos e emotivos. Os Sete foi o primeiro livro do autor que li e por gostar tanto já o reli duas vezes! O mais interessante é que são narradas cenas totalmente no Brasil, então muitos lugares são conhecidos para nós, assim acredito que fica mais fácil e emocionante para imaginarmos as cenas.
Sei que atualmente estamos vendo uma série de livros sobrenaturais que envolvem vampiros mas esse livro não é como os outros que estamos acostumados a ver, os vampiros possuem uma história e motivos para serem o que são, ao decorrer dos livros conhecemos à fundo o porquê de tudo e acabamos nos envolvendo com todos os personagens. Por isso vale a pena ler!
Recomendo.

Vinicius 29/08/2011

Sanguinários e Impiedosos
Botando um ponto final nas narrativas vampíricas comedidas e demasiadas romanticas, "Os Sete" retorna com o aspecto malígno e sanguinário dos vampiros das histórias do século XVII e XVIII, mostrando para fãs de Crepúsculo e outros do gênero, que os verdadeiros vampiros não são "príncipes bonzinhos que seduzem mulheres e evitam sugar sangue humano."
Quando três amigos resolvem dar um mergulho nas águas do litoral de Amarração, no Rio Grande do Sul, encontram uma caravela portuguesa naufragada, aparentemente vinda de Portugal nos tempos de Brasil Colônia. Dentro desta caravela, encontram uma imensa e pesada caixa de prata, que só pode ser retirada com o auxílio do departamento de História da USPA(Universidade Soares de Porto Alegre). Na caixa, um aviso de cuidado alertava que dentro da mesma haviam sete bruxos poderosos, e aquele que os despertassem de seu sono, sofreria graves consequências.
Em torno da caixa era possível ler sete nomes: Inverno, Tempestade, Acordador, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo.
O que esses sete nomes tinham a ver com os sete corpos encontrados naquela antiga caravela portuguesa? E por que foram aprisionados em uma caixa de prata, com um aviso tão esquisito?
Se você gosta de vampíros sanguinários e impiedosos, certamente "Os Sete" exercerá um enorme fascínio sobre você durante a leitura. Com uma línguagem fácil, e sem essa frescuragem de censurar palavrões, André Vianco traz em sua obra uma excelente história de vampiros, situada no Brasil, que não deve nada às literaturas estrangeiras.

Bruno Leandro 13/07/2011

Sete vampiros portugueses entraram em um bar...
Estou brincando, pois não há nada de comédia neste livro que foi o primeiro publicado de André Vianco. Digo o primeiro publicado, pois ele já havia escrito um antes: “O Senhor da Chuva”, que foi rejeitado pelas editoras (que, obviamente, não sabiam o que faziam). O mesmo aconteceu com “Os Sete”, mas Vianco corajosamente se propôs a autopublicar a história e logo se tornou o estrondoso sucesso que hoje é conhecido. Mas, vamos à história:
Uma caravela do século 16 é descoberta em águas brasileiras. Dentro dela, uma caixa enorme, de prata, onde se pede que não a abra, pois estaria guardando demônios terríveis. Não preciso dizer que basta alguém dizer “não abra” pra todo mundo sair correndo e abrir, não é mesmo? É o que acontece e, a partir daí, o pesadelo apenas começa, quando o primeiro d’Os Sete desperta...
André Vianco escreve muito, muito bem. Mas isso todos nós sabemos, uma vez que ele já tem vários livros publicados e alcança um estrondoso sucesso a cada vez que uma de suas histórias é lida. E isso acontece por um fato simples: ele sabe contar histórias. O que Vianco faz é te envolver tanto com a ambientação quanto com a ação. Isso se transforma em um gostoso passeio pelo mundo das letras.
Confesso que não sou fã do gênero de terror, pois não vejo muita graça e não consigo sentir medo ou suspense. Porém, sou fã de uma história bem contada e isso eu posso dizer que o autor consegue me dar: um ambiente no qual eu sinto vontade de fazer uma simples pergunta: “E o que vem agora?”. E é somente disso que preciso para querer ler mais e mais.

henriqueiron 10/06/2011

Vampiros
Esse foi o primeiro livro que li do André, até então tinha lido apenas livros de vampiros de autores internacionais. Mas os do André são espetaculares, ação do começo ao fim, sem contar que muitos lugares que ele descreveu eu conheço. tipo vários lugares de Osasco

Mauricio R. Ben 02/08/2011

Um ótimo livro.
Nunca havia lido nada do escritor André Vianco.Mas vendo o com bom é como narrador desse livro,eu diria,que o livro poderia se tornar um roteiro,e assim se tornando um bom filme sobre vampiros de verdade.
O bom é que em Os Sete,não vimos aquele romântismo como existem agora atualmente,onde vampiros se tornou tema de romances.Até em livrarias ja a o gênero lá bem separado,Romance Vampirísco,no modo de dizer.
Recomendo o livro a todos para quem gostam de vampiros de verdade.

Ingrid Santos 27/07/2011

Os Sete.
“Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar esse túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.”

Perfeito,os vampiros voltaram a ser monstros que matam humanos sem dó, ou piedade!