O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Ana 19/04/2023

O caso dos ex....
Li para minha aula de Introdução ao direito, foi a primeira leitura da materia, rapido curto e facil de enteder com uma discussão muito valida e inteligente. a nota em estrelas e puramente ilustrativa, não sei avaliar essa leitura

literaliza 19/04/2023

História fictícia genial
Curso direito e sempre quis ler esse livro pra entender as decisões de cada juíz da corte. Mas o que mais me motivou a ler foi a citação desse livro em ?Jantar Secreto? de Raphael Montes.
Basicamente, 5 jovens são soterrados em uma caverna e para não morrerem de fome, um deles resolve decidir no dado quem será morto e consequentemente, comido. E justamente o infeliz que deu a ideia genial é o alvo.
Os 4 são julgados por canibalismo e homicídio doloso.
Logo, o livro traz a decisão de cada juíz e ao fim, o julgamento final.

Camis 18/04/2023

O caso dos exploradores de cavernas
O livro segue o relato do julgamento e das diferentes perspectivas, levantando questionamentos sobre moralidade, justiça e direito positivo. O livro termina com a decisão final dos juízes e uma reflexão sobre a complexidade da justiça.

duda! 17/04/2023

A obra se passa em 2300 anos no futuro, 4 exploradores são julgados pelo crime de terem matado seu colega e o comido por motivos de sobrevivência, e 5 juízes vão julgar o caso. Eles vão mostrar opniões e fatos que podem te fazer ver a situação por outra perspectiva.

Gabriela993 12/04/2023

Ponto de Vista
Li o caso dos Exploradores de Caverna devido a um trabalho no Curso de Direito que consistia em fazermos um júri simulado sobre o caso (típico de início de curso, rs)...
Bom, trata-se de um assunto polêmico que divide opiniões sendo que, ao meu ver, ambas conseguem ser bem fundamentadas no ponto de vista jurídico: de um lado temos um homicídio, do outro, temos a excludente de ilicitude pelo Estado de Necessidade e , outrossim, uma excludente de culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa que destipificam o crime, além de, paralelamente, nos retomar a dicotomia entre juspositivismo e jusnaturalismo.
Para mim, além do conhecimento jurídico sobre o caso, pude refletir sobre como determinadas atitudes humanas conseguem mudar o que antes era colocado de forma imutável o nosso conceito moral e justiça, o que vai depender do ponto de vista e, obviamente, do caso concreto, portanto, recomendo a leitura.

Vitória 10/04/2023

O livro ao mesmo tempo que faz diversas discussões sobre o que está sendo julgado, também mostra um ?lado? do que aconteceu. Fazendo com que o leitor, de certa forma, se identifique com o que está sendo apresentado. Uma linguagem um pouco densa e talvez mais favorável para estudantes do direito

Victória Catel 30/03/2023

Leitura boa
Eu li esse livro pra um trabalho da faculdade, mas fiquei bem surpresa em como os pontos de vistas sao colocados e fazem a gente mudar de opiniao em cada fala.

Garota Relâmpago 28/03/2023

Ta fazendo Direito? Leia!
Li esse livro para um júri simulado q vou realizar na faculdade mas já conhecia +/- a história, é muito interessante ve as diferentes opiniões acerca do caso e como cada um pensa como deveria ser resolvido!

Muito importante para qualquer pessoa q pensa em fazer direito ou q tem curiosidade sobre casos jurídicos!

Vinicius39 26/03/2023

Um livro obrigatório interessante
Essa obra, explora assuntos de sobrevivência, respeito a vida e como deve ser julgado.
Julgamento esse muito polêmico com diversos pontos de vista de alguns juízes nos quais você pode se identificar com alguns argumentos. Não é a toa que é de obrigatoriedade na área do Direito.

Maria18897 22/03/2023

Pra pensar
Li só por causa da faculdade, mas acredito que poderia ser uma leitura obrigatória desde o ensino médio, por ter foco no pensamento crítico do leitor.

O livro não aborda o caso em si, mas as discussões do julgamento que resultou do caso.

Ele te leva a pensar e criar hipóteses e teorias sobre o caso, mostrando mais de um ponto se vista, pra ser, acredito eu, o mais imparcial possível.

Anna2688 21/03/2023

Esse livro é um clássico pra faculdade de direito kkkkkkkkkk e que, por incrível que pareça é muito bom e tem uma leitura bem fluída.

Emily717 19/03/2023

Toda essa discussão dos juízes pra no final a sentença se manter e todos eles morrerem? Tô indignada

Rogério 15/03/2023

Faz você parar para pensar
Este livro é leitura obrigatória em quase todos os cursos de Direito no Brasil e nos EUA e, realmente, ele te faz pensar.
Resumidamente, cinco homens ficam presos em uma caverna por vários dias e, sem mantimentos, sacrificam um deles para consumir sua carne, a fim de sobreviver à inanição. Quando são resgatados, há quatro deles. Então, uma Suprema Corte deve decidir se os sobreviventes à tragédia devem ser acusados de assassinato e condenados à pena de morte.
O voto de cada juiz, a favor ou não da condenação, é muito interessante por causa dos argumentos levantados, fazendo com que você fique mude de opinião a cada rodada de debate. Até agora não consigo opinar se o final foi justo ou não.
Vale muito a leitura ?