O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

mariana 22/01/2021

tirem as máscaras!
no geral a história é boa. gosto muito do jeito que o King constrói seus personagens e transforma um hotel ou até mesmo uma cidade em um grande personagem à parte. para mim, no entanto, a leitura acabou sendo arrastada e cansativa. depois da metade do livro eu só queria terminar de uma vez.

Gusta . 16/01/2023

Toda vez que eu ver um hotel, vou ficar pensando sobre...
Meu primeiro contato com o S. K. foi até bom.

Não achei a escrita lenta, mas ela com certeza não foi nada fluida.

O que eu odiei ao ler esse livro foi os capítulos sendo um atrás do outro. Deu uma agonia. Aquele espaço que soltam entre um capítulo e outro é essencial!

Voltando ao livro, não achei um terror tão... sabe?
A história é interessante. Uma família sozinha num hotel gigantesco, com um passado horrível e ainda vivo, presente no local.
Um menininho capaz de ler mentes, ver o passado e futuro...
Pais bem... sem comentários.
Mas, cada personagem apresenta traumas terríveis, quase incuráveis, difíceis de lidar, e eu fiquei triste por eles. Violência doméstica, alcoolismo, mortes, preconceitos, injustiças... O mundo é um lugar cruel.

Enfim, saindo do meu desabado, não achei um terrorzão daqueles, se é que o livro prometia isso.

Acho que o terror mais legal é em filmes mesmo. Lendo assim, é usando mais a sua imaginação, ainda tendo dificuldade em imaginar certas coisas.

Danny, um menininho de 5 anos, sofreu mais que a Juliette, com certeza... (parei).
O final...

É um livro bom, eu recomendo.

Só não me chocou muito, mas é uma história interessante.

Daiana.Maia 07/12/2023

King o mestre do terror
Ele faz jus ao título! É o segundo livro que leio do autor e é nítido seu domínio da linguagem, raro em livros desse gênero e mais visto em clássicos, enfim, esse domínio foi se perdendo ao longo dos anos e hoje vemos muitos livros fracos em sua narrativa, mas com King isso não acontece!! Seus personagens são muito bem construídos, a narrativa intercalando vários pontos de vista permite ao leitor avaliar de vários ângulos e "tomar seus partidos", e o mais importante é o mistério que envolve a trama.
Não é um livro tão fácil e rápido de ler, mas vale a pena.

Luana.Padilha 14/12/2022

Tenso
Devorei o livro querendo saber todo seu desenrolar! Esse autor é sem palavras! Mas o filme não tem nem comparação talvez pelo ano que foi feito! Não assistam o filme; leiam o livro não tem comparação

@emmzzzly 19/06/2022

eu genuinamente acredito que esse livro é uma obra-prima
a experiência de ler esse livro - o dinamismo dele, o jeito que as palavras lidas parecem gritar e como o texto assume forma visual, imediatamente assim que você lê - é uma coisa que eu não sentia lendo livro nenhum desde que li o perfume do patrick suskind e mesmo assim aquele livro não tinha 1/3 da construção de tensão e da escolha precisa de palavras que esse livro tem.

eu tô honestamente chocada. esse livro que eu tenho é uma edição bem antiga e ele já está com todos os cadernos soltos, as últimas 40 folhas estão soltas e ele ta basicamente se desfazendo. e eu garanto que assim que eu encontrar uma edição comentada eu vou comprar porque não tenho dúvidas de que vou ler isso muitas outras vezes ainda. recomendo demais.

Micky 12/10/2020

O iluminado
Continua um dos meus favoritos! Ah Danny, Danny, muito fofo seu amor, o iluminado, Você é muito poderoso, um bom menino, um filho amoroso, quero ver como você está, e que tipo de homem se tornou, te vejo em breve...

Lais.Miranda 16/01/2023

?_ Farei o que for preciso. Simplesmente me deixa sair.
_ Da a sua palavra, senhor ? _ Insistiu Grady.
_ Minha palavra, meu compromisso, minha promessa solene, o que diabo quiser. Se você ?
Houve um estalo surto do ferrolho sendo puxado. A porta abriu-se meio centímetro. A respiração e as palavras de Jack cessaram. Por um momento, sentiu que a morte estava ali, fora daquela porta.?

O início foi bem arrastado pra mim, enrolei e demorei semanas pra conseguir enfim agarrar na leitura, porém, valeu muito a pena!

King consegue como ninguém criar essa atmosfera sufocante, me senti presa junto com a família nesse hotel, me apeguei demais ao Danny e morri de pena da Wendy, e bom, do Jack não fui com a cara desde o início. Segundo livro do ano e já temos um favoritado 5 ??

Mila.Maluka 03/03/2022

Me Decepcionei
Esperava mais conteúdo e menos enrolação. Sei que Stephen King escreve muito melhor. Recomendo que leiam A Hora do Vampiro ou O Cemitério, porque este livro aqui é péssimo. Não sei como chegou a ser considerado um clássico!
Albatroz2 11/03/2022minha estante
Eu também não sei.

Bruno 19/04/2020

O Iluminado
Minha segunda leitura de Stephen King, já tinha tentado ler it- a coisa, mas acabei desistindo. Agora, depois de ler o Iluminado, além de já estar devorando a continuação (doutor sono) também me programei para ler outros titulos do escritor (inclusive It).
Shiiumalu 19/04/2020minha estante
It foi o primeiro título dele que li, e acho que é meu favorito até agora... O começo pode ser um pouco cansativo, mas depois você simplesmente devora a história

Isys 19/04/2020minha estante
acho que It, é pra quem já conhece a escrita do King, pq o início é arrastado até pra mim que já li ele 2 vezes e acho que de todos os livros que li dele ele é o mais arrastado mesmo. Indico A Incendiária, Salem, A hora do Lobisomem (esse da pra ler em uma sentada) e Joyland

Bruno 19/04/2020minha estante
Sim, até por isso já decidi dar uma nova chance para o It. Já coloquei alguns outros livros n lista também (Misery, a Metade Sombria, o Instituto, o Cemitério, são muitos...). Obrigado pelas dicas.

Isys 19/04/2020minha estante
tô lendo Misery e nossa a leitura tá sendo frenética, a escrita do King tá muito fluída, nem dá vontade de parar de ler

Gabriel 20/04/2020minha estante
Doutor sono é incrível, muito melhor que o Iluminado. Entretanto, quero muito ler o IT, mas, o Doutor Sono segue sendo meu favorito.

Vitor 15/03/2021

Denso
A leitura possui um teor psicológico altíssimo, a partir da perspectiva de cada personagem. É uma ficção que faz pensar no quanto a mente pode enganar, na responsabilidade familiar e na espiritualidade enraizada em casas e construções antigas, que presenciaram suicídios, assassinatos, guerras e intrigas. O livro é denso, mas compensador.

Pffanny 01/09/2021

Que raiva
Passei muita raiva com esse livro, principalmente porque é um relato lento até demais (É olha que gosto de relatos lentos). Só gostei do final e da parte do Jack no bar dos fantasmas.
Piro 01/09/2021minha estante
Tem dois filmes baseados neste livro. Um com Jack Nicholson, nos anos oitenta, e outro nos anos 90. Recentemente saiu ?Dr Sono?, continuação

eaiale 16/04/2021

PERFEITO!
não dá, os livros do King sempre são muito perfeitos e bem desenvolvidos, eu acho incrível! estava amando Jack Torrance e me apeguei muito ao Danny. vou ter que reler Doutor Sono. ?
Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
Sério! Estou lendo it a coisa . Estava gostando , mas já estou achando chato

eaiale 16/04/2021minha estante
já li it e é cansativo pela quantidade de páginas, mas, você já leu o King antes?

Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
O primeiro é esse!

eaiale 16/04/2021minha estante
não recomendo que você comece por It, é realmente muito cansativo pra uma primeira leitura do King. tenta ler O Iluminado primeiro, é uma leitura bastante fluida. uma amiga também recomenda O Cemitério.

Bart 06/11/2020

*Stephen King*
Editora Suma de Letras
520 pág, 2017.
??
Antes de mais nada... Bell se não fosse o seu comentário, com toda certeza, eu não teria esse livro (e já comecei Dr. Sono), obg!! ?????

Que livro maravilhoso!
?? ?? ?? ?? ??  e ainda merece ?? ?? ??, sem duvidas!!

ESQUEÇA o filme de Stanley Kubrick, eu tentei, mas nunca consegui terminar até hoje (zzzzz), e pior... eu achava que,  não conseguia entender a "grandiosidade" do filme...
O filme é chato mesmo!! Mas em compensação (nível cósmico), o livro é primoroso!!
??
Todo mundo conhece a história:
Jack Torrance (passei o livro todo vendo o Jack Nicholson nessa personagem), precisa pegar essa vaga de zelador (leia p/saber porquê), pois durante o inverno o Hotel Overlook fica fechado, ele vai poder levar a esposa e o filho, juntos p/não correr o risco de enlouquecer como o último que ocupou a vaga. O principal trabalho de Jack é a despressurizarão da caldeira que aquece todo hotel, enquanto isso ele terá tarefas menores e principalmente tempo para escrever a peça que ele já tem bem adiantado!
??
Diferencial do livro... ele tem ritmo que vai ficando frenético, as personagens tem toda uma construção não são jogadas, Jack é um cara que precisa de ajuda e o Overlook se aproveita disso.
Todas as personagens tem um embasamento psicológico que você consegue perceber nas pessoas hoje em dia, é incrível como King consegue ser atual (o livro é de 1977) seja com a violência intrafamiliar, Danny, o filho, com todo o seu dom (O Iluminado é ele), tem situações que você fica chocado ao ler uma criança passando por aquilo.
??
Nesse hotel, o gerente deve ser o diabo, só pode (leia p/saber ?)!!
O filme é parado e insone, já o livro assusta pela violência e cativa de uma forma que o leitor não espera!!
É uma excelente leitura, de um baita livro. Obrigado mais uma vez @Bell ?, sagacidade é seu 2° nome!!
??
Ps. Não esperem um machado... imaginem Jack Nicholson com um taco de roque... muito mais assustador, garanto à vocês!!
??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Juba 06/11/2020minha estante
O primeiro livro que me assustou, mesmo depois de ter visto o filme :D

Bart 06/11/2020minha estante
Esse livro foi show!!
Tu já leu "O Exorcista"?
Esse assusta!!

Juba 06/11/2020minha estante
Eu li, mas não me impactou tanto; acho que foi porque a leitura demorou 1/3 do livro pra começar a ficar bom.

llirioazul 27/07/2023

A história é legal, mas não conseguia me conectar com a história, e parecia que eu estava lendo um livro de mil páginas
Fabiane72 27/07/2023minha estante
To sentindo a mesma coisa

mafê 27/07/2023minha estante
Comprei essa semana, espero ter uma experiência boa com a leitura .

PandaGato 17/11/2023

Ele nunca erra
Esse foi o primeiro livro do rei que eu li e não vou me arrepender nunca. Realmente me contento por ter lido o livro antes de ver o filme. Porém isso me deixou crítica ao ponto de odiar o filme que todos ama. Mil perdões a comunidade. Mas o livro é tão bem feito, tão auto explicativo, tão coeso e bem montado que o filme virou uma brincadeira de criança.