Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

_stars.books_ 07/03/2023

Que livro estranho
Muito maluco esse livro, eu entendi mais ou menos a ideia que esse livro queria passar, mais o jeito que foi em que foi produzido foi muito ruim.
Eu dei 1 estrela só porque achei fofo os pares morrendo juntos.

Michelli.Krelling 28/02/2023

Castelo de areia
Ainda estou sem entender este quadrinho? seria sobre a vida, a passagem rápida dela, o tempo que não conseguimos controlar? Não captei.

Jamil 18/02/2023

Tempo, tempo perdido
Pena que só no final temos algo coerente para tirar de bom dessa história.

A história é boa, porém, não há uma explicação lógica para o que está acontecendo. Agora entendo a repercussão do filme ser visto como "ruim" porque se até o quadrinho é, imagina o filme.

Mas foi algo bom pra passar o tempo ?

Rayanne Costa 26/01/2023

HQ pretenciosa e superficial
Não esperava muito e ainda assim, fiquei frustrada. Percebe-se que esperam que a história seja reflexiva e gere questionamentos sobre a passagem do tempo e suas implicações, mas tudo se perde na execução que se foca mais em mostrar personagens pelados e fazendo sexo adoidado. Por mais que se pense na normalidade que a nudez e o sexo possam assumir numa situação em que o tempo passa a toda velocidade, a narrativa deixa bem claro que não há um desenvolvimento psicologico nos personagens mais novos que acompanhe o desenvolvimento físico, daí quando vemos uma personagem, que teoricamente tem 5 anos (mesmo que fisicamente já esteja na puberdade), sendo não curiosa ou confusa sobre sua condição, mas sim assumindo uma postura de sedução/malicia em relação ao outro personagem, fiquei bem incomodada. O unico personagem que inicia a narrativa ainda criança a que se permite o momento de confusão, tristeza ou até solidão é um dos dois meninos, o segundo parece apenas se levar pela personagem feminina com quem se relaciona, enquanto as meninas tem como enredo se oferecer sexualmente aos caras. Ah, e os personagens são todos caricaturas, o que pode ser até intencional, mas só comprovou pra mim que apesar das pretenções a HQ não tem a sustancia que supõe ter. Também não consegui deixar de pensar que a ideia base da história poderia gerar algo muito bom se desenvolvida de modo a ter a profundidade que acreditar ter de verdade, o que já me deixa com certa expectativa para quando for ver sua adaptação cinematográfica.

Shay 21/01/2023

Que horror!!
Meu Deus gente!!
Que horror essa HQ, que horror, eu não consigo nem explicar, só consigo pensar que é um horror e nem é no bom sentido, de dar medo, de dar sustinho, é só um grandessíssimo de um absurdo mesmo!!

_Jorgeft 11/01/2023

Intrigante
É uma obra que levanta inúmeras questões, mas não te dá nenhuma resposta. E isso é GENIAL! Convida o leitor a pensar, refletir sobre vida, amor, pessoas, família, morte... Sem dúvidas muito melhor que o filme.

Italo.Silvaa 10/01/2023

Numa Crise existencial
Li por indicação de um youtuber e Não imaginava que seria tudo isso que li. não dava nada por ela e do nada as coisas foram acontecendo de um jeito inesperado e de uma maneira que te prende e vai te deixando angustiado e curioso, ao mesmo tempo que te incomoda e deixa pensativo em relação a nossa efemeridade.
Gostei demais e indico com certeza! A história mexeu comigo e terminei de ler em crise existencial.

Lis 03/12/2022

Chato mas entendi algumas coisas
Eu não gostei. Talvez a resenha de uma influenciadora tenha me feito ter um pé atrás? Talvez, mas é evidente o quanto esta hq é desnecessário em algumas partes. Poderia se tornar um negócio crítico onde reflete sobre o tempo, a vontade de crescer e outras coisas. Mas também, sobre que maturidade só vem com o tempo. Não esperar que ela venha rapidinho ou algo do tipo. Retrata também a importância das experiências ruins e boas.

A importância sem dúvida da família, dos ensinamentos e aprendizados durante a vida. Com certeza você está bastante diferente de quando estava no mês de agosto. Perceber a mudança também é sinal de percepção de consciência de si e maturidade, ver além do próprio espaço, tanto de atitude quanto de pensamento.

Lucas.Wanderley 01/12/2022

Castelo de areia
É uma Hq rapidinha, onde as coisas vão acontecendo rápido(pq né), e que vai te causando estranheza e querendo saber maia sobre, que causa algumas reflexões e pode ter algumas interpretações, e acaba sem respostas sobre o que ta acontecendo(como é a vida)

Odivany 25/11/2022

Castelo de areia
Um livro instigante e sem respostas fáceis. Inclusive entendo que cada um pode ter sua teoria. O envelhecimento rápido, o sexo como uma etapa imprescindível da natureza, os conflitos de gerações e tudo com uma velocidade descomunal.
Vale cada página.

Leticia_gg 16/11/2022

Curto, denso e indigesto
Curto e denso, Castelo de Areia é uma leitura que se devora rápido - e tal refeição vertiginosa não se dá sem certa indigestão.

Como eu já tinha assistido à adaptação antes, fui com certas expectativas para a leitura. Elas não foram atendidas, mas isso não foi negativo. Filme e GN tem propostas diferentes, no fim, e não acho justo julgar um pelo outro.

O filme foca mais no suspense, no horror e na ficção científica, suscitando discussões ligadas não só à metafísica, mas à bioética.

Enquanto isso, a GN se concentra no huis-clos e no metafísico, privilegiando a discussão sobre a inescapabilidade da morte e a efemeridade da vida humana.

Nos dois casos, tenho minhas críticas. Falando especialmente sobre a GN, que é o que está em questão aqui, gostei da decisão de não dar explicações ao final, mas acredito que algumas ocorrências ficaram sem qualquer função na trama, não acrescentando nada. Parecem ser elementos que conduziam ao final original e a impressão que fica é que, quando os autores decidiram mudar o desfecho, não tomaram o cuidado de apagar seus traços anteriores.

De resto, é uma leitura que vale a pena porque, embora curta, levanta questões pertinentes a todos os seres humanos. Questões sobre as quais vale a pena refletir de vez em quando pra evitar que o meio homem chegue de repente, ao fim de sete anos, e a gente não tenha nada a fazer a não ser se arrepender e fechar os olhos.

Paojjas 13/11/2022

Faltou tempo?
A premissa é muito boa mas a execução é péssima. Quando acaba você fica "ué?"
Muitas pontas ficaram soltas e isso atrapalhou muito o enredo.

Thiagookling 28/10/2022

quando tudo se acelera e não nos sobra tempo
A HQ se passa num cenário distópico o mundo daquelas pessoas desmorona ao se darem conta de viverem uma realidade de um tempo que se desregula, e ali, anos passam em
minutos. Naquele lugar, crianças que crescem sem a experiencia da vivência se tornam adultos hedônicos movidos por instintos primários aos quais não aprenderam controlar, velhos frustrados pelo não aproveitamento da vida e o medo de uma morte cada vez mais próxima.
E a certeza de que o mundo vai continuar existindo depois de nós. Talvez não da mesma maneira, mas ainda assim, existindo.

Lótus 10/10/2022

Gostei demais! Essa história ficou na minha cabeça e me fez pensar muito. Fala sobre a passagem do tempo, mas também fala sobre tantas outras coisas.. enfim, narrativa em quadrinhos maravilhosa! ?Tempo?, a adaptação cinematográfica, também é bem legal! Eu senti que as reflexões que ela provoca são diferentes da HQ, mas acho que gostei justamente por isso!