Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Jessica858 25/11/2020

Livro maravilhoso
Um livro pra ser lido e relido com os anos. História envolvente e que te faz pensar sobre a vida e os planos que temos nela.

Maria Luiza ð¦ 16/01/2023

Entendo o motivo pelo qual o Érico Veríssimo passou a desgostar deste livro (o "excessivo sentimentalismo" e tudo mais). Não direi que simplesmente "não me identifico", mas direi que frontalmente discordo de algumas inspirações do Eugênio pró-humanidade na parte 2, contudo, outras caíram como uma luva em um momento deveras decisivo e transformador da minha vida. De toda maneira, e embora tenha ficado abaixo das minhas expectativas, tenho muito respeito pelo gigante gaúcho que foi Érico, e lê-lo é sempre um prazer.

Paulo Freitas 18/01/2023

?Olhai os Lírios do Campo? traz uma mensagem, como na passagem bíblica de que a verdadeira felicidade está nas coisas simples e não no apego aos bens materiais. Embora contenha certa dose de sentimentalismo e alguns clichês televisivos, vale a pena ler esse livro, pois como bem sabemos a literatura imita a vida. De alguma forma o romance nos faz refletir sobre a condição humana e nos traz uma espécie de celebração à vida,  fazendo bastante sentido, principalmente, agora nesses dias difíceis como os que estamos vivendo.

Debora 17/12/2020

Imagino a força desta história à época, mas o livro ficou um pouco datado
O que me incomoda no livro é a personagem principal. Na 1a parte Eugênio é um cara pobre que faria de tudo pra ter dinheiro, influência. Ele estuda, mas atinge o que deseja casando com uma mulher rica.
Contudo, na parte 2, é outro Eugênio que surge, da noite pro dia, depois de dias da morte de sua "amada". E não é uma mudança gradual, de repente, pra todos os lugares que ele olha, vê amor, a possibilidade de amar e cuidar, de ser grandioso, bom. As pessoas mudam? Claro que sim! Mas a mudança foi radical demais - e o texto se torna chato, pq a cada passagem, agora, Eugenio se congratula por ter aprendido a ser tão bom... cansa!
Interessante olhar pra época a partir do olhar de alguém que a está vivendo, gostei disso. Mas o tom moralizante me afastou.
Além disso, claro, a escrita é bem antiga, rebuscada. Mas isso já era de se esperar.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Quando a gente estiver virando escravo do dinheiro, tem que parar e olhar os lírios do campo, então interessante

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Débora Galter 04/04/2020

" Parábola moderna em forma de romance"
"Estou encontrando na vida em carne e osso velhos conhecidos de livros..
Seus casos são semelhantes aos daqueles personagens clássicos"

Rosiene5 02/07/2023

O que realmente importa para você?
Olhai os lírios do campo mostra a vida de um garoto que cresceu em um ambiente muito pobre, com pais humildes , amorosos e que lutaram muito para que ele frequentasse a escola. O contato de Eugênio com pessoas de classe mais alta fez ele desenvolver um grande complexo de inferioridade e uma obsessão para sair daquela pobreza. Eugênio vive em constante conflito interno, amava os pais, mas a pobreza e a humildade deles o envergonhava e ele sentia-se culpado por esses sentimentos. Já adulto, formado em medicina e apaixonado por uma mulher maravilhosa, Eugênio ainda não se sentia satisfeito, o peso da invisibilidade social era um tormento em sua vida e foi então que ele decide casar-se por interesse acreditando que tudo iria mudar. Casado e rico Eugênio ainda sente-se vazio e infeliz, um estranho naquele meio e a partir daí começa uma série de reflexões sobre aquilo que realmente importa na vida.
O livro é ambientado no começo do anos 30 e tem pautas importantes como a falta de saúde pública, de educação sexual, miséria, guerras, antisemitismo, a modernização do Brasil e a questão do que realmente importa na vida de cada um.

Rejane 22/01/2021

Olhai os lírios do campo
" E quando o amor ao dinheiro,ao sucesso nos estiver deixando cegos,saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo."

Sermao da Montanha

João Malafaia 15/04/2020

Releitura, dessa vez foi melhor
Faz uns 5 anos desde que li esse livro pela primeira vez e, por mais que eu tenha gostado mais agora, sigo achando que a segunda parte é bem arrastada e desanimada, apesar das incríveis reflexões e ensinamentos nela presente. A qualidade cai muito da primeira parte, cativante e frenética, para a segunda, parada e introspectiva.

Viviane 31/03/2020

Lindo.
Um livro sensível, que nos apresenta uma grande lição. O que realmente importa na vida?

Nine 05/06/2020

Olhai!!!
Confesso que comprei o livro a mais de 1 ano e foi muito mais por ser um clássico e nem me lembrava do que se tratava... enfim... li e agora vejo que faz jus à fama.
A história é envolvente, é possível sentir toda as emoções, ânsias e traumas de Eugênio.
A mudança que uma única pessoa pode causar em outra é incrível. Olivia nos faz ver que podemos amar um ser humano cheio de defeitos com todo coração.
E assim tudo se baseia no olhar...por isso Olhai!
Que livros senhores, que livro!!
Espero ler outros livros do autor em breve.

Martony.Demes 25/12/2022

Um livro bem reflexivo
Olha os lírios do campo! Que história emocionante e nos faz refletir sobre diversos contextos em nossa vida! É de fato um livro om sobre cujo ouvi falar muito bem!

Não precisa eu contar o resumo, pois já tem na página principal! Quero trazer apenas algumas reflexões que podemos tirar, dentre várias:

1. Os amores e amigos do passado que marcaram nossa vida e que às vezes trocamos por outros que são artificiais ou pueris!
2. Nunca é tarde para mudar, para tentar corrigir alguns erros;
3. A ganância por uma vida de poder e luxo nos cega em relação aos nossos verdadeiros valores;
4. Podemos ser felizes vivendo o simples, o ajudar o próximo e fazer disso nosso mantra.

Há muitas outras mensagens na obra! E sim, é um dos livros marcantes em minha vida!

Fernanda.Marques 02/05/2021

12/12 livros para 2021
Um dos meus favoritos da vida, logo atrás de o tempo e o vento do mesmo autor.
Amei tanto esses personagens que fiquei triste em lembrar que eles não existem, que são apenas personagens de uma história criada por esse homem maravilhoso Erico Verissimo.
Ah, CUIDADO com o prefácio dessa edição pois quem escreveu-o deu um spoiler sim, adiantando um fato que só ocorre no final da primeira parte!

Indria 08/04/2022

Olhai os lírios do campo
Erico Veríssimo, como sempre, um gênio. Uma história simples, de amor, vida e morte. O final é um pouco arrastado.