Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Ana 10/10/2022

Olhai os lírios do campo
Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Erico Veríssimo. No começo, a leitura estava um pouco lenta mas conforme eu ia conhecendo os personagens eu me via aproveitando mais o livro. É muito bonito ver a evolução como humano de Eugênio, e eu me peguei refletindo em como um contato com uma pessoa pode mudar a nossa vida. Olívia mudou completamente o modo de pensar, agir e ser de Eugênio, uma melhora muito nítida. A segunda parte do livro é completamente filosófica, cheia de reflexões sobre a natureza humana, relacionamentos, luto, desigualdades sociais e etc. Os diálogos de Eugênio com seu amigo Seixas são muito profundos e ao mesmo tempo realistas. Enfim, foi uma leitura muito boa e que me impactou bastante. Eu achei que não iria gostar do livro, mas agora quero conhecer outras obras de Erico Veríssimo.

Patty Lima 16/11/2023

Esta foi uma releitura há muito adiada. Estava na hora de reler Érico. Que viagem sensacional é esse livro: validade temática, personagens envolventes (vamos do amor ao ódio), debates necessários para uma evolução moral (pra quem acredita nessa possibilidade). Na primeira leitura, ainda adolescente, acredito que não vi tudo que enxerguei agora. Eugênio me dá raiva, às vezes nojo, outras pena. Mas o crescimento dele se mistura ao meu. Esse é daqueles livros que deveria estar na lista de todo mundo.

Alberto.Tisbita 01/02/2023

O modernismo romântico
Olhai os Lírios do Campo é um livro composto pela soma de duas seções distintas. Na iminência do clímax, a parte 1 é narrada retrospectivamente, ao contrário do fragmento subsequente (e sim, o ápice está no meio, não no final). Tal variação contribui para a dinâmica da narrativa, causando aflição e fluidez, ou tensão e progressivo alívio, respectivamente.

É possível enxergar grande lucidez e maturidade do autor na autocrítica que tece ao prefaciar, tardiamente, a própria obra. A intensa carga sentimental atribuída ao passado do protagonista, em linha com a infalível abnegação de seu par, podem causar ao leitor desavisado a impressão de se estar perante um romance oitocentista: algo que, sob o viés da escola modernista, pode soar como demérito.

Resta incólume, entretanto, a perspicaz capacidade de leitura social de Erico Verissimo na conjuntura de seu tempo. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o autor não se furta de abordar pontos sensíveis, a exemplo das paixões totalitaristas que arrebanha[va]m multidões, e da crise sanitária que se prolongou por mais cinquenta anos e ainda não foi completamente resolvida. Dos dramas narrados, talvez o único obsoleto seja a existência de médicos que não nadam em dinheiro.

asisoynara 08/03/2023

"Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos"
O primeiro contato que tive com Olhai os lírios do campo foi no ensino médio, quando a escola doou um kit contendo três livros clássicos da literatura brasileira para cada aluno. Eu não poderia hoje me considerar uma leitora mais sortuda e grata por este acontecimento : Olhai os lírios do campo se tornou o meu livro favorito e segue sendo até hoje, mesmo após uma década e tantos outros livros devorados desde então; talvez pela carga emocional que me remete à nostalgia da época em que li e fiquei profundamente tocada com a história e seus personagens, ou porque o livro é, de fato, estupendo.

Erico Veríssimo dotou seu protagonista Eugênio de questionamentos vários, de uma humanidade sem par, tornando o leitor cúmplice de suas crises existenciais, de seus dilemas, desejos, decepções e remorsos - essa é a receita que torna Olhai os Lírios do Campo um livro fascinante. Eugênio é real. É você, sou eu, somos nós, com nossos medos e segredos mais íntimos revelados por uma narrativa de vários trechos que emocionam o leitor por fazê-lo se identificar, em maior ou menor grau, com a situação retratada, pois é uma narrativa sobre relacionamentos, de decisões certas e erradas que moldam uma vida que se vê diante de um impasse, em uma encruzilhada. E o que falar sobre Olivia? Descrita de forma bem humanizada, representando o núcleo feminino com louvor. Sua bondade e candura somadas à sua inteligência, independência, determinação fazem dela a melhor e mais cativante personagem dessa história, e seu relacionamento com Eugênio o grande ápice da trama.

Olhai os Lírios do Campo é uma história de superação contada de forma magnífica - a história de alguém que descobriu que para encontrar o verdadeiro sentido da vida é preciso coragem e determinação; e a sensação ao terminar a leitura é a de termos adquirido uma visão mais nítida sobre o que merece ser prioridade em nossas vidas, uma mensagem de esperança de que apesar de todos os percalços que a vida proporciona, a jornada vale a pena se trilharmos os caminhos corretos.

Maria Luiza ð¦ 16/01/2023

Entendo o motivo pelo qual o Érico Veríssimo passou a desgostar deste livro (o "excessivo sentimentalismo" e tudo mais). Não direi que simplesmente "não me identifico", mas direi que frontalmente discordo de algumas inspirações do Eugênio pró-humanidade na parte 2, contudo, outras caíram como uma luva em um momento deveras decisivo e transformador da minha vida. De toda maneira, e embora tenha ficado abaixo das minhas expectativas, tenho muito respeito pelo gigante gaúcho que foi Érico, e lê-lo é sempre um prazer.

Luiza.Matos 07/10/2020

Excelente obra da nossa literatura.!!!!
Um livro muito bom. !!! que escrita boa e fluida. Gostei muito do desenvolver da história. Eu que não leio livros nacionais e ainda clássicos passa longe kkk, mais esse livro foi uma surpresa.
Foi ótima a experiência literária e super recomendo a todos.!!!

a.lida 06/06/2022

O que é felicidade?
Eugênio de família humilde e coração egoísta tem um sonho: ser rico e sucedido. No entanto, ao cruzar o caminho com Olívia percebe que a vida tem outros significados! E é assim que a trama de Erico se desenrola, nesse aprendizado sobre a vida. A narrativa revela uma boa conjuntura em fluir entre diversos tempos na história, retrata a política da época, conversa sobre as desigualdades sociais e ainda utiliza a filosofia para falar sobre Deus.
É um texto incrível que merece ser lido e relido, pois toca em sua ferida e te faz pensar sobre o seu caminho. É uma escrita sensacional.

Priscila.Freitas 16/11/2020

A história é até interessante mas o protagonista divaga demais. Foi a minha primeira experiência com Érico, vou tentar outro livro dele depois.

ViHh 05/06/2022

O que é a vida?
Iniciei a leitura de Olhai os Lírios do Campo com expectativas sobre uma história grandiosa, afinal havia aprendido que essa obra lançou a carreira do escritor Érico Veríssimo. Me deparei, no entanto, com uma narrativa fluída de um enredo simples, nada de grandes acontecimentos, nada de personagens marcantes e ainda assim capaz de apresentar uma mensagem sutil, porém poderosa: a inquietação interior do ser humano que aspira por algo maior do que uma vida materialista e que deseja o bem estar não só dos seus, mas de toda a humanidade.
Boa leitura, especialmente em relação a primeira parte com a construção da personagem de Eugênio, protagonista, que nos faz refletir o quanto compartilhamos de sua visão de mundo, suas aflições e seus desejos e no entanto, quão cegos estamos e quão fúteis são esses nossos anseios. O livro nos propõe, em forma de romance, um despertar para nossa própria natureza humana e para os valores atemporais de bondade, amor, beleza e cooperação.

Suzanne Raely 25/11/2020

"Só a vida ensina a viver"
Uma história bonita, que faz o leitor refletir sobre os verdadeiros valores da vida, tais como compaixão e amor ao próximo.

A narrativa conta a história de Eugênio Fontes, intercalando entre sua infância e a fase adulta. Eugênio, criança humilde e que cresceu com complexo de inferioridade, vai descobrindo com o passar do tempo o significado dos valores fundamentais do ser humano.

O livro tem um encanto que prende o leitor de imediato, foi minha primeira experiência com o autor e AMEI ler essa história!

Martony.Demes 25/12/2022

Um livro bem reflexivo
Olha os lírios do campo! Que história emocionante e nos faz refletir sobre diversos contextos em nossa vida! É de fato um livro om sobre cujo ouvi falar muito bem!

Não precisa eu contar o resumo, pois já tem na página principal! Quero trazer apenas algumas reflexões que podemos tirar, dentre várias:

1. Os amores e amigos do passado que marcaram nossa vida e que às vezes trocamos por outros que são artificiais ou pueris!
2. Nunca é tarde para mudar, para tentar corrigir alguns erros;
3. A ganância por uma vida de poder e luxo nos cega em relação aos nossos verdadeiros valores;
4. Podemos ser felizes vivendo o simples, o ajudar o próximo e fazer disso nosso mantra.

Há muitas outras mensagens na obra! E sim, é um dos livros marcantes em minha vida!

Eric 20/08/2016

Leitura Finalizada!!

Há muito tempo que não lia uma obra tão sensível e bonita como essa. Apesar de eu não gostar muito de dramas românticos, vira e mexe encontro algo que me surpreende e me deixa com a moral abalada, por notar valores simples e fortificantes que a vida nos apresenta. Este é o caso de Olhai Os Lírios do Campo, uma bela obra nacional, a qual nos ensina que a bondade e honestidade está acima de qualquer desejo material.

Eugênio é um médico ambicioso, portador de um passado pobre e triste, o qual promeveu desejos de possuir tudo aquilo que não teve quando criança. Na infância, estudava em escola particular devido aos serviços que os pais realizam na instituição, não enquadrado nos parâmetros dos alunos, Eugênio era alvo de chacotas e violência. Porém, estudioso e muito determinado, consegue entrar na faculdade de Medicina, onde passa a frequentar círculos de ricos mimados, o quais o influenciará a criar uma falsa imagem, renegando os pais pobres que tanto lutaram por ele.
A formatura chega, e ele torna-se apaixonado por Olivia, uma bela moça pobre que com muita luta consegue formar em medicina. Todavia, Eugênio deixa de lado seu verdadeiro amor para casar com Eunice, uma mulher rica e mesquinha, a qual irá fazer o nome do recém formado. Interessado só no capital esposa, Eugênio passa a viver casos extraconjugais. Mas, um belo dia recebe uma ligação que irá mudar sua vida, Olivia esta internada em estado grave devido a uma doença, e isso irá transformar sua vida de cabeça para baixo, tendo que confrontar a sua família com um passado que já estava enterrado.

Olhai os lírios do campo retrata o caráter avulso do homem contemporâneo, o qual se revela preocupado com trabalho e dinheiro, esquecendo os valores da vida, afundando-se em stress e depressão. Revela a fragilidade dos egos capitalistas, com a presença de muita mediocridade e intolerância. Essas características são presentes no protagonista, o qual aos poucos percebe sua insensatez tarde demais.

Érico mostra que o homem mais supérfluo pode se transformar em homem de valores e dignidades, ou seja, todos somos passíveis de mudanças, nunca é tarde para perceber que a vida é mais que dinheiro e casa excelente. No caso de Eugênio, ele percebe sua fragilidade depois do telefonema, o qual revela suas atitudes abominantes para se conquistar o "sucesso" na vida.

Bem escrito, intenso e deslumbrante, Olhai Os Lírios do Campo é uma obra fascinante que nos mostra a leviandade dos homens sendo substituída pela coragem e falibilidade humana. Simboliza a honestidade como o caminho certo para o sucesso na vida.
Fernanda 20/08/2016minha estante
Eric uma vez me emprestaram este livro dele e acabei não lendo,agora lendo tua resenha me arrependi :( Vc precisa ler a saga O tempo e o vento,li anos atrás os 2 primeiros volumes e amei,pretendo em algum momento reler e ler os que faltaram.bjoooos

Eric 20/08/2016minha estante
Fer voce iria adorar, e lindo o livro

Fernanda 20/08/2016minha estante
Eric me conta uma coisa,vc leu a trilogia Os homens que não amavam as mulheres né?gostou?to muito interessada em ler,se sua opinião for positiva vou ler certo,cheguei a começar a ler uns 6 anos atrás,mas não fluiu,na época não curtia esse genero

Melhor trilogiaaaa. Amoooo

Eric 20/08/2016minha estante
Fer, é policial daqueles. Nada cliche

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Quando a gente estiver virando escravo do dinheiro, tem que parar e olhar os lírios do campo, então interessante

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

legolas_ 17/09/2023

O auto corre, Eugênio sofre, as estrelas cintilam.
Erico Verissimo não entendia o sucesso desse livro, e eu não entendo como esse livro não é mais conhecido do que já é.

Em Olhai os Lírios do Campo a gente acompanha um protagonista MUITO humano; Eugênio não é só uma pessoa muito frustrada, como também um cego em forma social, o complexo de inferioridade se personificado. Ele não vê as coisas boas porque está sempre sufocado pelo lado negativo da vida, ele culpa, se culpa e não cresce, não amadurece. Mesmo diante de uma realidade muito rara (uma criança pobre tendo a sorte de estudar em um colégio de elite e se formar como médico posteriormente), ele ainda não enxerga o prestígio disso e não vê o esforço de ninguém, nem o de si próprio.

Seu irmão mais novo não estuda em bom colégio e não vai pra faculdade, é uma criança abandonada pela vida e um adulto arruinado. Mas pra Eugênio, ele é um peso.

Não existem qualidades nesse protagonista, porque alguém cometeria o erro de amar ele? Pergunte à Olivia.

Olivia foi a única mulher a se formar na turma de medicina de Eugênio. Ela era apaixonada por ele, e ele não aceitava amar ela. “Porque ela era socialmente inferior, não tinha sede de sucesso, arrastaria ele para baixo”. (como se ele precisasse de alguém além de si próprio para se enterrar na lama)

Olivia era uma mulher idealizada e ela foi o ponto de ebulição durante toda a vida de Eugênio, as filosofias e os pensamentos, conselhos que ela dava ao protagonista não só impactaram sua moral, como moldou seu antro por anos. Pode-se dizer, que se não fosse por ela, esse protagonista não teria motivações.

Erico Verissimo explora muito a realidade do tempo em que escreveu esse livro, levanta questões sociais de extrema importância, cria situações e personagens que fazem o leitor pensar, se enraivecer e se lamentar. Eu me senti mais lendo um diário do que uma história montada, foi além de lindo, perfeitamente colocado.

“Precisamos, entretanto, dar sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”

Indria 08/04/2022

Olhai os lírios do campo
Erico Veríssimo, como sempre, um gênio. Uma história simples, de amor, vida e morte. O final é um pouco arrastado.