Deixe o quarto como está

Deixe o quarto como está Amilcar Bettega

Resenhas - Deixe o Quarto Como Está

sofiaforster 09/05/2023

Deixe o quarto como está
Extremamente chato, a maioria dos contos são insuportáveis e o que o autor justifica como ?humor cáustico? pra mim não tem graça nenhuma. não consigo nem acreditar que isso é uma das leituras obrigatórias da URFGS, não entendo como isso pode ser relevante. não foi pra mim realmente.

Giu 02/05/2023

Bem meio termo
Não sei bem o que falar sobre esse livro... Ele demonstra o cansaço dos personagens e que eles estão meio que "se descobrindo" no mundo?? Mas, mesmo assim, a maioria dos contos foi totalmente confusa e, pelo menos para mim, sem sentido algum. Os que gostei foram: exílio, hereditário e crocodilo I.

Destaquei esse trecho: "Sim, nossas lembranças têm se tornado pouco confiáveis, e não há nada mais inquietante do que não poder confiar nas lembranças e dispor apenas dessa memória branca e esfumaçada".

Pedroffogaca 26/04/2023

Conformidade
Esse sentimendo de que os personagens to livro estão sempre aceitando suas posições e papeis no mundo, muito interessante.
Alguns bem fáceis de se vizualizar outros acho que, ou não consegui ler dessa forma, ou nao se relacionam cm essa premissa.
A estranhesa, entretanto, é constante e pinta uma angústia contínua em cada conto.
Adorei o livro

mirroredmind 21/04/2023

Quero descansar numa noite estrelada e esquecer esse mundo
Eu nunca tenho sono. Para falar a verdade, nunca durmo, é como se o meu dia (ou a minha noite) não tivesse fim.
~ Amilcar Bettega

Confesso que sou apaixonada por leituras que passam uma ideia de estranheza, suspense, uma vibe sobrenatural, desconfortante e confortante ao mesmo tempo, esse livro de contos é isso, um emaranhado de estranheza. Além da forma maravilhosa que os personagens se expressam, os termos que são aplicados, e o crocodilo é claro rs. Realmente é um estudo da composição do cansaço, mas não é cansativo, é diferente, diferente de tudo que já li, bonito, poético e reflexivo. Confesso, que percebi que em diversas partes a uma familiaridade da minha parte, alguns contos me faz lembrar "O Estrangeiro " do Camus, e é divino. Amei o livro, amei os contos, recomendo demais lerem esse livro nacional.

"Olhei outra vez para as luzes espoucando à passagem do trem e minha mente foi inundada pela lembrança daquele bando de crianças e de cães varrendo a cidade e minha loja com sua onda de algazarra. Fechei os olhos e eles engoliram alguma coisa."

Elleeen 27/01/2023

Não sei explicar exatamente mas adorei tudo nesse livro. Os contos me prenderam e foram muito criativos e profundos.

Carol 19/01/2023

Mais um livro foda da UFRGS
Eu amo a fluidez de um livro de contos, ainda mais um livro como esse. Amei viajar nas ideias desse autor doidinho e refletir com ele. Gostaria de enfatizar o conto (perdão, não lembro o nome) que fala sobre a vida do dono da loja na cidade que resolve ir em bora mas no fim não consegue. Me identifiquei muito com esse conto por que ao meu ver o homem tem a visão de mundo de um depressivo. Ele conseguiu transformar em palavras o que nós sentimos o tempo todo.

bellecarnevalli 09/01/2023

Amei a pegada do livro que trata cenas do imaginário - um rosto numa gaiola - como algo cotidiano. Também há um viés filósofo por trás de alguns contos, o que enriquece ainda mais a leitura.

Eduarda.Segatti 08/01/2023

legalll
o início foi meio complicado, mas aprendi a gostar, amei bastante o livro

Para salvar Beth é o melhor conto certo!!!!

gostei bastante mesmo, só precisa aguentar os 2 primeiros contos para pegar o estilo das obras

elen5 06/01/2023

Ou eu sou muito burra pra entender ou alguns contos não tem nem pé nem cabeça, nem um objetivo claro. O livro passa a imagem de cansaço físico e mental em todos os contos, até aí eu entendi, mas muitos eu mal consigo compreender o que tá acontecendo e já acabam sem fim e nem resolução.
A escrita faz com que a leitura seja rápida, mas achei as histórias bem chatas

doarda 04/01/2023

É um bom livro, mas não me prendeu
Saí muito da minha zona de conforto com esse livro. Com contos mais fantasiosos, o entendimento das histórias se dá, na maioria das vezes, a capacidade de interpretação do leitor (o que é algo que eu realmente gosto, mas dessa vez foi extremamente difícil pra mim)
Amilcar tem uma escrita interessante, mas talvez, pra mim, o livro não tenha vindo no momento certo ou da forma que deveria. Só cheguei até o final por ser uma leitura obrigatória do vestibular.

Lia 03/01/2023

Um perfeito retrato do cansaço contemporâneo.
"Somos há muito uma gente cansada, que se deixa ficar."

A partir de hoje, não posso negar que sou uma fã extrema do surrealismo. Que obra magnífica! Sério! Não vou dar 5 estrelas porque não virou um favorito, já que a escrita, em alguns contos (como em Correria e Insistência), se alonga em parágrafos intermináveis. Mas, no geral, a escrita é simples, sensível e, sobretudo, intrigante e misteriosa.

De fato, o subtítulo da obra faz jus ao tema central, abordado em todos os contos: o cansaço experienciado por todos nós, em inúmeras situações das nossas vidas. Por vezes, o cansaço físico; por outras, o mental ou emocional.

Meus contos favoritos são Hereditário, A cura, A visita e Correria, porque os interpreto como metáforas muito bem construídas sobre como nós, humanos, enxergamos e reagimos perante o nosso meio (PS: para quem é sensível a violência, cuidado com A visita. Foi uma leitura difícil, mas que valeu a pena, para mim, pelo significado que eu interpretei dela).

Os famigerados Crocodilo I e II também merecem ser mencionados. Esses são os mais misteriosos para mim. O que será que o Almicar quis mostrar com eles? Parece que cada um possui um significado totalmente distinto. Vou morrer de curiosidade pelo resto da vida.

Daygor Vessozi 27/12/2022

Um livro confuso talvez, pelo menos para mim, que não estou acostumado com o gênero fantástico que ocorre em alguns contos.
Sinceramente me senti meio cansado durante a leitura, diversas vezes a atmosfera construída é melancólica, pacata e busca um clima de suspense, em resumo, quando imaginava alguma cena eu pensava mais em um filme preto e branco do que em um filme da Barbie.
O que mais me incomodou foi a falta de conclusão de diversos contos, característica do Amílcar nesse livro, que muitas vezes deixa o final da história para a imaginação do leitor (o que eu não gosto nem em filmes, quem dirá em livros).
Não sei se recomendaria para algum conhecido, talvez para os que gostam de algo mais cult, mas seria difícil.

Juba 16/12/2022

Deixe o quarto como está é uma coletânea de contos de Amilcar, com escrita bastante fluída e sem muita enrolação - vai direto ao ponto. Eu, particularmente, gostei disso, principalmente porque não costumo ler muitos contos e uma linguagem mais rápida ajudou muito a terminar o livro.
Apesar de a escrita ser legal, eu não gostei muito de alguns contos, na verdade não gostei da maioria dos contos. Talvez eu devesse ter um olhar mais subjetivo ou devesse aflorar meu senso de interpretação, mas, no geral, são histórias muito difíceis de entender. Inclusive, pensei muitas vezes que o autor pode ter feito esses contos na intenção se explorar como ele se sente ou algo perto disso.
Os 3 contos que eu gostei, que entendi ou me identifiquei um pouco ali foram ?exílio?, ?insistência? e ?hereditário?. Mas o resto não cativou e eu nem entendi muito bem, como ?o rosto?, simplesmente entrou na minha cabeça e deu um nó - não no sentido bom.
Apesar da nota meio ruim, esses 3 contos que eu mencionei eu acho que valem a pena ler.

Duda Bock 15/12/2022

Para mim foi uma leitura muito difícil, os contos não são alto explicativos, não sabes da onde vem, nem para onde vai, muito aberto a interpretação, com alguns contos que simplesmente não entendi.

Martina15 07/12/2022

Poderia ser melhor...
O livro é composto por vários contos que remetem ao cansaço da população (seja mental, físico, etc). Apesar de que esse livro pode fazer com que nos demos conta de que a sociedade está muito cansada em geral, achei ele muito agressivo, beirando o sádico. Poucos são os contos que não têm violência. Apesar disso, alguns contos como Exílio e O encontro eu gostei bastante pois me fizeram ficar pensando no que aconteceu e (pelo menos eu) relacionei os dois com o fato de que devemos tomar atitudes e "tomar as rédeas da nossa vida", sem deixar que os outros (ou o acaso) decidam o nosso futuro.