Deixe o quarto como está

Deixe o quarto como está Amilcar Bettega

Resenhas - Deixe o Quarto Como Está

Gabriela.Olicheski 12/05/2022

Leitura obrigatória da escola, achei que seria um porre mas eu gostei. Me senti burra porque tiveram uns contos que eu não entendi mas é sobre isso.

gabie 09/04/2022

loucura
tentou ser conceitual mas esqueceu de ser bom.
uma coletânea de contos pequenos e surreais cheio de gordofobia com pouca qualidade

Vieira 05/04/2022

Minha visão de Deixe o Quarto Como Está
Há diversas palavras para descrever essa leitura.

Ele é único exatamente pelo fato de que te faz ter mil interpretações com pouquíssimas páginas, cada mínimo detalhe tem significado, seja literal ou subjetivo.

Para entender as desconexões, é preciso esmiuçar cada palavra, vírgula, preposição, artigo, metáfora e analogia, cada coisa possui um significado além do visível e do que está escrito no dicionário.

É maravilhoso como tudo tem conexão com os títulos específicos (de cada conto) e com os títulos gerais (também é conhecido como Estudo do Cansaço).

Esses contos fazem o sem sentido ter sentido, isso é magnífico! Me faz questionar, como Amilcar Betttega chegou nesse nível de genialidade?

(Obs: não julgo quem não gostou porque achou difícil, eu mesma achei muitas coisas complexas, mas conversando com pessoas que leram e com professores de literatura, a compreensão passou a ser melhor)

@entre.as.paginas 10/02/2022

Livro complexo, quando tu pensa que entendeu um conto percebe que não entendeu nada kkkk cada conto pode ser interpretado de algumas formas (ou muitas) e alguns causam um desconforto, aflição. Foi uma experiência diferente.

itsmarianita 30/01/2022

14 contos num universo só
Esse livro é o tipo que é difícil de engolir. É sombrio, misterioso, um realismo fantástico sobre o cansaço, sobre o ser humano. E justamente por isso que eu gostei muito de lê-lo. Não é qualquer um que reconhece a genialidade de Amilcar Bettega. São histórias intuitivas, intrínsecas ao sentir humano, as dores, aos mistérios, as tristezas, as trivialidades. Gostei muito de lê-lo, vale muito a pena! Não foi um grande impacto para mim, não foi o melhor livro da minha vida, mas certeza que é um livro único que muda sua perspectiva após a leitura. Gostaria de continuar acompanhando esse universo do autor, amplo e misterioso. Para mim, todas as histórias se complementam e, na minha visão, podem ser vistas como diferentes fases da vida de um único personagem principal. Ou não. Esse livro pode levar múltiplas interpretações, e é isso que me faz gostar mais dele.

Giovanna.Pereti 17/01/2022

Falta pé e cabeça
Ou me faltam neurônios ou o livro não tem pé nem cabeça. Considero ele todo um nonsense sem fim, quando tu finalmente acha vai ter uma finalidade na história contada: não tem.

Amanda 15/01/2022

Muito bom!
Comecei a ler esse livro porque é leitura obrigatória do vestibular da UFRGS. Não fazia ideia do conteúdo. Achei muito bom, senti um pouco e Kafka nos contos.

Cristini2 05/01/2022

Negligência, omissão, inércia
?Deixei o quarto como está? é uma das leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A obra foi escrita por Amilcar Bettega e é composta por 14 contos que abordam, sobretudo, a negligência, a omissão e até mesmo a inércia da sociedade em relação a situações cotidianas que necessitam mudanças.

Aceitar um problema porque outras pessoas também o tem não parece uma boa justificativa; ou viver em uma corrida sem fim, continuar mesmo quando seu maior desejo é parar também se parece com a nossa realidade.

Quem sabe não esteja na hora de uma energia potencial alterar o estado inerte da nossa vida?

oMatheusFa 04/01/2022

Lista de leitura da ufrgs 2/10
Gostei muito da imersão proporcionada pela boa escrita do autor. Cada conto é muito único e você se perde no mundo criado por ele.

Alguns contos são melhor que outros, claro. Alguns são longos e chatos, enquanto alguns são pequenos e deixam vontade de ler mais sobre aquilo. Em alguns eu só fiquei com a sensação de "que p**** é essa?"

O primeiro conto é sem dúvidas o mais chato o que me desmotivaria a leitura se não fosse obrigado a ler.

Conto favorito: Hereditário

luvnoronha 28/10/2021

li pra escola e honestamente achei bem legal, não estava esperando nada e acabei tendo uma surpresa positiva

Laura.Rutigliano 23/10/2021

os contos, de uma maneira geral, são bons. alguns pra mim não fizeram o menor sentido e outros conseguiram me surpreender de uma forma positiva que eu não espera. até recomendo o livro pra quem gosta de contos fantásticos, o que não é muito o meu caso, mas pelo menos foi o ultimo livro que eu tive que ler pro colégio então tá ótimo.

Babi 19/10/2021

Um livro muito bom é intrigante. Os contos de Amílcar são tão sem sentido e sem explicação que conseguiram prender minha atenção de um jeito inexplicável. A leitura foi fluida e muito boa. Algumas coisas e posicionamentos dos contos não foram muito agradáveis para mim, por isso decidi das 3,5 estrelas

Cacá 18/10/2021

Contos com escrita descritiva fantástica que te leva a viajar pela leitura com característica surrealista. Primeiro livro que leio do autor e com certeza lerei os outros.

leonardson 18/07/2021

LEITURA OBRIGATÓRIA UFRGS
Li esse livro obrigado para fazer o vestibular, então não adquiri muito da leitura. Porém, minha professora falou que é para ser um livro meio ?nosense? mesmo. Então, eu estou livre de precisar ter entendido.