Deixe o quarto como está

Deixe o quarto como está Amilcar Bettega

Resenhas - Deixe o Quarto Como Está

johannbsf 08/03/2024

Estudos da composição do cansaço
Bem, nunca pensei que um livro de um escritor gaúcho fosse me levar para dentro de uma pintura, mas é o que acontece aqui em "deixe o quarto como está", onde as paisagens e situações me remetem ao isolamento das pinturas de Edward Hopper, pintor estadunidense do século XX.

Vejo que os contos que apelam pro cotidiano e pro realismo fantástico conseguiram me prender mais, como se fossem recortes de um domingo de tarde vazio. Todos comentam sobre como esse livro é filho de kafka, mas eu vejo como crônicas de um domingo vazio, onde você está extremamente cansado de tudo, até de si mesmo.

É um bom livro, mas com certeza não é todo mundo que vai gostar.

iara 01/01/2024

NAO ENTENDI NADA
Li esse livro ha um tempo e nao entendi absolutamente nada de nada. nao sei se é ruim mesmo só nunca tinha lido esse estilo de livro é isso

Anna 06/12/2023

Leituras para refletir
Com um leve toque melancólico e macabro, esse livro me tirou da zona de conforto. As histórias, no começo, me incomodavam um pouco, mas ao final, já entendendo melhor as criticidades da obra, percebi sua importância e gostei muito. É uma leitura complexa e bem elaborada, para leitores dispostos a abrir as mentes e refletir muito. Obrigada, UFRGS, por me apresentar esse livro.?
Menção honrosa ao conto ?Crocodilo? que alugou um triplex na minha mente e outro em meu coração.

Côrtes 28/11/2023

Tinha tudo pra ser ótimo, mas não é
Livro de um autor brasileiro contemporâneo que possui contos que vão para a área do realismo fantástico que eu amo muito, porém certos contos a proposta não é lá essas coisas e parece faltar um sal nessas histórias, talvez se tivesse umas alterações ali e aqui daria para salvar vários contos, enfim aconselho do mesmo jeito pq é sempre bom valorizar nossos autores.

Naiara Heres 22/11/2023

Não tenho muita experiência lendo contos fantásticos, mas gostei do livro nesse quesito! Só me incomodou um pouco lidar com a gordofobia presente em alguns contos.
Crocodilo foi meu conto favorito!

Helena433 03/11/2023

Parecido com a obras de Kafka
Foi uma sorte e tanto eu ter lido esse livro logo após terminar ?A metamorfose? de Franz Kafka, porque Amilcar, em seus contos, traz muito sobre a escrita de Kafka e realmente é perceptível em alguns trechos. Todos os contos tem uma vibe surrealista, parece que são um sonho, que a gente te lendo e imaginando a história vista ?de cima?, não consigo botar em palavras mas é uma sensação muito gostosa. Todos os contos terminam com um final esquisito e que o leitor pode interpretar da maneira que imaginar melhor. Mais pra frente vou fazer a leitura pela segunda vez pra ver se consigo retirar mais alguma coisa dessa obra. Indico bastante, além de ser leitura obrigatória pra UFRGS, nos faz pensar bastante sobre alguma situações da vida.

Lucas 30/10/2023

Esse aqui é o livro do quase
Eh quase parecido com o Kafka eh quase profundo eh quase cativante eh quase envolvente eh quase bom mas n eh nada

chelez 18/10/2023

Tinha tudo pra ser razoável e foi péssimo
Contos chatos, arrastados, sem descrição de sentimentos dos personagens, tudo isso acompanhado de uma profundidade tal qual de um pires
pior leitura obrigatória da ufrgs ?

ManuelaMFernandes 02/10/2023

3??
Dando 3 estrelas pois teve um ou dois contos que gostei.

No geral achei tudo querendo ter uma moral, um simbolismo e no final só o autor deve saber mesmo o que quer dizer.

Teve alguns contos curtos que até valem a pena, mas muito conto longo, cansativo e chato.

Um ou outro engraçadinho ou comovente.

vivs 24/09/2023

Leitura ufrgs
Eu prefiro contos que interliguem suas histórias, seja em universos ou personagens. Aqui o conceito inteiro é mais subjetivo, tudo se liga com o cansaço, mas ainda sim, a um grande vácuo (proposital) entre os contos. Eles se diferem tanto em personagens, histórias, universos e sentidos, o que se tornou óbvio quando lido que o autor não segue uma linha de planejamento para a escrita, colocando inúmeros sentidos abertos.
Um dos grandes pontos do livro para mim, foi a escrita, apesar de não ser um gênero que me apeteça, acabei presa em querer terminar as histórias. É um livro que atende ao que se propõe e tem sim, grande qualidade, porém não é meu gosto de leitura.

Contos destacados: Hereditário, A cura e O rosto.

Mafe.Marques 23/09/2023

Oq o amilcar tem contra gordos, hein? mas enfim, gosto muito do tema predominante do livro: a espera. como eu agora esperando o dia do vestibular (socorro)

babalu 11/09/2023

Não gosto muito de livro de conto pq é sempre uma coisas meio incompletas parece e eu prefiro uma história só no livro, mas ainda é um livro legalzinho

Isabella1563 05/09/2023

Gostei bastante, é uma leitura boa de se fazer, não é pesado mas não achei leve também. Os contos me lembraram muito o livro ?A metamorfose? do kafka, te trazem uma reflexão existencialista.

Pseudo emo 04/09/2023

Não me lembro mais da maioria dos contos mas o do Jacaré ficou comigo até hoje e só por ele já recomendo o livro