Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Matheus656 18/03/2024

Livro incrível, história que prende do início ao fim, autor conseguir unir bem os gêneros de horror e ficção científica, o final me desanimou um pouco, apesar disso a história é muito boa.

camila2911 10/03/2024

Estou pensando se gostei ou não desse livro. Eu não esperava nada, então não tive expectativas. Gostei muito da frase final

Marina.Santos 09/03/2024

Li com expectativas, que não foram supridas, mas desviaram para um outro lado (igualmente bom).
O livro é introspectivo, tratando os conflitos internos do último homem vivo em um cenário pós apocalíptico. O autor conseguiu me passar as angústias e anseios do personagem, sofri junto com ele ao longo do caminho.
Os flashbacks e a parte de ficção científica acrescentaram muito à obra, também.

Natanxd12 02/03/2024

Em "Eu sou a lenda" uma misteriosa praga afeta o mundo, transformando a todos em criaturas sombrias, os chamados vampiros. Robert Neville, o protagonista da história, se vê em um mundo pós-apocalíptico, tomado por criaturas sedentas de sangue. Essa é a sinopse do livro e eu diria que ela é boa o bastante para fazer você se interessar a ler o livro, ainda mais, se você gosta de livros pós-apocalípticos. Aparentemente, para quem deseja saber o livro se difere bastante do filme, porém nunca vi o filme, por isso irei me isentar de opiniões e comparações.
Eu já havia lido esse livro a algum tempo, a cerca de 4 anos atrás mais ou menos, e a opinião que eu tenho do livro é a mesma, o livro é incrível.
Primeiramente é importante deixar claro que o livro não é de ação, os momentos de ação do livro são bem pequenos e poucos, então não leia esperando esse tipo de conflito do Humano contra Vampiro, pois, você irá se decepcionar e vai atrapalhar sua "apreciação da leitura". O livro se trata muito mais sobre o personagem do Robert (O protagonista), os diálogos são muito poucos e na maior parte do tempo acompanhamos o que se passa dentro da cabeça do personagem, e na minha humilde opinião o autor consegue isso com maestria, principalmente, por conta que eu consegui de fato sentir a solidão que o Robert passa.
Em segundo lugar, eu achei o desenrolar da história muito bom, e adorei o final, a primeira vez que eu li, eu fiquei durante um tempo bem considerável pensando sobre ele.
Por fim, essas são minhas opiniões, recomendo muito o livro, só aviso que o livro se difere do filme, que aparentemente é de ação, e já nos livros não vão encontrar tantos momentos assim, sendo um livro mais reflexivo. A quem for ler desejo uma ótima leitura e espero que gostem do livro.
JJr. 02/03/2024minha estante
Eu acabei de ler a alguns dias e achei maravilhoso, eu assisti aí filme que é totalmente diferente e também é bom demais!
Ou seja: Eu AMEI maiúsculo mesmo!
Abraço!

malu517 02/03/2024minha estante
o filme q vc citou, é aquele com o will smith?

Natanxd12 02/03/2024minha estante
JJR. tenho que ver o filme acho que vou gostar também, mas o livro é absurdo de bom!

Natanxd12 02/03/2024minha estante
Malu517 é esse mesmo, a capa dele é o will Smith e um cachorro do lado

JJr. 02/03/2024minha estante
Isso o do Will Smith mesmo.

Wallace50 01/03/2024

"O principal ponto do preconceito contra as minorias é este: elas são odiadas porque são temidas"

O que parecia um imersivo enredo basicamente sobre um homem que luta pela sobrevivência e sanidade,se revelou uma inesperada complexidade com muita fluidez,o autor relatou uma gama enorme associada a peculiares pesquisas científicas feitas por Robert Neville,os flashbacks são outro ponto que adicionou profundidade,mas nada supera um simbolismo implícito nas últimas páginas: os humanos são as criaturas mais perigosas do planeta,algo que eu já tinha como um fato,mas da forma como tudo foi se desenrolando em torno de tal questão subentendida,foi um tapa na cara,não importa se contra vampiros vivos ou não,ou até mesmo contra seres da sua própria espécie,uma nova ordem e uma nova maioria sempre prevalecem e devem exterminar aquilo que for ameaçador.Um choque difícil de esquecer,visionário tendo sido publicado na metade dos anos 50.

Maah 24/02/2024

Eu esperava mais
Infelizmente considerei um livro morno, não me prendeu o suficiente. A história em si e o desenvolvimento é interessante, mas eu esperava realmente uma história de terror e de vampiros e acabei me deparando com um relato do último humano vivo num apocalipse. Acho que o que me fez não amar o livro foram as minhas expectativas.

As partes científicas e de explicação são sensacionais e foi o que me fez não tirar mais uma estrela do livro.

Vou assistir o filme agora para ver se gosto mais da narrativa criada lá.

Rebs 18/02/2024

Solidão e uma boa pitada de metodologia científica
Não sou do terror então não sei oq eu esperava desse livro mas definitivamente não era uma aula de metodologia científica, um doguinho traumatizado e um plot twist imprevisível. Incrível!

Inaco 16/02/2024

Muito bom :)
Eu sou a Lenda era um daqueles filme que minha família vive assistindo, como a Múmia. Enfim, minha visão da história era bem diferente. Isso não tira o fato de ser bom.
Ação é colocado em segundo plano, os pensamentos do solitário Robert Neville são o cerne de tudo. Não é um livro de emoção, mas bastante reflexivo. Dá pra sentir a tristeza dele, e você passa o livro todo de perguntando " Porque ele ainda insisti em viver?"
Eu não esperava um final assim, na verdade acreditei que seria chato e monótono, mas acabou se mostrando muito bom e demorei muito pra processar.
Foi uma boa experiência, um bom livro.

Antunes 15/02/2024

Um homem contra o mundo
Eu sou a Lenda, escrito em 1954 por Richard Matheson, na época com 28 anos, é um retrato do homem médio e suas preocupações.

Ué?! Mas não é um livro sobre um cara cercado por vampiros?

É muito mais do que isso! Essa história traça o perfil daqueles homens (que hoje estão em extinção), responsáveis pelas pessoas a sua volta e que se encontra totalmente perdido, no meio de uma situação que ele não tem controle de nada.

Robert Neville, está isolado em sua casa (ou bunker de guerra) bebendo compulsivamente, tentando entender o que está acontecendo depois que um vírus toma de assalto a humanidade, transformando as pessoas em vampiras. Por um motivo totalmente aleatório, quase uma providência divina, ele é imune e tenta arduamente entender a sua nova realidade.

Esse personagem extremamente poderoso é frágil como uma pequena formiga, ao perceber que não possui mais nenhum motivo para existir, uma vez que sua amada e filha foram tiradas dele durante o crescimento desse peste que assolou nosso mundo.

Com um final digno de um soco na cara, ?Eu sou a Lenda? é essencial para quem quer entender como pensavam os homens de uma época dura, que os forjava e ferro. Eu mesmo me identifiquei diversas vezes com esse personagem incrível, me colocando naquela situação que ele estava e pensando: ?Será mesmo que eu conseguiria ficar assim... dessa forma???

Pra mim uma experiência extremamente gratificante, só passei a detestar o filme que antes eu gostava. Mas isso não é novidade, quando se a condição de fazer algo extraordinário, pode ter certeza que os estúdios vão fazer algo medíocre.
Fabricio268 15/02/2024minha estante
Excelente resenha!! Vou procurar esse livro.

Antunes 15/02/2024minha estante
Obrigado mestre!!!

bytakkan 11/02/2024

Eu realmente não tenho muito o que falar, me recomendaram esse livro depois de ver o filme porque o final do livro é supostamente melhor. Não achei que vale a pena kkkk achei que o final foi realmente mais bem trabalhado mas todo o resto foi feito melhor no filme mesmo (e o Ben Cartman também foi um bom diferencial).

Sebastian19 09/02/2024

Livro ? Filme (porém ótimo mesmo assim)
(resenha sem spoiler)

Essa é a minha nona (décima?) leitura do ano. Eu sempre adorei o filme de Will Smith, então resolvi ler o livro... E não tem quase nada a ver, salvo o nome do protagonista. A aparência dele é diferente (loiro, olhos azuis, barbudo, ...) e a história foca na sua perspectiva, que é bem realista aliás: um homem que, sendo o único sobrevivente de uma gravíssima pandemia, não tem companhia alguma e passa por extrema solidão, alcoolismo, depressão, etc. Não tem aquele enfoque do filme em que o protagonista fica fugindo/lutando contra os vampiros-zumbis. Na verdade, se você for ler, recomendo que você não fique comparando com o filme, pois ambas são histórias completamente separadas.

Com isso eu não tô querendo tirar mérito do filme. Mas, como eu disse, fica difícil eu falar que o livro é melhor que o filme ou viceversa, porque para mim as duas histórias não tem muito a ver. Acredito que o autor original nem participou da produção do filme, então tire suas conclusões rsrs

Agora, falando do livro, ele é ótimo, bem engajante mesmo. Vale todo o hype que recebe até hoje, e olha que ele foi escrito na década de 50! A escrita é super fluida, e eu li em apenas três dias. Desconfio que irei ler outras obras do autor esse mesmo ano.

4,5 ?

Stephanys27 04/02/2024

Excelente! Mil vezes melhor que o filme, zero comparação.
A angústia que tem acaba página faz a gente querer seguir até o final. Fiquei um pouco perdida na biologia mas nada que atrapalhasse a história.

Guilherme2366 30/01/2024

Primeira leitura de 2024 já muito boa
Acho que esse é um livro que mesmo quem não gosta muito de ficção-científica iria gostar. A história me prendeu demais. Traz boas reflexões sobre a razão de nós, como seres humanos, nos mantermos vivos. Eu julgo isso como algo fundamentalmente instintivo. Não sei se gostei TANTO do final, mas reconheço que ele é muito bem escrito e épico!