Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Fabi 30/01/2024

Eu sou a lenda
Por incrível que pareça, nunca tinha ouvido falar na história nem tinha visto o filme, tinha uma ideia geral sobre oq se tratava.

É um bom livro, fácil de ler, interessante. Quem gosta de livros ?pos apocalípticos? vai curtir a leitura. as partes que achei mais confusas foram quando focaram na biologia do assunto, mas mesmo assim é um ponto interessante a se pensar.

É um livro direto e rápido então se vc esperava aprofundamento não vá com essa expectativa, mas vale a pena a leitura!

Italobsena 28/01/2024

Revolucionário
Ler esse livro encaixando-o no contexto histórico da época e observando o quando essa obra impactou todo um gênero é algo extremamente fabuloso.

A leitura nem sempre é fluída, em partes existem descrições excessivas e em boa parte do livro ?não acontece nada de extraordinário?, porém o final me agradou muito.

Vi algumas avaliações dizendo que o final deixou a desejar, mas achei completamente genial. Ver um homem sair da sua posição de ?lenda? e vê-lo se transformando no ?monstro? da narrativa (pelo menos perante aos olhos dos outros), é algo completamente genial.

Neville é um homem completamente quebrado e longe dos padrões de um herói, a ponto de eu não conseguir enxergar ele nesse nicho. Acompanhar seu desenvolvimento nesse cenário apocalíptico e ver o quanto essa obra mudou tudo, é algo incrível, apesar da leitura nem sempre ser tão atrativa.

Alguns pontos chave vão fazer a história dar um ?up?, caso esteja muito monótono, só ter um pouco de paciência.

Ludrian 24/01/2024

Surpreendente e sensacional
Eu li como alguém que já tinha visto o filme algumas vezes e tinha a curiosidade sobre o livro por sempre ouvir muito bem.
Posso dizer que está entre meus top 5 no momento, me surpreendeu de mais a história e principalmente os capítulos finais.

Marcos774 22/01/2024

Revolucionário
Eu sou a lenda foi uma grande revolução no gênero de terror. Misturando o vampirismo com um protótipo de zumbi, o autor revoluciona o gênero e cria uma nova categoria na indústria do entretenimento. É muito bem explorando a psique do personagem que lida várias vezes com dilemas morais e com fantasmas do passado.
Leitura cativante e engrandecedora.

Snowxmann 21/01/2024

Eu sou a lenda
Ser uma lenda nem sempre é bom, temos ai lenda sobre o bicho papão, homem do saco e outros.
Uma pena os filmes baseados nessa obra não terem tido a coragem necessária para fazer esse final espetacular.

Lucsaulykos 20/01/2024

Uma descrição da solidão
Pra quem só tinha assistido ao filme com o Will smith, imaginei que teria muita diferença pro livro( o filme é excelente), mas, eu não esperava que fosse no nível que é apresentado.se você vai na expectativa de ver muita ação, pode ser um pouco frustrante, mas, te garanto que vale a pena. Você acompanha todas as fases e faces que a solidão e a depressão, são capazes de fazer no ser humanos, quais os limites você está disposto a passar (ou quase), sem um objetivo na vida o que sobra pra todos nós ? . Por vezes um estímulo, por menos que seja, pode trazer a maior das transformações. Ao final vc se pergunta se essa ?sociedade? distópica de novos humanos, é tão diferente da nossa atual ?

Metalfj 16/01/2024

Uma questão de filosofia
Incrível como o cinema consegue muitas vezes estragar uma obra tão maravilhosa. Este é o caso de Eu sou a lenda. O filme conseguiu transformar as ideias do filme e suas metáforas em um nada pois não consegue retrata-las na tela... e ficou uma verdadeira m3rda, claro tem suas qualidades mas no geral é uma perda da tempo.
O livro segue a história de Neville em um apocalipse vampírico e em seus questionamentos sobre o que é a sociedade humana, o que ela representa e como o mundo se organiza depois que um trágico fim o qual dá origem aos eventos retratados na obra. O livro está cheio de questões filosóficas nas entrelinhas fazendo com que o leitor se questione sobre tudo que o cerca dentro da realidade em que vive.
Um livro de "terror" (entre aspas pq pra mim é mto mais uma ficção científica, apesar de alguns considerarem terror) que fará seu cérebro torcer de tanfo pensar sobre a a vida que nos rodeia e sobre a morte que nos persegue!

Bernardo 15/01/2024

Sai, Neville!
Eu sou a lenda é um livro com temática de terror, sobrevivência e sci-fi. Simplesmente meus gêneros favoritos.

A obra retrata o cotidiano de Robert Neville, aparentemente o último homem vivo em um mundo pós apocalíptico, assolado por uma peste que transformou todos em vampiros.
O livro aborda alguns temas que podem trazer muita reflexão.

Solidão: um sentimento muito presente no livro é de solidão. De como nós, seres humanos, somos seres intrinsecamente sociais. A falta de sociabilidade e o celibato, levou Robert Neville a experimentar sentimentos e pensamentos que ele nunca imaginou que teria.

Arte: a nossa relação natural com a arte é algo que pode transcender até nossa sociabilidade. Ainda que o personagem vivesse em um mundo no qual sua sobrevivência e sua própria razão estivessem sempre por um fio, a arte ainda era algo que mantinha seus pés no chão. Através da música, da pintura e do audiovisual.

Vampiros: sou fã de apocalipse vampiro/zumbi. O livro brinca com as características dessas criaturas pós apocalípticas, neste caso, obviamente, vampiros. Por que eles não suportam alho? Por que não conseguem se olhar no espelho? Por que morrem apenas sendo perfurados com uma estaca de madeira no coração? Tudo isto seria por alguma condição biológica dos vampiros, ou questões psicológicas herdadas de sua cultura humana?

Gostei demais desse livro, tem todos os elementos que gosto em obras pós apocalípticas. A dinâmica de precisar buscar suprimentos. O abrigo que o personagem otimiza para conseguir sobreviver com o mínimo de conforto e segurança. E todas as questões psicológicas e existenciais que me fizeram criar empatia com Robert Neville.

5 stars ?

Bianca2029 12/01/2024

Achei meio tedioso!
Me apeguei ao personagem, só li até o final porque queria saber qual seria o destino de Robert. Previsível, mas mesmo assim não gostei!
Apesar do livro ser pequeno, abandonei duas vezes e demorei bastante pra terminar?
A história se repete muito e os pequenos ápices da trama são muito curtos!

Alana.Benedito 07/01/2024

Foi uma experiência!
Eu não esperava muito do livro e fiquei chocada. Achei bem emocionante, interessante e muito diferente do filme. Tem suas questões de idade, algumas partes não curti mas em geral é um bom livro de ficção científica. Recomendo!

Alice Batista 07/01/2024

Eu sou a lenda
é um ótimo livro! eu recomendo.
a história do livro é totalmente diferente do filme, então é uma boa experiência.

ilgner.magno 06/01/2024

Claro exemplo para não criar expectativas antes de começar a ler um livro?.
Eu sou a lenda não se trata apenas de um mundo pós apocalíptico, mas sim da solidão de um homem que se vê acostumado em ser só.
Comecei a ler esperando encontrar um pouco do filme, e foi o maior erro que cometi.
O livro tem uma boa história, mas me cativou mesmo na metade do livro pra frente.

Evelyn 04/01/2024

Eu sou a lenda
Um livro MT interessante e emocionante, é bem envolvente e não terminei em um dia pq tinha obrigações pq se n teria terminado antes. Porém achei o final um pouco broxante pq vc fica com uma expectativa e simplesmente acaba antes q vc perceba. Mas fora isso, é um livro perfeito