Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

jusousan 04/06/2020

Eu sou a lenda - R Matheson
A estória de Eu sou a Lenda de Richard Matheson, é datada de 1976 e conta a história de Robert Neville que, aparentemente, é o último sobrevivente de uma pandemia vampiresca que devastou todo o mundo.

Neville, passa anos preso em sua casa em Los Angeles, saindo apenas pelo dia para matar vampiros que repousam e humanos infectados em estado de coma. Sua jornada solitária de três anos faz com que seus sentimentos estejam a flor da pele e o tema central da trama muitas vezes se volta a seus desejos mais profundos, seja aquele de cunho sexual, seja aquele voltado a angústia que aperta seu peito por reviver quase sempre o seu passado.

Assim, Neville luta dia e noite contra os monstros que estão lá fora à espreita e contra si mesmo.

O final da trama, na verdade ela como um todo, de forma alguma óbvia, me surpreendeu positivamente e por mais que façamos ligação com o filme que eu creio que todos aqui associamos (Eu sou a Lenda, tendo como protagonista Will Smith, que a propósito, eita filme ótimo viu) em nenhum momento, meu caro leitor, deixa a desejar.

Escrita excelente e estória que te prende do começo ao fim. Devorei como nunca imaginei que seria possível. Recomendadíssimo!

Ulisses 22/09/2022

Uma leitura que me agradou muito, apesar de ter sido escrita a tanto tempo conseguiu me segurar. A história passa a sensação de como é estar sozinho em um mundo onde você não se encaixa mais, em que você parece não pertencer. O porque de viver em um mundo assim, a busca de um sentido na vida. Recomendo demais por ser uma leitura super rápida, fluida e que ao final nos traz algo para refletir.

Ryou 24/08/2021

Muita enrolação
Capítulos onde nada acontece, conversas sem sentido, questionamentos que não levam a lugar nenhum, esses são alguns dos problemas desse que considero atualmente como o pior livro que já li. Nada contra quem admira essa história, mas não foi uma leitura agradável e se mostrou por muitas vezes arrastada e morosa.

@leiturasdabreh 13/04/2022

Solidão
Então eu esperava muito mais do livro. Acho que foi o que mais me atrapalhou, minha expectativa.

O livro é basicamente sobre a solidão de ser o último sobrevivente de uma pandemia de vampiros. A gente ver o dia a dia e as dores do personagem principal, que deixa um pouco monótono.

Mas preciso dizer que apesar disso o livro é fluido, você senta para ler e ler várias páginas. O plot do final eu gostei bastante, foi uma reviravolta muito legal para história.

Também preciso falar sobre algumas falas problemáticas que me incomodaram um pouco. Achei a imagem da mulher super sexualizada no livro.

Yuri 04/09/2022

Ótima história
É uma leitura que te prende, faz você juntamente do personagem querer entender, querer uma solução ou explicação para tudo aquilo.
Aos poucos você vai se apegando e entendo o que Neville passou, e passa boa parte da leitura torcendo para que as coisas melhore.
Me fez rir, ficar triste e também ter esperança, que vou guardar pra uma continuação dessa história.

Lucas.Cunha 17/10/2020

Quase isso tudo, mas não tanto
O livro é muito bom, ou pelo menos 3/4 dele. A narrativa é ótima e a perspectiva psicológica dada pelo Robert Neville é surpreendente em alguns pontos, ele explora um lado do cenário pós-apocalíptico que geralmente não exploram. Mas meu conselho com essa obra é que não vá achando isso tudo, porque todas as resenhas que via diziam que o final era de explodir a cabeça e que explicava o título da obra, o que é até verdade, mas somente na teoria, a execução dela foi bastante decepcionante na minha opinião, e não é decepcionante o tipo quando o autor ele faz algo que você não espera, você espera aquilo feito, porém a forma que é feita muda tudo. Meu sentimento no final era como se tivesse lido um final que foi digitado errado, porque não acompanhava as expectativas que tinham sido colocadas em mim, gostaria de entrar mais em detalhes mas acabaria dando spoiler. Então eu recomendo a leitura, só não vá muito empolgado.

leohenrique019 19/06/2020

Experiência incrível!
Já tinha assistido ao filme diversas vezes e sempre ouvi que o livro era superior. Mergulhei de cabeça na história e não me arrependi. A forma como o autor descreve a solidão do personagem, suas angústias, seus fantasmas e suas dúvidas beira a perfeição. Tudo isso ambientado em um cenário pós apocalíptico onde você e o protagonista vão descobrindo juntos todos os segredos da terrível peste que varreu o mundo.
Leitura contagiante, daquelas de terminar em dois ou três dias. Não poderia recomendar mais!

Diego | @diiegopaulino 04/06/2020

Livro de explodir cabeças!
E bem diferente do filme estrelado por Will Smith. Distópico, nos traz várias reflexões. A narrativa funciona bem até o final, prende o leitor. Mas não acharia ruim se tivesse mais páginas.

Cla 31/08/2021

O livro é bem fluído e rápido. Achei muito interessante uma nova visão para um lenda antiga e consolidada.

Patricia 16/01/2022

O enredo retrata um mundo assolado por vampiros no qual apenas Neville sobrevive a infestação.
O livro possui um desenvolvimento lento, seu maior foco são nas emoções do protagonista. Após perder sua esposa e filha, Neville se vê como o único sobrevivente, sua solidão e as reflexões que ele faz sobre sua existência são os principais pontos do livro.
Mesmo com um excelente construção de personagens, não consegui me ligar ao protagonista e aos dilemas enfrentados por ele.

Vicente 02/05/2020

O livro é sensacional, a construção do personagem deixa o leitor em muitos momentos apreensivo. O isolamento de Neville traz à tona questões complexas do comportamento humano, nos fazendo refletir sobre a forma como vivemos. O final, de certa forma, me deixou um pouco decepcionado, porém nada que comprometa esta linda obra.

Luna 11/08/2021

O que você faria se fosse a última pessoa da Terra?
Eu passei o livro tooooodo julgando a decisões e atitudes do Neville (loiro-nórdico como eu NUNCA imaginei, graças ao Will Smith). Mas olhem, é difícil imaginar o que fazer e certas situações que começam com um E SE colossal desses.

Mas a esperança dele é palpável, e eu devorei o livro quando ele começou a pesquisar a cura, chorei horrores numa certa morte, gosto nem de lembrar.

É isso. Também só li porque estava no Prime Reading, e nem sabia que existia, antes disso. E valeu de mais, os capítulos são curtos (isso me facilita muito a leitura), e os altos e baixos do Neville são intrigantes. Recomendo uma leitura de coração aberto, esquece o filme e não espere um terrorzão medonho, e sim uma coisa mais introspectiva.

Sarita Helena 05/06/2021

Gostei do livro, leitura rápida e impactante, com partes bem tensas. Achei que o livro era maior....