As cem melhores crônicas brasileiras

As cem melhores crônicas brasileiras Joaquim Ferreira dos Santos

Resenhas - As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

VitorSLima 27/08/2012

Não se classificam cem obras..
Impossivel classificar igualmente 100 obras diferentes, e cada crônica pode ser classificada como uma obra à parte - algumas obras razoáveis, outras obras primas.

O mais legal desse livro é a classificação cronológica, te permite localizar cada crônica em cada cenário histórico dando mais sentido a cada uma.

Inevitavelmente, você vai gostar mais de uma do que de outras, pois expressam tempos e experiências diversas - algumas casando perfeitamente com o leitor, outras estranhas à sua realidade. O certo é que mesmo as mais distantes vão lhe tocar em algo, pois todas são facetas da vasta experiência de vida brasileira.

Pessoalmente gosto das de 80 pra frente, mas é uma bela coleção pra se ter e ler de vez em quando! Se de alguma forma o livro fosse mais protátil, seria ótimo para se levar por ai e ler nessas filas e bancos de espera.

Cauê 27/07/2012

Se eu gosto de crônicas foi por ter lido este livro. Um seleção ótima separando crônicas por época, cada uma com uma levíssima introdução da mesma.

Pedim 25/07/2011

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras
Conjunto de crônicas distribuídas de acordo com o decênio na qual foram escritas. Amontoando talvez as maiores mentes criativas da história recente brasileira, esse livro é um prato cheio. Recomendo.
Impressionante como as crônicas mantém seu caráter hodierno mesmo tendo sido escritas há tanto tempo.
Muito bom.

ladybroch 18/11/2022

ser brotinho
ser brotinho é uma crônica tão AAAAAAA, pode até dizer que é a da minha vida, eu me sinto tão representada, é até um pouco triste.
enfim, temos diversas crônicas nisso aí, mas pô "ser brotinho" e "amor e sexo" SÃO AS MINHAS FAVORITAS

Ana 16/02/2013

Essa resenha pode ser apenas chover no molhado, mas reitero ainda assim: esse livro é uma excelente coletânea de crônicas e merece todo o sucesso que tem.

Para quem gosta de crônicas é indispensável. Pra quem quer conhecer melhor o gênero é um ótimo ponto de partida.

Confesso que não gostei integralmente de todas as crônicas (algumas são bem idiotas e/ou chatas, aliás), mas o conjunto da obra é ótimo. Tem clássicas e modernas, provincianas e ousadas. Pra todos os gostos.

Recomendo.

Carolina 16/12/2010

Boa boa

Ótima coletânia de crônicas.
Leitura para ser feita de uma tacada só!

Patrícia 07/02/2021

As cem melhores...
A ideia das crônicas em ordem cronológica é muito boa, leitura gostosa e divertida com textos de grandes escritores.