Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Davi Teixeira 23/09/2022

Maravilhoso!
Agora eu entendo o motivo de muitos falarem que "Grande Sertão: Veredas" é o que temos de melhor na literatura brasileira. É simplesmente uma obra de arte.

Peter.Molina 08/09/2022

A jornada da linguagem
Comecei a ler o livro sem saber da sua narrativa muito especial. Tive muita dificuldade no início,tinha que voltar várias vezes para entender e quase abandonei. Mas depois das primeiras 100 páginas a leitura começa a fluir e você toma gosto pela história incrível de Riobaldo. Persista, vale a pena e não se preocupe em querer compreender tudo,o que só várias releituras podem proporcionar. Um marco na literatura nacional,merece sem dúvida ser conhecido. Temas como o jagunço, pacto fáustico e a vida no Sertão são constantes. Essa edição tem vários textos de fortuna crítica, mas destaco apenas os 2 primeiros que são mais diretos e compreensíveis,além da biografia extensa do autor ao final do livro.

jessica.guabiraba 08/09/2022

As veredas do Sertão
Sempre que me falavam do grande clássico de Guimarães Rosa eu pensava que seria uma obra fácil e chata, por conta de tantos comentários que escutei, no entanto em deparei com uma obra difícil e incrível. Passei anos relutando contra essa leitura, até que ano passado decidi colocar na minha lista e ganhei de aniversário de Érica e Clarcson, um baita de um presente por sinal. Só iniciei a leitura em junho desse ano, mas com concurso batendo na porta, aulas para planejar, 3 turnos de trabalho e ansiedade atacada, decidi pausar, coloquei outras leituras como prioridade e fui seguindo, já tinha lido mais da metade e agora em setembro decidi finalizar, pensei que esse livro precisava de leitura exclusiva e assim fiz, foi a minha melhor escolha. O livro é arrebatador, são batalhas perdidas, pessoas que inspiram, dores, amor, muito amor. Eu poderia falar do tão famoso pacto com diabo que todos enfatizam, mas quer saber? Essa não é nem de longe a parte mais interessante da obra, até porque ... (Vou me segurar para não contar o final)... Enfim, as partes mais encantadoras são sem dúvidas as afirmações do amor de Riobaldo por Diadorim, impossível não se emocionar. A narrativa chega a ser poética de tão bem escrita, às vezes te deixa sem entender nada, afinal palavras são criadas só para abrilhantar o enredo, entretanto vale muito a pena investir nessa leitura ?

Lahdutra 07/09/2022

Com certeza meu livro favorito da vida. A mais bela travessia da lit brasileira
"O sertão me produz, depois me engoliu, depois me cuspiu do quente da boca...".
Guimarães escreve direto pra nossa alma, sem escalas.
Esse livro me causou uma mistura absurda de sentimentos do começo ao fim. Fui arrebatada para o universo de Riobaldo.

São tantas coisas que se extraem deste livro, tantos questionamentos, meandros e camadas se levantam, que acho incrível que ninguém consegue bater o martelo e dar um assunto por encerado. É daqueles livros que cresce a cada (re)leitura.

A linguagem no início dificulta um pouco a leitura, mas depois que essa barreira é superada, você mergulha na cabeça de Riobaldo e não consegue mais parar de ler.

Gostei da linguagem, da prosa e poesia, do enredo, dos questionamentos, e de como tudo se encaixou tão perfeitamente, que fiquei como Clarice Lispector “aflita de tanto gostar”.

Não se intimide com GSV, enfrente o Sertão para o seu deleite futuro, esta é a sua travessia, pois o que a vida quer da gente é coragem!

“O sertão está em toda parte”
Fernando 07/09/2022minha estante
Belíssima análise

Lahdutra 07/09/2022minha estante
Obrigada @fernando! ??Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.? ??

GAssika 07/09/2022

Uma jornada
Esse livro é simplesmente grandioso! Acompanhar a narração do Riobaldo sobre sua história é um acontecimento!
A linguagem inicialmente mostra-se um desafio, mas depois vamos nos acostumando e não queremos mais largar o livro. Uma leitura muito importante, para todos os amantes de literatura nacional, e para os amantes da boa literatura!

Fábio Yeshua 04/09/2022

Texto incrível, leitura difícil que nos traz o desafio de apreender significados linguísticos nunca imaginados por indivíduos da cidade.

Danilo Parente 03/09/2022

Travessia
O livro Grande Sertão: Veredas é uma obra-prima que retrata muito bem como a literatura é inerente à arte, à cultura e às raízes brasileiras.

Nesse livro vamos acompanhando a história de Riobaldo, o qual vai narrando os acontecimentos dos tempos em que ele era jagunço no sertão brasileiro.

Primeiro, cumpre destacar a escrita de Guimarães Rosa, pois a mesma é feita de forma poética e extremamente singular. O começo do livro é bastante confuso, mas ao longo das páginas a história de Riobaldo vai ganhando contornos lineares, colocando o leitor em um lugar cronologicamente definido.

Outra análise é sobre a dimensão que o livro incrementa no aprendizado sobre a vida, pois como diz o próprio Riobaldo: “Viver é muito perigoso...”. Guimarães nos leva a refletir acerca do medo de desafiar as intempéries da vida. O ser que age passivamente a todo o momento, estaria de fato vivendo? O que o viver requer nós? Para esses questionamentos, Riobaldo leva em consideração a coragem, pois a vida é uma oscilação constante de mudanças e que precisamos ter coragem para enfrentar todos os momentos, principalmente os de turbulência. Assim como a vida oscila, as pessoas também se modificam, já que ninguém está definido para sempre com o mesmo modo de ser, pois vivenciamos constantes transições durante a nossa travessia.

No que diz respeito à travessia, Riobaldo reflete que o real não está na saída e nem na chegada, ele se dispõe para gente é na própria travessia. Assim o é na vida, por vezes visualizamos apenas a saída e a chegada, mas nunca o percurso. Contudo, é no percurso que está o verdadeiro resultado das nossas ações. É sobre o que fazemos cotidianamente para alcançar nossos objetivos. A travessia é por vezes longa, árdua e perigosa, mas o que nos torna únicos é a forma com que lidamos com os nossos desafios e enfrentamos os nossos caminhos, mesmo que seja por veredas mortas. Isso é o que dá realidade à vida.

Grande Sertão: Veredas é muito mais do que um simples livro, ele é um extraordinário compilado de sentimentos humanos em que cada frase tem um significado único e que transforma a cultura brasileira em algo imensurável.

“O sertão está em toda parte”.
Julia Mendes 12/09/2022minha estante

Anavxss 01/09/2022

Grande sertão: veredas
De princípio, não colocava fé neste quadrinho, por ser "clássico". Mas a história é tão envolvente, tão bem escrita que tive que me segurar para não ler tudo de uma só vez. O livro em si conta a história de Riobaldo e sua vida no jagunço, conta de seu amor platônico por Diadorim, E seu pacto feito com o diabo! A história é bem desenvolvida, surpreendente e até um pouco nojenta? E contém plots twist de cair os dentes. Esse quadrinho me surpreendeu e me prendeu ao mesmo tempo. Além de o autor usar o neologismo, que eu acho fantástico? Se tiverem a oportunidade, leiam. Não irão se arrepender.

"Viver é negócio muito perigoso".

Nelson 30/08/2022

Resenha
Um livro bem complicado de ler, não tem capítulos e a narração em primeira pessoa com o dialeto deixa bem complicada a leitura.

Mc Brendinha Carvalhão 28/08/2022

Diadorim... Nome lindíssimo
Tentei ler uma outra vez e não consegui. Dessa vez fui aos poucos, segui o cronograma de uma leitura conjunta antiga do canal Ler antes de morrer e finalmente consegui. Foi difícil, principalmente as primeiras páginas, acho que não entendi tudo, muitas vezes ficava confusa na leitura, mas segui e garanto que valeu a pena, recomendo muitíssimo. Perfeito. Quero reler daqui um tempo. Esse é pra levar pra vida.

Jéssica 28/08/2022

De uma coisa tenho certeza: ?Grande Sertão: Veredas? é um monumento da literatura brasileira.

João Guimarães Rosa abre as portas do sertão para o leitor EN(can)TRAR.

? Entrar, em primeiro momento, é espanto no desconhecido. Mas devagar, e sem que se perceba de pronto, tudo vai clareando; se tornando entendido; se mostrando tudo de mais bonito.

A lado de Riobaldo a Linguagem é personagem central deste romance; engrandece toda o universo; tem duplo poder no tempo: o de espantar o leitor em primeiro momento e o de transformá-lo para todo o sempre.

Eu disse que Guimarães Rosa abre o sertão pra toda a gente que se arrisca a ler este romance. Porém, ele nunca mais o fecha? ?Grande sertão: veredas? fica infinito na gente ?

Veri 22/08/2022

Maravilhoso Grande Sertão!
Dizem que este livro tem dois tipos de leitores: os que amam e os que abandonam antes de amar.

É verdade que as primeiras páginas são difíceis, tem muita (mas MUITA) palavra que a gente não entende e no começo trava.

Mas é só entrar no ritmo, ouvir a voz, e focar na estória.

Uma estória de coragem e medo, de amor e ódio, de não entender onde está o bem e onde está o mal. Mas acima de tudo uma estória sobre uma parte esquecida do nosso Brasil.

Tocante, meu livro terminou cheio de frases e anotações. Aprendi e me inspirei todos os dias por quase 1 mês e quero ver o que vou fazer amanhã sem Riobaldo e Diadorim?

Ana Luiza 21/08/2022

Disponível em @anawithcoffee
"Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se
for... Existe é homem humano. Travessia.?

Minha primeira incursão ao nosso "Fausto Brasileiro? em uma imensa travessia pelo sertão, acompanhei Riobaldo, nosso professor.

Um relato de muitos amores, dores e incertezas, o medo e a coragem sempre lado a lado, enquanto ouvimos e sentimos uma história há muito vivida.

Riobaldo, professor e jagunço, narra sua trajetória de vida a um "doutor" da cidade. Precisou de três dias para o relato, com detalhes de guerra, amizades, amores e sua espécie de pacto com o diabo.
Pacto este, que nem eu, você, ou o próprio Riobaldo temos certeza de que realmente aconteceu.

Dos muitos jagunços, além de nosso professor,
conheceremos sua grande paixão: Diadorim. Dono dos
olhos, coração, ouvidos e obediências de Riobaldo. Um
?amor torto?, longa travessia.

Preciso dizer que nada havia me preparado para o final
desta história. Um livro lindo, assim como triste, de todo o coração.

Tenho absoluta certeza de que esta foi apenas a minha
primeira experiência com Grande Sertão Veredas, e de que ele ainda tem muito mais a oferecer. Mas, me sinto
extremamente feliz por tê-lo vivido.

samuca 19/08/2022

Um livro pra toda vida
Comecei a ler perdido entre as palavras e a linguagem da obra, quis compreender de primeira invés de sentir. Fiz errado. É preciso ir aos poucos, deixar que a grandeza da história tome conta, só assim as estranhezas dessa narrativa vão diminuindo e o enredo vai tomando conta da gente que chega em um ponto que é difícil parar de ler.
Um marco na vida, sinto que nunca vou ler algo tão grandioso, que mesmo sem compreender a totalidade da obra, sigo fascinado pelos caminhos narrados, nessa mistura de sentimentos em que o percorrem a vida dos personagens. O amor, ódio, paixão e medo se misturam, vão e vem durante as veredas que os jagunços passam.
Um livro que tem tanto a ensinar, que irei revisitar e reler para matar a sede nesse mar de água doce doce de sabedoria. São tantos momentos marcantes ao longo dessa jornada em que parei e fui pensar nas palavras posta, em seu significado, fascinado pela grandiosidade.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Carolina.Gomes 20/08/2022minha estante
Amei! Isso mesmo! Um livro p sentir e levar p vida.

BiolaBlues 23/08/2022minha estante
Isso. Sinto que nunca vou ler algo tão grandioso!

Com certeza, Carolina!

samuca 24/08/2022minha estante
Nossa, sim cara. Esse é único em todos os sentidos. Foi profundo

Adriana1161 17/08/2022

Obra-prima
Livros com personagens inesquecíveis e frases marcantes, sem ser, absolutamente, clichês!
Escrito em 1956, faz parte do Modernismo.
Uma história de amor, uma poesia. Uma travessia do sertão!
Tem uma passagem de tempo não linear e uma linguagem pitoresca.
Fala muito sobre a vida dos jagunços, mais do que sobre o sertão.
Pacto fáustico.
Achei o nome de alguns jagunços tão bonitinhos, tão singelos!
"Viver é muito perigoso"
Personagens: Riobaldo/Tatarana, Reinaldo/Diadorim, Hermógenes, Joca Ramiro, Medeiros Vaz, Zé Bebelo, Otacília, padrinho Selorico Mendes, compadre Quelemém, Fafafa
Local: Sertão do Norte de Minas Gerais/ Goiás/ Bahia- 1889/1930
@driperini