Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Monica.Fusco 06/08/2022

Grande Sertão: Veredas
Livro com uma linguagem bem peculiar e regional e que representa bem os sertões e seu povo no Brasil!!

Daniela707 21/07/2022

só deixando uma resenha rápida aqui. o livro é bom, vale a pena, o início é meio confuso, mas depois vc pega o ritmo, final ótimo
Cristina Moura 04/08/2022minha estante
O início é bem complicado mesmo, espero nao desistir dele. Kkkk

Giordano.Sereno 18/07/2022

Bonito e confuso
A arte é linda e o livro em si muito bem executado. Mas achei o texto muito confuso. Tanto que demorei bastante para ler. Vou ler o romance e depois reler o quadrinho. Talvez mude de opinião.
Por ser uma história muito conhecida, inclusive com adaptação para televisão, já sabia o final. Mas não acho que isso tenha atrapalhado. Saber como acontece é muito mais importante do que saber o que acontece.
Cristina Moura 04/08/2022minha estante
Estou sofrendo para ler e entender esse livro. ?

Marcos.Azeredo 17/08/2022minha estante
Eu não gostei deste livro tão falado.

Luana 18/07/2022minha estante
Por isso que ele disse que queria que diadorim passasse por debaixo de um arco-íris

Luana 18/07/2022minha estante
Queria MUITO ter começado a ler sem tomar esse spoiler. Conseguir essa proeza é algo muito rarokk

Brina 18/07/2022minha estante
Cara eu não sabia de nada juro , quase morri engasgada.

Brina 18/07/2022minha estante
Depois eu vi alguns videos e muita gente comentou que sabia desse spoiler ?

Que sortuda meudeus

Ana C 17/07/2022

Um livro que vale muuuito a pena!!
O livro é maravilhoso!!! Muito profundo e humano, além de deixar claro vários traços da cultura brasileira nordestina. Leva a uma reflexão sobre nós mesmos.
O enredo é muito envolvente e bem construído, te levando a juntar pequenos pedaços para formar um todo que no fim faz muito sentido. É possível perceber a genialidade do autor.
A história e o envolvimento entre as personagens é muito linda e verdadeira, fazendo com que o leitor se identifique com várias passagens. As personagens são muito humanas e reais..
Embora no começo a linguagem pareça um pouco complicada, aos poucos vai se tornando mais natural e, sinceramente, o jeito como o livro foi escrito é uma das coisas que eu mais amei.
Recomendo muito para quem tem interesse em livros nacionais e gosta de leituras que abalam o nosso mundinho interior!! ?

Alemão 16/07/2022

Grande sertão veredas
Com certeza um dos melhores livros da literatura brasileira!!! João Guimarães Rosa consegue descrever os personagens com rara beleza!!! A história é belíssima!!! Super indico a todos!!!

Ronaldo 07/07/2022

JGR é um gênio
Não há o que dizer. Gênio. Genial. Mestre. Incrível. Fantástico.

Melhor do que tudo que já li. Se Deus existe, essa é uma das provas.

Joao.Alessandre 06/07/2022

Desafio ou necessidade?
O que dizer de Grande Sertão Veredas? Desafio na leitura equivalente ao embate dos protagonistas? Jagunços, latifundiários, povo humilde fundidos a uma natureza selvagem, inóspita e radiante? Narrativa bruta refletindo conflitos regionais e preocupações universais? Talvez tudo isso e com certeza muito mais. Durante três meses lutei arduamente com o texto rosiano. Foi um conflito ímpar. Houve dias em que dois parágrafos foram suficientes pra jogar o livro pro lado ... outros em que as páginas fluíram imperceptíveis. Ao fim surpresa e  sensação de euforia foram avassaladoras. Por mais que "enredo" e  conclusão sejam lugares-comuns, as páginas derradeiras impregnaram sentimentos que apenas esse calibre de literatura alcança. De desafio Guimarães Rosa passou a ser necessidade.

Fabio.Nunes 17/06/2022

Leia como um boi
Certa vez Guimarães Rosa escreveu: "meus livros não são feitos para cavalos, que vivem comendo a vida toda, desbragadamente. São livros para bois. Primeiro o boi engole, depois regurgita para mastigar devagar e só engole de vez em quando tudo está bem ruminado. Essa comida vai servir, depois de tudo, para fecundar a terra."

Esse livro fala de um Brasil pouco conhecido, o Brasil dos caboclos sertanejos.
Narrado em primeira pessoa, pelo cangaceiro Riobaldo, o que se lê é uma linguagem quase nova. Português de um Brasil que fala diferente, sem deixar de se entender.
Não vou falar mais sobre a obra, por que isso pode quebrar o encanto da leitura.
Tendo demorado bastante nessa obra eu entendo o que o autor quis dizer quando afirma que ela precisa ser ruminada.
Terei de revisitá-la no futuro para absorver como boi o que, como cavalo, não consegui.

A inovação linguística é o que faz a leitura ser mais demorada, mas ao mesmo tempo é o que faz a narrativa ser tão real.

Leia com calma.
Leia como um boi, mas jamais seja gado.
Daniel 17/06/2022minha estante
Ótima resenha, Fábio!

Sol Belchior 06/06/2022

Uau! ?
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

Depois de 5 meses, enfim, terminei a leitura. ?
Foi o livro mais difícil que já li. Disparado!
Fui pesquisar mais depois sobre ele, e só aí não me senti mais tão limitada, porque até Fernando Sabino comentou sobre a dificuldade dele no começo da leitura. Mas depois de engrenar, eu percebi o porquê esse livro é um fenômeno! Escrito por um gênio de verdade.
Que bom que não desisti dele. Vi um sertão cheio da diversidade e de um Brasil fora do comum.
Esse livro é lindo! ?

#GuimarãesRosa
#GrandeSertãoVeredas

OssosDePapel - Instagram 04/06/2022

Saí da minha zona de conforto ao escolher esse livro. Assim como o protagonista, precisei de coragem para enfrentar tal desafio. Tinha muita insegurança... medo de não conseguir assimilar uma escrita tão peculiar.

O começo da narrativa justificou esse medo. Alguns trechos eu precisava ler devagar, reler e reler de novo, até compreender. Contudo, não era só por força de vontade que eu persistia; aquela singularidade me fascinava.

Alguém me disse então que o entendimento seria melhor adiante. Soube que as primeiras páginas são desafiadoras para todo mundo. Disseram até que era intenção do autor para fazer alusão à dificuldade de adentrar o sertão. Não sei se a informação procede, mas de fato o entendimento melhorou, a trama ganhou contornos, desembolou e até mesmo o linguajar se aperfeiçoou.

Ah, que arrependimento de não ter feito a travessia dessas páginas antes! Guimarães Rosa era mesmo um gênio. Como ele conseguiu contextualizar, e com tamanha sutileza, temas tão delicados em ambientes tão rústicos e personagens tão brutos?

Ganhei um novo livro favorito! Não vai ficar sozinho no pódio, mas vai tirar a liderança isolada que Cem Anos de Solidão tinha nas estantes do meu coração.

A saga de um leitor 29/05/2022

Amoooooo
Quando se faz uma busca sobre GSV, de cara descobrimos que o livro vai falar sobre o amor de Riobaldo e Diadorim, o interior do sertão mineiro, seus hábitos e crenças, com uma linguagem única (de fato, isso acontece, mas não é só isso).

Falando da leitura, não tem como discutir. No início é bem difícil de acompanhar o que a obra quer dizer, mas quando você vai entendendo o sentindo da história, a leitura vai ficando fluida, e a curiosidade só aumenta.

Em Resumo:

Riobaldo, já velho, conta a história de como virou líder dos jagunços, amou Diadorim e ?derrotou? Hermógenes. Diadorim, um jagunço macho, criado para guerrear e nunca ter medo (isso ele foi bom de verdade, o jovem não arregava para ninguém) Riobaldo, antes de qualquer coisa, era o oposto de Diadorim, medroso, e fugia sempre que dava (ele não tinha aptidão para ser um jagunço). O medo faz o ?amor torto? de riobaldo, e para mim, esse momento o autor deixa poético, assim como suas crenças, apesar de confusas. Dentre essas crenças, há um pacto com o demônio/demonho/tinhoso entre outros nomes. Se esse pacto deu certo ou nao , não consigo afirmar, mas sim, mudou a personalidade do Riobaldo, mudou e não mudou ??, só sei que esse é um dos picos do livro, foi extremamente bem trabalhado e bem bolado, o autor não nos entrega uma resposta e deixar sempre aberto à interpretação do leitor sobre sua real validade.

Ali 26/05/2022

A travessia
Pra mim, a leitura dessa mega obra do Guimarães foi como uma travessia, uma travessia pelo sertão físico e subjetivo do Brasil. Devo admitir que nas minhas duas primeiras tentativas, eu desisti de ler essa obra por achar o seu início de uma certa complexidade, mas conforme as páginas vão passando, eu me acostumei com a narração do autor e mergulhei-me na história de Grande Sertão: Veredas, que nos faz refletir e pensar sobre grandes pontos que nos constroem como sociedade. Além disso, nos envolve numa história quase epopeica de Riobaldo e sua grande história de amor.

Um livro que merece muito o título de um dos maiores romances da literatura brasileira e também uma leitura que deve ser feita por quem gosta de uma boa literatura e uma boa história

@Matcholo 18/05/2022

É clichê falar que é o livro da minha vida, mas o fato é que Guimarães Rosa é meu autor favorito e Grande Sertão Veredas o livro preferido desse leitor aqui. Tive o prazer de reler essa belezura agora no começo do ano em uma leitura coletiva que só serviu para reforçar aqui o quão forte e significativa é para mim a história de Riobaldo e Diadorim. Além de toda a qualidade da obra e da dificuldade da leitura, a cada vez que releio esse clássico entendo coisas novas e sinto que ainda há muito para entender, cada leitura me desperta novas percepções e recomendo fortemente que insistiam nele pois vale cada linha. Uma dica para quem acha difícil, antes de pegar ele comece a ler os contos do Guimarães, ajuda muito a se habituar com a escrita e linguagem do autor.