Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Mylena.Esteves 14/05/2022

...
Eu não tenho nem palavras para falar sobre essa obra de arte. Simplesmente AMEI!!!
Vou falar o clichê, não desistam no início, é um livro difícil sim, mas espetacular para quem persiste, assim como disse Afonso Arinos:

?Cuidado com este livro, pois Grande Sertão: Veredas é como certos casarões velhos, certas igrejas cheias de sombras. No princípio a gente entra e não vê nada. Só contornos difusos, movimentos indecisos, planos atormentados. Mas aos poucos, não é luz nova que chega; é a visão que se habitua. E, com ela, a compreensão admirativa. O imprudente ou sai logo, e perde o que não viu, ou resmunga contra a escuridão, pragueja, dá rabanadas e pontapés. Então arrisca-se chocar inadvertidamente contra coisas que, depois, identificará como muito belas?.

Gabriel 07/05/2022

O livro é muito bom, mostrando sobre como é o sertão do Brasil, comidas típicas, e sobre como é a vida de um jagunço, assim como as de quem mora no sertão. O enredo foi bem projetado, sem "furos" no contexto. A linguagem usada é um pouco antiga, mas ainda assim dá para entender.

Luciana.Lourenco 07/05/2022

"Tem muito de épico, guarda aspectos da situação dramática, seu lirismo salta ao olhos". Único e genial. Vale a travessia. ??

Thami 06/05/2022

Meu desafio mais lindo!
Livrinho que me fez sofrer na ida e na volta da travessia ? que história linda! Que texto trabalhado! Fiquei encantada com a singularidade de tudo que se apresenta alô. Muito feliz de não ter desistido de acompanhar a vida de Riobaldo, o jagunço irresistível com seus amores e temores. Uma joia rara esse livro!

Vinder 30/04/2022

Guimarães Rosa é genial, mas confesso que essa leitura foi complicada, muitas frases precisavam ser relidas e acabei demorando muito para terminar. Sempre me dispersava.

Cintia295 28/04/2022

Achei um livro difícil, nada fluído, mas é uma história interessante, porém estava lendo junto com outro livro bem difícil também.
Um dia vou reler acredito que deixei passar muitas coisas. Mas a história do Riobaldo acaba te prendendo, mas não foi como imaginei que seria. Valeu a leitura, foi a primeira desse autor também talvez deveria ter começado com um menor kkkkk.

zoro's girl 19/04/2022

Obra impecável
No início, a leitura é um pouco arrastada pelos devaneios de Riobaldo, mas depois a narrativa em tempo psicológico engata. É uma história de amor e de ação, sobre a morte, sobre o sertão brasileiro e, principalmente, sobre a vida.

Paulo 16/04/2022

Um dos favoritos da vida
Não é possível descrever Grande Sertão: Veredas, apenas a experiência própria pode fazer jus a esse livro. A maneira que o Guimarães Rosa constrói esse mundo perdido a partir das memórias de um jagunço aposentado utilizando a linguagem que hoje também já se foi, é uma maestria que assusta. Mas o que mais toca o leitor é o quão rico e real as emoções do livro são, e é por isso que não dá pra explicar essa epopéia, é preciso ouvir Riobaldo contar a sua história.

Talita | @gosteilogoindico 16/04/2022

Leitura desafiadora!
Gostei muito da leitura.
Já iniciei sabendo que seria desafiador. É como entrar num ambiente completamente escuro e adaptar a visão para enxergar algo...
Riobaldo e Diadorim deram graça e voz ao livro... ai ai!
Sensação de dever cumprido com realização pessoal.
Valeu a pena esses mais de 30 dias lendo.

Dani Pontes 12/04/2022

Desafio conquistado
Um livro difícil que me desafiou do começo ao fim. Sem pausas ou capítulos era difícil saber onde parar de ler e, ao mesmo tpo, não conseguia ler mais de 5 páginas por vez.
No final gostei mto de ter lido e fiquei encantada com a grandeza do autor!!
Cris 13/04/2022minha estante
É pra bater palmas pra quem completa o desafio ??

Rafaella 13/04/2022minha estante
Acho que em algum dia eu cheguei a ler umas 20 páginas, mas em outros parecia que 2 páginas continham uma vida inteira.

Dani Pontes 14/04/2022minha estante
Exatamente isso Rafaella!!!

Tiago Fachiano 12/04/2022

Favorito da literatura brasileira
Que livro fantástico e formidável. Guimarães Rosa traz a tona uma "nova língua" que pega de supetão todos os letrados da academia. Como um início difícil para entender a linguagem, mas com o tempo flui como as águas tranquilas navegadas por Riobaldo e seu amigo Diadorim.

O livro traz uma história de um cangaceiro, o Riobaldo e seus amores pela vida. Entre seus amores estao as mulheres, as lutas e os passeios pelo Chapadão. Uma história comovente e surpreendente. Como uma mística Faustiana e encantos das novelas românticas, o autor traz um enredo repleto de idas e vindas. A vida como ela realmente é: Incerta.

Esse livro me faz pensar sobre o amor. Amor romântico e entre amigos. Alguns criaram uma narrativa recente q o amor é uma simples escolha. Uma narrativa realista para algo além da alma. Uma narrativa de quem nunca amou... O livro traz a tona o amor vivido na pele e sentido entre todos os momentos da vida.

Tatiana 05/04/2022

Preciosidade
Simplesmente uma obra prima!!Guimaraes Rosa "proseia" com o leitor como se tivesse sentada no banquinho de um sítio qualquer.A linguistica inovadora e fantastica dão o toque especial na história do jagunço Riobaldo.Excelente!

Ludmila 05/04/2022

Simplesmente maravilhoso! A maior atenção durante a leitura deve ser na linguagem, às vezes fica difícil de entender. Mas como eu estava ouvindo em audiobook (tem gratuito no youtube), acabei passando bem por essas dificuldades.

Henry.Alves 05/04/2022

Quando você está lendo um livro e para no meio do parágrafo, não de uma forma proposital ou planejada, você simplesmente para no meio do parágrafo por simples extinto, seu peito se debate entre os ossos e outros órgão, uma eletricidade percorre seu corpo até causar uma explosão nas suas entranhas, e lá no fundo você sabe que sua alma entraria em overdose caso não tivesse feito aquela maldita e eufórica pausa. É como quando você está apaixonado pela primeira vez por alguém, e esse tal alguém aparenta de um jeito incerto corresponder, e lá dentro você sente vespas e borboletas no estômago... você começa a ler pausadamente, lentamente pois o êxtase que aquelas páginas causam é quase insuportável e me atrevo até dizer que um tanto doloroso. foi exatamente assim que me senti lendo esse livro.

@thereader2408 04/04/2022

Uma ode á lingua brasileira
Em 1908 morria Machado de Assis, uma lástima com certeza, mas dependendo do que você acredita, Deus, Deusa, destino, força da natureza, leis da física, coincidência... nós fomos compensados, pois nesse mesmo ano nascia João Guimarães Rosa, poeta, contista e reinventor da nossa língua, que com um único romance marcou profundamente a nossa literatura.

Uma das principais características de "Grande Sertão: Veredas" é a linguagem, e como ela é usada com maestria por Rosa, e talvez por esse mesmo motivo o livro seja intransponível para alguns, principalmente na primeira leitura. O romance é ambientado em algum lugar do sertão mineiro, goiano e baiano no início do século XX, o nosso país ainda estava em formação e a linguagem do romance representa o povo brasileiro.

Este é um livro que demanta muita atenção, paciência e persistência, pois a dificuldade de leitura é um fato, mas quando você consegue transpor as dificuldades da narrativa e enxerga o universo metafísico criado pelo Rosa verá que que o livro e uma bela travessia e precisa ser relido em diferentes fases da vida. É um livro que requer maturidade, um pouco de experiência literária, boa vontade e gosto por desafios.

Grande Sertões é narrado em primeira pessoa em um tipo de monólogo onde um narrador envelhecido, Riobaldo, através de fragmentos de sua memória tenta reviver sua trajetória contando sua vida para um visitante letrado. Há algumas teorias que esse moço poderia ser o próprio Guimarães Rosa. Além de importantes temas como politica, sociologia, mitologia, filosofia e metafísica, há dois grandes pontos centrais que permeiam a trama inteira: O pacto fáustico e o amor entre dois jagunços, Riobaldo e Diadorim.

Grande Sertões é um livro sobre ética, justiça e uma das histórias de amor mais doloridas da literatura brasileira em uma perspectiva altamente filosófica narrada por um ex-jagunço. O livro cresce na medida que avançamos com as páginas e o romance se abre como uma travessia em um rio perigoso, assim como a vida. Viver é difícil e perigoso, mas pode ser maravilhoso para os que tem coragem de conhecer a terceira margem do rio.

@thereader2408