Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Mc Brendinha Carvalhão 28/08/2022

Diadorim... Nome lindíssimo
Tentei ler uma outra vez e não consegui. Dessa vez fui aos poucos, segui o cronograma de uma leitura conjunta antiga do canal Ler antes de morrer e finalmente consegui. Foi difícil, principalmente as primeiras páginas, acho que não entendi tudo, muitas vezes ficava confusa na leitura, mas segui e garanto que valeu a pena, recomendo muitíssimo. Perfeito. Quero reler daqui um tempo. Esse é pra levar pra vida.

Jéssica 28/08/2022

De uma coisa tenho certeza: ?Grande Sertão: Veredas? é um monumento da literatura brasileira.

João Guimarães Rosa abre as portas do sertão para o leitor EN(can)TRAR.

? Entrar, em primeiro momento, é espanto no desconhecido. Mas devagar, e sem que se perceba de pronto, tudo vai clareando; se tornando entendido; se mostrando tudo de mais bonito.

A lado de Riobaldo a Linguagem é personagem central deste romance; engrandece toda o universo; tem duplo poder no tempo: o de espantar o leitor em primeiro momento e o de transformá-lo para todo o sempre.

Eu disse que Guimarães Rosa abre o sertão pra toda a gente que se arrisca a ler este romance. Porém, ele nunca mais o fecha? ?Grande sertão: veredas? fica infinito na gente ?

Veri 22/08/2022

Maravilhoso Grande Sertão!
Dizem que este livro tem dois tipos de leitores: os que amam e os que abandonam antes de amar.

É verdade que as primeiras páginas são difíceis, tem muita (mas MUITA) palavra que a gente não entende e no começo trava.

Mas é só entrar no ritmo, ouvir a voz, e focar na estória.

Uma estória de coragem e medo, de amor e ódio, de não entender onde está o bem e onde está o mal. Mas acima de tudo uma estória sobre uma parte esquecida do nosso Brasil.

Tocante, meu livro terminou cheio de frases e anotações. Aprendi e me inspirei todos os dias por quase 1 mês e quero ver o que vou fazer amanhã sem Riobaldo e Diadorim?

Ana Luiza 21/08/2022

Disponível em @anawithcoffee
"Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se
for... Existe é homem humano. Travessia.?

Minha primeira incursão ao nosso "Fausto Brasileiro? em uma imensa travessia pelo sertão, acompanhei Riobaldo, nosso professor.

Um relato de muitos amores, dores e incertezas, o medo e a coragem sempre lado a lado, enquanto ouvimos e sentimos uma história há muito vivida.

Riobaldo, professor e jagunço, narra sua trajetória de vida a um "doutor" da cidade. Precisou de três dias para o relato, com detalhes de guerra, amizades, amores e sua espécie de pacto com o diabo.
Pacto este, que nem eu, você, ou o próprio Riobaldo temos certeza de que realmente aconteceu.

Dos muitos jagunços, além de nosso professor,
conheceremos sua grande paixão: Diadorim. Dono dos
olhos, coração, ouvidos e obediências de Riobaldo. Um
?amor torto?, longa travessia.

Preciso dizer que nada havia me preparado para o final
desta história. Um livro lindo, assim como triste, de todo o coração.

Tenho absoluta certeza de que esta foi apenas a minha
primeira experiência com Grande Sertão Veredas, e de que ele ainda tem muito mais a oferecer. Mas, me sinto
extremamente feliz por tê-lo vivido.

samuca 19/08/2022

Um livro pra toda vida
Comecei a ler perdido entre as palavras e a linguagem da obra, quis compreender de primeira invés de sentir. Fiz errado. É preciso ir aos poucos, deixar que a grandeza da história tome conta, só assim as estranhezas dessa narrativa vão diminuindo e o enredo vai tomando conta da gente que chega em um ponto que é difícil parar de ler.
Um marco na vida, sinto que nunca vou ler algo tão grandioso, que mesmo sem compreender a totalidade da obra, sigo fascinado pelos caminhos narrados, nessa mistura de sentimentos em que o percorrem a vida dos personagens. O amor, ódio, paixão e medo se misturam, vão e vem durante as veredas que os jagunços passam.
Um livro que tem tanto a ensinar, que irei revisitar e reler para matar a sede nesse mar de água doce doce de sabedoria. São tantos momentos marcantes ao longo dessa jornada em que parei e fui pensar nas palavras posta, em seu significado, fascinado pela grandiosidade.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Carolina.Gomes 20/08/2022minha estante
Amei! Isso mesmo! Um livro p sentir e levar p vida.

BiolaBlues 23/08/2022minha estante
Isso. Sinto que nunca vou ler algo tão grandioso!

Com certeza, Carolina!

samuca 24/08/2022minha estante
Nossa, sim cara. Esse é único em todos os sentidos. Foi profundo

Adriana1161 17/08/2022

Obra-prima
Livros com personagens inesquecíveis e frases marcantes, sem ser, absolutamente, clichês!
Escrito em 1956, faz parte do Modernismo.
Uma história de amor, uma poesia. Uma travessia do sertão!
Tem uma passagem de tempo não linear e uma linguagem pitoresca.
Fala muito sobre a vida dos jagunços, mais do que sobre o sertão.
Pacto fáustico.
Achei o nome de alguns jagunços tão bonitinhos, tão singelos!
"Viver é muito perigoso"
Personagens: Riobaldo/Tatarana, Reinaldo/Diadorim, Hermógenes, Joca Ramiro, Medeiros Vaz, Zé Bebelo, Otacília, padrinho Selorico Mendes, compadre Quelemém, Fafafa
Local: Sertão do Norte de Minas Gerais/ Goiás/ Bahia- 1889/1930
@driperini

Monica.Fusco 06/08/2022

Grande Sertão: Veredas
Livro com uma linguagem bem peculiar e regional e que representa bem os sertões e seu povo no Brasil!!

Daniela707 21/07/2022

só deixando uma resenha rápida aqui. o livro é bom, vale a pena, o início é meio confuso, mas depois vc pega o ritmo, final ótimo
Cristina Moura 04/08/2022minha estante
O início é bem complicado mesmo, espero nao desistir dele. Kkkk

Giordano.Sereno 18/07/2022

Bonito e confuso
A arte é linda e o livro em si muito bem executado. Mas achei o texto muito confuso. Tanto que demorei bastante para ler. Vou ler o romance e depois reler o quadrinho. Talvez mude de opinião.
Por ser uma história muito conhecida, inclusive com adaptação para televisão, já sabia o final. Mas não acho que isso tenha atrapalhado. Saber como acontece é muito mais importante do que saber o que acontece.
Cristina Moura 04/08/2022minha estante
Estou sofrendo para ler e entender esse livro. ?

Marcos.Azeredo 17/08/2022minha estante
Eu não gostei deste livro tão falado.

Luana 18/07/2022minha estante
Por isso que ele disse que queria que diadorim passasse por debaixo de um arco-íris

Luana 18/07/2022minha estante
Queria MUITO ter começado a ler sem tomar esse spoiler. Conseguir essa proeza é algo muito rarokk

Brina 18/07/2022minha estante
Cara eu não sabia de nada juro , quase morri engasgada.

Brina 18/07/2022minha estante
Depois eu vi alguns videos e muita gente comentou que sabia desse spoiler ?

Que sortuda meudeus

Ana C 17/07/2022

Um livro que vale muuuito a pena!!
O livro é maravilhoso!!! Muito profundo e humano, além de deixar claro vários traços da cultura brasileira nordestina. Leva a uma reflexão sobre nós mesmos.
O enredo é muito envolvente e bem construído, te levando a juntar pequenos pedaços para formar um todo que no fim faz muito sentido. É possível perceber a genialidade do autor.
A história e o envolvimento entre as personagens é muito linda e verdadeira, fazendo com que o leitor se identifique com várias passagens. As personagens são muito humanas e reais..
Embora no começo a linguagem pareça um pouco complicada, aos poucos vai se tornando mais natural e, sinceramente, o jeito como o livro foi escrito é uma das coisas que eu mais amei.
Recomendo muito para quem tem interesse em livros nacionais e gosta de leituras que abalam o nosso mundinho interior!! ?

Alemão 16/07/2022

Grande sertão veredas
Com certeza um dos melhores livros da literatura brasileira!!! João Guimarães Rosa consegue descrever os personagens com rara beleza!!! A história é belíssima!!! Super indico a todos!!!

Ronaldo 07/07/2022

JGR é um gênio
Não há o que dizer. Gênio. Genial. Mestre. Incrível. Fantástico.

Melhor do que tudo que já li. Se Deus existe, essa é uma das provas.

Joao.Alessandre 06/07/2022

Desafio ou necessidade?
O que dizer de Grande Sertão Veredas? Desafio na leitura equivalente ao embate dos protagonistas? Jagunços, latifundiários, povo humilde fundidos a uma natureza selvagem, inóspita e radiante? Narrativa bruta refletindo conflitos regionais e preocupações universais? Talvez tudo isso e com certeza muito mais. Durante três meses lutei arduamente com o texto rosiano. Foi um conflito ímpar. Houve dias em que dois parágrafos foram suficientes pra jogar o livro pro lado ... outros em que as páginas fluíram imperceptíveis. Ao fim surpresa e  sensação de euforia foram avassaladoras. Por mais que "enredo" e  conclusão sejam lugares-comuns, as páginas derradeiras impregnaram sentimentos que apenas esse calibre de literatura alcança. De desafio Guimarães Rosa passou a ser necessidade.

Fabio.Nunes 17/06/2022

Leia como um boi
Certa vez Guimarães Rosa escreveu: "meus livros não são feitos para cavalos, que vivem comendo a vida toda, desbragadamente. São livros para bois. Primeiro o boi engole, depois regurgita para mastigar devagar e só engole de vez em quando tudo está bem ruminado. Essa comida vai servir, depois de tudo, para fecundar a terra."

Esse livro fala de um Brasil pouco conhecido, o Brasil dos caboclos sertanejos.
Narrado em primeira pessoa, pelo cangaceiro Riobaldo, o que se lê é uma linguagem quase nova. Português de um Brasil que fala diferente, sem deixar de se entender.
Não vou falar mais sobre a obra, por que isso pode quebrar o encanto da leitura.
Tendo demorado bastante nessa obra eu entendo o que o autor quis dizer quando afirma que ela precisa ser ruminada.
Terei de revisitá-la no futuro para absorver como boi o que, como cavalo, não consegui.

A inovação linguística é o que faz a leitura ser mais demorada, mas ao mesmo tempo é o que faz a narrativa ser tão real.

Leia com calma.
Leia como um boi, mas jamais seja gado.
Daniel 17/06/2022minha estante
Ótima resenha, Fábio!