O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Reginaldo Pereira 31/10/2023

Muito mais que uma história de amor
E a magia, o prazer e o brilho nos olhos que a leitura de Gabo nos proporciona aconteceu novamente nesta obra! Quanto mais conheço seus livros, mais aumenta minha admiração por este mestre colombiano!

?Amor nos tempos do cólera? é muito mais que uma linda historia de amor? é uma homenagem à vida, a como devemos encará-la, nossas decisões, suas consequências (inclusive arrependimentos), mas sempre na busca da sua maior essência: o amor de verdade. E pensar que Gabo escreveu essa extraordinária história tomando como base (e homenageando!!) o amor dos seus pais, só a torna ainda mais incrível!

Achei muito interessante lê-la pouco tempo depois de ?Cem anos de solidão?, pois é interessante refletir em conjunto sobre ambos os livros: como grande diferença, ?Cem anos? possui uma grande variedade de personagens principais (como disse em minha resenha anterior, leia o livro com uma árvore genealógica à mão!!), enquanto no ?Cólera? praticamente os protagonistas são apenas dois: Florentino (que personagem grandioso!!) e Fermina.

Por outro lado - e isso é o que mais me chamou a atenção - as 2 obras também contam quase um século de história! O tempo não deixa de ser um grande protagonista de ambas, e Gabo consegue fazer isso como ninguém! A ternura que ele consegue embutir no desenrolar dos anos é incomparável com qualquer outro grande mestre da literatura que eu tenha conhecido.

Enfim, mais uma vez, minha admiração e respeito por este autor só aumenta quanto mais sou apresentado ao legado que ele deixou a nós, meros mortais! Que bom saber que ainda terei muitos livros dele pra desvendar!!!!

Felipe 30/10/2023

Amei
Essa foi minha primeira leitura do Gabbo e talvez meu primeiro livro do gênero realismo fantástico. Tem tantas camadas e estudos sobre esse livro que me faltam até tópicos para comentar que sejam, no mínimo, originais, mas posso tentar mesmo que eu falhe:

1 - Se você ama a pessoa a ponto de se anular e anular futuros amores por ela, você é doido e incrível ao mesmo tempo

2 - Descrição de lugares incrivelmente bem feitas, parece até que é real. Impressionante como a mente do Gabbo vai longe.

3 - Sabe construir ótimos personagens, constrói excelentes personalidades baseadas em seu contexto, origem, criação, cultura própria. Isso torna os personagens e os diálogos muito ricos entre si.

4 - A melancolia da velhice sendo retratada de forma incrível. Você sente que todos os idosos que conhecemos está pensando exatamente o que Florentino pensa sobre a consciência da idade.

5 - O amor pode ser doloroso. Florentino se anulou, viveu por conta de um amor que ele nem sabia se ia se concretizar. Apenas acreditava, tinha uma certeza insana que um dia ia conseguir conquistar sua amada, mas isso não significa que todo mundo tenha que viver assim, certeza que muita gente no mundo que tem bilhões de anos viveu, mas penso que não podemos deixar de lado nossa vida e novos amores por outra pessoa (aí já entra a minha opinião rsrsrs), vai de cada um, né?

6 - Gabbo, eu te amo.

Nati 29/10/2023

Gabriel?Gabriel?
Eu não gosto muito de fazer resenhas, pq acho uma responsabilidade muito grande comentar sobre obras de grandes escritores.
Mas vou tentar? rs
Gostei muito de ler ?O amor nos tempos do cólera.?
Com certeza eu não teria a sabedoria de Fermina e nem a paciência de Florentino. Para mim, o fato dele viver em função de um dia ter a mulher que tanto amara em sua juventude, beirou a loucura ( Para mim ??). Foi tanto que ele nem se deu conta que o tempo passou e ele passou com o tempo.
Mas foi lindo ver o final dos dois.

No começo, eu senti um ranço da Fermina quando ela ainda era menina! Chata demais. Mas qdo na fase adulta, admirei além. Sábia, fiel, firme em suas decisões, não se deixava influenciar, dona de si em uma época em
Que a mulher enfrentava muitos preconceitos.

Uma parte que me deixou intrigada no livro e me deu uma certa embrulhada no estômago, foi qdo o Florentino se envolve sexualmente com uma menina de 14 anos. Isso me deixou assim ??

Mas? vai entender o que se passava na cabeça do autor para colocar isso né?!
De fato, uma grande obra e eu não permiti que esse fato me fizesse desgostar do livro.

Pude tirar muitas reflexões. Muitas frases que me fizeram pensar e muitos trechos com os quais me identifiquei.

Gosto de livros assim: que me fazem parar no momento em q estou lendo e refletir naquela parte por alguns momentos.

Acabei esse é vou para o próximo do autor: Cem anos de solidão, para o clube do Samer Agi. Inclusive estou atrasada ??

Paula1735 29/10/2023

A persistência do amor
Um amor platônico que moldou a vida de Florentino Ariza. Uma história que nos conta um pouco do que foi a doença cólera, no Caribe.

MARTA CARVALHO 25/10/2023

Na minha segunda incursão na escrita do Gabo, deparei-me com uma obra que engana, a princípio pensei ser um romance dramático, mas é um livro realista onde o amor é somente uma meta permeada pelos encontros e desencontros que a vida traz, tendo como pano de fundo um surto de cólera (doença) e da cólera (raiva) na guerra civil que assolava a região na época retratada e o resultado de ambos na população.
Nele acompanhamos um triângulo amoroso entre Fermina Daza, seu primeiro encanto amoroso, Florentino Ariza, e o seu marido, Juvenal Urbino, que perdurou por 50 anos, tendo sua conclusão na maturidade da vida.
A escrita do autor tem um quê poético que às vezes me cansava já que não sou muito adepta de poesia, mas as temáticas abordadas acabavam por me atrair à conclusão.
A obstinação de Florentino pelo amor idealizado à Fermina, mesmo sem abandonar os relacionamentos carnais e fugazes, o casamento acomodado de Fermina e Juvenal que é retratado de forma bem real pelos altos e baixos de um relacionamento maduro e duradouro, até o tão questionável relacionamento carnal de Florentino aos 70 anos com uma menina de 14, foram fatos tratados de forma bem real, sem máscaras, sem romantização, mesmo questionáveis do meu ponto de vista, mas que acabaram por me fazer gostar da obra.

malumema 12/10/2023

Clássico de Gabo que é bem decepcionante.
Não sei se as expectativas eram muito grandes ou só é médio mesmo. Um grande clássico do Gabo que eu tinha muita curiosidade para ler há anos.
E há características clássicas e óbvias do autor: história fluída, sempre muitas camadas nos personagens e desventuras. Também temos a parte ruim do Gabo: machismo clássico, homem irresistível e mulherengo, mulheres afoitas por um homem, o que sempre me incomoda, mesmo sabendo que é fruto da sua época.
A história em si é interessante, embora totalmente irreal, na minha opinião, a permanência desse amor. É ridículo, honestamente. A personagem principal é bem interessante, sua força e seu desenvolvimento. A narração do ponto de vista de um idoso é bem legal e raro dentro da literatura, ponto alto da narrativa.

Kaah_mgo 12/10/2023

A esperança de uma vida
A leitura me causou muitas emoções contraditórias. Os personagens são construídos com toda a sua humanidade, às vezes virtuosos, outras vezes baixos, miseráveis... O desenrolar lento dos desencontros amorosos nos traz parte da angústia sentida pelo Florentino Ariza, que me pareceu tanto covarde quanto corajoso na maioria das decisões que tomou ao longo da vida. O desfecho do livro recobra toda a beleza e simplicidade do que é o amor, quando nos atrevemos a permiti-lo.

cherriesweet_ 10/10/2023

Uma obra de arte
Eu confesso que tinha muitas expectativas sobre esse livro e sobre o autor e apesar de ter superado cada uma delas, ainda não me conformo por ter sido uma leitura tão arrastada (mérito total da edição péssima que eu comprei, toda torta e com problemas de impressão que, depois de alguns semestres numa graduação totalmente voltada para edição de texto, não pude deixar de notar).

Apesar disso, é um livro belíssimo e enriquecedor, com trechos simples e ao mesmo tempo tão profundos que reverberam na alma. Todo mundo deveria ler amor nos tempos do cólera em algum momento da vida.

Uma das minhas melhores leituras do ano, com certeza!

Matheus Lopes 08/10/2023

Charmoso
Um livro charmoso e inspirado, em volta das curiosas curvas que o amor e uma vida inteira dão. Não é meu preferido do autor, como esperava que seria, mas é uma ótima leitura!

Luh 03/10/2023

Classicamente entediante
Esse é mais um dos clássicos que eu não entendo o hype.
Não sou uma das maiores fãs de clássicos, meu negócio é farofa contemporânea bem escrita, mas até que gosto de alguns, porém esse aqui foi muito difícil de terminar, empurrei com a barriga pois não costumo abandonar livro, mas antes tivesse abandonado.
A historia fo Firmino não me cativou em nada, acho que ele é só mais um homem obcecado pelo que não podia ter nem sei se é possível chamar de amor.
Acho que a Fermina foi uma boa personagem, preferiu um futuro estável ao lado de um homem que mais tarde ela começou a compreender e a amar do que um amor de adolescência em que ela não sentia firmeza e nem segurança, por mero capricho de um homem que se dizia completamente apaixonado por uma mulher que ele viu apenas uma vez.
Nao achei o protagonista confiável, nao consegui gostar e nem sentir pena dele, apenas desprezava toda a obsessão que ele nutria por um amor de infância.
Sem contar q cena de pedofilia que me deu asco, não importa a época, nunca vou conseguir normalizar um relacionamento de uma menor com um homem muito mais velho, era repugnante de se ler.

Dei 3 estrelas pois a escrita do Gabo é realmente incrível, do enredo da história dos personagens eu não posso dizer o mesmo.
Queria muito gostar dessa história e entender o hype, mas não consigo me forçar a algo assim.

Erica.Barone 02/10/2023

É o segundo livro que leio do Gabriel Garcia Marquez e percebo que o autor tem um estilo próprio inconfundível. Tenho a impressão que ele nos pega pela mão e nos leva a um passeio e nos apresenta inúmeros personagens interessantes em situações intrigantes. O amor nos tempos do cólera, é um romance com várias histórias de amor interligadas. Gostei bastante.

Lu Reis 26/09/2023

História de um amor que esperou mais de cinquenta anos para ser vivido, contada de forma longa e extremamente detalhada.

Nath 22/09/2023

O amor tudo espera?
O romance conta a história de amor de Florentino por Firmina, que ultrapassam 53 anos quase sem nenhum contato.

A premissa do livro não é estranha a ninguém: um amor da juventude que só vai se concretizar na velhice. Com pitadas de triângulo amoroso, luta de classes, traições e infortúnios que muitas vezes vemos por aí em novelas mexicanas.

No entanto, o texto de Gabo ao tratar de assuntos tão corriqueiros e mundanos faz com que a experiência da leitura seja sensível e profunda, capaz de comover e causar reflexão. Não há nenhum plot ou mistério que dê ritmo à leitura. O livro é dividido em capítulos bem extensos, o que em certos momentos deixa a história bem cansativa.

Distante do realismo mágico que o destacou na literatura mundial, Gabriel García Márquez trata sobre a vida real neste livro, sobre as relações humanas, o amor e suas contrariedades, sobre o tempo e ciclos, sobre todas as complexidades que esse sentimento envolve.

Não é um livro pra ser devorado, é pra ser lido com calma.