O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Rafael.Augusto 01/06/2020

Não quero que isso pareça uma simples cópia : |
Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que sou super fã do Saramago. Isso pode trazer uma certa impressão de parcialidade sobre minha opinião em relação a esse livro. De qualquer maneira eu continuo insistindo que leiam esse homem por favor.
Em "O homem duplicado ", José Saramago vai explorar ao máximo a questão da identidade ou falta dela. Como é habitual em suas obras, ele usa de muita criatividade e genialidade para expressar de maneira indireta e figurada uma crítica abrasadora. Nesse caso, a crítica, a meu ver, é exatamente ao fato de a identidade das pessoas no mundo globalizado em que vivemos, não está mais no indivíduo em si, mas sim nas coisas que o representam, na sua tribo, no seu partido, no seu gênero etc etc etc. Para concluir, achei o final do livro absolutamente espetacular! Ele conseguiu surpreender no final de um livro que já leváva um dez!
Dani 04/06/2020minha estante
Uai, depois dessa crítica aumentou meu interesse em ler esse livro...

Rafael.Augusto 05/06/2020minha estante
Livraço Dani! Super recomendo.

Mari 15/07/2020minha estante
Estou lendo e está sendo um desafio! Meu primeiro Saramago, me assustei um pouco diante dos grandes blocos escritos, passada a estranheza e compreendendo a didática dos diálogos, dá para perceber que este homem realmente é diferenciado! Ps: ainda estou no início! Hehe

Rafael.Augusto 15/07/2020minha estante
Bom dia Mari! Que maravilha! Aposto que vai amar! Quanto à escrita, quando menos esperar estará hatuada. Esse livro é fantástico! Boa leitura! : )

Sandra Rosa 04/12/2020minha estante
Quero muito ler ele! Infelizmente na minha cidade estamos sem biblioteca há 4 anos.

Dani 21/03/2021minha estante
Estou lendo esse livro, assim como você, sou fã do Saramago. Li algumas obras dele, pretendo ler tudo. Haha

valquíriamf 09/01/2022minha estante
Perfeito! Um soco de estômago de livro, e com a escrita indescritível de Saramago!

Lays.Maria 18/07/2022minha estante
O que a sociedade atual prega é uma autenticidade forjada na massificação, onde todos buscam se tornar mais um achando que estão se tornando especiais por isso. Ótimo comentário o seu.

@aprendilendo_ 25/04/2021

Resenha de O Homem Duplicado
Publicado pela primeira vez em 2002 e escrito pelo vencedor do Prêmio Nobel da Literatura, José Saramago, “O Homem Duplicado” trata-se de um livro de suspense e ficção. Na trama, acompanhamos Tertuliano Máximo Afonso, pacato e melancólico professor de história, o qual vive uma vida monótona e desinteressada. Nesse contexto, quando um colega de profissão recomenda a Tertuliano um filme para assistir, a história do professor muda completamente de rumo. Isso, pois na obra cinematográfica, Máximo Afonso acaba por encontrar um ator com idênticas características às suas. A partir desse ponto, uma jornada de obsessão é iniciada para descobrir quem é o tal sósia.

De início, com um excêntrico estilo de escrita, a obra causa certo desconforto. Por meio de longos parágrafos e diálogos separados apenas por vírgulas, a leitura, a qual começa vagarosa, leva certo tempo para realmente engrenar e o leitor acostumar-se a ela. Apesar disso, após a consolidação do estilo, a narrativa acaba por aproveitar-se da escrita mais corrida, dando um ótimo tom de celeridade e imersão. Nesse contexto, cabe ressaltar a capacidade do livro em realmente englobar a mente do leitor na trama. Isso, pois com um enredo extremamente misterioso e instigante, o autor consegue criar uma crescente sensação de que tem algo horrendo ou incrível prestes a acontecer. Como consequência disso, por volta da segunda metade da obra, torna-se muito difícil alguém simplesmente deixar o livro de lado sem qualquer curiosidade sobre os próximos passos dos personagens.

De outro lado, ao abordarmos os indivíduos e a história da obra, percebe-se uma ótima composição de mistérios e simbolismos por parte de José Saramago. Nesse sentido, com diálogos desconcertantes e personagens com uma alta carga de desconforto em suas atitudes, gestos e falas, o livro é repleto de momentos, os quais, sem ter em si cenas realmente impactantes, geram um alto nível de curiosidade no leitor. A história, nesse ponto, com desdobramentos surpreendentes, auxilia o livro na construção do suspense e da tensão narrativa. Por fim, temos um livro, em suma, excêntrico, o qual causa curiosidade, boas reflexões, dúvidas, certa repulsa e claro, uma boa leitura.

O Homem Duplicado é um livro repleto de simbolismos, permitindo cada leitor ter, por si, a própria interpretação sobre os acontecimentos e fatos narrados. Nesse contexto, com uma boa história e personagens marcantes (mas não tão amáveis), tem-se uma ótima leitura ao fim das páginas.
Nota:9
Instagram: @aprendilendo_

Fran Kotipelto 26/03/2011

Um lugar deve existir,uma espécie de bazar,onde os sonhos extraviados,vão parar...

Acredito que todo mundo já tenha passado pela experiência de querer dizer algo sobre algum livro,mas faltaram palavras para descrever tal maestria. É verdade, acontece com qualquer pessoa, (neste caso só com as pessoas que lêem,obviamente).

Assim que comecei a ler "O Homem Duplicado" eu sabia que deveria fazer no mínimo um comentário sobre a obra,mas eu só funciono no quesito "resenha" quando tenho algum ponto de inspiração que não seja apenas o livro que pretendo resenhar. Sendo assim, apesar de tê-lo terminado, a ideia de resenha ficou vaga, ou melhor dizendo,engavetada na mente apenas como um desejo.

Quando a minha esperança já estava saindo da caixa e perdendo o efeito,e eu caminhava desolada e desanimada para a Universidade,ouvi a voz de uma magrela garotinha de uns 8 anos de idade de mãos dadas com seu pai catarolando uns versos de uma bela canção chamada "A Moça do Sonho", do Chico Buarque e Edu Lobo:

"Súbito me encantou
A moça em contraluz
Arrisquei perguntar:

- Quem és?

Mas fraquejou a voz
Sem jeito eu lhe pegava as mãos
Como quem desatasse um nó
Soprei seu rosto sem pensar
E o rosto se desfez em pó(...)"

E eis que o verso e complemento me surge,e minha resenha começou a ser "processada".A partir daquela pergunta expressa na letra da canção, eu percebi que poderia escrever uma resenha digna de "O Homem Duplicado",ou pelo menos tentar.

A trama inicia-se com a vida de Tertuliano Máximo Afonso,um sujeito comum,professor de história,dócio e submisso,que vive sozinho em seu apartamento e sem grandes expectativas. Entediado,um dia recebe do colega professor de matemática, a sugestão de assistir ao filme "Quem Porfia Mata a Caça". Ao ver o filme,Tertuliano repara num personagem secundário que mais tarde descobre ser Daniel Santa-Clara,nome artístico do ator António Claro,uma cópia idêntica sua,e a história então tem seu desenrolar,pois Tertuliano de repente encontra-se num mar de dúvidas,não sabe o que é,quem é.E assim cheio de dúvidas,ele procura António,ou por ele mesmo,ou por ambos...

Através dessa magnífica história,Saramago visa suscitar questões bastante importantes,e que por mais óbvias que sejam, não costumamos pensar.No romance, Tertuliano não vive até a descoberta do duplicado,não atenta para as questões da existência,está perdido entre o nada e o vazio da rotina(você percebeu agora que todo mundo "vive" um pouco dessa maneira?).E quando se vê na imagem do outro, a obsessão não se enraiza por si mesmo,mas por saber-se original.

Fascina na narrativa de Saramago essa busca por uma sensibilidade esquecida em meio à humanidade repleta de respostas prontas, mostrando que o tempo da procura que marca a trajetória do personagem (e de nós mesmos),é cíclico,como a mostrar que a procura do homem por si mesmo não tem fim.

Por que ao tratar do homem duplicado,Tertuliano não vai buscar resposta na ciência? Por que ele quer encontrar o homem,razão de sua inquietação e não a explicação para o fato inusitado? Mas é arriscando a si próprio que se demonstra que o homem se faz na medida em que adquire consciência de trazer em si o seu ser. E este algo,por si mesmo toca e atinge o homem.Pois segundo Saramago,"Quanto mais te disfarçares,mas te parecerás a ti próprio".

E este estranhíssimo,singular,assombroso e nunca antes visto caso do homem duplicado, o inimaginável convertido em realidade,o absurdo conciliado com a razão é o homem no limiar da inquietação sobre sua origem,por isso a busca por respostas.Semelhante a um espelho que se repete,dá-se o encontro de Tertuliano e António numa atmosfera de dúvida entre a imagem virtual daquele que se olha ao espelho,A imagem real daquele que do espelho o olha,uma vez que o homem é incompletude.

E é esse voltar-se para si que engloba o outro,e Tertuliano reconhece que o novelo do espírito humano tem muitas e variadas pontas.Ele próprio e seu cuidado com a vida, agora é o essencial, visto que ele percebe que a única coisa que dura toda a vida é a vida.

Jow 26/03/2011minha estante
Otima resenha, como sempre Fran!
"Tertuliano não vive até a descoberta do duplicado,não atenta para as questões da existência,está perdido entre o nada e o vazio da rotina..."
Quanta gente faz isso Fran, muitos perdem o tempo de vida porque para eles, a vida é o que acontece enquanto eles estão ocupados fazendo outros planos.
Show! o/\o

Luh Costa 28/03/2011minha estante
Vc resenha divinamente bem.
Me incluo no inicio da resenha. Tento escrever mas faltam palavras. rsrs
Saramago nos insina várias questões da vida.

Gláucia 31/03/2011minha estante
Parabéns, resenha maravilhosa e adorei como a iniciou!

Alan Ventura 01/04/2011minha estante
Todas as suas resenhas são excelentes, mas essa é em minha opinião, a melhor. Parabéns.

Renata Céli 06/04/2012minha estante
Adorei a sua resenha! Esse livro realmente é muito bom!

Paulo 14/05/2012minha estante
Belíssima.

Vanuza 27/02/2014minha estante
Resenha muito boa, dá para perceber o quanto você adquiriu com esse livro!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O homem duplicado, José Saramago - Nota 10/10
Mais um romance brilhante de Saramago, que aborda de forma inteligente, bem humorada e instigante a temática envolvendo a identidade do ser humano. Tertuliano Afonso, um professor de história que leva uma vida comum e cheia de insatisfações, é surpreendido quando descobre um indivíduo idêntico a ele desempenhando o papel de ator secundário em uma cena de um filme. A partir desse episódio, o leitor acompanha a angústia do protagonista, que se vê acometido por uma intensa crise existencial, e a tomada de uma decisão extremamente difícil: ir ou não atrás de seu duplo? É assim que Tertuliano, acompanhado do Senso Comum, inicia uma jornada pela busca da identidade. A escrita de Saramago é impecável, consegue prender o leitor e levá-lo de forma profunda ao interior dos personagens! Gostei muito da forma com que o autor acaba tratando a dificuldade atual do ser humano em olhar para si mesmo e se reconhecer com possuidor de uma identidade própria. É um livro muito inteligente, complexo, com um final surpreendente e que, com certeza, merece uma releitura.

site: https://www.instagram.com/book.ster

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O homem duplicado, de José Saramago
“É a carreira e o trabalho que me têm a mim, não eu a eles.”
“Provavelmente, ler também é uma forma de estar lá.”
“É tanto o que temos para dizer quando calamos.”
“Todos os dicionários juntos não contêm nem metade dos termos de que precisaríamos para nos entendermos uns aos outros.”
“Quanto mais te disfarçares, mais te parecerás a ti próprio.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/04/o-homem-duplicado-jose-saramago.html

Michela Wakami 09/09/2023

Razoável
Apesar de ter achado a história criativa, não consegui me apegar a nenhum personagem e não via a hora de terminar o livro.

Muita enrolação deixando tudo muito tedioso.

Brendo 27/05/2020

Uma história tão intrigante quanto surpreendente, O Homem Duplicado é uma obra reflexiva, complexa e que oferece ao leitor uma trama cativante e envolvente.

Vic 16/01/2023

Recomendo
Mais uma vez com Saramago e ele não deixa de surpreender! A história de um professor de História que despretensiosamente vai ver um filme e se depara com um ator exatamente idêntico a ele começa meio confusa e vai ficando cada vez mais, já que o professor não sabe muito como proceder. Gosto muito do jeito que Saramago escreve e se demora no desenrolar da história, gostei bastante do final ser surpreendente também.

Fabi 17/05/2021

Segundo livro de Saramago que leio e já compreendo pq muita gente o elogia tanto. Que gênio! Uma história em que a trama vai te prendendo cada vez mais e o final é sempre surpreendente. E quando pensei que não fosse surpreender mais, vem outra reviravolta. Maravilhoso ??

Vi 07/06/2020

“O caos é uma ordem por decifrar. Livro dos Contrários”
Sabemos quando nos deparamos com uma obra-prima da literatura. É o caso de "O Homem Duplicado". O enredo, por si só, já vale a leitura, as personagens são marcantes e bem construídas. Saramago é um psicólogo - e dos bons. Não se deixe intimidar pelos gigantescos blocos de texto; seu objetivo é tornar a leitura mais imersiva, e nada nas suas construções é por acaso ou mal pensado. Além do óbvio, a obra é profundamente filosófica. Em suma, é uma meditação sobre a individualidade, a exterioridade e os outros que perpassa as obras de Platão - e a realidade duplicada -, Descartes - e a autonomia da razão -, Jung - e a sombra -, Freud - com o estranho -, Camus - e o absurdo - etc. Enfim, todo o resto é spoiler. Terás de descobrir por conta própria.
Etiene ~ @antologiapessoal 07/06/2020minha estante
tá aqui na estante só esperando o momento dele :)

Gabriel1994 10/01/2024minha estante
Parece um livro interessante vou adicionar na minha lista

Rebeca 10/01/2024minha estante
vale a pena ler, só achei a escrita um pouco maçante em alguns momentos (deve ser pq é português de portugal kk), mas nada que tire a qualidade do livro, o que mais me incomodou foi a diagramação do livro nessa edição, pq as letrss ficaram muito expremidas na paginas, fora isso, a leitura é interessante

Flávia Pasqualin 27/02/2020

Tertuliano Máximo Afonso é um pacato e melancólico professor de história que descobre em meio ao acaso ter uma espécie de sósia. A partir de então sua vida vira de cabeça para baixo com essa estranha coincidência. Como podem duas pessoas serem idênticas ate mesmo nas cicatrizes? O livro traz diversas reflexões filosóficas, dentre elas o que o ser humano é capaz de fazer ao ter a sua individualidade ameaçada. Uma história envolta em mistério, permeada de questões de identidade. Mais uma vez Saramago conseguiu mexer comigo.
GUGA 06/04/2020minha estante
Olá Flávia ! Aproveitei esse caos do isolamento da pandemia e finalmente li essa obra maravilhosa ! Chegou a mesma conclusão que eu , eles eram da mesma pessoa e o personagem tinha dupla personalidade ? Já assistiu ao filme ? No filme o final é diferente porém nos leva à mesma conclusão! Adorei os dois !

Juliana JRS 25/08/2020

Meu Deus, que livro excelente! Dá vontade de ler todo de uma vez, a história é muito instigante e extremamente divertida. Talvez um dos melhores livros que eu já li. Recomendo demais.
Rafael.Augusto 25/08/2020minha estante
Tertuliano Máximo Afonso

Betega 19/03/2021

Somos mesmo todos indivíduos?
O livro trata da obsessão de um homem por seu sósia. O protagonista troca uma vida de mediocridade convicta, por uma perseguição a um ator secundário que viu em um filme de qualidade duvidosa recomendado por um colega de trabalho. De repente solta sua criatividade, se torna proativo e focado nessa busca.
Em algum momento do livro, algo acontece que me faz contestar essa minha ideia de que Tertuliano Máximo Afonso, ou qualquer outro personagem humano, seja o protagonista do livro. Talvez, a protagonista seja a obsessão por se diferenciar dos iguais, a incapacidade de ser diferente associada a não aceitação de ser igual.
Porém, não posso argumentar mais sobre isso para não ter que esconder a resenha por spoiler, minha intenção aqui não é iniciar uma discussão sobre o texto, ainda que seria interessante fazê-lo.
Tertuliano, com sua vida banal, na qual seu incômodo nome seja talvez seu maior destaque, é a ferramenta usada por Saramago para expor um mundo cada vez mais pasteurizado. Seguro, sem graça, padronizado. Mesmo quando, sem perceber, o personagem para de ter a mediocridade como forma escolhida de vida, ele continua sendo, de algum modo, previsível. Saramago chega a ser bastante direto, talvez até expositivo sobre essa característica, como raramente é em seus livros, ao propor a tese de que tenhamos trocado os instintos genéticos, presentes nos outros animais, por instintos sociais. Esses padronizam, conforme a tese, nossas atitudes tanto quanto ou mais que aqueles genéticos/naturais.
E toda a aventura do livro se baseia nas trapalhadas e desventuras de Tertuliano tentando encontrar seu sósia. Pensando no que fazer quando o encontrar. Tentando justificar para si mesmo e para os outros essa busca. Enquanto faz isso, ele assume riscos, coloca pessoas em risco, de modo que este livro pode agradar até aquelas pessoas que exigem uma tensão rumo ao final.
O Homem Duplicado tem começo, meio e fim claros, tem expectativa pelas próximas cenas, pelas consequências dos atos. Gera medo do que pode acontecer com o protagonista, nos faz torcer por ele e, consequentemente, esperar pelo final do livro, que não decepciona.
Não sei se é possível dizer isso, mas trata-se de um "Saramago para todos os gostos", uma vez que apresenta mais de uma forma de se acompanhar a história.
Juliana JRS 19/03/2021minha estante
Eu amoooo esse livro

Samuel F. (Sansão) 25/05/2020

Simplesmente espetacular!!
Assim como todas as obras de José Saramago.. esse livro é Incrível. Um leitura que flui, que te agarra e surpreende. O final me pegou totalmente de surpresa.. É um ótimo livro, recomendo..
Jamile.Almeida 25/05/2020minha estante
Louca pra ler!

Samuel F. (Sansão) 25/05/2020minha estante
É muito bom, não vai se arrepender