O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Geovany 22/10/2014

Quem não leu, não sabe o que está perdendo'.
Estou gostando muito de ler este livro, um livro que falar de padres e religião, um assunto que é muito debatido entre as pessoas, uma linda história de amor que acontece entre Margarida e Eugênio, um menino que tinha o seu destino comprometido com a igreja, o dever de se tornar um padre, muito interessante como o amor pode muda o rumo de suas vidas, um tipo de livro que estou na metade dele, mais se interessei muito pela bela leitura que este livro possui.

George.Nicolas 20/02/2021

Clássico
Uma típica obra do romantismo brasileiro, eu particulamente me envolvi com a história e o final mostra o traço da idealização da morte

xirlinha 10/10/2014

uma história de um amor proibido
o livro o seminarista fala sobre um romance proibido em que Margarida e Eugênio eram amigos desde crianças e devido um certo tempo tiveram que se separar por causa da decisão da família de eugênio por conta que ele iria ser padre.Pois então eles não podem ficar juntos,e só assim separados perceberam que são apaixonados.
A história é contrária e o que eles mais desejam, é ficarem juntos.
o livro é baseado em varias novelas.esse livro é muito interessante e ao mesmo tempo triste pois fala de um romance muito proibido de duas pessoas que são apaixonadas.

Duda 07/09/2019

Surpresa boa.
Conheci Bernardo Guimarães no que eu diria uma de suas melhores obras, Escrava Isaura, ao iniciar a leitura de O Seminarista me dei conta que a escrita não era a mesma, mas sim com traços semelhantes. Dei-me por conta que a leitura era extremamente detalhista, o que me chama muita atenção, além de ser uma história totalmente inesperada, O Seminarista acabou por me cativar do início ao fim. A trama não é nada clichê, por mais que se esperasse isso, já que é um romance de época. Além disso, seu final me surpreendeu de uma maneira muito positiva e ainda me intriga o porquê de ter sido como foi. Uma leitura que começou despretensiosa e que acabou me agradando muito.

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
De longe, este é o melhor romance de época, escrito por Guimarães, apesar de ser mais conhecido pela sua obra "A Escrava Isaura". A narrativa contada neste antológico "O Seminarista", prende a atenção do público leitor. Vale a pena reler este clássico!

Marcos5813 17/12/2019

O engano da traição ao divino
Servir a Deus ou a Satanás? O amor entre Eugênio e Margarida deve-se as sendas do destino. Servir aos homens e suas pretensões salvívicas é estar enganado por pretensão trair à Deus. A virgindade morta em em devoção ao amante e o claustro em devoção ao homem nesta obra-prima de Bernardo Guimarães, "O Seminarista", nos faz pensar a que tempo estamos a obedecer, das verdades dos homens ou da vontade de Deus. No fim rasgado o hábito, saiu ao mundo louco e furioso. Imperdível leitura!!!

Acsalf 13/05/2020

Romance incrível digno de uma excelente telenovela, adoro os contrastes do autor para designar os contrapontos de emoções no personagem, a forte crítica ao celibato, e como isso afetou ao protagonista principal. Livro curto, pode ter alguma dificuldade com o regionalismo das palavras, mas é uma excelente leitura para esta quarentena.

Lú Ribeiro 23/05/2020

Livro Forte
A história nos prende, adorei!
Valeu a pena.

Pena que na parte da sinopse do livro, deram spoiler.
Muita sacanagem!
: (

Douglas 20/06/2019

O Seminarista
Conheci o trabalho de Bernardo Guimarães com suas poesias satíricas, onde até vi certo mérito, mas – em minha opinião – com pouco brilho frente a outros poetas brasileiros de seu tempo.

Não sendo somente minha esta impressão, li que seu ponto forte eram seus romances e, por isso, fui direto para o famoso "A Escrava Isaura". Lá, realmente vi que o romancista Bernardo Guimarães é muito superior ao poeta. Por ter gostado tanto deste, me pus a ler enfim, "O Seminarista."

E, que decisão acertada.

Aqui brilha a estrela do romancista com uma temática que PINGA romantismo. A estrela desgraçada dos dois amantes impõe tanto sofrimento aos dois como pouco se viu na literatura; além disso, Eugênio, nosso protagonista, é verdadeiramente ASSOMBRADO pelo peso da batina imposta a ele enquanto sua felicidade jaz nos braços da bela Margarida.

E como deveria ser, o Amor prevalece a Deus. O padre toma sua decisão e tem as consequências dela.

Ainda contendo forte crítica moral e social, "O Seminarista" se tornou um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

gaby andreza 09/10/2014

o seminarista
Bom,estou no comecinho do livro achava no começo que o livro seria tipo muito chato, apesar da linguagem meio antiga o livro até que é interessante.Até onde li o livro relata a história de Margarida e Eugênio, um casal de amigos que desde pequenos convivem juntos, e com o passar do tempo foi despertando um amor entre eles, mais não era um amor só de amigos.

Leticia 09/10/2014

''...Volta de Eugênio...''
"...Mesmo obrigada pelo seus pais a ir para longe estudar para ser padre, Eugênio nunca esqueceu de sua querida amiga Margarida. Ao voltar ao lar, Eugênio não desgrudava de Margarida e usava um pretexto muito bem imposto, o de dar aulas para amiga afim de vê-la todos os dias.
Era um sentimento puro de ambas as partes, pois crescia de acordo com o amadurecimento da amizade e respeitando o tempo de cada um. Margarida era amada por todos, inclusive pelos pais de Eugênio, cujo era patrão de Dona Umbelinda, mãe de Margarida..." O livro é bastante interessante e por esse fato, prende o leitor sendo Impossivel não querer lê-lo até o fim.

Anita 01/02/2014

''O Seminarista"
Nesta obra Bernardo Guimarães faz um típico romance de tese, querendo provar o equívoco do celibato religioso, que deforma o homem, e do autoritarismo familiar, que não permite ao jovem seu próprio caminho na vida. A obra trata de diferenças sociais e preceitos morais.

O seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida, que, na infância, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, o obriga a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.

Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba se ordenando sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre. Eugênio, ao saber da notícia, pouco antes de iniciar a missa, enlouquece de dor afetiva e moral, tanto pelo desaparecimento da amada quanto pela quebra do voto de castidade.

Eugênio e Margarida são vitimas da arrogância e dos preconceitos de uma época que os faz viver tão tragicamente como Romeu e Julieta.

Missael 15/04/2013

Maçante
"O seminarista" é um livro muito carregado em descrições. Não gostei do personagem principal, Eugênio, porque ele não consegue se decidir entre a Margarida e ser padre e a história gira em torno disso. Enfim, não foi um dos melhores livros que eu já li.