O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Taís 15/07/2022

bacaninha
Gostei do livro, foi interessante ver o autor questionar as regras da igreja. Fiquei esperando por qual seria o final e fiquei satisfeita com a resolução.

Jane59 14/07/2023

Margarida e Eugênio
Romance nacional do século XIX, sinceramente não esperava por esse desfecho. Como era forte a imposição dos pais referente "vocação" o que os filhos deveria ser/ fazer. Gostei da leitura, achei difícil entender várias palavras. Um ótimo desafio.

Dani 27/11/2021

Que livro maravilhoso,e chocante ne.kkk
Leitura flui muito rapido,ate procurei outros com essa mesma" pegada" ,mas igual à esse impossivel?

z..... 02/09/2016

Eugênio e Margarida tem uma história triste, que comove e faz pensar em valores que são importantes, referentes à liberdade da escolha no que entendemos como felicidade.

A publicação é do século XIX e representou um manifesto contra as imposições da sociedade patriarcal e da igreja em seu tradicionalismo forçado. É um romance com poucas personagens, sem ramificações significativas em historias secundárias, mantendo-se sempre no drama amoroso que envolve os jovens protagonistas. A leitura, apesar da linguagem arcaica em determinados momentos (como no uso da palavra tafularia, que não conhecia), é envolvente, instigante, emotiva e sugestiva de reflexão. Foi a terceira vez que li e esses aspectos se fizeram presentes como da primeira vez em minha saudosa e longínqua 8ª série, quando fui impactado com o livro e, desde aquela época, tornou-se um de meus preferidos.

Vemos principalmente o conflito de Eugênio em sua imposta vocação clerical e o que se nota em Margarida é uma determinação bonita em seu idealismo. Vale uma citação a coadjuvantes importantes na disposição dos jovens: o padre-diretor do seminário e a senhora Umbelina, mãe de Margarida. Paralelos ilustrativos do conflito que se apresenta.
O padre-diretor mostra o conservadorismo e imposição da igreja, mostrando-se insensato e alheio à importância de reconhecimento vocacional. Para esse posicionamento o autor teceu considerações interessantes e críticas no Capítulo X: "Se o padre-diretor ao chamar o estudante ao seu quarto lhe tivesse dito simplesmente: - menino, tens no coração uma afeição mundana, que não pode compadecer-se com o estado a que te destinas, e que é preciso que combatas. Mas se acaso não puderes banir do teu coração esse afeto, que pode ser puro e legítimo, podes continuar a estudar, porém não para o estado eclesiástico - se tivesse procedido assim, o padre teria talvez conseguido melhor seu intento." Os pais de Eugênio tem também visão conservadora e esses tradicionalismos (patriarcal e clerical) se fortalecem mutuamente..
Em relação à Umbelina, uma conferida em sua visão de vida, caracterizada no capítulo XVI, revela uma pessoa, em sua simplicidade, que valoriza a escolha por perceber a correlação com a felicidade. As disposições de um e outro são o que o autor quer enfatizar e tornar notório a seus leitores, despertando criticidade. Afinal, é no conflito dessas visões em que se inserem Eugênio e Margarida, determinando seu futuro, realização, felicidade ou infelicidade.

O autor conta esse drama com um paralelo também à história do Éden, com um Adão e Eva sendo expulsos de seu jardim de felicidades (a fazenda) em face a uma proibição demonizada sobre o amor. Tem até um episódio esdrúxulo envolvendo a menina Margarida e uma serpente, para correlacioná-la em um misticismo popular com a tentadora Eva. E para por aqui as comparações. A história do Éden termina em conciliação e felicidade e esta aqui em grandes temores da humanidade: morte e loucura.

Curiosidade intrigante. O livro traz uma observação curiosa do autor em relação à obra de Aleijadinho. Apesar de ser uma obra de ficção, o parecer é de caráter histórico, pois retrata a opinião de Bernardo Guimarães, surpreendendo negativamente. As impressões tem caráter pejorativo e até preconceituoso aos conceitos modernos do escultor. Veja o texto e tire suas conclusões no capítulo IV. Uma parte do texto para ilustrar:
"Parece que essas estátuas são cópias toscas e incorretas de belos modelos da arte, que o escultor tinha diante dos olhos ou impressos na imaginação. Mesmo assim quanto não são superiores às quatro disformes e gigantescas caricaturas de pedra, que ornam... quero dizer, que desfiguram os quatro ângulos da cadeia de Ouro Preto!"
Oh, Bernardo! Que foi isso para um escritor de propostas inovadoras, como a contestação a velhos conceitos patriarcais e religiosos...

Uma história apaixonada e apaixonante. Entenda-se a que...
Samara 03/09/2016minha estante
Qual seu autor desse tipo de leitura preferido? O meu é José de Alencar

z..... 03/09/2016minha estante
Oi Samara! Gosto tambem do Alencar e estou relendo alguns livros. Ê o maior nome da prosa romantica no Brasil do sec. XIX. Foram os livros dele que li inicialmente na transiçao da serie Vaga-lume para serie Bom Livro. Entenda-se infantojuvenis para livros "mais adultos".

Samara 03/09/2016minha estante
O meu preferido de todos é O guarani, vou reler e fazer uma boa resenha sobre ele

z..... 03/09/2016minha estante
Samara! Uma sugestão. Estou relendo os classicos com auxilio de audiobook. Acompanho o audio lendo o livro. Tem sido uma boa experiencia, que agiliza a leitura e tem aumentado meu nível de atenção. Tenho muitos audiobooks, que podem ser baixados na net. Apesar de não gostar, as vezes apelo para os audiobooks do youtube quando são minha unica opção. So não gosto muito dos audios desse canal porque são emendados. Gosto de ouvir por capitulo e, de preferencia, coloco no celular ou pendrive para mp3 na televisão. Estou curtindo muito tudo isso e recomendo. Vou reler O Guarani desse jeito e fiquei instigado em ler sua resenha, ja que é um de seus livros preferidos.

let 05/07/2021

pensa num livro chato, agora multiplica por 10. sinceramente, chato MESMO. além de que o final é FRUSTRANTE!

Jana 03/07/2021

Nunca li tantos adjetivos...
Alguns podem achar esse tipo de leitura cansativa, mas depois que pego o ritmo até que eu gosto. Muito triste o fim do casal, mas não esperava coisa diferente.

Livros e Chocolate Quente 16/08/2021

Gostei da escrita.
Em um livro clássico, a coisa que mais me chama atenção é a forma de escrita. Acho ela muito bonita e refinada. Mas claro que não temos ia perfeito, entendo que na época as visões de parentesco eram diferentes e como as famílias tratavam as mulheres também, mas algumas coisas realmente me deixaram um pouco incomodada.

Felipe1503 03/04/2024

Adaptação
Mais uma daquelas histórias que seriam boas de se fazer uma minissérie.

Enfim, leria novamente! Gostei!

bru 05/04/2021

não é um livro que eu falo QUE LIVRO BOM mas é melhor do que eu pensava, mas mesmo assim, pela minha vontade eu não leria K K

Rêh 22/01/2022

Leitura tranquila e rápida. Uma história de um amor proibido. Duas crianças foram criadas juntas, Margarida e Eugênio, mas chega o momento em que os pais dele o mandou para um seminário para estudar e se tornar padre, então Eugênio e Margarida se vêem apaixonados, mas um amor impossível de dar certo. Em alguns momentos acontecem coisas em que a gente pensa que eles podem acabar juntos mas... Enfim o final pra saber só lendo mesmo!!! Vale a pena.

Gerle 24/10/2014

seminarista é legal
bem.É um bom livro é muito bom , por o autor ser bem descritivo , e em terceira pessoa.

Gerle

O livro começa com uma breve demostração do local onde margarida e elgenio vivem. E logo no começo a pessoa nota as duas crianças brincando na casa de umbelina(mãe de Margarida),que fica dentro da posse do senhor Antunes(Pai de Eugenio).

Em fim, Eugenio e Margarida eram duas crianças que gostavam de bricar , e que sempre andavão juntas. essaS crianças foram pegas por uma onda de tristeza. por que o Eugenio era muito religioso, e a sua mãe notava isso. E resolvel colocalo em um seminário , para tornalo um seminarista , para quando atingir a idade ser um padre, que no tempo onde eles estavam era uma grande glória.

Bem , Eugenio foi para o seminário som uma grande tristeza , pois ia passar anos e anos longe de sua amiga de infancia.
E entãp de separaram. E enquanto Eugenio estava no seminario.Ficava com grandes lembranças de sua velha amiga,Margarida.

Ao passa de algun tempo no seminario. os padres descobriram que ele fazia versos para margarida . e isso o causou umka grande sentensa.
Por isso ele pois na cabeça que deveria esquecer Margarida, Ate que consegui um pouco , apagar os laços de sua amiga de infancia.

Ao passar de alguns anos Eugenio voltou para sua familia . bem desnutrido,palido e timido.E teve uma bela surpresa quando viu a sua bela amiga de infancia. A margarida...

Fernandes:
O livro fala de uma historia muito legal.São duas pessoas que são muito amigas vão se gostamdo cada vez mais. O tempo vai passando e eles vão crescendo e tormando caminhos diferentes.quamdo Eugenio vai embora para ser padre em outra cidade, Margarida ela chora muito porque ela gosta muito dele.Mais isso não adiantou ppor que ele foi do mesmo jeito.....
draven 22/10/2014minha estante
tipo float né