Crônicas de Olam

Resenhas - OLAM

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juliana 02/01/2023

Muito profundo
O mundo fantástico é incrível, detalhado, e muito real. A leitura apesar de profunda é muito fluida e gostosa de fazer. Gostei da forma como ele aborda o fato de sermos nossos maiores inimigos. Livro com essa densidade, e que tenha me deixado em choque desse jeito acho que só "O pacto" do Frank Peretti. É aquele tipo de livro que você precisa de uns dias pra ele "assentar", e li 1/4 do final do livro de uma vez pq não conseguia parar de jeito nenhum. Recomendo muito. Logo darei continuidade à trilogia. Li no Kindle Unlimited, e não percebi que tinha um mapa no começo do livro pq ele abriu direto no primeiro capítulo, se eu tivesse visto o mapa antes teria sido melhor.

LaryShelf 30/12/2022

O Olho de Olam
Resolvi ler esse livro devido indicação de um amigo que é aluno do autor da história e admito que vive altos e baixos durante a leitura.

O fato de abordar a cultura hebraica foi um ponto super positivo! Amo histórias que tomam como base uma cultura já conhecida, mas incluem características próprias que a enriquecem ainda mais e o autor das Crônicas de Olam fez isso com perfeição! O glossário ao fim do livro torna tudo ainda mais fascinante quando você conecta o significado do nome das pessoas e lugares com a história (se eu tivesse lido ele antes teria percebido bem quem era do mal e quem era do bem...).

No entanto, um ponto negativo que eu achei foi a escrita em si. O autor procura deixá-la simples, mas acaba tornando-a enfadonha e, as vezes, muito infantil com diálogos pobres e personagens que não são tão cativantes assim. Admito que o que me prendeu ao livro foi a mitologia criada e o universo espetacular e rico em detalhes, mas os perosnagens eu apenas suportei. Claro, todos eles eram jovens e com pouco entendimento de mundo então, além de uma busca para salvar Olam eles também estavam num caminho de amadurecimento próprio, mas saber disso não tornou a leitura mais fácil pra mim.

Outro ponto são os tamanhos dos capítulos: enormes! E o pior? Miitas vezes sem necessidade de ser daquele tamanho já que boa parte das informações era só divagações ou detalhamentos que deixavam tudo ainda mais cansativo.

O que salvou o livro pra mim foram os capítulos finais que deixaram a história mais dinâmica com plot twists inesperados e revelações bombásticas! Eu não pretendia ler o segundo tão cedo, mas muitas perguntas ficaram em aberto no final então vou precisar saciar minha curiosidade. Agora é torcer pro segundo ser mais interessante que o primeiro.

Thalyta 29/10/2022

Favoritado!!
Amei tudo nesse livro: escrita, personagens, reflexões e o universo da história então nem se fala!! Até então eu só tinha lido livros de ficção cristã do Lewis(e querendo ler os do Tolkien),mas não esperava encontrar um tão bom quanto esse de um autor nacional. Estou encantada!

Alguns trechos que mais gostei no livro:
"Mas lealdade era um dom. Nem experiência nem conhecimento a produziam"

"O metal está aí, porém não tem utilidade em seu estado bruto. Não é fácil modelá-lo. Há grande desgaste para quem o modela e principalmente para ele próprio. Se tiver dó de bater, o modelador não conseguirá fazer uma boa espada. Por isso El é o melhor forjador de espadas que existe. Ele bate o tanto que é necessário."

" - Porque se preocupar com perguntas que ainda não podem ser respondidas?
- Não podem ser respondidas por que não há respostas, ou por que elas não devem ser dadas?
- Há respostas para tudo, mas agora não fariam sentido... Você ainda não está preparado para recebê-las."

"El quer usar essa guerra para seus propósitos incompreensíveis. Não nos cabe tentar entender ou adivinhar, mas apenas vivê-los da melhor maneira, pois não há outra realidade, nem como fugir disso."

Quem aparecer, vou recomendar haha
Ícaro 30/11/2022minha estante
Vai fundo em Tolkien

Sasha 28/09/2022

Afinal, Olamir merece ser salva?
Confesso que demorei em engatar de vez a leitura do livro, acho que foram quase duzentas páginas de apresentação de cenários e descrição dos pensamentos do protagonista, com pouco diálogo e nada de muito interessante acontecendo. Tanto é que eu nem simpatizava muito com os irmãos que acompanhavam o Guardião de Livros, de tão pouco explorados que eles foram durante quase todo o livro, principalmente o Adin, que chegava a ser um pouco chatinho em alguns momentos. Só fui começar a gostar de todos eles depois da metade em diante.
Acontece que depois que eles começam a aventura de verdade e as coisas começam a de fato acontecer, a dinâmica do livro muda e eu comecei a gradualmente me interessar mais e mais pela história. Nesse sentido, a personagem que eu mais gosto é, sem sombra de dúvidas, a Leannah, pra mim essa personagem tem um desenvolvimento muito bom e é fácil de criar empatia com os dilemas pessoais dela. E entrando nesse viés amoroso do livro, só queria destacar que não entendo até agora o que foi aquele fascínio doentio do Ben pela Tzizah, pra mim é simplesmente incompreensível essa obsessão que ele cria literalmente do nada pela garota, e olha que eu também gosto bastante dela, só achei até o momento esse interesse romântico muito forçado e infudado, ainda mais por não ser recíproco. Espero que tenha alguma explicação pra isso, mas não vi ninguém comentando sobre, então acho que vai ser explicado apenas como amor à primeira vista mesmo.
Estou ainda na metade do segundo livro da trilogia, e já posso afirmar que o autor amadureceu bastante na escrita, porque logo de início a história já me ganhou de vez, sem precisar mais de tanto tempo para eu me apegar a leitura como foi nesse primeiro. A continuação é ainda mais fluída e aqui eu já estou mais familiarizada com o mapa de Olam e com os personagens, então não fico tão perdida como antes.
Eu também gosto muito da introdução a referências cristãs presentes no livro, mesmo que eu não seja adepta a qualquer religião. Nesse ponto, o autor é excelente em não tentar convencer ou forçar o leitor a acreditar em El, visto que os próprios personagens possuem suas dúvidas a respeito do Criador. E esse detalhe fez eu me identificar ainda mais com as inseguranças e frustrações de cada um deles.
Os mistérios que envolvem a história como um todo e todas as reviravoltas são eletrizantes, é impressionante saber que o autor é brasileiro, queria muito que esse livro tivesse maior reconhecimento ao ponto de virar uma série ou filme. Por diversos momentos, eu refleti sobre as semelhanças do Reino de Olam com a nossa realidade. A maldade e o egoísmo não só dos shedins, mas dos humanos, que em vários momentos só pensam neles mesmos, me faz ter o mesmo questionamento que Ben levanta sobre se existe mesmo bondade no mundo.
Por final, acredito que eu não tenha muito mais a comentar sobre o livro levando em consideração que levei um tempo considerável para lê-lo, então não me recordo de nada mais relevante. Só sei que é um livro excelente, e apesar de não saber se entraria na lista dos meus favoritos da categoria de fantasia, sei que sempre irei recomendá-lo.

"No máximo havia em mim algum resquício daquele tipo de religiosidade inata em todos os seres humanos e do qual, por mais que lutem, jamais conseguem se livrar" ~ As Crônicas de Olam

Sakurazuka 04/09/2022

Fiquei muito empolgado com o começo do livro, pois traz um sistema de magia muito interessante e com N referências bíblicas e tal. Porém com o passar do livro a história fica muito previsível, tudo é fácil demais, você não sente medo nenhum pelos personagens e os acontecimentos são simples e facilmente solucionaveis. Um mundo muito bom, mas com saídas simples para os problemas.
É um bom livro para quem quer entrar para o mundo da fantasia.

Dudatc 26/07/2022

A luz resplandece sobre as trevas
Simplesmente sensacional, muito pegada Harry Potter mas ao invés de varinhas são pedras, e como sou fã do Harry não tinha como não gostar dessa maravilhosa história cheia de perigos, aventuras, batalhas, romance e aprendizado, adorei como ela se desenvolveu contando a visão de cada personagem e criando perspectivas diferentes, tem tanta emoção, cada capítulo mais inesperado que o outro, montando uma narrativa sensacional em torno desse grupo de viajantes tão corajosos que foram amadurecendo a cada aventura para enfim salvar e reativar o olho de Olam, para que a luz mais uma vez vença as trevas.

Ansiosa para ler as próximas crônicas, pois digamos que o final não foi bem definido?

José Leandro 20/06/2022

Leitura agradável! Recomendo!
Comecei a ler esse livro depois de consultar as avaliações e devo concordar com todas elas. A trama é muito interessante e o universo também, levei um tempo para me acostumar com as nomenclaturas, mas depois fiquei viciado.
Já vou para o próximo livro e recomendo muito esse!

Amanda Tadeu 07/05/2022

Como assim eu não conhecia essa obra de arte?
O Sr. Leandro Lima foi professor do meu pai, e um dia meu pai falou um pouco sobre essa sua trilogia, uma ficção cristã e nacional. Eu amo ficção, mas quando meu pai começou a falar sobre o livro, admito que fiquei com um pé atrás, esperava uma coisa meio mal escrita e uma história entediante.

Quando meu pai me deu o livro, enrolei um tanto para realmente me empenhar na leitura. Só que quando comecei a levar o livro a sério, não conseguia mais parar de ler.

A história é maravilhosa, o universo criado pelo autor é incrível, sua escrita é linda e as reflexões que o livro trás são ótimas. Esse trabalho cheio de mistérios, mas em nenhum momento sem sentido deixa no chinelo várias sagas famosas que já li.

Meu único questionamento é como esse livro não recebe o reconhecimento que merece? Enfim, me apaixonei pelos personagens e pela história. Sai panfletando o livro para todos os meus amigos KKKK recomendo a leitura a todos os seres viventes, pq isso é uma obra de arte.

El seja louvado por colocar pessoas no mundo com tanto talento.

Silene.Monteiro 24/03/2022

Melhor livro
Sem dúvidas foi o melhor livro de ficção que já li!O escritor conseguiu me levar numa viagem incrível,em alguns momentos me sentir profundamente tocada.E agora trocaria sem pensar meu celular por uma pedra shoham hahahahah
Agora estou feliz porque ainda tem mais dois volumes!

bibi 24/01/2022

Perfeito
Eu amei esse livro. A historia dele e muito interesante, o autor explica tudo desse mundo que ele criou, ate parece que e real. Eu demorei um pouco para ler o começo porque a apresentação do mundo foi más dificil de entender, más depois que voce entende o universo fica incrivel. Não vejo a hora de ler o segundo.

Fernanda Bard Chagas 15/01/2022

Esse livro é como uma shoham branca, rara e poderosa
Ben, apelidado como Guardião de Livros, é um órfão que foi criado por um velho misterioso, Enosh, ele auxilia seu mestre na Biblioteca de Havilá, um pequeno vilarejo situado próximo às montanhas onde as preciosas pedras shoham são extraídas. O poder de Olam é inteiramente dependente da lapidação dessas pedras que possuem diversas funções e poderes. No entanto, além de um simples bibliotecário, Enosh é na verdade um latash, um lapidador de pedras que utiliza técnicas proibidas, e Ben é seu aprendiz. Porém, tudo muda quando uma figura encapuzada aparece na biblioteca de Havilá e sequestra o velho Enosh, ateando fogo no velho casarão. A partir daí, Ben e seus dois amigos, Leannah e Adin, se veem obrigados a partir em uma aventura até a grande cidade de Olamir, contando apenas com um mistério e uma pedra que Ben ganhou de seu velho mestre, a Halom.
Esse livro é simplesmente sensacional, apesar de eu tê-lo lido muito lentamente, sinto que poderia ter engolido ele em pouquíssimos dias se tivesse tido tempo. A amplitude do universo criado pelo autor é surpreendente, a quantidade de mitos e lendas envolvendo a criação de Olam, as criaturas das trevas e a mitologia de todo o universo é maravilhoso, uma verdadeira fantasia épica cheia de elementos encantadores e arrebatadora. O desenvolvimento dos personagens é incrível, apesar de eu ter tido ranço do Ben em alguns trechos e achar que o capítulo inicial dele com a Tzizah foi muito bobo e sem sentido.
Sem dúvida a Leannah foi a personagem mais impactante e de maior crescimento nessa história, ainda que nas últimas páginas vemos um desfecho colossal para o Ben. Sinto que só o Adin foi meio que posto de lado durante a narrativa, mas ainda acho que terão muitas surpresas para os próximos livros. E esse é um dos pontos mais esplêndidos também na narrativa, a capacidade de surpreender e revirar a narrativa toda hahaha muitas vezes fui enganada pelo escritor, apenas para ver um desfecho ainda mais impressionante!

Arthur Menassi 10/01/2022

Ótima literatura fantástica
O reverendo Leandro Lima nos presenteia
com essa trilogia fantástica, ótima história, ótimo universo e personagens. Uma pena não ter mais reconhecimento. L.L. tem uma mente muito abençoada com criatividade. Muito bom.

LaraTavares 08/01/2022

Incrível
Um livro de fantasia pra guardar com carinho, eu simplesmente amei, e ainda tem mais dois livros pra se aventurar.

Pat 29/12/2021

As crônicas de Olam? ???
que livro incrível!! no comecinho não me acostumei com a escrita do autor e acabou atrapalhando um pouquinho minha leitura, mas depois começou a fluir de um jeito tão lindo ? eu amei simplesmente cada detalhe que o autor escolheu pra finalizar esse primeiro livro da trilogia e amei as lacunas que ficaram em branco também pros próximos livrosss ? foi uma leitura fantástica que já quero ler imediatamente o 2! todo mundo deveria dar uma chance pra essa trilogia porque além de serem livros nacionais você sente que foi tudo pensado com carinho em cada detalhezinho ? esse livritcho com certeza entrou pros meus melhores do ano ?
amei amei ameii ?
Bea ou Bia 22/04/2022minha estante