Um homem bom é difícil de encontrar

Um homem bom é difícil de encontrar Flannery O'Connor
Flannery O'Connor

Resenhas - É difícil encontrar um homem bom

valentina 23/05/2020

histórias criativas e escrita maravilhosa, porém em nenhum momento é possível ignorar a perspectiva da autora de mulher branca classe média no sul dos EUA nos anos 50. em alguns momentos, e as vezes em histórias inteiras, isso causa um grande desconforto, e, no caso, não é pela habilidade de escrita, mas sim por saber que tais pensamentos existem até hoje. é uma boa escritora, isso é inegável, mas esse livro é mais um exemplo de que é impossível separar artista da obra

Carolizons 21/05/2020

Excelente escrita
A escrita do livro é primorosa, com momentos de tensão muito bem construídos. Ainda assim, o livro de contos não me empolgou muito.

Ingrid Bays 21/05/2020

Não foi uma leitura que me conquistou, mas é interessante essa escrita sobre as tragédias do viver, sobre essa construção desumana. Realmente, o mundo foi e sempre será podre, pois ninguém está imune à barbárie.
@lendoedestacando

Matheus945 18/05/2020

Indiferente
Sou uma pessoa que gosta muito de narrativas curtas, seja ela um conto ou uma novela, então quando eu vi que a Tag ia enviar mais um livro de contos fiquei animado, mas o conteúdo não correspondeu com as minhas expectativas.

Algumas coisas que pensei durante a narrativa foram ?esses contos não me passam nada?; ?as simbologias não ficam claras?; ?entediado? e ?eu precisava estar lendo isso pra discutir sobre o assunto??. E acho que logo naquele primeiro pensamento que tive é que eu vi que seria um problema, pra mim o pior tipo de livro é aquele que passa indiferente na vida de um leitor, você terminar a leitura do mesmo jeito que começou. Até mesmo pra um livro ruim, ele te passa uma sensação de raiva, mas esse livro da Flanery não teve presença o suficiente pra me fazer sentir alguma coisa.

E por esses motivos foi muito difícil classificar em uma nota, coloquei 2 estrelas porque tiveram alguns contos que até que foram legais mas ainda assim não me passaram muita coisa. Destaco ?Refugiado de guerra? e ?Um homem bom é difícil de encontrar?.

Após a leitura, fui ler a revistinha que disse que os contos estão cheios de simbologias, o que me fez ficar realmente confuso já que não vi nada disso nos contos e me pareceu que estavam encontrando justificativas pros contos serem bons. Não foi pra mim.

Sayonnara 18/05/2020

Leitura crua, a vida como ela é. Não existe só o bem ou o mal nas pessoas, mas ambos. retrato de uma época com seus costumes muito bem descritos. Leitura que recomendo.

Adonai 15/05/2020

Prepare-se para o grotesco
Já leu algum livro que deixa uma sensação estranha? Esse é um daqueles. Parece que o desconforto escapa das páginas e cerca você, cada personagem bizarro, situações grotescas, momentos de expectativa e muitas surpresas nesse livro de contos da Flannery.

Logo no primeiro conto - o que inclusive é o nome do livro - já somos atingidos por uma situação um tanto irritante, com personagens estranhos, até odiáveis e a velocidade de leitura cresce com o passar das linhas.

Cerca de dois contos são mais fracos, mas o livro como um todo é bem forte, alguns pontos intragáveis e outros que a vontade de entrar na história pra bater em certos personagens é até plausível. Vale a leitura e a indignação.

Gotas de leitura 15/05/2020

Um homem bom é difícil de encontrar e outras histórias. Flannery O’Connor. 1953.
Livro que reúne dez contos da importante escritora norte-americana Flannery O’Connor que faleceu jovem, com apenas 39 anos, de lúpus. Edição da @novafronteira em parceria com a @taglivros.

As histórias são ambientadas no Sul dos Estados Unidos e misturam tragédia e bom humor, atiçando a curiosidade até o final de cada conto. Os personagens que são no mínimo diferentes, para não citar o termo grotescas que comumente é utilizado para descrever as figuras criadas por Flannery, sofrem grandes e inusitadas mudanças em suas vidas simples. O feio, o miserável, o aleijado e o excluído são exemplos desses tipos que me fizeram lembrar os personagens das histórias contadas nas “bocas de noite” da minha infância no sertão do Nordeste brasileiro.

Os enredos nos deixam com uma sensação de descrença e refletindo sobre a maldade do homem. Leitura que fluiu e me tirou da zona de conforto.

site: https://instagram.com/gotasdeleitura

Daniel263 14/05/2020

Morbidez macabra e visceral
28ª leitura de 2020; e 4º livro da TAG curadoria deste ano.

Livro bom, muito bem escrito e extremamente impactante. Com 10 contos sombrios, cri?ticos e fortes, ?Um homem bom e? difi?cil de encontrar e outras histo?rias? e? um soco no esto?mago da civilizac?a?o ocidental.

A obra traz contos em que ocorrem transformac?o?es dra?sticas e drama?ticas na vida de seus personagens. A autora ambienta muito bem os cena?rios e situac?o?es, passando o zeitgeist de desolac?a?o, fervor religioso e descrenc?a social nos EUA do ini?cio do se?culo XX.

No entanto, muito das perspectivas e preconceitos culturais, econo?micos e raciais da autora tambe?m acabam impressos nas histo?rias do livro.

Escrito por Flannery O?Connor, famosa escritora sul-estadunidense e bastia?o ficc?a?o go?tica dos EUA, o livro reproduz tambe?m muito dos sofrimentos e angu?stias da autora. Morta aos 39, apo?s anos sofrendo de lu?pus, seu legado e? um retrato bem visceral da perspectiva W.A.S.P. (White Anglo-Saxon Protestant).

Kelly.Cris 13/05/2020

Quer ler este livro? Prepare o estômago...
Ao final do primeiro conto, vê-se claramente o propósito do livro - chocar. E a temática não muda até o fim. O que há de pior no ser humano sendo espelhado em todos eles.

Isabel 07/05/2020

Adorei!
Gostei muito dos contos e do estilo de escrita da autora. Achei muito estético e conseguia imaginar claramente todas as cenas que ela descreve no livro: consegue ser descritiva sem ser maçante.
Também amei o humor e a ironia que Flannery coloca nos contos. Recomendo demais a leitura!

Libio 07/05/2020

Dez contos que pra mim no final me fez parar e pensar - "WTF?". Mas recomendo, trás nova perspectivas sobre mundo a qual vivemos.

Carolina 06/05/2020

Interessante
Um livro de contos ambientados no sul dos EUA. A autora analisa como comportamentos aparentemente cordiais podem esconder intenções sombrias.

50livros 05/05/2020

Livro bom para quem curte Gótico Sulista
Essa leitura aqui foi um porre. Tudo bem, entendo quem curtiu o livro, mas para mim o Gótico Sulista realmente não funciona. A sensação que eu tive foi que os contos não tinham propósito, nada realmente acontecia e, o que acontecia, não chegava a lugar nenhum. Para mim, tudo se desenrolava a fim de forçar uma reflexão. Esse foi o meu problema no geral: tudo era muito forçado. Pelo que eu estudei sobre o Gótico, a vibe é bem essa mesmo, só que foi exatamente isso que me fez não curtir a leitura. Se quiser se arriscar, já saiba: é uma leitura para MUITOS poucos.

site: https://www.50livros.com/single-post/2020/04/28/A-EXPERI%C3%8ANCIA-de-Um-homem-bom-%C3%A9-dif%C3%ADcil-de-encontrar-e-outras-hist%C3%B3rias-de-Flannery-OConnor---TAGCURADORIA

Tehil 05/05/2020

"Nenhum de nós é imune à barbárie; seja de sofrê-la, seja de cometê-la".

@szpbl 03/05/2020

Grotesco
Os contos de Flannery O'Connor são difíceis de ler porque tratam de preconceitos e atitudes amplamente presentes na sociedade. E o pior, são colocadas de maneira a nos fazer lembrar do tio fascista. Em outras palavras, nem sempre essas atitudes são tão evidentes quando se pode supor. Às vezes, o vendedor de bíblia é só um golpista. Apesar de ser de outra geração, as histórias são importantes para nos fazer refletir a respeito da nossa própria ignorância por meio de situações grotescas.