Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Bianca.Danielle 30/01/2023

o  final é trágico, mas é uma história que consegue apresentar personagens tão diferentes e complexos em poucas páginas, sendo impulsionados pelos sentimentos que os domina, sejam eles bons ou ruins.

Tiago600 28/01/2023

Otelo, um "Apocalypse Now"

Falar sobre à escrita de Shakespeare já se tornou lugar comum. O que me impressiona, são
suas atemporais sacadas. O cerne de Otelo é orbitar um relacionamento interacial e os desdobramentos que isso provoca sobre uma sociedade puritana, em pessoas retrógradas e seus pares. Na peça vemos isso catalisado na figura mefistófilica de Iago, que como uma aranha, tece sua teia e após aprisionar suas vítimas em sua rede, sem pestanejar, desfere uma carga letal de veneno nas mentes que gravitam seu espaço.

Essa tragédia foi escrita por um autor que viveu séculos atrás e essa história (infelizmente) segue viva, se perpetuando dia a dia. Dúvida? Olhe para o lado, espie o bairro, ligue a TV e leia o noticiário.

Artemis 24/01/2023

"Este é um monstro gerado em si mesmo e de si mesmo nascido"
É fantástico como as peças de Shakespare transcendem os séculos através de narrativas com filosofias e questões abordadas até hoje,Otelo é uma história marcante sobre o ciúme destrutivo,e o remorso que sentimos pelo destino de Desdemona é irretocável,a personagem inclusive ? apesar das estruturas patriarcais da época ? é apresentada com uma personalidade complexa e eloquente. Eu sabia antes da leitura que o final seria trágico,o que não impediu em nada que eu me emocionasse genuinamente. O lirismo de Shakespare é de outro mundo.

Radyja 21/01/2023

Otelo
Esse foi o segundo livro de Shakespeare que li, o primeiro foi Sonho de Uma Noite de Verão. De fato, a escrita de Shakespeare é plausível e de fácil compreensão, no entanto, fico preocupada em como a definição de amor era absurda antigamente. Como é que em pouco tempo Desdêmona havia tido tanta certeza de que amava Otelo? Assim como Romeu e Julieta, achei o amor dos dois exagerado demais. E nem preciso falar dos romances sacrificais de Sonho de uma noite verão!!

Kath 18/01/2023

O manual de como ser falso às últimas consequências
Depois de explorar a vingança em Hamlet e a cegueira do poder em Macbeth, Shakespeare explora outro lado da psique humana ao externalizar, através de Otelo, o ciúme incitado pelo ódio de um dos seus homens de confiança: Iago.

A peça começa com o "honesto Iago" maldizendo seu general por ter preterido Micael Cassio como tenente ao invés dele, deixando-o no posto de alferes que tanto odeia. Ele trama juntamente com Rodrigo contra o mouro, aproveitando-se da paixão deste por Desdêmona, a filha única do senador Brabâncio que se casara secretamente com Otelo. Incitando o senador contra o general, este o leva à juízo afirmando que ele havia enfeitiçado sua filha, até então moça recatada que dispensara todos os pretendentes que a cortejaram (se eu senti um pouco de preconceito aqui? Senti, mas impressão minha) e jamais aceitaria a corte do mouro.

Nisso, o dodge convoca a própria para dar seu depoimento e ela conta que as palavras de Otelo são verdadeiras, os dois se casaram secretamente porque ela se apaixonou por ele, pelas histórias de suas aventuras nas diversas batalhas que enfrentou. Assim, não resta a Brabâncio outra alternativa além de engolir o casamento da filha contra sua vontade e sob ordem do dodge. Com a ameaça do ataque otomano, Otelo é enviado à Chipre para combater as forças inimigas e envia a esposa com Iago, seguindo na frente com Cassio.

Iago, vendo que seu primeiro plano falhou, começa a arquitetar outro usando ainda Rodrigo como muleta, decide incitar em Otelo a desconfiança de que sua esposa é amante de seu tenente. Enquanto maquina isso, começa a arrancar dinheiro de Rodrigo sob o pretexto de presentear Desdêmona e conseguir-lhe favores para ele. Chega ao 🤬 #$%!& mulo de usar a própria esposa, sem que esta saiba, para seus propósitos uma vez que ela é a dama de companhia de Desdêmona na viagem.

Cada vez mais desconfiado e cegado pelo ciúme doentio, Otelo começa a destratar a esposa sem que esta nada entenda, enquanto Iago aprecia os frutos da sua crueldade. Mas uma pequena parte do seu plano acaba falhando, infelizmente não impedindo o desfecho trágico dos personagens.

Essa peça é o verdadeiro manual do intrigante e percebi como Shakespeare era irônico ao salientar, diversas vezes, nas falas dos personagens sobre como Iago era "honesto" enquanto este tramava com sordidez nas costas de todo mundo, inclusive da própria mulher, a quem só tratava mal. Também percebia como a mulher era representada como um objeto descartável e cuja palavra não tinha muito valor se não fosse autorizada ou comprovada por um homem (infelizmente, uma realidade da idade média).

Achei interessante a representação de Otelo como um personagem negro em posição de destaque e alta patente, especialmente considerando a época e o racismo na Europa. Mas, não é possível deixar de lado como ele é retratado com uma natural tendência à bestialidade, algo que não me agradou. Ainda assim, a maneira como Shakespeare encadeia causa e consequência até culminar no desfecho cruel, é de uma magistralidade ímpar.

Todavia, a meu ver, embora seja uma peça magnífica, ainda não se compara a Hamlet, para mim seu Magnum opus. Contudo, ainda gostei mais de Otelo que de Macbeth. Pretendo ler mais peças de Shakespeare, estou gostando muito.

bolinja 16/01/2023

Otelo
Uma tragédia perfeita em seus elementos e de uma minúncia típica do Shakespeare. Elementos mínimos são constantemente rememorados, alimentando os ciúmes de Otelo. Particularmente admiro essa falta de gratuidades, coerente com as confabulações de Iago, que não deixa nada passar despercebido.
Contudo, não é uma obra que me faz feliz na perpetuação, o teor racista de piadas e insultos direcionados a Otelo são detestáveis e me fazem questionar até onde propagaria sua genialidade sem as devidas ressalvas.

Leninha 03/01/2023

Suas melhores tragédias
Otelo inspirou uma das histórias mais ricas do nosso país, Dom Casmurro, então não precisa dizer mais nada, é simplesmente genial, e traição é a palavra chave dessa confusão.

Macbeth é tudo que uma tragédia deveria ser, sombria, mortal e impactante. Sem palavras foi como fiquei ao terminar a peça, pois ao torcer pela principal sofremos pela inevitabilidade do seu final e é magnífico torcer por uma causa perdida.

Profe Ariely 31/12/2022

Uma obra maravilhosa que me trouxe muitos sentimentos, entre eles os mais intensos foram de raiva e angústia com o terrível Iago. Que personagem, meus amigos!!!

@tigloko 29/12/2022

Ciúme e inveja
Os temas ciume e inveja são levadas ao limite nessa peça. Tudo articulado por Iago, vilão invejoso que provoca o ciúme doentio em Otelo, como se fosse um veneno. É um ótimo personagem, foi o mais detestável que eu já li das peças do Bardo até o momento. Ele até parece o personagem principal da peça, de tanto destaque que tem nos seus planos. Mas as vezes durante a leitura, fiquei pensando se o personagem era inteligente mesmo ou os outros eram burros.

Não tem muito o que dizer além disso. Segue o mesmo modelo de outras peças do autor. Tirando uma ou duas partes mais complexas, a leitura fluiu muito bem. Gosto especialmente das partes em que os personagens tem monólogos. É uma história que dá vontade de saber como terminará. Da para ler em um ou dois dias facilmente.

Por ser uma tragédia já esperava um final triste mas não foi um final que gostei. Esperava um pouco mais do personagem Otelo, ter um papel diferente ao invés de ser uma peça no tabuleiro de Iago. E esse safado tinha que ter sofrido um pouco não? kkkk. Fora isso, achei uma boa peça.
Alysson 29/12/2022minha estante
Iago é um safado, isso sim.

@tigloko 29/12/2022minha estante
Hahaha pode crer

mpettrus 29/12/2022minha estante
Sim, sempre me questionei se Otelo era burro demais ou Iago, ?sabido? demais. Enfim, pobre Desdêmona ?

@tigloko 29/12/2022minha estante
Pois é :( esperava uma reviravolta em relação ao personagem. Putz, coitada da Desdêmona, senti muita pena dela ?

Miranda 29/12/2022

Primeiro livro que li do mano Shake e gostei bastante.

No início, não consegui acompanhar muito bem a história, mas depois não parava de ler. Acho interessante como o mano Shake mostrou como o ciúmes pode mudar alguém, fazendo com que passe de uma pessoa honesta e com honra para alguém totalmente incapaz de ver os fatos como são e se deixar levar pelo sentimento.

Apesar de não ter dado 5 estrelas, o livro me despertou emoções, principalmente ódio contra Iago kkkk. Com certeza irei ler mais de suas obras.

(Peço desculpas pela opinião mal escrita, é o primeiro texto que faço aqui)

DeyvisonRaj 21/12/2022

Surpreendente
Que livro bom! Surreal pensar que um livro escrito há mais de 500 anos, aborda temas tão atuais, o que evidencia a atemporalidade dessa obra. Incrível. Genial. Li nessa edição adaptada, mas já quero, imediatamente, ler no original.

Jullie 20/12/2022

Li para a faculdade mas esqueci de atualizar aqui.
Acho que eu teria gostado mais se tivesse lido por interesse próprio mas eu gostei muito e espero ler em breve mais coisas do shakespeare
Mandy 21/12/2022minha estante
Se vc ler Macbeth tenho certeza que não vai se arrepender kkk. Homem sendo massacrado ?