Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Carlos 17/12/2022

Palmitagem incomoda muita gente
O impacto dessa história sobre ciúmes já fez dela um clichê, rememorei inúmeros folhetins da TV, mas Shakespeare deixa a história "moderna" ao abordar racismo e xenofobia

Lua Magom 16/12/2022

Esse livro é simplesmente perfeito. A tragédia perfeita. Nele Otelo se apaixona por Desdemona e como não ha aprovação do pai da moça eles fazem um casamento escondido, um dos personagens, Iago, um dos maiores vilões da literatura (na minha opinião) conta ao pai da jovem sobre o casamento afim de se vingar de Otelo que por não ter dado a ele um cargo que ele queria.
No livro fala sobre o preconceito com Otelo que era um mouro, mas não é esse o assunto principal, mas sim o amor, a confiança, e a manipulação.
Iago manipula toda a situação para Otelo acreditar que sua amada está traindo ele e acaba tudo em uma grande tragédia.
Otelo prefere acreditar em Iago do que na mulher que largou tudo pra ficar ao seu lado.
Nem sei explicar o que senti com esse livro, raiva, só, tristeza... Tudo em um só livro

Alysson 14/12/2022

Nunca imaginei que leria Shakespeare, mas li.

A leitura flui muito bem, sobretudo na segunda metade do livro. Ele foi escrito há mais de 500 anos mas possui um enredo bem atual, com batalhas, amores e ciúmes.

Se eu falar mais que isso acho que daria spoiler. ?

Daniel 14/12/2022

Esse livro é de uma perfeição sinistra, o primeiro que li do mano shake não tinha curtido tanto, porém esse vingou demais e me fez ter interesse em ler mais livros do shake, o livro é uma viagem por uma era bem distante e um prato cheio de acontecimentos em ritmo acelerado, o Otelo é o personagem mais imbecil em livros que já li, chega a dar raiva como a tragédia ocorre, porém é genial esta obra e recomendo fortemente

Yasu 11/12/2022

As mentiras perturbam a mente
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."

Manu5 09/12/2022

Gostei muito
Mais odiei o otelo, ohhhh homem burroooooo, jumento kkkkk que raiva, achei que ele mereceu o final que teve, eu amei os personagens desse livro, sem dúvida foi o que mais amei pq até os personagens secundários é legal de vê, recomendo muito esse livro.

FAbia14 05/12/2022

gostei do enredo e do final dramático, do jeito que eu esperava. a escrita é um pouco difícil em certos momentos, mas o desenvolvimento dos personagens deixou tudo mais interessante.

Lor 03/12/2022

Entra no carro Iago. Vamos pro psiquiatra
Com toda certeza um dos meus preferidos de Shakespeare. É viciante acompanhar os planos de Iago e ver que até os mais sábios e honestos, como Otelo, são facilmente persuadidos por ele. Iago cumpre muito bem seu papel de vilão/demônio, é movido por sua inveja e extremamente frio e dissimulado com todos ao redor, sem contar o desprezo que sentia pela esposa. Por falar em Emília, ela foi a personagem que mais me surpreendeu, sinceramente não esperava que ela fosse tão leal à Desdêmona. É incrível como o livro é atual, cheio de assuntos polêmicos até hoje, como o feminicídio, racismo, ciúmes e a traição.

borgatto 29/11/2022

legal
Esse livro é legal, mas eu não tenho uma opinião sobre otelo... Otelo fala sobre muita traição e é até legal

Ana lu 29/11/2022

é preciso ter muita paciência para ler Otelo. por ser uma escrita antiga e se tratar de um clássico, a leitura acaba sendo um pouco difícil e complicada, chata também.

a história é bem intrigante e quando vai chegando perto do final, ela nos prende. o plot é perfeito e todas as emoções que o protagonista sente nos deixa aflitos como ele.

apesar de ser bem complicado ler, eu indico, pois a história é muito legal e emocionante.

malu :) 18/11/2022

aaa
definitivamente nao o melhor do shakespeare mas ainda assim mt bom
emilia ícone sensata deusa apenas

sammy.micaelly 14/11/2022

?????
Queria encontrar o Iago só uma vez pra perguntar: "Iago.... ????? Porque se for, tá tudo bem!"
Livro muito bom, um dos melhores que já li de Shakespeare. E vamos combinar que o Iago é sim o melhor personagem, uma pessoa fascinante e horrível.

Ticiane 26/10/2022

O poder da persuasão
Meu primeiro livro lido de Shakespeare. Escolhi este porque se relaciona com Dom Casmurro e queria conhecer antes de reler.

Não sou muito chegada a peças, mas essa gostei bastante. Shakespeare sabe combinar bem tragédia com comédia, além de escrever personagens memoráveis. Iago com certeza entra para o cânone de personagens mais deploráveis da literatura.

Não só foi uma boa leitura como também trouxe aprendizados: não acredite em tudo que ouve, mesmo que seja de alguém "confiável".

Anna.Beatriz 25/10/2022

o veneno do ciume
Eu nunca vi esse sentimento tão bem representado em nenhuma outra obra como em Otelo. A forma como vai envenenando a pessoa de dentro para fora, transformando um sentimento tão lindo de cuidado em uma monstruosa possessão.
E como aquela narrativa totalmente enviesada pela neurose vai fazendo com que a pessoa pare de pensar racionalmente, aquilo do cérebro se voltar totalmente a confirmar suas próprias certezas. Tudo é uma confirmação da infidelidade mesmo a esposa estando tão visivelmente dedicado a ele.
Incrível tragédia.

Nicolly 24/10/2022

Muito interessante a forma que Shakespeare aborda a questão do ciúmes. Embora a linguagem usada tenha sido um pouco difícil de compreender em alguns momentos, foi uma leitura muito interessante e valorosa.