Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

@tigloko 29/12/2022

Ciúme e inveja
Os temas ciume e inveja são levadas ao limite nessa peça. Tudo articulado por Iago, vilão invejoso que provoca o ciúme doentio em Otelo, como se fosse um veneno. É um ótimo personagem, foi o mais detestável que eu já li das peças do Bardo até o momento. Ele até parece o personagem principal da peça, de tanto destaque que tem nos seus planos. Mas as vezes durante a leitura, fiquei pensando se o personagem era inteligente mesmo ou os outros eram burros.

Não tem muito o que dizer além disso. Segue o mesmo modelo de outras peças do autor. Tirando uma ou duas partes mais complexas, a leitura fluiu muito bem. Gosto especialmente das partes em que os personagens tem monólogos. É uma história que dá vontade de saber como terminará. Da para ler em um ou dois dias facilmente.

Por ser uma tragédia já esperava um final triste mas não foi um final que gostei. Esperava um pouco mais do personagem Otelo, ter um papel diferente ao invés de ser uma peça no tabuleiro de Iago. E esse safado tinha que ter sofrido um pouco não? kkkk. Fora isso, achei uma boa peça.
Alysson 29/12/2022minha estante
Iago é um safado, isso sim.

@tigloko 29/12/2022minha estante
Hahaha pode crer

mpettrus 29/12/2022minha estante
Sim, sempre me questionei se Otelo era burro demais ou Iago, ?sabido? demais. Enfim, pobre Desdêmona ?

@tigloko 29/12/2022minha estante
Pois é :( esperava uma reviravolta em relação ao personagem. Putz, coitada da Desdêmona, senti muita pena dela ?

Miranda 29/12/2022

Primeiro livro que li do mano Shake e gostei bastante.

No início, não consegui acompanhar muito bem a história, mas depois não parava de ler. Acho interessante como o mano Shake mostrou como o ciúmes pode mudar alguém, fazendo com que passe de uma pessoa honesta e com honra para alguém totalmente incapaz de ver os fatos como são e se deixar levar pelo sentimento.

Apesar de não ter dado 5 estrelas, o livro me despertou emoções, principalmente ódio contra Iago kkkk. Com certeza irei ler mais de suas obras.

(Peço desculpas pela opinião mal escrita, é o primeiro texto que faço aqui)

DeyvisonRaj 21/12/2022

Surpreendente
Que livro bom! Surreal pensar que um livro escrito há mais de 500 anos, aborda temas tão atuais, o que evidencia a atemporalidade dessa obra. Incrível. Genial. Li nessa edição adaptada, mas já quero, imediatamente, ler no original.

Jullie 20/12/2022

Li para a faculdade mas esqueci de atualizar aqui.
Acho que eu teria gostado mais se tivesse lido por interesse próprio mas eu gostei muito e espero ler em breve mais coisas do shakespeare
Mandy 21/12/2022minha estante
Se vc ler Macbeth tenho certeza que não vai se arrepender kkk. Homem sendo massacrado ?

Carlos 17/12/2022

Palmitagem incomoda muita gente
O impacto dessa história sobre ciúmes já fez dela um clichê, rememorei inúmeros folhetins da TV, mas Shakespeare deixa a história "moderna" ao abordar racismo e xenofobia

Lua Magom 16/12/2022

Esse livro é simplesmente perfeito. A tragédia perfeita. Nele Otelo se apaixona por Desdemona e como não ha aprovação do pai da moça eles fazem um casamento escondido, um dos personagens, Iago, um dos maiores vilões da literatura (na minha opinião) conta ao pai da jovem sobre o casamento afim de se vingar de Otelo que por não ter dado a ele um cargo que ele queria.
No livro fala sobre o preconceito com Otelo que era um mouro, mas não é esse o assunto principal, mas sim o amor, a confiança, e a manipulação.
Iago manipula toda a situação para Otelo acreditar que sua amada está traindo ele e acaba tudo em uma grande tragédia.
Otelo prefere acreditar em Iago do que na mulher que largou tudo pra ficar ao seu lado.
Nem sei explicar o que senti com esse livro, raiva, só, tristeza... Tudo em um só livro

Alysson 14/12/2022

Nunca imaginei que leria Shakespeare, mas li.

A leitura flui muito bem, sobretudo na segunda metade do livro. Ele foi escrito há mais de 500 anos mas possui um enredo bem atual, com batalhas, amores e ciúmes.

Se eu falar mais que isso acho que daria spoiler. ?

Daniel 14/12/2022

Esse livro é de uma perfeição sinistra, o primeiro que li do mano shake não tinha curtido tanto, porém esse vingou demais e me fez ter interesse em ler mais livros do shake, o livro é uma viagem por uma era bem distante e um prato cheio de acontecimentos em ritmo acelerado, o Otelo é o personagem mais imbecil em livros que já li, chega a dar raiva como a tragédia ocorre, porém é genial esta obra e recomendo fortemente

Yasu 11/12/2022

As mentiras perturbam a mente
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."

Manu5 09/12/2022

Gostei muito
Mais odiei o otelo, ohhhh homem burroooooo, jumento kkkkk que raiva, achei que ele mereceu o final que teve, eu amei os personagens desse livro, sem dúvida foi o que mais amei pq até os personagens secundários é legal de vê, recomendo muito esse livro.

FAbia14 05/12/2022

gostei do enredo e do final dramático, do jeito que eu esperava. a escrita é um pouco difícil em certos momentos, mas o desenvolvimento dos personagens deixou tudo mais interessante.

Lor 03/12/2022

Entra no carro Iago. Vamos pro psiquiatra
Com toda certeza um dos meus preferidos de Shakespeare. É viciante acompanhar os planos de Iago e ver que até os mais sábios e honestos, como Otelo, são facilmente persuadidos por ele. Iago cumpre muito bem seu papel de vilão/demônio, é movido por sua inveja e extremamente frio e dissimulado com todos ao redor, sem contar o desprezo que sentia pela esposa. Por falar em Emília, ela foi a personagem que mais me surpreendeu, sinceramente não esperava que ela fosse tão leal à Desdêmona. É incrível como o livro é atual, cheio de assuntos polêmicos até hoje, como o feminicídio, racismo, ciúmes e a traição.

borgatto 29/11/2022

legal
Esse livro é legal, mas eu não tenho uma opinião sobre otelo... Otelo fala sobre muita traição e é até legal

Ana lu 29/11/2022

é preciso ter muita paciência para ler Otelo. por ser uma escrita antiga e se tratar de um clássico, a leitura acaba sendo um pouco difícil e complicada, chata também.

a história é bem intrigante e quando vai chegando perto do final, ela nos prende. o plot é perfeito e todas as emoções que o protagonista sente nos deixa aflitos como ele.

apesar de ser bem complicado ler, eu indico, pois a história é muito legal e emocionante.

malu :) 18/11/2022

aaa
definitivamente nao o melhor do shakespeare mas ainda assim mt bom
emilia ícone sensata deusa apenas