A mala de Hana

A mala de Hana Karen Levine

Resenhas - A mala de Hana

Hanna 21/09/2023

Muito bom, chorei horrores
Assim como Fumiko queria fazer as crianças do Pequenas Asas se sentirem próximas de Hana, o livro também nos permite sentir isso.

Esther 11/08/2021

Maravilhoso!
Li esse livro por causa da minha escola e confesso que julguei o livro pela capa. Achava que seria algo entediante e até mesmo infantil, mas estava completamente enganada. Foi uma leitura simples, fluída e emocionante.

A única coisa que eu não gostei muito, foi a troca de épocas em casa capítulo. Isso me confundia um pouco, mas de resto, foi uma experiência maravilhosa!

Para as pessoas que leram e amaram O Diário de Anne Frank, eu indico que leiam esse livro.

Raquel.Saori 17/06/2021

A Mala de Hana - Resenha
O livro se passa em três continentes e duas épocas diferentes: os tempos do holocausto e quase 60 anos depois, no Japão.

Década de 1930: Hana Brady era uma garotinha que vivia feliz com sua família antes da Segunda Guerra Mundial. Só havia um problema: ela era judia. O livro nos conta como foi para e Hana e sua família passarem por todas aquelas situações difícies.
2000, Tóquio: Fumiko Ishioka, a diretora de um museu de holocausto japonês, estava determinada a descobrir o que aconteceu com Hana Brady, porém tudo o que ela tem é uma mala com algumas informações escritas sobre Hana. Ela faz de tudo para saber a história e contar a seus alunos tudo pelo que Hana passou.

Este foi o primeiro livro que eu li sobre a Segunda Guerra. Achei muito interessante e talvez eu leia mais livros deste tipo.
Eu me emocionei e chorei diversas vezes com essa leitura por causa das dificuldades que os judeus passar, das despedidas e das mortes.
É um livro muito bom e eu indico, mas acho que quem quiser lê-lo deve ter pelo menos 13 anos, é muito difícil não chorar quando você realmente entende o que aconteceu com as pessoas que passaram pelo holocausto, ainda mais com uma criança que foi separada de sua família com apenas 8 anos.

(Spoiler)
Tem uma parte do poema citado no final do livro que me faz arrepiar toda vez que eu leio:
"Por que ela foi morta?
Havia uma razão.
Ela nasceu judia."

Gabz 04/11/2021

foi o primeiro livro que me fez chorar, obrigado professora da biblioteca e gincana da escola por me incentivarem a ler esse livro :)

isa.keller 18/09/2023

Chorei, fui mlk
Chorei muito nesse livro principalmente pq isso infelizmente aconteceu na vida real. Amei o jeito documentário/história que o livro trabalhou e como ele trouxe fotos, jornais e uma certa história investigativa. Leria de novo e indico super para quem quer um livro para tirar da ressaca e também para quem quer uma leitura rápida.

fernanda3012 24/11/2022

Inspirador
Comecei a ler com a certeza de que a história seria comovente e triste. Ler o livro foi uma experiência gratificante e única, por conta dos relatos familiares, e da aventura de Fumiko para descobrir a história da pequena Hana com um N. Foi inspirador conhecer a história e saber o quanto todos foram fortes durante esse tempo sombrio. Super indico esse livro, é maravilhoso. E no final, meu coração se aqueceu ao ler que mesmo Hana não estando aqui, ela realizou seu sonho de ser professora. E nos ensinou lições maravilhosas. Indico superrr
Isadora 24/11/2022minha estante
Livro muito inspirador!! Nessa parte da Hana aqueceu mto meu coração ??

fernanda3012 24/11/2022minha estante
Simmm!????????

martinssa 08/07/2021

Se eu chorei?
Eu passei o livro inteiro chorando. Todos os comentários eram que eu tava chorando. Já deu pra entender? Resultado: amei!
É curtinho e fluído... Indico!

Marcela Vidinha 23/08/2009

Bom para crianças
O livro é indicado para começar a explicar o holocausto para crianças em torno dos 12 anos, a linguagem é fácil e objetiva, estudiosos mais profundos da shoah, acharao o livro fraco, mas o "IT" é mesmo a saga da professora japonesa por descobrir a estória da menina tcheca!

laura.brunca 26/04/2021

ok
é legal que ele conta a história e sofrimentos de hanna ,porém anne frank é bem melhor,não o recomendaria,mas a leitura é rápida e contém fotos legais.

thiemys 23/05/2022

como avaliar um livro sobre uma historia veridica?
Simples, não há como, então simplesmente coloco apenas 5 estrelas, já que não teria outros argumentos para não dar outra nota além disso, já que é uma história real. A história de Hana é uma de muitas histórias que existem sobre crianças judias, sendo a mais popular: o diário de Anne Frank. Não há muito o que dizer sobre, mas a leitura chega a ser entristecedor a por ver que Hana, e muitas outras crianças passou por tudo isso.

bruns 20/06/2022

A mala de hana
Pelo livro ser fininho, muita gnt pensa q ele vai ser superficial, porém vc se surpreende quando lê, como se trata sobre uma história real eu chorei igual um bebê (como sempre), mas eu recomendo muito para quem gosta de ler relatos ou histórias sobre a segunda guerra mundial

taylany.rodrigues 03/08/2020

Incrível.
?A mala de Hana e? um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianc?as submetidas ao Holocausto. A histo?ria se desenrola em tre?s continentes durante um peri?odo de quase setenta anos. Envolve a experie?ncia da garotinha Hana e de sua fami?lia na Tchecoslova?quia (atual Repu?blica Tcheca), nas de?cadas de 1930 e 1940; uma jovem e um grupo de crianc?as em To?quio, no Japa?o; e um homem em Toronto, no Canada?, nos dias de hoje.
Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.?

Estou simplesmente IMPACTADA. Conheci esse livro porque meus alunos fara?o a leitura dele esse bimestre e confesso que chorei demais. O holocausto foi uma coisa horri?vel, ta?o injusta e com justificativas inaceita?veis. Milhares de pessoas inocentes morreram por nada e ler sobre isso mexeu muito comigo.
Senti alegria, tristeza, raiva e indignac?a?o. A leitura e? ra?pida porque o livro traz fotos, tem poucas pa?ginas, mas com certeza faz o leitor refletir sobre o momento retratado e o atual. Acabamos ate? mesmo fazendo algumas comparac?o?es com o momento em que estamos vivendo.
Indico demais!

Nezuko Kamado 26/08/2023

Primeiros passos na leitura
Este foi um dos primeiros livros que li (por vontade própria), lá no 3°/4° EF, já faz tempo então não lembro muito bem da história, porém lembro que me emocionei bastante lendo. Este livro com certeza contribuiu para minha paixão por ler