Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas e procurava fazer uma crítica a sociedade de aparências. Abraços

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo?

Leticia.Lima 29/03/2018

Tocante!
Machado de Assis se preocupou em deixar uma mensagem nesse conto ,por nunca se satisfazer como compositor de polca ,Pestana acabou pegando uma febre q cresceu rapidamente e assim morreu bem com os outros porém mal consigo mesmo . Vontade de fazer história como grandes compositores clássicos, Mozart e Beethoven , casou-se achando que uma família lhe daria inspirações porém sua esposa faleceu... O título faz referência a um homem famoso e o conto nos mostra um homem que gostaria de fazer história !
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Levi.Capitão 29/03/2018

Um Homem Célebre

É um conto ambientado no Rio de Janeiro de 1875 e tem como protagonista, Pestana, um homem famoso e rico, compositor de polcas. Mas apesar da fama, Pestana odeia suas músicas, porque seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica, uma sonata. Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, mas quando começa a tocar, compõe sempre uma polca, e esta acaba fazendo grande sucesso. A insatisfação de Pestana leva-o à falência, a ponto de desfazer-se de seus bens para pagar dívidas. Fama e prestígio não garantem a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue um ideal de perfeição que não alcança e acaba em desequilíbrio. Machado de Assis fala da essência humana, da aniquilação dos sonhos, do sentimento de impossibilidade, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências numa sociedade dominada pelo capitalismo.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

laura azevedo 29/03/2018

Um homem célebre
O conto fala sobre a insatisfação, frustrações pessoais, os sonhos e ambições, muitos nos quais falhamos, muitos que cada vez se tornam mais inatingíveis nos fazendo sempre nos forçar ao máximo e mesmo assim não alcançá-la, e então, nos decepcionando no final, acarretando infelicidade permanente e desgosto em viver.

Mayara_bulcao 29/03/2018

Um homem célebre....
É um conto feito em 3°pessoa que narra a história de Pestana um compositor, ele retratou se a limite entre a realidade e a ficção.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ariel.Petrovic 28/03/2018

Um homem célebre
O obra conta a história de Pestana. Um homem bem sucedido que fazia composições de músicas polcas.Ele sempre tentava compor obras erudita,mas não tinha nada como expiração.Pestana não era um homem completo,pois o seu sonho era ganhar fama com a música erudita.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]"

Ysaa.Santtos 28/03/2018

maraisa santos
O livro conta a historia de Pestana, um pianista que se inspirava em grandes compositores como Mozart e Beethoven. Ele sofreu por não conseguir fazer grandes obras, morava com seu criado, sua casa foi deixada de herança. Por não conseguir produzir grandes obras como seus ídolos, se irritava e jurava abandonar a música.
Casou-se com Maria (esposa), uma cantora que conheceu numa festa, em uma noite de natal Maria morreu os braços de seu marido.
Pestana nunca se satisfez como compositor, ficou doente e faleceu, bem com os outros e mal consigo mesmo.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Paulo.Martins 28/03/2018

UM HOMEM CELEBRE
Em Um Homem Celebre, Machado conta a historia de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico. Porém, mesmo com a fama, Pestana odeia suas musicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica. Toda vez que Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, compõe uma polca que acaba fazendo grande sucesso.

A insatisfação com suas polcas leva-o à falência a ponto de se desfazer de seus bens para o pagamento de dívidas. Fama e prestigio não fazem a vida de Pestana feliz, pois ele quer um ideal de perfeição que não consegue alcançar.

O drama de Pestana nos mostra a impotência de espirito de um homem, que brada pela redenção que não é conseguida. O sucesso de sua glória culmina no fracasso intimo dele. As polcas são simples, por isso Pestana não as quer. Elas representam o sucesso, mas um sucesso transitório que resulta em tristeza e segundo ele uma vida sem gloria, glória que só seria alcançada com sua inclusão no mundo clássico.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo

Barcelos 28/03/2018

No conto Um homem célebre, de Machado de Assis, ele faz referências a essas misturas de influências na capital federal de fins do século XIX, abordada,no conflito entre aceitação e negação de alguns aspectos culturais

Andressa.Serbeto 28/03/2018

O homem célebre
Neste conto vemos um conflito entre ambição e vocação. Pestana tinha talento para compor polcas, mas queria compor música clássica. Às vezes, queremos muito fazer uma coisa para a qual não temos nenhuma habilidade, mas. Pestana não aceitava suas limitações e não valorizava seus talentos e habilidades e por isso não aceitou a sua vida do jeito que tava andando .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto se aplica a nossa realidade mercadológica. Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade.

Felipe.Ferreira 28/03/2018

homem celebre
achado de Assis, encontrado no livro Contos definitivos, inicia quando pestana vai a um sarau em comemoração ao aniversário de sessenta anos da viúva Camargo e lá é convocado pela viúva para tocar algumas polcas ao piano.
O detalhe que nos chama atenção, de repente não à primeira lida, é que Pestana toca as polcas sem nenhum entusiasmo.
Logo ao se retirar do piano é abordado por algumas senhoras que lhe enchem de elogios devido às suas composições.
Em seguida Machado aumenta o ar de mistério em torno da polca, os fatos da seqüência só demonstram cada vez mais o quanto Pestana procurava fugir de suas composições.
Seu grande sonho era compor música clássica, mas apesar de seus esforços acaba sempre compondo polcas.
Como sempre Machado surpreende trazendo a realidade às suas obras, ao contrário dos finais idealizados encontrados em muitos dos românticos.

site: biblioteca virtual

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Jaleno Valente 27/03/2018

Um homem célebre
Machado conta a história de Pestana , um compositor de polcas, famoso e rico. Porém, mesmo com a fama, Pestana odeia suas músicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica.
A insatisfação com suas polcas leva-o à falência a ponto de se desfazer de seus bens para o pagamento de dívidas. Fama e prestígio não fazem a vida de Pestana feliz, pois ele quer um ideal de perfeição que não consegue alcançar.