Um homem célebre

Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

genicio 31/03/2018

Homem celebre
Um Homem Célebre" conta a história de Pestana, um pianista compositor de polca (estilo musical) que busca criar obras sérias, profundas, trabalhadas, inspiradas em grandes compositores como Mozart e Beethoven. Ele sofre por não conseguir criar grandes obras, só polcas fáceis. Morava com seu criado, um velho negro, que o servia. Possuia vários quadros na parede. Um era de um padre que o educou ensinando música e latim, que segundo desocupados, era o próprio pai de Pestana. Sua casa foi deixada de herança. Os demais quadros eram retratos de compositores clássicos.

Iasmin 31/03/2018

Um homem célebre
Um homem célebre é um conta bem reflexivo, fala sobre um sentimento de impossibilidade a aniquilação dos sonhos onde pestana é um compositor famoso e rico.
Só que ele odeia as suas músicas, o sonho dele de verdade é criar uma peça clássica.
Até que ele compõe uma musica no começo é um grande sucesso só que ele começa a ficar insatisfeito e fica falido.

Brenda.Dias 31/03/2018

Homem célebre
Um homem célebre conta a história de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico. Neste conto de Machado de Assis ele relata a impotência do homem, pois Pestana um homem rico de boa vida porém triste, queria ter uma peça clássica, mas todas suas alternativas foram negadas. Este conto é a oposição entre vocação é ambição.

Herland.Augusto 30/03/2018

O conto fala sobre a insatisfação, frustrações pessoais, os sonhos e ambições, muito interessante o conto
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

João Vitor "Pi" 30/03/2018

História Boa
A História de Pestana, que ocorreu no Rio de Janeiro por volta de 1875. O Conto traz a história de Pestana um músico vivendo um dilema sobre sua carreira entre a sua ambição e a sua realidade. Machado de Assis fala da essência humana da aniquilação do Sonhos, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Carolina.Athais 30/03/2018

Nesse conto o autor aborda a história de Pestana, um homem que é compositor, que sonhar em criar uma peça classica buscando inspiraçao em grandes musicos como Bethoven.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Gusta 30/03/2018

Um homem Célebre
Um homem célebre fala sobre pestana,que é um famoso compositor de polcas e rico.
Porém,ele é um homem insatisfeito,pois o que ele mais quer é compor uma peça clássica como as de Mozart e Beethoven por exemplo.As polcas apesar de fazerem grande sucesso,são simples,por isso pestana não as quer.Elas representam o sucesso, mas um sucesso transitório que resulta em tristeza e segundo ele uma vida sem gloria, glória que só seria alcançada com sua inclusão no mundo clássico.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade.

Larissa.Bonfim 30/03/2018

No livro o personagem conhecido como pestana tenta buscar a perfeição através de suas polcas. Ele era um homem não muito bem humorado por causa de suas tentativas de compor uma nova polca que não estava conseguindo. Pestana se inspirava em grandes compositores como Mozart e Beethoven, ele achava suas composições muito fáceis, com isso ele queria criar uma nova para dominar todas as outras, só que as pessoas gostavam de suas polcas mas pra ele não passava de criações iguais.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO

3. FAÇA ANOTAÇÕES

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR

Italo.Nery 30/03/2018

O conto gira em torno de um homem, que quer era grande pianista da época onde seu desejo era o de compor uma peça nos padrões da música erudita.
É um conto muito interessante, apesar de ter uma grande fama, o homem se sentia muitos infeliz por não conseguir compor algo com os padrões da música erudita europeia.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Considerado por críticos literários como um dos melhores contos machadianos. Um conto que apresenta diversas possibilidades de análise, sucesso X realização, inspiração X criação, público X privado, clássico X popular, realização X reconhecimento, mercado X produto.
Uma análise é a possibilidade de agradar a todos e a incapacidade de realizar aspirações pessoais. Machado brinda-nos com um trecho final que poderia resumir em poucas palavras esse tema: morre bem com os homens e mal consigo mesmo. De que adianta agradar ao mundo se nos sentimos infelizes e insatisfeitos com nossa existência?

Isabela.Soares 30/03/2018

Homem célebre
Homem célebre retrata a vida de muitas pessoas na questão de nunca estar satisfeito consigo mesmo, que tenta ser e repetir o feito de outras pessoas sem perceber que o que ele faz é motivo de orgulho!
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Excelente análise! O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássicas, eruditas.