Um homem célebre

Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Rafael Lima 06/04/2018

UM HOMEM CELEBRE 2 J
Conta sobre pestana um musico de sucesso que se inspirava nos grandes artistas famosos, era um compositor de polcas estilo musical trazido de Portugal o treta mostra os conflitos enfrentados pelo musico que mesmo fazendo sucesso era infeliz por não alcançar o seu real objetivo de compor uma musica erudita Já que sempre que se sentava para compor a inspiração lhe deixava.

Brenda Rosa 05/04/2018

UM HOMEM CELEBRE
O conto no início que chega a ser cômico a forma que tudo dá errado. Onde um ótimo compositor de polcas odeia polcas, casado com uma mulher que era tuberculosa e ao seu ver não era tão bonita, era apaixonado por música clássica, mas não tinha talento nenhum para isso, até que chegou o dia em que sua mulher morreu, e daí surgi a inspiração de fazer um réquiem, que, como a música clássica, também não deu em nada. Por fim ele acabou voltado a fazer polcas, ficou doente, foi coroado o rei das polcas e morre sem fazer o que ele mais queria,
Eu achei esse conto uma coisa meio cotidiana, pois isso acontece frequentemente, mas é bonito ver a maneira como ele se empenhou pra tentar seguir aquilo eu ele queria.

Glenda 05/04/2018

UM HOMEM CÉLEBRE
É um conto ambientado no Rio de Janeiro de 1875 e tem como protagonista, Pestana, um homem famoso e rico, compositor de polcas. Mas apesar da fama, Pestana odeia suas músicas, porque seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica, uma sonata. Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, mas quando começa a tocar, compõe sempre uma polca, e esta acaba fazendo grande sucesso. A insatisfação de Pestana leva-o à falência, a ponto de desfazer-se de seus bens para pagar dívidas. Fama e prestígio não garantem a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue um ideal de perfeição que não alcança e acaba em desequilíbrio. Machado de Assis fala da essência humana, da aniquilação dos sonhos, do sentimento de impossibilidade, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências numa sociedade dominada pelo capitalismo.

---

No conto Um Homem Célebre, meio que temos um conflito entre os ideais e a realidade. Pestana é um músico que se inspira em Mozart e Beethoven, mas que vive infeliz pois o sonho dele é compor uma peça clássica e ele só faz sucesso com suas polcas, então temos um conflito do que o que ele realmente quer ( compor uma peça clássica ) entre o que ele realmente tem ( talento para compor polcas, que por sinal faz muito sucesso.)

Clara.CodeAo 05/04/2018

Um homem célebre/ Ana Clara Almeida 2L
Esse conto mostra a história de Pestana,um compositor de polcas famoso e rico.Mais ele não gosta de suas músicas por que seu maior sonho é compor uma peça clássica.
A inspiração dele para que suas músicas façam tanto sucesso vem de duas pessoas chamadas Mozart & Beethoven.
A insatisfação com suas polcas e tanta que te leva a falência e tem a necessidade de vender todos os seus bens,para poder pagar todas as suas dívidas.
A fama não fazia a vida de Pestana Feliz, pois ele queria um ideal de perfeição que não conseguiu conquistar
Grace 08/04/2018minha estante

Vinicius.Silveira 05/04/2018

um homem celebre/vinicius silveira/2L
Este conto se inicia quando pestana vai a um sarau em comemoração ao aniversário de sessenta anos da viúva, Camargo e lá é convocado pela viúva para tocar algumas polcas ao piano. O detalhe que nos chama atenção, de repente não à primeira lida, é que Pestana toca as polcas sem nenhum entusiasmo. Logo ao se retirar do piano é abordado por algumas senhoras que lhe enchem de elogios devido às suas composições. Porém, Pestana não parece feliz, todos lhe oferecem remédios, mas ele recusa e vai embora. O mais próximo que Pestana chegou de realizar seu grande sonho foi uma “suposta” composição de música clássica, que foi identificada por sua mulher como sendo de Chopin. E realmente era, sua cabeça havia lhe pregado uma peça.

Michelle Santos 02/04/2018

Joao.Pedro 02/04/2018

Um homem célebre
Gostei e não gostei desse conto! Ele teve partes bastante interessantes como o casamento para se inspirar na musica, a tentava dele em fazer um som extraordinária e também teve partes negativas, no meu ponto de vista o texto se tornou de certa forma cansativa retratando a forma como ele vivia e como isso o atingia de forma negativa.

Angelo.Gabriel 02/04/2018

Um Homem Célebre
este livro me fez pensar será que fazemos tudo por não sentir-se bem consigo para ter dinheiro? gostei muito no contexto de que se passa a história a pesar de toda a riqueza deixada pelo seu pai, pestana um pianista compositor de polca procura criar obras que sejam renomadas como as de Mozart e Beethoven ele sofre bastante por não conseguir criar obras de tanto renome quanto a dos pianistas citados Pestana possuía muitos quadros na parede um deles era de um padre que por muitos comentários era o seu pai os demais quadros eram de pianistas consagrados que para ele eram os santos no piano.
quando caía a noite Pestana ficava observando as estrelas e pensando por que não conseguia criar obras tão renomadas quanto as do Mozart ou Beethoven sentava no piano mas a inspiração que ele buscava não vinha... se irritava e dizia abandonar a música ele casou-se com uma moça de 27 anos depois de ouvi-la cantar numa festa noturna. Pestana pensava que tinha começado uma família e com o tempo suas obras viriam então veio a ideia de produzir um noturno e quando finalizou chamou Maria (sua esposa) para ouvi-la após dar sua opinião Pestana ficou pasmo e tentou chegar até uma linha de trem para ser esmagado por sorte ou azar um segurança o tirou de lá. Maria morreu nos braços do rapaz numa noite de natal pois estava doente e Pestana não sabia meses atrás ela estava tossindo muito com o corpo pálido estendido na cama ele ouvia suas polcas serem tocadas num baile dava-lhe um ar irônico e perverso.
Compôs uma Requim para o aniversário de enterro de sua mulher ele nunca conseguiu terminar no dia ele chorou muito mas nem todas as lágrimas foram pra sua mulher maioria para ele por não ter feito sucesso as dívidas foram vindo tanto que precisou vender sua casa e conseguiu outro emprego para tentar se reequilibrar o frustrado tocou uma polca uma noite antes de sua morte madrugada seguinte ele já tinha partido bem com os outros mas mal consigo mesmo.

Ari Rocha 01/04/2018

Um Homem Célebre - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis, conta a história de Pestana, um pianista compositor de polca que busca criar obras eruditas inspiradas em grandes compositores como Mozart e Beethoven. O personagem vive a frustração por não conseguir criar grandes obras, só polcas.
A sua frustração leva à falência chegando ao certo ponto de se desfazer do seus bens para fazer o pagamento de suas dívidas.
Pestana acha sua polcas simples, por isso não as quer, pois ele busca uma idealização de perfeição que não conseguindo alcançar.

David Melo 01/04/2018

Diferentes censos de sucesso
Com sede de inovar, Pestana, o personagem principal, entra em um dilema: Ele consiguirá sair desse sucesso que ele considera vulgar? Ou ficará dominado pelo da música que ele considera passageira?
Em questão do enredo eu achei o conto bem interessante, mostrando mais uma crítica social sempre presente nas obras de machado de assis, embora esse tipo de história não desperte muito o interesse do público mais jovem.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade, sendo a temática muito voltada aos interesses da sociedade do século XIX. Podemos destacar outras possibilidades de análises como, por exemplo, a inspiração e a criatividade e a persistência humana.

Guilherme.Pereira 31/03/2018

" Um Homem Célebre "
Em Um Homem Celebre, Machado conta a historia de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico.Porém, mesmo com a fama, Pestana odeia suas musicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica. Ao meu ver, a história de Pestana, que ocorreu por volta de 1875, ainda é muito presente na vida de músicos atuais. Ainda hoje é possível notar que diversos músicos vivem o dilema entre estudar música erudita e viver de música popular.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,