Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

fl.gil 01/04/2020

UM HOMEM CELEBRE
Em terceira pessoa com a narração feita por um narrador onisciente, aquele que conhece a alma do personagem. O tema refere-se a frustração e o desejo ambicioso de se tornar conhecido com um compositor clássico.

Bruno.Cerqueira 07/05/2018

Um homen célebre
O compositor Pestana é o homem célebre a que se refere o título. Como se pode esperar de qualquer narrativa machadiana, trata-se de uma ironia mordaz. Autor de polcas que se popularizam até ao assobio, Pestana não está satisfeito com esse sucesso fácil e "vulgar". Gosta

Luana 07/05/2018

Um homem célebre
Nesse conto de Machado de Assis, pode se perceber que ele aborda o homem protano que buscava perfeição, porém não conseguia. De certa forma, ele era um homem bem sucedido, mas nao conseguia obter o sucesso que tanto almejava pelo motivo de não compor suas músicas clássicas .

alcantara 28/04/2018

O homem de 30 anos chamado pestana que tocava no piano que Copoem varias musicas, mas So gostava de musica Classica Quem te educou e encinou latim e deixou de erança uma casa velha onde morava sua familia, apesar de gostar de musicas classicas era muito bom com Musica popular, poca.

Edcarlos jr 16/04/2018

Um homem célebre
O HOMEM DE 30 ANOS CHAMADO PESTANA QUE TOCAVA NO PIANO QUE COMPÕEM VARIAS MUSICAS, MAS SÓ GOSTAVA DE MUSICA CLÁSSICA QUEM TE EDUCOU E ENSINOU LATIM E DEIXOU DE HERANÇA UMA CASA VELHA ONDE MORAVA SUA FAMÍLIA, APESAR DE GOSTAR DE MUSICAS CLÁSSICAS ERA MUITO BOM COM MUSICA POPULAR, POCA.

Samuel.Araujo 15/04/2018

2C
O livro em si tem uma boa estória, mas não curto tal gênero pois muitas das vezes fico com a angústia que o protagonista sente por tentar me por no lugar, o sentimentos dele(Pestana) reflete alguns casos reais, isso é algo impressionante no livro.

Samuel.Xavier 14/04/2018

Boa mensagem
No conto "Um homem célebre" o próprio autor trás a mensagem de não se contentar apenas com o que se é dado, sabendo que pode ter algo feito por si mesmo em qualidade e perfeição. O conto se passa em uma história na qual o personagem busca a perfeição através da criação de músicas, o qual falece após não ter procedimento na tal sonhada "conquista".

Ana Beatriz Pessoa 2°M 10/04/2018

Um Homem Célebre
O conto narra a história de Pestana, um famoso compositor de polcas muito rico e famoso, que apesar de sua fama, odeia as sua composições e toda a popularidade que elas lhe proporcionam. Seu grande sonho é produzir músicas no nível dos grandes mestres, como Chopin, Mozart e Beethoven. Tamanha é a persistência do músico para alcançar sua ambição, que chega até a se casar com uma cantora, Maria, crendo que, convivendo com ela, finalmente teria a sua inspiração. Após a morte de sua esposa, ele cria uma composição em sua homenagem. Porém falha ao tentar compor e decide abandonar a profissão. O conto crítica a questão do mercado que está mais interessado em obras de qualidade fácil, que satisfazem de forma imediata o gosto do público.

pl 09/04/2018

O conto tem como protagonista, Pestana, um homem famoso e rico, compositor de polcas. Seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica, uma sonata. Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, mas quando começa a tocar, compõe sempre uma polca, e esta acaba fazendo grande sucesso. A insatisfação de Pestana leva-o à falência, a ponto de desfazer-se de seus bens para pagar dívidas. Fama e prestígio não garantem a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue um ideal de perfeição que não alcança e acaba em desequilíbrio.
Machado de Assis fala da essência humana, do abandono dos sonhos, do sentimento de impossibilidade, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências numa sociedade dominada pelo capitalismo. O conto ainda é muito presente na vida de músicos atuais. Ainda hoje é possível notar que diversos músicos vivem o dilema entre estudar música erudita e viver de música popular, Poucos conseguem.