A Náusea

A Náusea Jean-Paul Sartre

Resenhas - A Náusea

Arthur 26/04/2022

Bem difícil taxar esse livro como romance, porém como livro de filosofia ele se torna impecável, relfexoes sobe o existencialismo sartriano de forma bem lírica

@leiturasdanickson 18/09/2022

"Existo porque penso... e não posso me impedir de pensar"
o termo "a náusea" representou exatamente o que Sartre quis passar, me senti nauseada de verdade e associei esse sentimento com alguns momentos bem específicos da minha vida, achei incrível. as últimas 50/60 páginas do livro foram mais chatinhas, mas no geral eu adorei a experiência.

nesse livro vivenciamos o fardo que é viver um dia após o outro e como às vezes isso pode ser cansativo e em como a existência é frágil em sentido quando a analisamos profundamente. Sartre aborda tanta coisa que eu nem consigo elaborar uma resenha decente. vou deixar apenas algumas citações:

"Um dia perfeito para a introspecção: essas feias claridades que o sol projeta, como um julgamento sem indulgência, sobre as criaturas, entram-me pelos olhos; estou iluminado por dentro por uma luz empobrecedora. Tenho certeza de que bastariam 15 minutos para que atingisse a suprema repugnância de mim mesmo."

"Apego-me a cada instante com todo o meu coração: sei que é único; insubstituível - e no entanto não faria um gesto para impedi-lo de se aniquilar."

"Mas para mim não existem segunda-feira nem domingo: existem dias que se atropelam desordenadamente e, além disso, lampejos como esse."

"Sou, existo, penso, logo sou: sou porque penso, por que penso?"

"... que aqui estamos, todos nós, comendo e bebendo, para conservar nossa preciosa existência, e que não há nada, nada, nenhuma razão para existir."

"Existo - o mundo existe - e sei que o mundo existe. Isso é tudo. Mas tanto faz para mim. É estranho que tudo me seja tão indiferente: isso me assusta."

"... pensam no Amanhã, isto é, simplesmente num novo hoje; as cidades dispõem apenas de um único dia que retorna igualzinho todas as manhãs."

Nah 29/11/2022

"i am alone in the midst of these happy, reasonable voices. all these creatures spend their time explaining, realizing happily that they agree with each other. in heaven?s name, why is it so important to think the same things all together"

Roarezito 03/02/2023

Quando se vive, nada acontece
A história centraliza-se em torno de um personagem que experimenta uma sensação constante de vazio e desespero, e a jornada que ele embarca para compreender e lidar com suas emoções

Ravier1 27/05/2023

A náusea
Neste livro Sartre explora temas como liberdade, autenticidade e responsabilidade individual, confrontando o leitor com a ideia de que somos livres para criar nossas próprias vidas, mas também somos confrontados com a angústia e a responsabilidade inerentes a essa liberdade.

Vitor 14/11/2023

Estou pensando sobre, precisarei ler novamente em uma outra fase da minha vida, porém, com essa primeira leitura já tive o prazer de me deleitar com uma literatura excepcional, muito filosófico. A filosofia do Sartre abrangerá todas as sociedades. Simone tinha um bom gosto!

Paula 15/11/2023

A náusea
O enredo é escrito em forma de diário e conta a história de Antoine Roquentin, um homem francês que começa a perceber a vida e os elementos da sua rotina de uma forma diferenciada. Sartre estabelece no romance suas ideias sobre o existencialismo e o absurdo, possibilitando a nossa crítica quanto à percepção do mundo, que se dá, comumente, tanto de forma mecanizada, quanto a partir de signos e conceitos preestabelecidos.

karensansfleurs 05/12/2023

Um dos meus livros favoritos:

A náusea pra mim é o livro existencialista definitivo e essencial. A história fala de Roquentin, um personagem que mergulha em uma jornada interna de busca por sentido. Desde o início do livro, somos envolvidos em sua experiência de "náusea", uma repulsa profunda pela existência absurda.
A história acontece na cidade de Bouville, onde o cotidiano de Roquentin perde seu significado. Sartre desmonta as camadas da realidade, questionando normas sociais e convenções. A prosa é muito intensa, convidando a gente a refletir sobre nossa própria existência.
O livro é um convite à introspecção, desafiando conceitos de moralidade e verdade. Ele estabelece as bases do existencialismo, destacando a liberdade individual na atribuição de significado à vida.
"A Náusea" é uma leitura atemporal que nos confronta com a absurdidade do mundo, deixando uma marca duradoura como um clássico do existencialismo. Eu já o li duas vezes e logo irei ler pela terceira.

Melissa 12/12/2023

Talvez tenha sido esse o livro que me fez desistir de ler livros majoritariamente escritos por homens. Muito bom de fato e as descrições dessa angústia me carivaram muitíssimo.

iasxllx 14/12/2023

A real é que Antoine faz aquilo que poucos têm coragem.
Acho esse livro poeticamente espetacular, a vida de Antoine não é luxuosa e tampouco miserável, ele é apenas mais um indivíduo cansado da vida (assim como a maioria). Antoine expressa seus pensamentos mais profundos em seu diário, e por mais que seja apenas no diário, eu acho isso muito legal, as pessoas muitas vezes reprimem seus pensamentos e eu acho que verbalizar isso é bom. Eu me identifiquei bastante com o Roquentin.

Icaro 17/12/2023

Existindo
Clássico da literatura mundial e considerado pela crítica e pelo próprio autor como um dos seus melhores livros.

Sartre foi um dos pais do existencialismo e dedicou boa parte da sua vida às causas sociais. Na visão do autor, intelectuais deviam tomar partido das decisões políticas de um país.

Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel, recusou recebê-lo alegando que ?nenhum escritor pode ser transformado em instituição.?

Sobre o livro em si, o personagem escreve um diário sobre os seus dias banais, mas repletos de uma angústia nauseante que o torna parte do mundo.

Publicado pela Editora Nova Fronteira.

Nota 9/10 ???

Leitorconvicto 18/12/2023

Romance teoria
Livro que sempre merece uma releitura. A teoria existencialista representada no protagonista. O ser humano em confronto direto com sua essência

Daianex 28/12/2023

Perfeito. Não tenho o que falar desse livro negativamente. É uma viagem realista e profunda sobre a mente de um homem perturbado e nos devaneios dele.
Amei

Henriquepm111 29/12/2023

Existencialismo
Simplesmente um clássico da filosofia que marcou o século XX. é o livro mais influente da corrente existencialista