O Detetive Parker Pyne

Canteli Marcio 29/01/2023

Mais um excelente livro de Contos da Agatha Christie
Gostei do Parker Pyne mesmo ele não sendo detetive

Cecis 21/03/2022

Os contos desse livro são muito bons, adorei a personalidade de Parker Pine e a pergunta que ele fazia no jornal para atrair clientes realmente interessantes.

Julia 10/08/2020

Engenhoso
Minha primeira experiência com a escrita da Agatha não me decepcionou nem um pouco, fui surpreendida com uma escrita incrível e uma mente perversamente perspicaz.
O livro é composto por 12 contos que acompanham a engenhosidade do pseudo-detetive Parker Pyne, que por sua vez é simplesmente um personagem super inteligente e comprometido em resolver assuntos do "coração". E por saber muito sobre o comportamento humano, a maioria de seus casos são resolvidos das formas mais inimagináveis.

"-Não adivinho - disse Parker Pyne. -Observo... e
classifico."

Ágatha tem uma fluidez perfeita no livro e as histórias só provocam mais curiosidade conforme elas são narradas. Ótimo para passar o tempo e se deliciar com mistérios que te fazem descobrir o culpado da mesma forma que se é envenenado, gradativamente.

Samara 04/09/2022

Bom...
Um livro da Rainha do Crime com um personagem marcante, mas confesso que a história em si do livro não me prendeu. Não é um livro ruim, afinal estou falando de Agatha Christie, mas não é do melhores da autora. São quatorze histórias nas mais variadas situações onde Parker Pyne encontra uma solução para tudo. Tem uma escrita fluida e fácil de ler e com um protagonista bem inteligente.

Thiago 17/07/2022

Um dos melhores personagens de Agatha Christie
Este é um livro diferente de Agatha Christie, uma coletânea de contos estrelados por Parker Pyne, um personagem que, ao contrário do que o título afirma, não é um detetive, mas alguém que se apresenta como um fornecedor de felicidade.
Ao contrário da maior parte das obras da autora, o tema central não é, necessariamente, como desvendar os crimes ocorridos. Especialmente a primeira metade dos contos mostra situações de pessoas com angústias e como Parker Pyne as resolve. Essa dinâmica é muito diferente do que estamos acostumados, sendo interessante, divertida e engraçada pra caramba.
A segunda metade tem elementos mais tradicionais de solução de crimes, mas, pelas características de Parker Pyne, eles se mostram menos batidos do que poderiam soar.
É uma pena que ele não foi mais usado pela autora, sendo esse seu único livro, o que faz com que esse volume seja ainda mais recomendado a todos.

WeltonLuis 29/04/2021

Embora o título do livro fale em "detetive", Parker Pine seria melhor definido como um "solucionador de problemas" para pessoas que se enxergam como infelizes. Pine, com experiência em estatística e comportamento humano, segundo suas palavras, busca, junto com seus colaboradores, soluções para as mais diversas angústias de seus clientes, às vezes de formas pouco convencionais.

Mireille 07/03/2024

Mais uma leitura da rainha do crime, dessa vez acompanhamos contos do detetive Parker pyne e seus clientes. Vale a pena ler e tentar descobrir o mistério ?

Nando.Costa 31/05/2021

Você é feliz?
Minha curiosidade sobre esse livrro tava enorme, desde o título ''O Detetive Parker Pyne'' que em teoria envolve investigação, espionagem, coisas nesse sentido, minha curiosidde não foi ruim, o livro vai nesse sentido mesmo, mas não na forma que imaginei (tipo sherlock holmes) mas independente de tudo, eu gostei muito, de modo geral é bom, ora ora Parker Pyne é Ambientado em Londres.

Cada capítulo tem uma trama diferente, algumas bem simples, nada de extraordinário, pois aqui o personagem principal tem uma agência de ''felicidade'' onde ele ajuda, ou tenta fazer as pessoas se sentirem felizes, sair da rotina, recobrar autoestima, o homem é bom no que faz, pagaria umas oito ou mais seções para ser feliz, com certeza que um dia irei ler novamente

Se você gosta da Agatha Christie e ainda não leu esse livro, eu não sei qual motivo está esperando para ler...

''Um romance pode ser guardado com carinho e relembrado muitos anos.''

pedelaranjalima 06/02/2022

Clube de leitura Ágatha Christie
Tô comentando só pra contar o livro no desafio skoob. Não sei o que comentar nesses livros pq acabo dando spoiler. Mas o livro é ótimo, assim como todos os outros da Ágatha.

Filipe_mott 26/11/2022

Você é feliz? Se não for, consulte o Parker Pyne
"? E não é feliz. ? sugeriu o Sr. Parker Pyne numa voz jovial e prática. ? Muito poucas pessoas o são. A senhora ficaria surpresa se soubesse como são poucas as pessoas felizes."
Nesse livro de 12 contos, é apresentado o Parker Pyne. Ele é um personagem que me lembrou muito o Sherlock Holmes, principalmente porque resolve os problemas com base no que observa, só que ele diz se basear nas estatísticas. Ele também é um personagem muito observador e inteligente.
Diferente de outros livros de Agatha, nesse o detetive se propõe a deixar as pessoas felizes. Ele faz uma análise do perfil psicológico dos personagens pra depois resolver seus problemas, que nem sempre estão ligados a crimes.
Por ser um livro com vários contos, tem uns que são melhores que outros. Os únicos personagens que se repetem são Parker Pyne e as pessoas que trabalham com ele, mas isso não é suficiente pra desenvolver bem nenhum deles a ponto do leitor se apegar a algum. Mas não tem como não gostar dele.
Enfim, no geral foi um bom livro que me tirou da ressaca literária. Por causa disso, Parker Pyne cumpriu o que prometeu, que é deixar a pessoa feliz.
"Confidencial
Você é feliz? Se não for, consulte o Sr Parker Pyne. Rua Richmond, 17."

Vincento Hughes 10/01/2022

VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE.
Um aposentado de uma repartição pública usa seus conhecimentos particulares em estatística e vira um detetive particular para investigar casos de forma inovadora. Salvando casamentos, livrando aposentados do tédio com aventuras. Valendo-se de métodos nada ortodoxos, Parker Pyne vê a fama crescer e chega a desvendar assassinatos quando decide viajar pelo Oriente Médio.

Em ?O DETETIVE PARKER PYNE, Agatha Christie mostra sua versatilidade. No prefácio escrito pela própria autora, ela confessa ter se divertido ao escrever as histórias. E realmente, ela teve razão. Os primeiros contos são mais aventureiros, podemos dizer, ganhando contornos mais misteriosos a partir de ?Você tem tudo o que quer??. Mesmo assim, é recomendável lê-los em ordem cronológica. Em alguns deles, isso se torna imprescindível para valorizar a revelação de um dos mistérios.

Em minha releitura da obra, gostei ainda mais do que da primeira vez. Apesar disso, não é um livro que indicaria para leitores de primeira viagem de Agatha Christie. De qualquer forma, queria que ela tivesse usado esse improvável detetive em outras obras.

Meus contos preferidos foram ?O caso da mulher rica?, ?A casa de Shiraz?, ?A pérola de grande valor?, ?Morte no Nilo?, ? O oráculo de Delfos? e ?Problemas em Pollensa Bay?.

E você? Conhece essa obra?

Pedro Schabarum 13/06/2020

O detetive Parker Pyne
Após se aposentar trabalhando com estatísticas, Pyne promete trazer de volta a sua felicidade por um preço justo.
Nesses doze contos, Pyne atende doze clientes e resolve cada caso com destreza.

Aline.Sacramento 11/06/2020

Difícil
Esse foi o único livro da Agatha que tive muita dificuldade de ler. Algumas histórias são boas mas no geral nao gostei desse detetive.

UnalloyedNama 15/05/2021

Ele mesmo diz não ser um detetive, porém o título...
De 12 contos/casos, eu gostei realmente apenas de três, estes sendo: O caso da milionária; O portão de Bagdad e O oráculo dos Delfos, sendo este último o mais intrigante, infelizmente todos os outros li arrastado apenas para não deixar para trás.

Fabio.Falkenstein 03/09/2022

AC fora do padrão
Apesar de ser um livro fora dos padrões normais da autora, as histórias são boas e divertidas. Com pequenos contos, ela consegue manter o mistério até o fim de cada parte