O Detetive Parker Pyne

Agatha Christie

Resenhas - O Detetive Parker Pyne

Lívia 26/01/2016

Parker Pyne é o melhor
Esse cara é um trambiqueiro de marca maior. O que faz esse um dos livros mais divertidos da Agatha. Tem mistério e tudo mais, mas com um toque cômico.

CisoS 28/12/2017

Moderno, década de 30
Solução de problemas por estatística. Embora a premissa seja abandonada em troca de uma abordagem mais detetivesca, é um bom ponto de partida para os contos.
E uma visão das viajens na década de 30.
Um conto ?morte no nilo? com o Parker Pyne.
Bem divertido.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Agatha Christie mais uma vez me presenteando com ótimas história de suspense policial. Dessa vez temos como nosso personagem principal o detetive Parker Pyne.

Parker Pyne tem seu próprio escritório e um anúncio no jornal que diz:

"Você é feliz? Se não for, consulte o sr. Parker Pyne na rua Richmond, 17."

A partir daí nós temos seis casos de pessoas que procuram Parker Pyne por acharem que não são felizes o suficiente e seis casos que acontecem enquanto ele está viajando de férias.

Irei contar um pouco de alguns dos casos presentes no livro.

No caso 2 somos apresentados à um soldado que está em Londres, porém não se habituou ao lugar por ser muito calmo, ele gosta de ação e de se envolver em perigo, assim como ele faz nos campos de guerra. Parker Pyne cria um caso em que uma moça aparece para ele pois seu advogado lhe disse que seu falecido pai deixou uma herança para ela, só que ela teria que achar um mapa que seu pai escondeu. Por um acaso o soldado acha essa moça sendo encurralada em lugar por dois ladrões que querem o mapa e então ele a ajuda e parte para trajetória de tentar achar o que aquele mapa esconde.

No caso 3 nós temos a Sra. St John, que ao visitar a casa de um casal de amigos com o seu marido, Naomi, uma mulher muito rica e dona do lugar, pediu para ela quando voltasse para a sua residência, que fosse numa joalheria e consertasse seu anel de diamantes que soltou o engaste. Como Daphne estava muito endivida, pediu para criarem uma cópia idêntica ao anel verdadeiro e entregarem na casa dela. Daphne vendeu o anel e pagou as dívidas que tinha. Mas após uma tia sua morrer e deixar para ela uma boa herança, ela compra o anel de volta e quer devolver aos donos, e claro, quer a ajuda de Parker Pyne para fazer isso.

O caso 6 é o caso da sra. Abner Rymer, que ficou milionária após seu marido morrer e ela toma posse de todo o dinheiro e empresas dele. Só que apesar de ter bastante dinheiro, ela já comprou tudo o que queria na vida dela, e agora não tem mais nada para fazer, então recorre a Parker Pyne para ajuda-la a arrumar uma coisa que ela possa comprar e que faça valer a pena.

O caso 12 conta a história de uma mulher e seu filho que estão na Grécia por causa que ele, Willard, gosta bastante de antiguidades, então vive viajando para lugares históricos juntamente com a mãe. Só que ele é sequestrado e mandam uma carta para a mulher dizendo que ela terá que pagar uma quantia em dinheiro para que soltem o filho dela novamente. Esse caso foi o melhor do livro, pois Parker Pyne não foi escolhido ou escolheu participar desse caso, ele praticamente foi obrigado a se envolver.

Não irei falar de todos os contos pois o livro tem vários. Foi minha primeira experiência com o detetive Parker Pyne e eu gostei bastante, com certeza futuramente desejo ler outros livros da autora em que ele esteja presente.

Apesar de ter gostado da maioria dos contos, achei alguns bem fraquinhos e a história não me convenceu. Apesar do livro ser bem antigo e a linguagem bem diferente, a narrativa da autora é maravilhosa e fluiu perfeitamente, como sempre, Agatha dando um show.

Por um milagre, eu consegui acertar o final de um dos casos em que ocorre um assassinato, eu premeditei o culpado e acabei acertando. Fiquei bem feliz, pois isso não ocorre com frequência em um livro da Agatha, haha.

Encontrei o livro baratinho em um sebo, foi apenas 4 reais e apesar de seu estado não muito conservado, valeu muito a pena, não me arrependo nem um pouco.

Fica a dica para quem gosta de um livro com contos curtinhos e do gênero suspense policial, Agatha Christie mais uma vez me proporcionou ótimas horas de boa leitura.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Keeh 20/06/2019

Eu particularmente no começo não gostei nem um pouco do personagem principal então eu parei de ler, depois de muito tempo voltei a ler ele e gostei, são vários casos que os primeiros são bem mais ou menos mais depois fica melhor

Emilia Yumi 10/07/2019

12 contos voltados para a natureza humana...
Nesse livro encontramos 12 contos protagonizados pelo detetive Parker Pyne. Este é um detetive diferente que lida mais com questões da natureza humana. Ele publica nos classificados: "Você é feliz? Se não, procure por Parker Pyne".
Os meus preferidos foram:
3. O caso da sra. angustiada - uma senhora angustiada procura Parker Pyne para devolver discretamente um anel de diamantes. Mas esta história esconde uma engenhosidade que PP desvenda incrivelmente...
6. O caso da milionária - uma senhora milionária procura PP para ter alguma coisa emocionante em sua vida. E ele cumpre com a missão...
8. O portão de Bagdad - uma morte dentro de um ônibus de turismo... morte acidental ou assassinato. PP soluciona este mistério...
10. Uma pérola valiosa - Um brinco de pérolas desaparece. Uma perda ou um roubo? PP novamente está por perto para solucionar o mistério...
12. O oráculo de Delfos - Um sequestro, um pedido de resgate em diamantes... PP novamente estará presente para ajudar a mãe angustiada...
Um livro um pouco diferente da Rainha do Crime mas de leitura fluida e divertida... Recomendado para os fãs...;)

Ana Luiza 07/07/2020

Um lado novo da Agatha, mas muito mais interessante que seus contos sobrenaturais.
Vou definir o detetive J. Parker Pyne como peculiar e até cômico. O tipo de profissional que eu queria ser. Engana-se quem lê esse livro como se ele fosse o Poirot. Não, ele é um detetive do coração. Nada mais. Resolve os problemas das pessoas infelizes e, as vezes, quando banca um detetive de assassinos e ladrões, é divertido, porém nada supera suas estratégias para curar a infelicidade dos corações alheios.
São doze contos divertido, os primeiro, num estilo diferente da autora. Já os seus últimos, muito parecidos com os contos policiais do livros "os 12 problemas".

Ana 01/08/2020

Genial
O livro é composto por vários contos, mais especificamente 12, e demonstra a versatilidade da autora. Uma ótima leitura, principalmente para aqueles que estão começando a se aventurar no universo de Agatha Christie. Importante lembrar que você vai se questionar sobre sua capacidade intelectual ao final de todos os contos... a leitura é fluida mas as sutis reviravoltas são impressionantes.

Shirlei 15/11/2020

Eu gosto mto da Agatha Christie, esse.libro dela e mro bom, apesar de serem contos -e eu sou fã confessa dos romances rsrs...
A historia de como um ex estatistico vira um homem que faz as pessoas encontrarem a cura oara a infelicidade.
Vale a pena a leitura!

Lari 04/03/2021

Legal, mas com algumas partes monótonas
Os contos são bons, alguns sem apresentar nada de especial, mas a maioria se mostra interessante.
O primeiro me desanimou bastante e eu quase desisti da leitura, mas as elucidações de Parker Pyne são muito bem construídas.
Meu favorito, sem dúvidas, foi o Oráculo de Delfos, com um ótimo plot twist no fim.

Aline 22/08/2021

Muito gostoso de ler
Crimes do coração é a especialidade do Sr Parker Pyne. É um detetive diferente pois trabalha com estatística e lógica. Um livro delicinha de ler!

Mel 23/12/2021

O livro realmente não tem nada a ver com o que propõe, botei tanta expectativa atoa, mas é interessante para passar o tempo.

Emely 26/05/2022

Bem diferente
Esse livro foi de longe o melhor livro de contos que já li da Agatha Christie, os contos são bem diferentes. São leves e gostosos de ler, quando você vê já terminou o livro.

Naldo.Vieira 04/09/2022

Interessante
Parker pyne um detetive diferente, alguns casos que a gente não tá acostumado nos livros de agatha, mas são casos alguns bons outros mais ou menos.