O Detetive Parker Pyne

Agatha Christie

Resenhas - O Detetive Parker Pyne

Fabio.Falkenstein 03/09/2022

AC fora do padrão
Apesar de ser um livro fora dos padrões normais da autora, as histórias são boas e divertidas. Com pequenos contos, ela consegue manter o mistério até o fim de cada parte

Mila | @milaeoslivros 17/05/2020

Incrível
Uma leitura cativante, cada história te deixa mais envolvido e todas são incrivelmente surpreendentes.

_izz.1d 12/12/2022

"voce é feliz?
>>>>>>>>>>>>se nao for, consulte parker pyne"

eu nao sou, e agora parker pyne cade voce

Abelha Atarefada 28/12/2022

Superou minhas expectativas.
O livro "O Detetiver Parker Pyne", não é como outras obras de Agatha Christie em que ocorre um assassinato específico que precisa ser desvendado. Na verdade, este livro reúne histórias protagonizadas por Parker Pyne, que após 35 anos compilando estatísticas em uma repartição pública, busca usar esse conhecimento para combater a infelicidade das pessoas; seja salvando seus casamentos, acrescentando aventuras e dando sentido á suas vidas. Em alguns contos, ele até precisa enfrentar ladrões e desvendar assassinatos, mas, em geral, é uma narrativa que se diferencia das outras da autora.
Mesmo assim, o enredo se mostrou bastante divertido de acompanhar, acarretando uma ótima fluidez durante a leitura e uma curiosidade contínua a cada capítulo.

Vitória 20/04/2021

Mais um livro "direrentão" de AC
Apesar do nome, Parker Pyne não é um detetive convencional de Agatha Christie. Isso porque ele se denomina "detetive do coração", contratado para solucionar a infelicidade das pessoas. Os livros de contos não são os meus preferidos, por isso a nota (3 estrelas). Contudo, vale a pena a leitura, ainda mais se o objetivo for passear por todas as obras da rainha do crime.

Gabi 24/04/2021

Uma faceta diferente da Rainha do Crime. É assim que eu definiria essa obra. Esse foi o segundo livro de contos que li da autora e meu primeiro com o detetive Parker Pyne. Embora "detetive" talvez não seja o termo correto. Pyne é bem diferente dos outros personagens que já li da Agatha, ele nem sequer se autodenomina um detetive mesmo, na verdade ele se diz um especialista no comportamento humano e por isso se dispõe a ajudar aqueles que estão infelizes. Com contos que fogem do suspense típico de Christie, o livro pode incomodar leitores mais impacientes da autora e que pegam um livro dela em busca daquilo pelo que Agatha é mais conhecida: um crime e uma solução inesperada. Apesar disso, o livro é um bom passatempo. Não diria que é a Agatha em seu melhor, alguns contos são um pouco cansativos, mas como um todo é um bom livro.

Amanda 20/07/2022

Você é feliz? Se não for, consulte o Sr. Parker Pyne
É esta a frase que está estampada nos jornais que circulam as terras da rainha no mundo ficcional de Agatha Chistie. Os mais variados problemas de infelicidade chegam a porta desse detetive que encontra formas de resolver estes problemas com base nas estáticas.
Confesso que as soluções para o vários problemas que surgem são um tanto novelescas e fantasiosas mesmo. O livro é organizado em 12 contos que têm como protagonista o detetive Parker Pyne. Metade desses contos são pessoas indo ao escritório do Pyne para resolver a sua infelicidade. A outra metade são crimes que ocorrem nas viagens que o Parker faz, e são tão bem solucionados como os do lendário Hercule Poirot. O enredo dessas histórias é bastante simples com casos na sua grande maioria bem previsíveis, não há um grande mistério, até por que não há tempo de se criar um suspenses com histórias tão curtas. Não é um dos melhores livros, o romance policial da Agatha ainda é imbatível. É uma boa leitura para se distrair,  conhecer novos personagens do mundo da Christie, mas nada que deixe o leitor entusiasmado. Se você pretende começar a ler essa autora não comece por este livro. Mas tenho que ressaltar a belíssima edição da Harper Collins: capa dura, ilustração linda, folha amerelinha = PERFEITO. Veio junto com o box 9 e já quero a coleção completa.

pseudodark 07/07/2021

você é feliz? se não for, consulte o sr. parker pyne...
um conjunto de contos muito interessante de se ler. parker pyne véio simpático, muitíssimo inteligente e todo trabalhado nas estatísticas. teve alguns contos que eu jurava que sabia o que ia acontecer mas nunca era aquilo que eu esperava.

esse é o meu primeiro livro da agatha christie e eu não podia estar mais satisfeito. espero me surpreender mais & mais nos prox. livros.

Talitaduarte 20/07/2021

Esse livro foi exatamente o que precisava, contos rápidos e divertidos, não li tudo de uma vez, acho que por isso a nota foi tão alta, li um pouquinho cada vez que terminava um livro, o que fez a minha ressaca literária passar.
Vale a pena para passar o tempo.

svrrichard 15/02/2023

Essa foi a minha 6ª leitura da autora, e se trata de um livro de pequenos contos.

O livro é dividido em 2 partes. Na primeira metade, os contos tratam de um anúncio que o Detetive pública no The Times, que indaga: "VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE". Através dessa premissa, cada conto narra a história de alguém que vai até o Sr. Parker Pyne, para resolver sua infelicidade.

Na outra metade do livro, o detetive está viajando pelo oriente e passa a resolver pequenos crimes, enquanto esperava descansar e tirar férias.

Os primeiros contos, sobre o anúncio, me animaram bastante. Achei diferentes e interessantes. Já a segunda parte não me cativou muito, foi um tanto maçante. Foi o livro da autora que menos gostei até agora.

Bia Armond 02/05/2022

Primeiro livro da Agatha que eu leio
Olha, livro é bem curtinho, dá para ler em um dia só. A história é bem legalzinha, são vários contos do detetive, mas esperava algo diferente das histórias. Ainda não parei por aqui,
vou definitivamente tentar outro livro dela, mas não compactuou com as expectativas.

C.F. 31/12/2020

Mais um de Agatha
Sempre uma boa companhia os livros de Agatha, este em especial gostei um bocado, a criatividade de Parker Pyne para fazer seus clientes felizes é bem interessante.

KeylaPontes 04/09/2020

Demorei mais do que eu esperava lendo esse livro, mas gosto em livros de contos ler no ritmo que o livro vai propondo, então tudo bem. Este foi meu primeiro contato com o Detetive Parker Pyne (não sei se ele tem outro livro ou participa de outras histórias) e posso dizer que ele é um detetive bem diferente. Senti que ele mistura Miss Marple com o Poirot, nem tão profissional como o Poirot, mas nem tão gente como a gente como a Miss Marple. Existem contos que ele é um mero personagem extra e outros que ele está participando do plot da história de forma ativa. Literalmente conduzindo a história. Mas posso dizer que eu gostei mais do que esperava. Parker Pyne tem um slogan próprio para atrair sua clientela, o detetive do coração (como ele se intitula) joga a pergunta: Você é feliz? Se não for, procure Mr. Parker Pyne, no nº. 17 da Rua Richmond e os mais variados casos surgem. Eu gostei como o conceito de felicidade é abordado nos contos. Diferentes formas em diferentes contextos. Os contos não são 100% incríveis (mas essa unanimidade é difícil), mas alguns eu gostei muito! Achei eles bem visuais, alguns até com aquela cara de filme de sessão da tarde e fácil poderiam ser um filme ou série. Vou procurar depois se houveram adaptações da história dele.

PaolaBiah 26/08/2020

Um otimo livro de contos
Sou apaixonada pela Agatha, já li boa parte dos seus livros, e confesso que prefiro os romances do que os contos. Os contos são ótimos, mas gosto de histórias mais longas, gosto de tentar desvendar o mistério eu mesma! Esse livro tem contos muito bons, mas bem curtinhos... Parker Pyne é um ótimo personagem, bem inteligente e esperto.

Thaisa 03/05/2022

"Você é feliz? Se não for, consulte o sr. Parker Pyne"
Esse anúncio no jornal faz com que diversas pessoas infelizes, em diferentes situações, decidam procurar o detetive Pyne. E essa é a premissa dos 12 contos encontrados nessa coletânea de Agatha Christie, que giram em torno desse senhor que, já aposentado de seu trabalho no governo, diz entender dos males do coração e é capaz de saber exatamente o que fazer para trazer, novamente, a felicidade para esses personagens.
Como a grande maioria das obras de Christie, não é difícil devorar esse livro, tanto por ser muito fluido quanto por instigar o leitor que desejará saber a conclusão de cada história.
Mas confesso que, até agora, minhas opiniões sobre o protagonista são turvas: ao mesmo tempo em que, em alguns contos, ele realmente utiliza métodos de dedução e investiga vários crimes (algo genial!), em outros ele se mostra mais como um personagem malandro, enganador, que usa artifícios mentirosos para dar aos outros uma felicidade que não vem de uma fonte real, mas que perdura dentro deles.
Além disso, o livro acaba se dividindo em duas partes; na primeira, Parker Pyne em seu escritório; na segunda o investigador em uma viagem por Bagdá, Egito, Grécia... E a verdade é que gostei mais da segunda, pois é quando Pyne brilha realmente como um detetive.
Algumas observações do protagonista (e até mesmo "soluções" para a infelicidade de certos clientes) me incomodaram, pois se baseiam puramente em ideais machistas da época, assim como certas falas racistas e xenofóbicas na hora de caracterizar estrangeiros.
Tirando isso, foi um livro interessante, com um protagonista que foge dos detetives clássicos de Agatha, que geralmente são completamente justos, e isso, por si só, torna o enredo menos previsível, já que as resoluções que Parker Pyne chega, ao final dos casos, nem sempre são óbvias. Mesmo não amando todas as histórias, preciso destacar três contos que, de alguma maneira, eu gostei demais e que, pra mim, valeram essa leitura: "O Caso da Esposa de Meia-Idade", "O Caso da Milionária", e "O Oráculo de Delfos".