Harry Potter de A a Z

Harry Potter de A a Z Aubrey Malone

Resenhas - Harry Potter de A a Z

mariaelise 30/06/2009

Comprei num sebo na praia, e é mais pra passar o tempo. Tenho quase certeza que há mais livros como esse por aí. Mesmo assim, para os fãs matarem curiosidades é uma boa.

Sabrina.LaAsa 09/07/2020

Achei interessante de se ler para refrescar a memória!!! Gostaria apenas que tivesse mais conteúdo sobre Harry Potter exatamente do que da autora...

Vivi 26/11/2017

Decepcionante
Esse pequeno livrinho não é um guia detalhado, mas se encontra muito útil quando você quer fazer uma pesquisada rápida sobre os elementos do mundo de Harry Potter.
Mas ele contem vários erros que não condiz com os livros J.K. Rowling.
Isso foi o mais decepcionante, podiam ter caprichado mais no livro
Junyander 23/03/2024minha estante
Olá! Vc saberia me dizer quem traduziu esse livro?

tamyreiss 05/08/2016

Fraco
A tentativa de fazer um glossário é plausível, porém existem termos que não condizem, informações irrelevantes ou incompletas..
Valeu a tentativa, mas não gostei!

Geovanna 05/02/2020

Poucas coisas interessantes
Algumas informações legais, outras nem tanto. O autor mistura fatos dos filmes e livros com partes da biografia de J.K. Rowlling, e isso não fica muito bom. Inclusive tem algumas informações erradas.

izasabatine 21/09/2015

Expectativa grande
O Universo de Harry Potter de A a Z, de Aubrey Malone, me chamou muita atenção no início. Quando vi seu nome e sua apresentação no verso tive certeza que seria muito bom (afinal, difícil um livro sobre Harry Potter não ser) e já quis logo adquirir para compor a minha coleção. A ideia do autor é realmente brilhante e é super compreensível que seja um guia não completo (como ele já deixa claro em sua nota). Só que não sei se a minha expectativa foi alta demais ou alguma outra coisa, mas o livro não me agradou tanto quanto o título ou o que eu esperava dele. O que mais gostei nele foram as curiosidades - muitas das quais eu não sabia - sobre a vida de J.K., já o resto tive uma tremenda decepção. Alguns comentários sobre os atores ou quaisquer pessoas do elenco são bem maldosos, além de conter alguns verbetes pouco relevantes, deixando de lado outros que eu julgaria muito mais importante. Consegui também encontrar pequenos erros em relação a série. Em geral, o livro não é tão ruim, mas me decepcionou. As curiosidades são realmente ótimas, talvez eu só tenha criado uma expectativa grande demais.

Deza Farias 19/07/2021

Mais um...
Mais um livro do universo Harry Potter. O livro é legal zinho, dá pra ler super rápido, mas não é algo que vá se ter um impacto na vida de leitor.
É um livro como descrito na própria sinopse, dedicado a fã da série.

Mas, que também trás bastante curiosidades para aqueles mais leigos da série.

Lilo Dias 14/02/2021

Livro interessante, principalmente para aqueles que ainda estão lendo os livros do Harry Potter, já que J.K. criou um mundo gigante de vários personagens, memorizar tudo ou até lembrar de todos é quase impossível!

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/11/2015

Dessa vez o livro que trago para vocês é bem diferente, ele traz fatos e curiosidades sobre Harry Potter e tudo que encontra-se a sua volta, nele sabemos um pouco mais sobre a J. K. como ela teve a ideia, os problemas que ela teve que enfrentar e outras coisas mais.
Ele é praticamente um dicionário, nos faz relembrar alguns nomes de feitiços, poções, personagens e trás algumas curiosidade que eu desconhecia mesmo sendo fã da saga (risos).
O que achei interessante nele é que trás títulos de outros livros relacionados a Harry Potter que pretendo pesquisar sobre eles depois. A Diagramação dele é bem bacana, como disse parece um dicionário vem na ordem alfabética, ma pode ser livro na ordem que você quiser o que torna leitura bem dinâmica. No mais só lendo para saber! rsrsrs

site: www.suka-p.blogspot.com

Manu 03/04/2021

Para os curiosos Potterheads de plantão: leia com ressalvas!
Quando se vai lendo há tanta coisa interesse que te ajuda a lembrar de vários persongens e o enredo da franquia. Como li logo após finalizar a leitura da saga, tudo ainda estava ?fresco? na memória, mas pode ajudar muita gente que busca lembrar de diversas informações que passam batidos em meio ao enredo dos livros e filmes - e, falando nisso, pra quem só viu o filme pode ficar abismado com tanta coisa legal que são cortados dos filmes.

Porém, quando envolve a vida da autora e os bastidores dos filmes, como elenco e etc, há muita informação que poderia conter juntamente com ela a fonte, não só pra aumentar a credibilidade da informação como também pra ajudar o leitor chegar até a real fonte. Como é algo não oficial, como acreditar integralmente em tudo em que se lê? Já soube que há algumas coisas coisas que não condizem com a realidade.

Porém, ajuda a atiçar a curiosidade do fã de ir atrás, acaba sendo recomendado nesse sentido.

Acredito que poderia separar o glossário também em duas partes:
Uma referente apenas ao mundo dos livros e outra referente ao bastidores da vida da escritora, do elenco e dos filmes.

anacasagrande 08/04/2021

o livro mais inútil que eu já comprei, sem ofensas :)

mmurilo 25/05/2021

O livro tem várias passagens interessantes, mas também outras muito rasas, simples e muitas vezes redundantes; e diversas delas são cruamente falsas. O mais atrativo são as partes da vida da J. K. Rowling, mas o autor é tendencioso ao longo de todo o livro, e quase sempre está do lado da autora quando escreve sobre algo controverso (polêmicas de plágio na maior parte das vezes). Parece que às vezes ele conclui uma explicação com achismos ou com aquilo que ele pensa que o leitor quer ouvir (ler [dã]).

Alvaro0105 12/09/2012

Abandonei
Abandonei pq não vou ficar lendo um dicionário de cabo a rabo né?, mas vai servir bastante pra quando eu quiser re-ler a saga, ou se um dia meus filhos lerem.

Ana Carolina Santos 13/09/2015

Um a A a Z que deixa a desejar
Há muito tempo tenho interesse em adquirir "O Universo de Harry Potter de A a Z", do jornalista Aubrey Malone. O livro, que, em sua primeira edição se chamava apenas "Harry Potter de A a Z", busca organizar os verbetes dos livros de J. K. Rowling em uma espécie de dicionário, para facilitar a vida de quem precisa relembrar rapidamente algum feitiço ou personagem periférico, por exemplo. Ideia brilhante, execução nem tanto.
Na nota do autor, ele logo afirma que o guia é seletivo e que não busca de forma alguma ser completo. Até aí, tudo bem. Porém Malone não foi muito feliz em suas escolhas. Muita coisa importante ficou de fora e muita coisa supérflua foi incluída. Por exemplo, a fundadora da casa Lufa-Lufa Helga Hufflepuff não tem um verbete para chamar de seu, enquanto há verbetes para muitos dos atores da adaptação cinematográfica.
Há muita imprecisão nas explicações dos verbetes. Parece que Malone só deu uma rápida lida na série (ou nem isso) e começou a escrever o livro na tentativa de faturar alguns dos milhões que J. K. conseguiu com seus livros.
O que mais me incomodou foi tom "jornalismo de fofoca" que permeia todo o livro. Malone parece de fato uma Rita Skeeter, sendo tão maldoso quanto a personagem da série Harry Potter. Sim, Malone faz questão de imprimir seu estilo em toda a obra, não satisfeito em apenas definir os verbetes.
Se você abstrair todas essas faltas, dá para apreciar o livro. Há muitas informações das quais eu não sabia, coisas que J. K. falou em entrevistas, curiosidades, possíveis inspirações para a autora, brigas judiciais, entre outras coisas.