Um Brinde de Cianureto

Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Bela 25/12/2023

Mais uma surpresa
Não me canso de ler os livros da Agatha Christie, sempre me surpreendo no final. Acho incrível como a autora consegue nos conduzir por caminhos errôneos muito coerentes de investigação no decorrer da história, só para depois nos impressionar com uma solução bem mais lógica e inteligente.
Esse especialmente me encantou porque todas as personagens envolvidas têm motivo para serem autoras do crime cometido, porém apenas uma realmente o fez. E ao longo da narrativa, pontas vão se amarrando sutilmente, por isso é preciso estar atento aos detalhes.

Altina 24/12/2023

Os livros da autora, não fazem muito meu estilo. Acho muito repetitiva o enrendo. Mas é uma boa escrita, com riquezas de detalhes.

Mikael_13 21/12/2023

Essa é uma daquelas histórias da Agatha Christie em que seus detetives principais não fazem parte, mesmo assim, o livro não perde qualidade. Gostei bastante da leitura.

Rebeca1331 21/12/2023

"Toda assassina já foi uma boa moça em algum momento."
Nunca havia lido nenhum livro da Agatha e por ser uma primeira vez eu amei demais.
A história me prendeu do início ao fim, tanto o ambiente como os personagens são muito bem construídos e detalhados.
No final, ao ser revelada a pessoa que matou eu estava apreensiva e curiosa ao mesmo tempo e quando vi quem tinha sido fiquei em choque.

Jana 21/12/2023

Achei que seria melhor?
Já li outros livros da Agatha e a leitura é sempre maravilhosa, achei que com esse seria igual, talvez porque tinha uma expectativa muito grande. Gostei da forma como o livro é dividido, mas achei o desenrolar da investigação do assassinato muito monótona e isso engessou demais a minha leitura ?

Thaís Dias 19/12/2023

Agatha
Segundo livro da autora que leio, não foi o favorito, mas a história, como sempre, não decepciona. Bons personagens, aquela pulga atrás da orelha, sua cabeça mudando de opinião sobre o assassino o tempo todo, muito bom. Vale a pena demais.

Andre 18/12/2023

Mais um mistério interessante
Realmente, foi uma boa leitura, típica das obras da Rainha dos Mistérios. Embora o desfecho tenha sido um pouco esperado, não se perde a magia.

gan_nathalia 17/12/2023

Livro arrastado, mas final bom
O livro é super entediante no início, achei desnecessário as primeiras 100 páginas. Depois vai melhorando e indo mais pro lado investigativo. O final eu achei muito inteligente e nada previsível como o morte no Nilo. Enfim, por causa do início o livro poderia ser melhor.

Laysa 14/12/2023

Um brinde de Cianureto
Mais um livro da Rainha do Crime para a conta de leitura. Rosemary cometeu suicídio na frente de uma mesa cheia de amigos em seu próprio aniversário. Ou será que foi um assassinato? Um ano depois, a cena da festa se repete, mas dessa vez pra comemorar o aniversário de Íris, irmã de Rosemary. Na festa, mais um percalço. Se foi assassinato, quem é o criminoso?
Ágatha como sempre, não decepciona e nos pega de surpresa com o desfecho, mas dessa vez eu demorei um pouco mais a pegar o ritmo da história. Ainda assim, um bom livro! ??

bugbia 12/12/2023

A falta que faz um Poirot
"Um brinde de cianureto" foi definitivamente um dos livros mais diferentes que eu li da Agatha Christie.
O formato é muito incomum. Vários livros dela são divididos em partes, mas teve algumas coisas sobre esse que me chamaram a atenção.
Ao invés de manter um único ponto de vista como ela geralmente faz, por exemplo, nessa história ela optou por relatar o ponto de vista de cada um dos "suspeitos". A primeira parte principalmente é muito interessante por apresentar um estudo mais profundo a cada personagem através dos relatos de cada um deles sobre Rosemary. Foi um estilo que deu uma profundidade e uma riqueza muito maior a história, e me fez engajar muito rapidamente com o mistério.
Tipicamente, cada um dos personagens tinha seu próprio motivo para o assassinato, mas foi muito mais do que isso. Eu especialmente me envolvi muito no relacionamento do Stephen e da Sandra. Dois personagens muito bem construídos com um casamento muito bem explorado. Foram definitivamente um ponto alto da história.
Mas, essa exploração mais a fundo dos personagens na primeira parte foi uma coisa que eu senti falta na terceira parte, já que a investigação é conduzida em sua maior parte por novos personagens o que, por serem muito bidimensionais, torna difícil que você torça por eles. Eles estão ali com um único propósito: investigar o caso, e isso eles cumprem, sem duvida, mas não tem mais nada a oferecer além daquilo. Bem diferente do clássico Poirot, que apesar de sempre ter em mente o caso, tem sua própria complexidade e personalidade que se faz presente na investigação. Eu senti muito falta de vários personagens que fomos introduzidos no início, que depois mal apareceram. Algumas coisas sobre o personagem do Anthony também me deixaram confusa por não terem sido bem explicadas.
Em geral, o mistério é bem construído, como sempre, e é envolvente e cativante. Tem alguns bons personagens, mas eu definitivamente senti falta de um bom detetive que conduzisse a trama. Por isso, os romances do Poirot sempre vão ser os melhores da Agatha. Mesmo assim, recomendo muito esse livro pra quem está procurando um mistério rápido e inteligente.

Lulis 11/12/2023

O livro no começo achei bem lento, na minha opinião o mistério começou mesmo a partir da página 150 mais ou menos, que foi aonde eu comecei a criar várias hipóteses. No fim acertei mais ou menos, se é que isso existe.

giomedrado 09/12/2023

Resenha Um Brinde de Cianureto
Esse foi o livro em q eu cheguei mais perto de acertar, com certeza considero isso uma grande conquista desse ano, pq é impossível!!! fazia já um tempo q um livro da Agatha não me prendia, esse realmente me prendeu do início ao fim, infelizmente não li ele em menos tempo por conta das provas finas?faz parte! é impressionante o quanto essa mulher é uma gênia não compreendida, tem total meu respeito! eu recomendo muito esse livro, pra todos q estiverem lendo essa resenha! ? ps: eu ainda vou acertar um assassino dos livros dela, escuta oq eu tô falando!!!