Extras

Resenhas - Extras

Heloo 03/10/2016

...

Ana 11/07/2016

"Extras" é diferente de todos os outros. Estamos, dessa vez, em uma outra cidade e numa época pós-Tally Youngblood. A era da perfeição ficou para trás e agora tudo se baseia em méritos e reputações. A personagem principal é Aya Fuse, que sonha em ser uma kicker (que pode ser basicamente traduzido como uma youtuber) e escalar a escada da fama pessoal. Ela encontra um grupo de garotas misteriosas e acredita que aquela pode ser A matéria que a lançará.

~

A proposta da série é muito interessante e bem construída. Além de personagens complexos, o autor criou completamente um novo universo, com diversas ferramentas que só existem em nossas imaginações. O primeiro livro é um tanto quanto parado, dispendendo um grande tempo na jornada de Tally até a Fumaça; é uma parte interessante, mas que poderia ter sido resumida.

Em todos os livros há o elemento de romance. No primeiro, Tally se envolve com David, integrante da Fumaça. Em "Perfeitos" e "Especiais" ela desenvolve um relacionamento com Zane, e tem um conflito grande ao lembrar da existencia de David. E, em "Extras", há o romance de Aya com Frizz. Estes romances não são o foco dos livros mas são, sim, o foco de algumas das decisões das personagens principais.

É interessante notar a força das personagens principais. Tally é capaz de vencer a cirurgia apenas com sua força de vontade, Shay — que divide o foco principal com Tally em várias cenas — se mostra extremamente inteligente e também desenvolve seu próprio método de vencer as modificações em seu cérebro. As duas possuem momentos bons e ruins como amigas — tal qual qualquer relação de amizade. E, por fim, é ressaltada também a coragem e obstinação de Aya. Mesmo que seu propósito pareça ser baseado em vaidade, ela corre atrás do que quer e não aceita viver à sombra do irmão.

Meus livros favoritos da série foram "Perfeitos" e "Especiais". Tive um pouco de dificuldade em aceitar "Extras" por esperar que fosse uma continuação das história de Tally, enquanto o apresenta, na verdade, uma história completamente diferente, na qual Tally aparece apenas como coadjuvante.

A leitura pode não ter sido muito rápida, mas valeu a pena (;

site: www.quasemineira.com.br
@hialee 27/08/2016minha estante
Se passa após quantos anos do último livro?

Ana 12/09/2016minha estante
Não lembro se o livro especifica, mas não muito tempo depois, visto que a Tally aparece no meio do livro ainda jovem (:

Fraan Fontes' 20/02/2019minha estante
São 3 anos depois

Rita Nunes 10/02/2016

Este é o livro mais fraquinho da série, mas é bom. É centrado em uma nova personagem, mas ao longo da trama personagens já conhecidos retornam. Bem escrito, uma boa distração.

Mad28 19/12/2015

O GRANDE FINAL!
E com este excelente livro chegamos ao final de uma grande saga escrita por um grande autor. Neste livro temos personagens principais diferentes, a principal é a Aya, uma rapariga que ambiciona ser famosa, o objetivo de praticamente toda a gente no mundo em que ela vive (mundo esse que eu penso ser a China uma vez que ela diz que eles falam chinês). Este novo mundo está super bem criado e está muito interessante, eu realmente adorei o quanto as pessoas são obcecadas com a fama e que só conseguem realmente viver bem se forem famosas e tiverem visualizações nos seus blogs e vídeos, e isto é uma crítica tão grande e bem feita à nossa sociedade atual em que as visualizações e a fama são das coisas mais importantes, foi uma crítica realmente bem incluída.
Neste livro surge uma personagem que inventou uma operação que faz as pessoas dizerem sempre a verdade (e não considero isto spoilers visto que aparece logo nos primeiros capítulos), e eu achei essa personagem tão curiosa, porque ela realmente não consegue mentir, é engraçado ver como as pessoas reagem perante alguém que não lhes mente.
A Tally aparece sim neste livro, assim como outras personagens como a Shay, o Fausto e o David, mas achei que a Tally demorou demasiado a aparecer, além de que, quando aparece, está super revoltada com tudo. A Shay também é um bocado senhora do seu nariz, mas gostei da relação de amor-ódio dela com a Tally.
A resposta no final para todo o mistério do livro foi muito bem pensada, o Scott Westerfeld teve uma ideia incrível.
O final do livro em si é muito bom mas deixou-me demasiado curiosa ao que acontece depois do ponto que em que acabou o livro.
Apesar disto, os pontos positivos do livro foram muitos mais que os negativos, o que fez dele um livro realmente bom, e lhe valeu 4.5 em 5 estrelas, recomendo muito para quem leu os três primeiros, mais que não seja, para saberem o que aconteceu com as personagens principais e com o mundo que eles libertaram.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2015/12/excecionais-resenha.html

Mônica 05/11/2015

Extras
Tão medíocre quanto os outros... cabeça de mangá??? aff

Tauan 24/09/2015

Último volume da série feios, Extras se passa alguns anos depois da libertação arquitetada por Tally Youngblood. (na verdade, pra mim, depois de ler e ver que este livro não soma nada à série, acho que ele é supérfluo - mas que rede alguma$ coisas para o autor)
A cura espalhou-se entre cidades e o regime da (Dra. Cable) perfeição finalmente chegou ao fim. Com a infinita criatividade humana aliada ás novas tecnologias, o dinheiro foi substituído por um sistema de popularidade. Nele, as pessoas precisam alimentar seus canais com noticias e torcer para que a interface da cidade, onde todos estão conectados, determine valores pelo status, ou seja, é popularidade que traz o benefícios materiais.
Nossa protagonista é a joponesa Aya Fuse, uma menina de quinze anos que está tentando alcançar a fama que deseja. Ela quer a fama e vai fazer de tudo para conseguir uma história, uma noticia que a leve até lá. Ela conhece um grupo secreto de meninas e ganha à oportunidade de fazer uma matéria que a fará alcançar a tão desejada popularidade.
Só que suas descobertas levam até uma misteriosa conspiração. Misteriosa o suficiente para trazer Tally de volta à mídia.

Joice (Jojo) 31/05/2015

Bom livro de ação, mas com um final a desejar
Não gostei de Extras. Apesar de ter os mesmos componentes dos livros anteriores - ação non stop e personagens indefinidos - o final da saga de Scott Westerfeld padeceu em diversos níveis de narrativa.

A história de "Extras" se passa três anos após o fim da Era da Perfeição, implodida por Tally Youngblood no final de "Especiais". No país de Aya Fuse, uma Feia de 15 anos, agora o que vale é a fama e o que ela permite comprar.

Aya é uma divulgadora que espera tornar-se tão ou mais famosa que o irmão mais velho, Hiro (também divulgador), publicando matérias em seu canal. Com a reputação que espera conquistar, ela também deseja ser digna do afeto de Frizz, um Perfeito que optou por fazer uma cirurgia que só lhe permite dizer a verdade.

Aya vê nas Ardilosas - um grupo de meninas que foge da popularidade e surfa trens magnéticos - uma forma de conquistar essa fama, nem que ela precise mentir para conseguir as imagens. Todavia, quando Aya capta mais que as Ardilosas e descobre lançadores de projéteis numa montanha próxima à sua cidade, ela não percebe que essa matéria pode atrair a atenção de pessoas que estavam escondidas desde a época da Libertação.

As duas primeiras partes de "Extras" foram bem interessantes, seguindo aquele mesmo ritmo "cinemão" de Scott Westerfeld, onde uma cena de ação após outra faz com que a gente ignore as falhas na história. Afinal, como acontece nos três primeiros livros da série, apesar de "Extras" se propor a falar sobre fama, o debate não acontece de fato. Aya começa o livro em busca da fama e não muda muito ao longo das páginas.

Apesar disso, tudo estava correndo bem e "Extras" iria ganhar suas três estrelas - ação non stop, Tally quebrando tudo -, mas aí... o autor resolve inserir os tais Extras, que eu não vou falar o que são para não spoliar, e eu não gostei. Além disso, Westerfeld perdeu a oportunidade de fechar tramas (ou pelo menos desenvolvê-las um pouco mais) que estavam pendentes desde "Especiais", como as relações entre Tally, Shay e David.

Em suma, senti que "Extras" seria um gostoso bolo de chocolate para comer naquela tarde de chuva, mas que desandou e acabei ficando sem lanche. Uma pena.
Marta 01/06/2015minha estante
Que pena...mais um motivo para eu não investir nessa série, acho que será de bom tamanho ter parado no primeiro livro.

Luana C. 21/09/2015minha estante
Marta, leia até o terceiro. Ainda não acabei Extras e acho que Scott deveria ter parada na trilogia.

Raissa Heidi 21/03/2015

Sem nexo.
Se todos os outros três livros da série me deixaram sem fôlego, esse não me afetou de forma alguma. Achei que Extras foi só uma forma de "antes e depois" da Tally e do mundo. A história tinha tudo pra ser ótima de início, mas no meu ponto de vista não fez muito sentido o Scott ter escrito dessa maneira. Recomendo pra você que leu o terceiro e quer saber que fim teve a Tally.
Obs.: Chorei demais com o terceiro livro e Extras me fez chorar mais ainda devido ao destino da Tally, mesmo não sendo nada grave.

Rose 10/03/2015

Oi amigos, a série Feios foi a primeira distopia que li, e foi com ela que conheci um mundo novo. Mas faltava ainda o último volume, que graças a minha querida amiga Dani (Vintecinco Devaneios) finalmente pude terminar. Então com vocês, o que achei do final da série.
Como eu disse, esta foi minha primeira distopia. Apesar dos altos e baixos apresentados ao longo dos volumes anteriores, terminei a série de certa forma satisfeita.
Quando soube deste quarto volume, fiquei me perguntando, será? Mas sinceramente? Antes tivesse ficado apenas nos três primeiros volumes. Mas, vamos ao livro... Depois que Tally Younblood pois fim a era da perfeição, o que importava agora não era a beleza ou a perfeição, mas sim a fama.
É isso mesmo. Em um mundo totalmente conectado e que compartilha informações o tempo todo e em tempo real, ser famoso era o mais importante.
Aya Fuse, 15 anos, sonhava entrar para o rol dos famosos, mas estava muito longe disso, ocupando apenas a 451.611º posição.
Decidida a ficar famosa como seu irmão Hiro, ela estava procurando a reportagem que a lançaria para o topo. Foi por um acaso que ela descobriu o grupo das "Ardilosas". Ela sabia que tinha enfim achado o caminho para o estrelato.
Usando de artifícios, ela se infiltrou no grupo, e acabou descobrindo muito mais do que manobras radicais. Agora ela estava com a faca e o queijo nas mãos para realizar seu sonho de ser famosa. Ela ficaria no mesmo patamar que Frizz, o gatinho famoso que estava dando em cima dela.
Ela só não imaginava que quando soltasse a matéria sua vida correria perigo. Em uma correria contra o tempo, Aya, Frizz, Hido e Ren teriam que manter-se escondidos, justamente em uma sociedade que pregava a visibilidade. Bem agora que Aya tinha atingido seu objetivo, ser famosa.
Eles teriam alguma chance se a pessoa mais famosa do mundo, Tally Younblood chegasse a tempo para salvá-los. Não só eles, mas ao mundo.
Se este volume fosse único eu teria gostado e ficado até que satisfeita. Mas, sendo de uma série, achei um desperdício, um encher linguiça. O enredo não tem nada haver com seus anteriores, sendo a volta de Tally e companhia quase que a única ligação de fato.
Devo dizer também que esta ideia de usar como pano de fundo esta fixação de fama e de ter tudo online foi muito boa.
O livro segue a forma de seus volumes anteriores, então vai depender muito da forma que você vai encarar este livro, se como uma história independente, ou como o final de uma série. Eu prefiro como um livro único.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 18/04/2015minha estante
Olá!!!
eu achei que esse livro falasse outra coisa, que coisa? Não sei, mais com certeza não era isso que eu espera, tanto que nunca tive nem o interesse de procurar resenhas.mais vi ele aqui, e achei ótima sua resenha porém, deixaria p uma próxima leitura.. ^^

Paula 07/01/2015

Eu estaria mentindo se dissesse que a série Feios foi algo cuja leitura eu tenha apreciado por inteiro. Não foi. Feios demorou a engrenar. Começou infantil, mas de repente a história deu uma reviravolta e ficou excelente. O gancho para Perfeitos foi muito forte, mas o segundo livro me irritou com tanta futilidade - creio eu que a proposta era exagerar nesse lado, bem típico dos perfeitos. Mesmo assim, foi um bom livro, talvez até melhor que o primeiro. Com Especiais, eu confesso que li rápido, doida para terminar. Por isso demorei um pouco para ler Extras. Estava um pouco receosa, apesar de ter refletido bastante sobre o conteúdo da série. No início, Extras me surpreendeu. Até o surgimento de Tally, estava sendo um dos melhores livros da série. Aí Tally surgiu irreconhecível, em uma versão quase que um Godzilla humano, mais robótica que a Moogle, e a história desandou. Definitivamente o tempo na selva fez mal à Tally, cuja personalidade aparece na personagem da Aya. Ela parece muito a Tally dos outros livros... Apesar de tudo, o livro é interessante. No entanto, não promove tanto reflexão quanto os outros. Afinal, se neles a beleza a qualquer custo era questionada, nesse a fama nessas mesmas circunstâncias é recompensada.

Ioná 22/12/2014

Pueiril
Otima leitura juvenil.
Tema atual, com texto leve, descontraido e de leitura fluida.
Gostei.

lmaldonnado 25/11/2014

Bom, mas desnecessário
Este livro conta uma história interessante... mas praticamente quase sem vinculo com os 3 livros antecessores.
Achei que devia ter parado na trilogia mesmo, pois o final do terceiro livro já estava bom.
Luana C. 21/09/2015minha estante
Tenho a mesma opinião.