O Evangelho Maltrapilho

O Evangelho Maltrapilho Brennan Manning

Resenhas - O Evangelho Maltrapilho

Sandy 24/08/2022

O amor é a questão!
Como cita o autor: o evangelho da graça escandaliza!
Porque? Porque nos afundamos em regras e doutrinas, como forma de acharmos dignos do amor dEle.
Somente o cristão maltrapilho, consciente da sua condição, consegue entender que não é seus feitos e efeitos que fazem com que Deus o ame, mas por simplesmente ser quem é, nada além!
Jesus espera todo o fracasso e recaída de nós! Por isso tudo que fazemos ou não, não o impressiona.
O assunto do livro é o abundante e redentor amor de Deus, incapaz de ser compreendido, mas totalmente capaz de ser sentido. O Amor pelo maltrapilho, aquele que necessita violentamente do seu amor, e sabe que é o único lugar de infinita paz e misericórdia.
Precisamos parar de sermos legalistas! Em pensar que tudo é por causa de nossas obras, por causa da nossa devoção a regras e leis, por causa da nossa boa postura e porque vivemos uma vida medíocre regrada nos bons costumes.
E entender que o evangelho não diz respeito ao que faço ou sou, mas unicamente do amor de Deus por mim.
Entender que amor de Deus não são parar os sãos, que sentem orgulho dos bons homens que se tornaram (e acabam por pensar que nem precisam tanto de Deus assim, já que são bons o suficiente), mas são parar os feridos, que entendem que não há nada de bom e sí, e que pode achar um tesouro nos braços do Pai, mesmo sendo os maltrapilhos que são.

Bru 25/09/2022

Somos todos maltrapilhos
Acho importante que cristãos leiam esse livro. E dentre tantos ensinamentos que Ele passa, destaco esse: não somos bons, somos Maltrapilhos e não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Ele nos amou primeiro.
Claro, não concordo com exatamente tudo o que Brennan diz neste livro, mas devo dizer que me edificou muito, só não dou uma nota melhor porque foi uma leitura cansativa pra mim, demorei bastante pra ler.

Bianca 31/10/2022

Muita vezes vivemos em mundo de fantasias onde nos colocamos em uma posição de ignorância, porque é muito mais fácil do que confrontar a verdade e buscar a verdadeira mudança. Eu sempre tive uma luta interna pela busca da perfeição, vivia uma vida mendigando elogios mas nunca me sentia completa ou suficiente. Quando comecei a ler essa obra fiquei irritada porque ela me confrontou de uma forma que eu não queria, uma evangelho maltrapilho é isso que nós somos. Somos pessoas completamente imperfeitas alcançadas pela graça perfeita de Deus e que agora tentam ser o melhor que podem ser Nele. Eu indico muito este livro porque ele nós mostra uma perspectiva diferente, tira-nos da ignorância e obriga-nos a mudança.

vica 26/11/2022

Necessário.
Um livro curto mas que carrega grandes (e doloridas) verdades.

A cada parágrafo que eu concluía era um soco que eu levava. Uma leitura que eu precisava. Necessária. Daquelas que muda a vida sabe.

Estamos vivendo em um momento aonde as escrituras estão sendo deturpadas, e esse livro é uma luz (e um tapa na cara), é um chacoalhão que me mostrou o quanto (apesar de jurar que não) eu estava indo na contramão. Fui quebrada. E continuo.

É um daqueles livros que te deixam reflexiva por dias. Eu particularmente espero pensar nesse pelo resto da minha vida.

Um livro pequeno, mas com um conteúdo poderosíssimo.

marcela.albino.5 06/03/2023

Título estranho
Comecei o livro (como sempre) sem ler a sinopse, e achando estranho esse título. Como um evangelho pode ser maltrapilho? E como isso pode ser bom? Mas na verdade, trata-se de um evangelho PARA maltrapilhos, o que foi da vontade de Jesus, que veio para salvar os pecadores. É um livro com uma mensagem muito bela.

Cezar Zaneti 03/06/2010

excelente livro! recomendo a todos!

Edy Marques 13/09/2015

Este é uns dos meus favoritos. Neste livro aprendi mais sobre a graça de Deus (Favor Imerecido). Um livro excelente que nos mostra o quanto somos falhos e não há problema nisso, pois Cristo veio exatamente para os pecadores (Lucas 5:32), e que a graça de Deus sempre está conosco. O que não nos isenta de querer mudar/melhorar, e esse talvez seja o ponto que discordo do autor, pois ao fazer uma leitura atenta dos livros do Manning, parece que o mesmo ensina uma graça barata, ou podemos dizer um conformismo em aceitar sua condição permanente de pecador. O que a bíblia não aceita (Hebreus 12:14.)
Mas voltando ao livro, nele encontramos várias frases inspiradoras e reflexivas, que nos leva a repensar nosso relacionamento com ABA(DEUS/PAI). Algumas frases que gosto deste livro:

"Não seja tolo a ponto de medir meu amor por você a partir do seu amor por mim! Não ouse comparar o seu amor tênue, pálido, hesitante e instável com o meu amor, pois eu sou Deus, não homem!"

"Sou ainda um maltrapilho, mas estou diferente", estão certos. Onde o pecado abundou, superabundou a graça."

"Deveríamos ficar perplexos diante da bondade de Deus, estupefatos diante do fato de ele se dar ao trabalho de chamar-nos pelo nome, boquiabertos diante do seu amor, maravilhados de que neste preciso momento estejamos pisando em terreno santo."

"Sou um arco em tuas mãos.Senhor. Estenda-me, para que eu não perca a utilidade. Não me estendas além da conta, Senhor, posso quebrar, Estenda-me além da conta Senhor- e daí se eu quebrar?

Enfim é um excelente livro, ao lado do "Cristianismo Puro e Simples" do C.S. Lewis, é uns dos meus favoritos.

Videgois 04/08/2016

A graça incondicional e gratuita de Jesus Cristo
O evangelho maltrapilho não é um livro para todos, em contra partida é um livro que todos deveriam ler. É para aqueles que querem se esvaziar de doutrinas teológicas (sejam elas Pentecostais, Neo-pentecostais, Calvinistas, quais elas forem...), é para aqueles que querem ser firmados em Cristo Jesus, com a única e absoluta verdade, para aqueles que querem amar e serem amados, para os frustados com a vida cristã medíocre, para aqueles que se veem cansados de lutar pelas próprias mãos (o que nos é imposto todos os dias), e acima de tudo é para aqueles que querem e enxergam O Abba.

O obrigado Deus pela oportunidade de ver o seu amor, por ser sua criança, da qual tu não desistiu, nem nos piores erros e nem nos aplaudidos acertos. Meu Abba ansiava por ti e tu ansiava mais por mim, desde a antiguidade, desde o verbo, seu amor me gerou e me trouxe de volta aos teus braços. Só os pródigos sabem e conhecem o amor e perdão de Deus, só aqueles quais as dores desse mundo passaram sabem.
"Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje conheço em parte; então conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido." 1Coríntios13v12-Bíblia KJA.
Ó Abba abra os olhos do teu povo, para que nós possamos ver o senhor em sua total magnitude e não restringi-lo em uma só, mostra-nos sua personalidade multifacetada e faça de nós suas crianças, seus amados filhos.
"E, assim, entender que o amor de Cristo que EXCEDE TODO CONHECIMENTO, para que sejais preenchidos de toda a plenitude de Deus." Efésios 3v19- Bíblia KJA.

Gabriela.Oliveira 28/08/2018

Além do conteúdo em si, a forma como o Brennan transmite sua mensagem (que é, na verdade, a mensagem do amor e da graça de Deus) é impecável, extremamente simples, clara e direta, sem muitos rodeios, o que, obviamente, me conquistou e me fez querer ler todos os seus livros. Algumas poucas coisas me causaram algum estranhamento ou discordância, porém mais estranho seria se eu concorresse com tudo. Certamente um dos meus livros preferidos, não só do ano, mas da vida. Sempre que tiver tempo vou voltar e folheá-lo para manter sempre em mente o que ele passou através da sua escrita.

Paty Santos 22/05/2019

A verdade contida nesse livro é simples e impactante. A certeza de que Ele me ama independentemente de qualquer coisa que faço me leva a outro nível de relacionamento com Ele. Brennan nos situa bem na nossa condição de maltrapilho e elucida brilhantemente o quanto nossa visão do amor de Deus é pequena e mesquinha. E como reconhecer nossa condição de nada nos trás liberdade e certeza de quem é Deus.
A nossa visão do Pai molda a nossa vida e por isso é tão importante conhece-lo.
Recomendo esse livro a todo cidadão da face da terra.

Monica 31/05/2024

Identidade
Um singelo convite ao íntimo de uma identidade inegável e humanamente maltrapilha! Nós! Humanos sedentos pela graça libertadora de Cristo!

joaoaranha 28/09/2020

Gerador de identidade
Não é a primeira vez que li "O Evangelho Maltrapilho", de Brennan Manning, da Mundo Cristão - li a primeira vez a quase 10 anos (tempo voa!) e, devido a circunstâncias da vida, me peguei relendo a obra. E como o tempo, as experiências e a maturidade facilitam a tarefa de Deus de abrir nossos olhos!

Pensar que esse livro foi escrito em 1990 só me leva a crer como esse cara foi perseguido naquele tempo e como deve ser desfigurado nas "hipergraças" da vida. Esse livro não é para dar rótulos, mas deve ser ajudador na geração de identidade relevante e pacífica diante de Deus, no meio tão louco que vivemos.

Mais uma vez, recomendadíssimo.

Ana Becegato 05/02/2021

uau
o primeiro livro que li desse autor foi ?o obstinado amor de Deus?, e vi que a escrita do autor era muito bom. nesse livro aqui me surpreendi, o conteúdo dele é único, faz a nossa mente se abrir mais sobre o evangelho! muito bom

Belmonte 02/05/2021

Graça
O autor traz uma nova perspectiva quanto a Graça de Deus. Gostei da leitura, mas não concordo com tudo que o autor escreveu, mas com ceereza valeu a leitura. Trouxe reflexão e de uma certa forma conforto.