Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Lilian 18/05/2021

Sobre maternidade
O livro trata dos muitos sacrifícios que as mães fazer e como a percepção dos filhos sobre isso é pequena

Cristiane 15/08/2022

Por favor, cuide da mamãe
Neste livro os pais vão visitar os filhos em Seul para comemorar o aniversário deles. Porém ninguém vai buscá-los na estação de trem. No caminho a mãe se perde do pai, que só percebe isto ao chegar na casa do filho. A partir daí a família todo se envolve numa busca insensante pela mulher perdida. Durante esta busca os personagens recordam os momentos vividos com a mãe e todo sacrifício que ela fez pelos filhos.
No decorrer do livro o leitor conhece aquela mulher forte e sofrida, que aos poucos foi sendo esquecida pela irmã, pelos filhos, pelo esposo... E mesmo assim esta mulher surpreende a todos: participando de uma associação, tendo alguém que lê os livros que sua filha escreveu... O livro é cativante.

Mari Pereira 15/12/2021

Quando comecei a ler esse livro, não estava entendendo muito para onde ia o enredo. Achei o primeiro capítulo confuso e o segundo me irritou um bocado.
Mas aí, mais ou menos pela metade do livro, consegui captar qual era o âmago da história, e a leitura fluiu.
É uma narrativa estruturada a partir de diferentes pontos de vista, de distintas posições no mundo, de mobilizações de afetos, culpa, tristezas, arrependimentos, rancores, segredos, felicidades efêmeras.
E ao ir entrelaçando essas múltiplas narrativas a gente se depara com uma história profundamente triste e que expõe de modo brilhante a invisibilidade a que as mulheres são relegadas, especialmente como as principais organizadoras e executoras do trabalho doméstico e de cuidados.
Terminei com coração partido.

girlatbook 11/05/2022

i know better, but i still feel you all around
quando peguei esse livro pra ler, me senti indiferente a leitura inteira. indiferente aos personagens, a história que tava sendo contada, ao desenrolar do conflito principal, acho que só lia porque minha curiosidade de saber o final não me permitiu desistir dele antes da hora, e agradeço muito a ela por isso. as últimas narrações, as narrações da mamãe, foram o ponto mais alto de tudo. senti uma sensibilidade imensa, foi emocionante e ao mesmo tempo angustiante, melancólico ver como todo mundo enxergava ela de um jeito superficial, mas ela conseguia enxergar todo mundo (seus filhos, seu marido, seu amigo) com uma profundidade visceral que me deixou triste e impactada. torci muito pra um final diferente, mas ter acabado do jeito que acabou foi um ponto positivo, e qualquer sentimento ligado à maternidade sempre vai mexer comigo de um jeito especial.

Ana Claudia 29/05/2022

Park So-nyo é uma senhora de 69 anos que estava indo pegar o trem com seu marido para comemorar o aniversário do casal na casa de uma de seus filhos, em Seul, quando é deixada para trás na estação.

A história é narrada pela filha Chi-Hon que se afastou da família quando passou a fazer sucesso como escritora. Temos também o ponto de vista de alguns filhos de mamãe: o filho mais velho, Hyong-chol, que muito amado pela família. A filha mais nova que abandonou tudo para cuidar dos seus filhos e do marido de Park, que vai nos contar como tudo aconteceu até o momento em que mamãe desapareceu.

Ao longo da narrativa, o leitor vai descobrir onde mamãe está e se ela será encontrada e como ficarão os filhos durante o desaparecimento e busca por ela.

Mary's 24/08/2021

Uma história impactante. Estamos dando o valor merecido para quem amamos, ouvindo seus desejos, ou simplesmente supondo que conhecemos ela e que o que ela faz é o que sempre quis? Por favor, cuide da mamãe é uma história marcante, que mostra como muitas vezes deixamos de nos importar realmente com quem amamos.

Giovanna1174 05/11/2023

O livro "Por Favor, Cuide da Mamãe" nos leva a uma jornada emocional através das perguntas que surgem quando refletimos sobre a maternidade. À medida que a história se desenrola, descobrimos que a mãe esconde segredos e desejos não revelados. Ao longo das páginas, a protagonista se esforça para descobrir mais sobre a mulher que a criou, o que a aproxima ainda mais de sua mãe. Ao final, ela compreende que ser mãe não é apenas uma função, mas uma jornada de sonhos, desejos e amor não expressos. O livro nos lembra da importância de valorizar e cuidar daquelas que deram tudo por nós, não apenas como mães, mas como indivíduos únicos com suas próprias paixões e sonhos.

Ana Paula 03/11/2020

Grande obra da literatura sul-coreana
Lido em 02/11/2020. "Por favor, cuide da mamãe" é uma grande obra da literatura sul-coreana. Fui conquistada. O livro conta a história de uma senhora de 69 anos que some na estação de metrô de Seul. A autora Kyung-Sook Shin traz uma escrita peculiar: cada personagem chama a si mesmo de "você" ao invés de "eu", como se falasse olhando para o próprio espelho, como se cada um fosse o juiz de si mesmo em um julgamento cheio de culpas, acusações, dores, sentimentos de impotência, descobertas, lembranças emocionantes e arrependimentos. Uma leitura que vale muito a pena.

Danielle.Almeida 29/09/2023

Você enxerga a sua mãe?
Livros coreanos tem me causado grandes emoções e com este não foi diferente. Com a narrativa certeira de Kyung Sook Shin, descobrimos que a mãe idosa de uma família, desapareceu na estação de metrô de Seul e a partir do olhar de sua filha, de seu filho mais velho e de seu marido passamos a perceber como ela era uma estranha dentro de seu próprio lar. As micro agressões que a matriarca sofre durante toda a vida pelas mãos de seus filhos, de seus esposo e de sua cunhada, mostra o quanto uma mulher é invisibilizada pelo papel que desempenha perante a sociedade. Apesar de nunca ter medido esforços para dar o melhor aos filhos e marido, ela nunca pensou em si mesma e o livro mostra que tampouco os outros se importavam realmente com ela, seus passado, seus sonhos e sua vida. É triste e tocante ao mesmo tempo. Todos só se dão conta do quão estranha a própria mãe é para eles após seu desaparecimento e percebem nuances da vida da mãe que sempre lhes passou despercebido. Por favor cuide da mamãe é um tapa na cara de pessoas egoístas e autocentradas que não percebem o valor e o esforço do trabalho doméstico e da responsabilidade maternal.

Maiara.Alves 27/04/2020

Comovente
Park So-nyo, uma senhora de 69 anos sai com o marido da aldeia onde moram para visitar os filhos que agora vivem na capital, Seul .
Não é a primeira vez que fazem isto. Só que ela envelheceu, está doente e se perde do marido em uma das estações do metrô. E ele, tão acostumado a que a mulher siga os seus passos, só se dá conta do ocorrido depois que o trem parte.
A partir daí, o pai e os cinco filhos começam a buscar pela mãe desesperadamente.
E também começam a lembrar de tudo o que receberam dela. De tudo o que NÃO fizeram por ela a vida toda. De toda a atenção que nunca deram a ela. Dos problemas dela aos quais nunca prestaram atenção.
Achei o livro belíssimo, tocante, sem ser melodramático. Sem dúvida, uma dos leituras mais comoventes que fiz recentemente. Uma leitura que convida a refletir, se realmente damos aos nossos pais, e idosos da família, a atenção, amor e carinho que eles merecem e precisam.

@sandraalmeidaeseuslivros 03/03/2021

Conta a história de uma mãe que ao visitar os filhos com o marido se perde no metrô. Vamos conhecendo a vida dela e do total abandono de seus filhos e do marido com relação a ela. O livro invariavelmente faz vc pensar em sua mãe e se vc está valorizando tudo que ela ja fez e faz por você . Não foi uma leitura fluida pra mim, demorei a me conectar.

Gabriela3420 04/08/2022

Por favor, cuide da Mamãe
Uma leitura que propõe a reflexão: e se você soubesse que esta é a última vez que vai estar com sua mãe? Narrado por vários pontos de vista, é um livro que fala sobre solidão e arrependimentos familiares, e de como as vezes é possível ser cruel com as pessoas que mais amamos.
No início da leitura eu achei a escrita bem confusa, mas depois me acostumei. O livro prendeu a minha atenção porém achei o final de um tom deslocado do restante da história. Recomendo para quem gosta de livros reflexivos e dramas familiares..
"Então por que pensamos em Mamãe como uma mãe desde o início? Mamãe não teve oportunidade de perseguir seus sonhos e, inteiramente sozinha, enfrentou tudo o que a época lhe infligiu, pobreza e tristeza, sem nada poder fazer com relação a não ter tido sorte na vida,
a não ser sofrer, superar os problemas e viver sua vida da melhor maneira que conseguisse, entregando-se de corpo e alma. Por que nunca levei em conta os sonhos de Mamãe?"

Mari 03/11/2022

Você conhece sua família
Conhecer a personagem principal através dos olhos de seus filhos e de seu esposo, trouxe muitas reflexões. Será que realmente conhecemos as pessoas que estão conosco todos os dias.

Diego Vertu @outro_livro_lido 20/04/2022

Delicadissímo
Neste livro, conhecemos Park So-nyo uma mulher de 65 anos e mãe de 5 filhos, ao chegar em Seul com seu marido, Park se perde na estação de metrô e encontra-se desaparecida. A história narrada pelos filhos e pelo marido que vão provando que conhecem muito pouco da mulher que convivia com eles, não percebendo os cuidados que a mãe/esposa tinha com eles, a mulher que tinha sonhos, desejos, ambições e que ninguém ligava. Agora vem o peso na consciência que a família terá que enfrentar enquanto procuram a mamãe.
Meu primeiro contato com a literatura sul-coreana e esse livro me agradou bastante me levando a reflexões como: Que tipo de pessoa eu sou? Será que entendo e conheço as pessoas que estão em minha volta? Será que alguém está me pedindo ajuda e eu não estou percebendo? Entre outras ideias presentes. É interessante notar algumas diferenças entre a cultura oriental e a ocidental e como lidamos com as situações problemas e as emoções. O único desconforto foi a estrutura narrativa que é bem diferente do que estou acostumado acho que algumas partes ficou complicado o entendimento e arratou um pouco a leitura. Senti falta de um final mais coeso também. Porém, recomendo a leitura.

Kate (@lendocomkate) 02/08/2021

Vai te deixar com depressão mas você vai gostar
Você quer um livro bem triste do início ao fim, que te faz repensar toda sua vida? Toma aqui esse livro!

Quando a mãe de uma família coreana de cinco filhos desaparece, seus filhos começam a repensar tudo que viveram com ela e tudo que podiam ter feito diferente. Dividido em 4 grandes capítulos + epílogo, vemos o passado dos relacionamentos de cada pessoa que tinha contato com Mamãe, alternando com o presente, onde os filhos tentam encontrá-la.

É muito emocionante ver como ela era tratada, apenas como uma mãe que tinha seus deveres com a família, e não uma pessoa real, que tinha desejos e sonhos. Aos poucos vamos descobrindo quem era Mamãe e o que estava acontecendo em sua vida: os traumas que ela sofreu, as dificuldades que passou, as doenças que sofreu em silêncio. O capítulo mais impactante pra mim foi o relato do Pai, que admitiu que não a tratava bem e sempre ignorava suas doenças, deixando ela sofrer sozinha.

Um livro muito impactante que te faz repensar sua relação com seus familiares, vale a pena ser lido!