Por favor, cuide da Mamãe

Por favor, cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Verona Aguiar 09/10/2021

Um bom livro, cheio de passagens que te fazem chorar. Uma sensível reflexão à aqueles que amamos.
?A palavra ?Mamãe? é familiar e esconde um apelo: por favor, tome conta de mim. Por favor, pare de gritar comigo e faça um afago na minha cabeça; por favor, fique do meu lado, tenha eu razão ou não.?

@Estantedelivrosdamylla 02/10/2021

E se sua mãe desaparecesse?
O livro "Por favor, cuide da mamãe" foi uma leitura surpreendente e que me envolveu bastante.

A história se inicia com o desaparecimento da matriarca de uma família coreana, a "mamãe" - que se chama Park So-nyo, se perde do seu marido na estação de trem de Seul quando estava a caminho da casa de seu filho. A partir daí se iniciam as buscas pela mesma.

Com as buscas, as lembranças afloram, e os filhos e o marido começam a relembrar momentos que viverem com ela; lembram do quanto ela fez por cada um deles (e que muitas vezes não foi valorizada pelos mesmos).

O livro é muito emocionante. Ensina uma lição de vida enorme, nos mostra o quanto devemos valorizar os que nos amam, os que estão perto e que fazem tanto por nós.

Acredito que é um livro que tem a capacidade de fazer todos os leitores se identificarem em certos pontos, e por isso é tão tocante.

Foi a primeira autora Coreana que li, e posso dizer que gostei muito. Recomendo demais esse livro. Sei que não sou a mesma após essa leitura.

Fabíola Labbé 29/09/2021

Necessário
Demorei quase um ano pra ter coragem de chegar aqui e falar sobre como me sinto a respeito deste livro.
Fiz essa leitura em uma época da minha vida em que minha auto estima estava muito baixa e, não sei se por esse motivo, fui atingida por ele como um furacão.
É uma história que fala muito sobre a invisibilidade feminina a partir do momento em que nos tornamos esposas e mães. Uma condição em que não temos nenhuma responsabilidade mas sobre a qual escutamos sempre "pq vc não falou?" "pq não expressou seus sentimento?" "ah, mas vc se anulou demais..." "vc não se cuida, aí fica assim..." Enfim, infinitas frases que todas nós já ouvimos em algum momento. Cada pequena cobrança, cada julgamento por menor que seja, vão nos diminuindo e tornando quem somos, mulheres apagadas e que não encontram espaço para suas vontades, suas dores, suas necessidades e abrem mão de quem somos em favor de nossas famílias. Primeiro como filhas depois como esposas e mães.
Essa mãe, cuja história nos é contada tem algumas condições médicas e algumas características pessoais que todos desconhecem e que nunca se preocuparam em olhar para ela de verdade e entender os motivos de suas dores de cabeça, de suas saídas esporádicas, de suas decisões.
Essa mãe, que conhecemos através dos olhos dos seus filhos e marido ao mesmo tempo em que a buscam desesperadamente, sempre foi totalmente invisível...

Talita.Lobo 27/09/2021

Onde mora o outro dentro da gente?
Que história! Dessas histórias que retratam a vida de tantas pessoas. Dessas histórias que a maioria das pessoas de identifica. E a autora a descreve de uma maneira simples, sutil e delicada.

O livro conta das dores e das lembranças que os filhos trazem a tona de sua mãe a partir do momento em que ela desaparece. Aos poucos, sob a voz de vários narradores, o livro vai nos contando aos poucos da história dessa mãe de família, contando um pouco sobre seus hábitos, sobre seu dia a dia, sobre a sua invisibilidade.
O livro se indaga varia vezes como é possível a gente ver nossa mãe ?apenas? como mãe, esquecendo que nela existe uma pessoa complexa, com desejos, vontades, sonhos, presente, passado e futuro.
O livro narra um amor de mãe, genuíno. Um amor que abre mão de si e de sua própria identidade em nome do crescimento e da estabilidade da família.
O livro indaga essa ?triste? situação, de como passamos a conhecer o outro, e a sentir sua falta a partir do momento que perdemos.
É um livro que trás muitas reflexões, que trás muitos gatilhos, mas que trás também uma doçura, um ?querer? ver todos os lados, entender todos os motivos.
As vezes a vida não nos dá oportunidade de arrepender, de pedir desculpas, de tentar fazer melhor??.. as vezes o que nos resta são as pequenas e boas memórias que construímos no nosso dia a dia?..

Ju 25/09/2021

Precisei de uns dias pra poder lidar com o turbilhão de sentimentos que esse livro conseguiu me trazer em cada parte. Me fez pensar em como algumas coisas tão importantes passam batido diante diante de nós, seja pela correia da vida diária, ou talvez pelo estresse de dias cansativos. Os dizeres de Park Sonyo mexeram muito comigo e, com certeza, me fizeram olhar pros momentos da vida com mais atenção, quando acabei a leitura só consegui expressar em lágrimas tudo que senti durante a história.

Wanessa_Gabriela 14/09/2021

Um livro de memórias
Um bom livro, repleto de memórias que trazem à tona revolta e faz pensar em muitas coisas, em como a vida é e como tratamos àqueles que nos são próximos.

Lilian.Ladeira 25/08/2021

Apenas cuide...
Primeiro livro que leio desta autora e foi amor a primeira vista. No inicio parece meio confuso, oscila em capitulos em terceira pessoa, depois em primeira pessoa.
Uma história muito delicada e profunda, que nos faz pensar em como nós lidamos com a nossa própria família, em como estamos absortos na nossa própria vida que não vemos o que pode estar a se passar ao nosso redor.
Uma mãe, esposa e mulher esquecidas. Solidão, depressão e necessidades caminhando juntos. Uma vida inteira de sofrimento e esquecimento. Será que nossa presença será notada apenas no final?

Luísa Toresan 24/08/2021

Não sei muito o que dizer desse livro. Ele não foi um livro ótimo mas também não foi ruim. Eu amei o modo de narrar da autora, ela alterna entre segunda pessoa, terceira pessoa, e primeira pessoa+segunda pessoa.

Algumas coisas, pra mim, ainda ficaram em aberto, mas não impactou tanto assim.

Mary's 24/08/2021

Uma história impactante. Estamos dando o valor merecido para quem amamos, ouvindo seus desejos, ou simplesmente supondo que conhecemos ela e que o que ela faz é o que sempre quis? Por favor, cuide da mamãe é uma história marcante, que mostra como muitas vezes deixamos de nos importar realmente com quem amamos.

Renata 05/08/2021

Amei esse livro! É viciante! Escrita fluída ao mesmo tempo em que é delicado, favoritei, mas não consegui dar as 5 estrelas porque senti falta de um final mais conclusivo, apesar de que o final não deixa a desejar, é só chatisse minha. ?

Kate (@lendocomkate) 02/08/2021

Vai te deixar com depressão mas você vai gostar
Você quer um livro bem triste do início ao fim, que te faz repensar toda sua vida? Toma aqui esse livro!

Quando a mãe de uma família coreana de cinco filhos desaparece, seus filhos começam a repensar tudo que viveram com ela e tudo que podiam ter feito diferente. Dividido em 4 grandes capítulos + epílogo, vemos o passado dos relacionamentos de cada pessoa que tinha contato com Mamãe, alternando com o presente, onde os filhos tentam encontrá-la.

É muito emocionante ver como ela era tratada, apenas como uma mãe que tinha seus deveres com a família, e não uma pessoa real, que tinha desejos e sonhos. Aos poucos vamos descobrindo quem era Mamãe e o que estava acontecendo em sua vida: os traumas que ela sofreu, as dificuldades que passou, as doenças que sofreu em silêncio. O capítulo mais impactante pra mim foi o relato do Pai, que admitiu que não a tratava bem e sempre ignorava suas doenças, deixando ela sofrer sozinha.

Um livro muito impactante que te faz repensar sua relação com seus familiares, vale a pena ser lido!