Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Julia 31/12/2023

Arrebatador
Impossível ler esse livro e não se emocionar pensando nas mães de nossas vidas: mãe, tias e avós. É surreal pensar nessa conexão entre tantas mulheres de tantas gerações: o trabalho árduo de se manter uma casa e criar os filhos muitas vezes sozinha. Esse livro vai te obrigar a ver essas mulheres de uma forma diferente, terminei questionando minha paciência. É incrível que em poucas páginas a autora cobriu tantas nuances de tantas fases da vida. Simplesmente não conseguia parar de chorar. Até agora me emociono e só desejo que por favor, cuide da mamãe.

Rubinho.Meneses 31/12/2023

O livro "Cuide da Mamãe" é como um abraço nas emoções da família, mostrando o quanto é essencial valorizar quem sempre esteve lá por nós.

poly 12/11/2023

Um dos melhores livros que já li na minha vida.
Comecei esse livro sem grandes pretensões e acabei envolvida e perdida na história de um jeito que me fez sofrer junto com os personagens. esse é um livro profundo sobre relações familiares e cultura coreana, você se machuca e chora e quer morrer durante a leitura, mas vale tão a pena que morrer parece um preço pequeno a se pagar.

glen_985 10/11/2023

Uma nova visão de mundo
"Por favor, cuide da Mamãe" nos apresenta a história de uma mulher cuja mãe está desaparecida. Ao longo da narrativa, acompanhamos sua busca e as reflexões que ela tem sobre a vida e sacrifícios que sua mãe teve de levar para sustentar os filhos. Aos poucos, vamos nos identificando com boa parte do livro e com as coisas que a protagonista descobre sobre quem ela achava conhecer. Afinal, é comum acharmos que nossas mães são... Bem, mães. Mas elas não são apenas isso. Elas são seres humanos. Indivíduos. Elas tinham uma vida antes de nós.

Pena que muitas vezes não enxerguemos isso.

Giovanna1174 05/11/2023

O livro "Por Favor, Cuide da Mamãe" nos leva a uma jornada emocional através das perguntas que surgem quando refletimos sobre a maternidade. À medida que a história se desenrola, descobrimos que a mãe esconde segredos e desejos não revelados. Ao longo das páginas, a protagonista se esforça para descobrir mais sobre a mulher que a criou, o que a aproxima ainda mais de sua mãe. Ao final, ela compreende que ser mãe não é apenas uma função, mas uma jornada de sonhos, desejos e amor não expressos. O livro nos lembra da importância de valorizar e cuidar daquelas que deram tudo por nós, não apenas como mães, mas como indivíduos únicos com suas próprias paixões e sonhos.

Isabella._. 20/10/2023

MAMÃE TE AMO
Como só valorizamos algo após a perda ?

Cultura e relacionamento com os filhos desde a dívida com o mais velho e redenção que a mais nova oferece, e servidão como mães subexistem em função dos filhos

mamãe te amo

Nathalia 20/10/2023

?Mamãe, no entanto, era um mundo inteiro ela mesma.?
?Mamãe não sorri. Não chora. Mamãe sabia? Que eu, também, precisei dela minha vida inteira??

Chorei em todas as 240 páginas deste livro. Não consigo falar sobre minha mãe sem chorar, acho que por isso quase afoguei meu Kindle com às lágrimas que escorreram para dentro lendo palavras que poderiam ter saído de mim se eu tivesse qualquer talento para organizar confusão mental e contar história de forma tão tocante quando a autora fez.
Me tocou onde mais dói.
Provavelmente meu favorito do ano.

Danielle.Almeida 29/09/2023

Você enxerga a sua mãe?
Livros coreanos tem me causado grandes emoções e com este não foi diferente. Com a narrativa certeira de Kyung Sook Shin, descobrimos que a mãe idosa de uma família, desapareceu na estação de metrô de Seul e a partir do olhar de sua filha, de seu filho mais velho e de seu marido passamos a perceber como ela era uma estranha dentro de seu próprio lar. As micro agressões que a matriarca sofre durante toda a vida pelas mãos de seus filhos, de seus esposo e de sua cunhada, mostra o quanto uma mulher é invisibilizada pelo papel que desempenha perante a sociedade. Apesar de nunca ter medido esforços para dar o melhor aos filhos e marido, ela nunca pensou em si mesma e o livro mostra que tampouco os outros se importavam realmente com ela, seus passado, seus sonhos e sua vida. É triste e tocante ao mesmo tempo. Todos só se dão conta do quão estranha a própria mãe é para eles após seu desaparecimento e percebem nuances da vida da mãe que sempre lhes passou despercebido. Por favor cuide da mamãe é um tapa na cara de pessoas egoístas e autocentradas que não percebem o valor e o esforço do trabalho doméstico e da responsabilidade maternal.

Junomundi 15/09/2023

Que livro lindo, sensível e fortíssimo!
Esse livro acabou comigo, viu?! Anos de terapia não me prepararam para isso, cada página uma pedrada!

annacê 07/09/2023

240 páginas não, 240 tapas na cara
Esse livro tava na minha lista de leitura faz bastante tempo, alguém do booktok recomendou e eu me interessei, eu só sabia que a história era sobre filhos procurando a mãe que desapareceu. Então eu sabia que seria triste, mas não esperava que fosse desolador. Quando eu comecei a ler e percebi que a forma de escrita era pra o leitor se sentir como o personagem, eu já entendi que eu ia quebrar minha alma em 58293 pedaços com aquela leitura.

A cada página e a cada pensamento eu me identificava mais e mais, comecei a sentir uma culpa como se fosse a minha mãe ali que tivesse se perdido. Fiquei o livro todo pensando que iria ser uma filha melhor pra minha mãe e me arrependendo de todas as vezes que não fui. Cheguei até a perguntar sobre a juventude da minha mãe e me surpreendi quando ela me contou sobre um trabalho que ela teve, e como ela gostava de ter trabalhado lá, como ela era muito boa fazendo o que ela fazia e ganhava mais que as pessoas que já trabalhavam naquela empresa a mais tempo que ela. Eu não fazia ideia. Isso me fez perceber que tudo o que eu sei sobre a minha mãe talvez não chegue nem a 30% do que ela já viveu. Caiu a ficha de que a minha mãe tinha tido uma vida antes de mim e que ela era uma pessoa, que já teve a minha idade e provavelmente sonhos que ela teve que largar. Eu por ser a segunda filha talvez já não tivesse sido tão assustador pra ela, mas que talvez ela tenha ficado muito perdida e assustada quando a minha irmã nasceu, quando ela foi mãe pela primeira vez. Talvez ela tenha se sentido sozinha, ou talvez tenha pensado que queria poder mudar isso ou aquilo.

É bom ler esse livro enquanto você ainda tem uma mãe, porque se você já for um filho bom você começa a apreciar mais ela, se você for um filho ruim você aproveita que ainda tem tempo pra mudar as coisas (Obviamente se a sua mãe é uma boa mãe pra você e não uma mãe narcisista ou psicopata que não merece seu amor). Esse livro te faz perceber que a sua mãe é tão humana quanto você, que ela sente medo, desejos, tem sonhos, sonhos que as vezes ela teve que deixar de lado por você. É um livro muito triste, porque é um livro muito real, porque na vida real nem sempre tudo dá certo ou tem um final feliz. Mas é um bom livro pra você pensar em cuidar da sua mãe enquanto ainda dá tempo (ou seja lá a pessoa que te criou e te deu carinho), porque depois tudo o que você vai ter é arrependimentos e não vai ter nada que você possa fazer pra mudar isso.

"Ainda que digamos que a situação dela levou-a a pensar só em nós, como poderíamos ter pensado em Mamãe como Mamãe a vida inteira? Embora eu seja mãe, tenho muitos sonhos que são só meus e lembro-me de coisas da minha infância, de quando eu ainda era menina, depois uma mulher jovem, e não me esqueci de nada. Então por que pensamos em Mamãe como uma mãe desde o início?"

Nai 06/09/2023

Quem era mamãe antes de ser mamãe?

Gostei da discussão sobre como nos sempre esperamos que nossos pais sejam apenas nossos pais, não vendo eles simplesmente como seres humanos que tem sentimentos, sonhos, medos e angústias. Eles foram bebês, crianças, adolescentes e adultos antes de ter um filho.

O arrependimento dos filhos e do marido, após o desaparecimento, é só isso, arrependimento, não tem como voltar no tempo, e é assim para todos.

No livro há elementos bem reais como o favoritismo entre os filhos, o afastamento entre os familiares depois que eles partem, a perspectiva de que a mulher sempre fica responsável por tudo, o marido que não serve para nada, a ingratidão, entre tantos outros.

Acho que uma das partes mais tristes é se dar conta de que a protagonista era uma boa pessoa e sofreu a vida inteira, tendo pequenos momentos de felicidades, mas com os dias sendo mais preenchidos por obrigações do que por qualquer outra coisa. Nunca sendo inteiramente feliz nem inteiramente triste, ela aprendeu a retirar dos estágios da vida tudo de alegria que podia, mesmo que isso exigisse muito esforço.

Remy Olem 19/08/2023

Apenas bom, não é uma leitura que irá ficar na minha memória, aquele tipo de história muito superficial que não se aprofunda em nenhum sentimento de verdade, e deixa você imaginar o que quiser pois as pontas são tão soltas que fica até natural a gente mesmo deduzir toda a história.
annacê 07/09/2023minha estante
acho que a leitura só não funcionou pra você, mas não acho que dá pra chamar de superficial, é mais uma tentativa de lição de vida

Mapplehead 14/10/2023minha estante
com certeza não funcionou pra você, o que é uma pena, pois de superficial não é nada.

Remy Olem 25/01/2024minha estante
Gente, aqui é um espaço pra expressar as opiniões certo? Não precisam tentar me convencer de que não é superficial e etc... é minha opinião. Se vocês curtiram, ótimo, não tô aqui pra tentar convencer ninguém

annacê 25/01/2024minha estante
ninguém tá tentando convencer lkkkkkkk só tamo dizendo que n funcionou pra você

Remy Olem 26/01/2024minha estante
É exatamente sobre isso, ele nao funcionou p mim e foi o que eu disse. Nao havia necessidade de vir aqui comentar "acho que o livro nao funcionou p vc". O intuito parece sim de querer me convencer que o livro é bom.

Mapplehead 29/01/2024minha estante
o nome disso é liberdade de expressão...