Jogador N° 1

Jogador N° 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Madu 21/01/2024

E se eu virar gamer
Em uma distopia que se passa durante a crise do petróleo, OASIS é uma realidade virtual utilizada como escapismo por grande parte das pessoas, até que o seu criador morre e decide fazer um caça ao tesouro no seu ?jogo?, valendo toda sua fortuna

Não sou chegada em vídeo game e muito menos tenho algum conhecimento sobre as referências dos anos 80, então as primeiras 50 páginas foram bem difíceis de aguentar, me senti recebendo um info dump absurdo

Depois disso fiquei bem apegada na história, o jeito que o autor consegue explicar as coisas e fazer elas se tornarem interessantes mesmo que você não pegue a referência é incrível, acabei gostando dos personagens e ficando curiosa com o decorrer da história

Ler esse livro tendo um apego a jogos e aos anos 80 deve ser incrível, porque até senti vontade de jogar os jogos mencionados e assistir os filmes.

Hanna 19/01/2024

Uma ideia genial com excesso de fan-service
A história principal é incrível, não posso discordar, mas ler esse livro foi um verdadeiro desafio.
A narrativa começa muito envolvente, nós da uma perspectiva futura do mundo que é muito palpável, e isso torna ele mais real.
A personalidade de Wade, no inicio é cativante, mas passei a ter raiva da sua perspectiva e não conseguia lidar com os problemas que ele encontrava durante a jornada, mesmo sabendo que isso era consequência do mundo onde ele estava inserido, senti que ao longo da jornada, conforme ele foi ficando famoso e poderoso, a essência do personagem se perdeu um tanto, se recuperando na reta final.
Eu diria que o inicio e o final desse livro são incríveis, mas o meio do percurso é difícil de aguentar, principalmente pelo excesso de fan-service durante a trama.

Entendo que a vibe anos 80 é o que permeia a jornada inteira, porém, mesmo que algumas informações fossem pertinentes à trama principal, outras informações vieram em excesso para agradar os amantes do assunto e reafirmar a personalidade obcecada do personagem principal;

De longe meu personagem favorito(a) é Aech, que manteve sua essência durante toda a trama, e uma pela reviravolta foi o que ouve na hora de revelar que ele era.
Sobre Daito e Shoto, amei essa dinâmica e sofri com o final que se tomou dessa relação.

Art3mis tinha tudo para ser incrivél, mas senti que se perdeu um pouco na trama por conta de Wade, sendo mais um par romântico do que qualquer outra coisa, ou seja, ´ptencial desperdiçado.

O livro é genial. incrivél, mas tem falhas na narrativa que me fizeram tirar umas estrelas.

Recomendo para amantes do assunto, que gostam de se imergir na história com todos os detalhes possivéis. É uma fantasia maravilhosa, diga-se de passagem.

Kalina.Rakelly 15/01/2024

Perfeito!
Super tecnológico, detalhado, cheio de referências geek, me tirou de uma ressaca literária! Queria morar no mundo desse livro, e esquecer que já o li, para reler como a primeira vez

Malu 14/01/2024

Não foi o que esperava, mas rendeu uma ótima aventura.
Fiquei em dúvida sobre que nota dar a esse livro e mesmo agora não tenho certeza.
De primeira achei o começo um tanto arrastado, embora a leitura fosse imersiva e fluída, eu lia e lia e parecia que não saia do lugar. Até meados da página cem o tom do livro muda, mostrando novos personagens e suas dinâmicas entre si, mas também a seriedade do concurso, o que tornou a atmosfera do livro mais palpável. Embora não tenha pegado quase nenhuma das referências, elas me ensinaram muito do mundo gamer e geek - o que me atiçou a curiosidade para saber mais - e gostei da escrita, que me prendeu como se estivesse de fato usando um visor do OÁSIS, e dos seus diálogos leves e inteligentes.
A construção do mundo é muito satisfatória e em dado momento do livro é, o protagonista enfrenta um desafio bem complicado e é incrível como ele te leva para dentro daquela situação, pois não é algo distante de nós, porém confesso que vários elementos não foram como eu esperava. Senti falta de uma melhor exploração do lado mais político e ambiental do mundo, que atuou como pano de fundo, mas nada além disso. E acho que o que me pegou principalmente foram as interações entre os personagens e o fato de eu ter achado alguns momentos bem impessoais e pela metade, como no final. Algumas particularidades e atitudes do protagonista, confesso que me pareceram bem estranhas, mas eu realmente queria ter visto um lado mais pessoal e íntimo desses personagens, eles se abrindo uns com os outros e contando seus medos e pensamentos, alguns em específico como o próprio Halliday.
No entanto, o enredo entrega o que ele se propõe, com muita aventura, personagens carismáticos e um pano de fundo tecnológico que espanta, pois é algo que não é distante da nossa realidade. Acompanhar esses "caça-ovos" nessa jornada pelo Easter Egg e ver como eles chegariam ao final foi algo realmente muito legal e imersivo. Na minha opinião não foi um livro perfeito, mas foi uma leitura muito válida e divertida!

Moranguinhofeliz 14/01/2024

Uma imersão no mundo tecnológico
Eu sabia que o livro era bom mas puxa vida, ele é genial. a cada página que eu virava, eu me via mais dentro da história, imersa nessa realidade alternativa. então meu caro leitor, se vc gosta de sacadas inteligentes, um bom plot twist e interrelação entre jogos ou músicas ou filmes dos anos 80 com o presente, você achou o livro certo! e só pra constar aqui, o livro é muito melhor que o filme. se vc gostou do filme e tá afim de ler o livro, leia o livro!! se vc não quer ler o livro mas quer ver o filme, não faça isso pois é de tamanho burrice, LEIA O LIVRO. xoxo

nickblocos 14/01/2024

Meu deus que livro bom, espero que o segundo seja tão bom quanto esse, recomendo demais, ainda mais q é o livro mais de nerd q eu já li na minha vida e isso q torna ele bom kkkkkkkkkk, 5 estrelas

Marleyzao 14/01/2024

Quero jogar o oasis
Otima escrita e bom história de caça ao tesouro, me diverti bastante com a leitura fluída, o personagem principal as vezes é meio maluco mas é gente boa.

Por Garoto 13/01/2024

A Meta sonha...
Após ter finalmente assistido esse filme ano passado, decidi ler o livro.
Embora ambos tenham diferenças significativas, fico feliz que sejam obras complementares interessantes.
Por se tratar de mídias com muitas referências a cultura pop/Geek , foi muito boa a adaptação, considerando que - salvo as alterações na trama - abordar em ambas as mídias referências diferentes adicionaram - ao meu ver, a partir da minhas experiência de leitura - direções paralelas muito agradáveis.
Se te incomoda mudanças em adaptações, realmente pode parecer frustrante. Mas optar por uma perspectiva de se ater menos à fidelidade aqui é positivo. Ampliou o universo e no fim não alterou o cerne da obra.
A leitura é super fluida e instigante, desde o início.
Tanto o filme quanto o livro são incríveis!

Dudah24 11/01/2024

O livro é mt melhor que o filme!?
Já tinha lido esse livro a um bom tempo atrás, mas comprei o segundo volume só recentemente e por isso tive a obrigação de reler pra poder refrescar a memória e ir pro 2 em paz.

Foi bom de maaais reencontrar esse universo. Eu já não lembrava de quase nada então fui me surpreendendo tudo de novo, como se fosse a primeira vez e foi incrível.

O livro é muito bem escrito, conciliar o tanto de referência que ele tem e ligar com todos os enigmas e provas não é pra qualquer um. E decorar tudo e conseguir desvendar os desafios como o quinteto faz é menos ainda, eles estão em um nível absolutamente superior, slk.

Eu gosto muito dele pq é uma leitura tão boa que você pisca e se foram 50 páginas. Só não dei 5 estrelas pq ele me perdeu um pouco em alguns momentos e o Wade me estressou e eu quis dar uma voadora nele, mas depois ele voltou a si então tá tudo certo haha

Ainda sim, esse é um livro mt querido pra mim, recomendo pra todos que gostam desse universo nerd de jogos, filmes, anos 80 e coisas do tipo ?????

Yasmin.Luizy 09/01/2024

Gf me trouxe aqui
Confesso que só li pq o Gf falava muito, e foi uma boa leitura, embora o final eu ache mais ou menos, mas amei a experiência.

Julia.Gasparetto 09/01/2024

Me surpreendi e me encantei por "Jogador número 1"!! mesmo tendo uma temática que me atrai normalmente, esse livro me prendeu do início ao fim com sua escrita impecável!!

Ju1410 04/01/2024

No começo, o livro tava bem parado, bem entediante. No meio começou a ficar mais agitado e o final foi muito bom. A relação dos personagens, revelações, romance... bem construído. Só demorou um pouco pras coisas acontecerem.

Mari 04/01/2024

Leitura muito envolvente
Terminei o livro pensando em como demorei tanto tempo para descobrir esse livro. É milhões de vezes melhor do que o filme, nem se apegue ao que viu, pois é completamente diferente!

Os personagens são muito bem construídos e afirmo que se sentiriam ofendidos com o que foi feito com eles no filme? sério.

O livro é cheio de referências e eu não conhecia todas, mas fui conhecendo enquanto lia. Amei entrar nesse universo e fiquei tão envolvida dentro dele que parecia que só pensava nisso ?

Livros de aventura como esse tem um apelo afetivo muito forte pra mim e diria que ele consegue fazer isso tão bem que com certeza vai ficar guardado na minha memória.

sthef 03/01/2024

Meu deus que livro ruim!!!
Deixando registrado pra casa no futuro eu invente de ler a sequência, pfv não faça isso.