Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

toffis 31/03/2021

Eu estou completamente apaixonada.
Eu estava esperando algo parecido com o filme, em que eu ja saberia o que ia acontecer. Mas o livro conseguiu me deixar apreensiva, feliz, nervosa, e todas as possibilidades existentes. É maravilhoso.
Para quem gosta do filme, vale MUITO a pena ler o livro. Apesar de ser, em sua maior parte, diferente, a essência é a mesma.
Os desafios são muito bem escritos, a amizade sendo criada entre os personagens.
Aqui está um livro que superou muito minhas expectativas, e me deixou muito feliz.

P.S: provavelmente nunca vou conseguir escolher se prefiro livro ou filme.

Camirota 08/04/2021

Favoritado
Para ser sincera, não sei nem o que dizer.
Esse livro é MARAVILHOSO, com todas as letras. Eu não sabia muito o que esperar e até pensei que seria um pouco diferente, mas é muito melhor do que imaginei; mesmo com o desfecho sendo revelado logo no começo, faz o leitor querer saber o que vem pela frente e como tudo vai terminar, eu amei a leitura e entrou para a lista dos meus preferidos da vida ??

Ah, e não preciso nem dizer que amei as referências dos anos 80; a experiência de lê-lo foi incrível.
BiaConrado 08/04/2021minha estante
Amiga, fiquei sem entender do que o livro se trata, mas só vi gente falando bem. Você pode me explicar?

Camirota 08/04/2021minha estante
É mais ou menos assim a sinopse: tem um cara (Halliday) que criou uma empresa GIGANTE de jogos, junto do OASIS, que é praticamente um mundo novo, nele vc pode ir pra escola, jogar, se vestir e falar do jeito que quiser etc, aí antes de morrer o Halliday fez um vídeo anunciando que deixou um Easter Egg dentro do OASIS, e pra achar esse ?ovo? o jogador tem que encontrar 3 chaves: de cobre, jade e cristal e passar por 3 portões, o jogador que encontrar ganha toda a fortuna que ele deixou e se torna dono do GSS (empresa dele), se tornando dono do OASIS tbm.
É basicamente isso, o livro mostra todo o caminho do personagem principal (Wade-Parzival) nessa busca pelo easter egg de Halliday.

BiaConrado 08/04/2021minha estante
Amei, coloquei na lista! Obrigada ??

Camirota 08/04/2021minha estante
De nada ??. Espero que goste quando ler!

Yas 06/10/2020

A melhor distopia
Esse livro me encantou dês de suas primeiras páginas até suas últimas. Os personagens são muito bem construídos (tanto os virtuais quanto os reais) e a narrativa perfeita, tudo nesse livro é perfeito. Por mais que seja uma distopia tem um ar nostálgico ao mesmo tempo, fazendo várias referências aos anos 80. Recomendo a leitura para todos, até eu que não sou nado do mundo dos games me apaixonei.

Nick 08/09/2021

Jogador Número 1
Temos aqui um protagonista que sai de uma miséria terrível que assola boa parte da população, aonde essa população pobre e desgraça busca um conforto em um jogo de imersão completa, OASIS.

O protagonista Perzival vulgo Wade Wattes começa sua jornada, não só ele como todos os players que estão no jogo, a busca pelo grande prêmio final desse jogo no qual é anunciado quando se tem a morte do criador do jogo o grandioso Anarok vulgo James Halliday.

Uma livro de leitura rápida e muito divertida. Vale muito apena ler essa pérola.

eyeen 29/11/2020

Lentamente fui gostando menos e menos.
Eu gostava muito desse livro, muito mesmo. Alguma coisa aconteceu e, relendo algumas vezes novamente e parando para pensar na história, ele é podre.
Esse livro, eu não faço ideia como alguém consegue ler esse e livro e não pensar por mais alguns minutos sobre ele e não pensar coisas negativas sobre ele.
O protagonista é um Gary Stu e é quase como uma fantasia erótica de um nerdola fudido.
Eu gosto muito de muitos dos elementos que o livro faz referências, mas as referências não somam à nada, só servem pra tipo: 'hey, sabe aquelas história que são famosas por bons motivos e que são milhões de vezes melhores que essa? bem, eu vou ficar falando delas na vaga esperança de que por osmose você vá achar que essa é uma história bom também'.
Não vale a pena e não se deixe ser persuadido pelas 5 estrelas que alguns dão, porque eu garanto que a menos que haja algo de errado na cabeça dessas pessoas, uns 30 minutos de pensamento sobre esse livro e tu percebe que é uma porcaria.
Juliana 24/12/2020minha estante
Hahahaha é bem isso mesmo, concordo com tudo! A história é super fraca, a motivação dos personagens é boba demais e o Wade é um Gary Stu total, uma fantasia do autor. Eu fico impressionada do tanto de gente que diz amar esse livro!

Gabriel 12/03/2023

Barbarizou muito
Livrão super divertido. Nunca quis ler porque apesar do filme ser incrível, fiquei de saco cheio de tudo o que apela para os anos 80. E isso não mudou quando terminei o livro ? mas é surpreendente como o autor supera o roteiro (acho que o roteiro do filme também é dele). Defendo adaptações que são originais, mas assistiria muito uma adaptação serializada dessa obra. Personagens muito divertidos, Ernest explica os conceitos do mundo bem, mas ainda sim tem uma parcela de gente (principalmente mais velhas ou que nunca tiveram contato com videogames) que não curtiria muito decifrar tantos termos de nicho. Mas me divertiu, e não sou adolescente. Talvez leia o 2. A terça parte do livro (na minha cabeça dividi em 4) é bem maçante, mas o todo compensa. Toda apelação dos protagonistas faz sentido diante dos inimigos e o contexto e realidade virtual. Massa demais

Shai | Leitora Lunática 16/11/2020

Quase favorito =)
Mais um livro hypado que não me decepcionou! De início não gostei muito da personalidade do nosso protagonista Wade (achei uma pessoa extremamente insensível diante da morte, mas ao mesmo tempo que se apaixona muito fácil), mas não é algo que chega a incomodar. Na verdade, pensando bem na mensagem que o livro quer passar, faz até sentido. São pessoas que vivem uma realidade quase 100% virtual, então o distanciamento da realidade é muito natural. Todos os coadjuvantes são cativantes, a história tem representatividade e aquece o coração no quesito amizade.

Bicalho 24/07/2022

Perfeito
Livro incrível,quem gosta de videogames e filmes, cultura geek em geral não pode deixar de ler esse livro,cheio de referências e a história muito boa com um final excelente, maravilhoso, um dos melhores livros da minha vida,excelente pra sair da ressaca literária

Ana Bernardes 14/03/2021

80% descrição 20% ação
Wade é um adolescente órfão de pai e de mãe que mora no trailer da tia e vive em uma realidade futurística em que existem jogos de imersão de realidade virtual tão realistas e tão bons que as pessoas passam boa parte de seu tempo neles aí dá mais comparado com a dura realidade em que a maioria passa fome e vive em condições de extrema pobreza.
No mundo virtual Wade é Parzival, um caça ovo que passa a maior parte de seu tempo em busca das chaves e dos portais deixados para trás pelo criador do maior sistema de realidade virtual que após falecer deixou toda a sua fortuna para aquele que encontra-las e atravessar os três portais primeiro.

Pensei em abandonar diversas vezes a leitura, motivo: muita descrição, muita informação jogada para o leitor o tempo inteiro. Não sei se são exatos 80% de descrição pode ser que seja bem menos, mas o fato é que as partes de ação são muito boas e compensam. Me apeguei muito ao personagem principal e aos coadjuvantes amigos dele. Não me arrependo nem um pouco de não ter abandonado e amei o final. Agora a continuação acho total desnecessária, vou ficar com a leitura desse somente, que para mim é um livro único, não parte de uma duologia ou talvez dê uma futura trilogia.

Tayene 18/05/2020

Uma ode aos geeks
Comecei a ler O Jogador N ° 1 após ter lido Neuromancer, buscando uma ficção científica mais leve. E foi o que eu encontrei. Um bom entretenimento, com bons plot twists, muitas referências à cultura pop dos anos 1980 - reconheci algumas, principalmente referente a livros e filmes (mas não vou mentir não reconheci a maioria dos games e músicas, e também não fiquei com vontade de pesquisar) - e bons personagens.

O que primeiro chamou minha atenção no livro foi o enredo. A história se passa em uma época após uma crise energética que devastou a humanidade e acentuou desigualdades sociais, com o aumento do desemprego estrutural, bem como com a degradação das moradias, das relações trabalhistas e humanas (cai entre nós, o que já é uma realidade para muitos). Um fato curioso: a mãe de um dos personagens do livro foi morta por uma "gripe" que se alastrou pelo mundo, matando boa parte da população. (Bem longe da nossa realidade, só que não).
A segunda coisa, foi a escola virtual. Fiquei com tanta vontade de estudar nela quanto fiquei de estudar em Hogwarts.
Depois disso, não larguei mais o livro. E o final, ainda que previsível foi satisfatório.

No entanto, não é um livro 5 estrelas porque desperdiça muitas chances de se aprofundar em temas que são levantados no decorrer da história, principalmente quanto à decadência social do "mundo real", mas também em termos de construção de personagem. Sorrento, o vilão, existe só por existir, porque um livro geek sem vilão, nao seria um livro geek. Art3mis tem uma personalidade forte e inteligente mas fica chata pela forma que trata e é tratada pelo Parzival. O próprio Wade (Parzival), parece muitas vezes bipolar, uma hora não se importando nada com sua única parente viva, em outra justifcando uma revanche contra o vilão em razão dela, o que poderia colocar em cheque seu principal objetivo (a conquista do ovo).

Ainda assim, é um livro que eu recomendo a todos os nerds, geeks e fãs de cultura pop. O objetivo do autor de fazer uma bela homenagem aos criadores dessa imensa e necessária indústria foi alcançado com sucesso.

Adrielle 28/05/2020

Caramba!
O primeiro livro de ficção que conseguiu prender minha atenção. Eu tinha visto boas avaliações sobre a obra mas superou todas as expectativas!
A leitura foi rápida e sem dificuldades pra interpretar os fatos, pelo contrário, a forma com que o autor descreve tudo faz você se sentir dentro do próprio jogo OASIS, ansiando desvendar os enigmas de Halliday e adentrar nos port?es até se tornar o Jogador N° 1.
Depois desse, vai ser difícil outro livro de ficçãoser meu favorito,
Hellen Nobre 01/06/2020minha estante
Um dos meus favoritos da vida

jardel 04/03/2021

Pontos positivos: a história é fácil de entender e já deixa a proposta e o caminho que vai seguir claros bem no início. Além disso os acontecimentos ocorrem sem enrolação, o autor tinha bastante conteúdo pra história. Os personagens são legais, nada de extraordinário mas ok.

Pontos negativos: as inúmeras referências em algumas passagens se tornaram chatas, tudo bem ele querer descrever tal jogo, mas em algumas descrições ele falava sobre o jogo, a origem, o cenário, como jogar, as fases, o final...e por aí vai, e muitas vezes o jogo nem tinha relação com o campeonato. Isso tirava o foco do leitor que tava concentrado no jogo principal.
Os personagens as vezes eram meio inconvenientes e não agiam como deveriam agir diante do horror que tava acontecendo envolvendo a vida real (causado pelos Seis). Outra coisa que achei mal explorado foram as misérias da vida urbana futurista, ele só falava por cima sobre as desigualdades sociais, o autor teve a chance de dá um ar crítico ao "progresso" mas deixou escapar.
Kawan.Felipp 04/03/2021minha estante

Manrique 05/03/2021minha estante
serviu

Huryel.Souto 28/06/2020

Simplesmente Fantástico!
Bom, nem sei o que dizer sobre esse livro. Simplesmente amei.
O livro me cativou já na sua premissa. Adoro o universo geek e de tecnologia e esse livro se mostra um combo dos dois, além de nos imergir em uma série de referências dos anos 80.
Não tenho o hábito de ler e, mesmo assim, do meio para o final me senti totalmente preso na história. Não conseguia desviar os olhos das páginas, foi impressionante.
Recomendo muito a todos, especialmente iniciantes na leitura que têm interesse na cultura pop e na década de 80.

Taísa 06/10/2020

A vida não se passa mais na realidade, pois ela é sofrível.
Um universo maravilhoso, distopia sempre me faz pensar muito, independente da idade direcionada. Doi de pensar que por mais que esse mundo seja fantasia pode não estar tão longe pois cada dia mais destruímos tudo ( alô alô pantanal pegando fogo e guerras atuais por petróleo).
Sobre o enredo, achei bem bacana, gostei dos personagens de maneira geral, achei as garotas muito legais, porém não gostei do romance e as vezes achei muito bobo alguns sentimentos do protagonista, mas é um bom livro, feliz por ter lido. Interessante o fato dessa geração não conhecer os sentimentos reais, pois a vida se tornou uma simulação.
Uma coisa que fiquei pensando é que mesmo sem toda aquela tecnologia muita gente vive em uma espécie de Oasis com as redes sociais, onde importa mais aparentar a felicidade por lá que realmente ser feliz.
Gostei muito das referências também, me fez conhecer muita coisa, gosto de livros que trazem músicas, filmes, que acrescentam na bagagem cultural.

Luh 06/08/2021

PERFEITO!
Mesmo já conhecendo a história de cor, por já ter lido o livro uma vez e assistido o filme centenas de vezes, esse livro ainda conseguiu me fazer sentir todas as emoções como se eu estivesse vivendo aquilo junto com os personagens pela primeira vez.
É a ficção científica perfeita para mim, pois tem um toque de romance, alguns ensinamentos sobre a vida e amizades incríveis. E ainda consegue nos mostrar como a humanidade não é perfeita e precisa melhorar em vários aspectos, como no racismo, por exemplo.