Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Maiara 09/08/2020

Jogador N° 1
Livro de ficção científica que nos faz refletir sobre a forma que vivemos a vida. No livro o autor fala de uma realidade virtual em que tudo é possível e é fácil ser quem se quer ser. Fala muito da cultura pop dos anos 80 e inevitavelmente no decorrer da leitura vamos nos apaixonando pelos personagens principais. Para os amantes de videogame é uma experiência incrível. Vale muito a pena a leitura.

Leeticia.Bueno 16/08/2020

Um dos melhores livros que li na minha vida, muito bem desenvolvimento e com ação do começo ao fim

Tayene 18/05/2020

Uma ode aos geeks
Comecei a ler O Jogador N ° 1 após ter lido Neuromancer, buscando uma ficção científica mais leve. E foi o que eu encontrei. Um bom entretenimento, com bons plot twists, muitas referências à cultura pop dos anos 1980 - reconheci algumas, principalmente referente a livros e filmes (mas não vou mentir não reconheci a maioria dos games e músicas, e também não fiquei com vontade de pesquisar) - e bons personagens.

O que primeiro chamou minha atenção no livro foi o enredo. A história se passa em uma época após uma crise energética que devastou a humanidade e acentuou desigualdades sociais, com o aumento do desemprego estrutural, bem como com a degradação das moradias, das relações trabalhistas e humanas (cai entre nós, o que já é uma realidade para muitos). Um fato curioso: a mãe de um dos personagens do livro foi morta por uma "gripe" que se alastrou pelo mundo, matando boa parte da população. (Bem longe da nossa realidade, só que não).
A segunda coisa, foi a escola virtual. Fiquei com tanta vontade de estudar nela quanto fiquei de estudar em Hogwarts.
Depois disso, não larguei mais o livro. E o final, ainda que previsível foi satisfatório.

No entanto, não é um livro 5 estrelas porque desperdiça muitas chances de se aprofundar em temas que são levantados no decorrer da história, principalmente quanto à decadência social do "mundo real", mas também em termos de construção de personagem. Sorrento, o vilão, existe só por existir, porque um livro geek sem vilão, nao seria um livro geek. Art3mis tem uma personalidade forte e inteligente mas fica chata pela forma que trata e é tratada pelo Parzival. O próprio Wade (Parzival), parece muitas vezes bipolar, uma hora não se importando nada com sua única parente viva, em outra justifcando uma revanche contra o vilão em razão dela, o que poderia colocar em cheque seu principal objetivo (a conquista do ovo).

Ainda assim, é um livro que eu recomendo a todos os nerds, geeks e fãs de cultura pop. O objetivo do autor de fazer uma bela homenagem aos criadores dessa imensa e necessária indústria foi alcançado com sucesso.

Gustavo 18/10/2022

Anos 80
Apesar de não pegar todas as referências dos anos 80 do livro, gostei muito da aventura e dos personagens.

toffis 31/03/2021

Eu estou completamente apaixonada.
Eu estava esperando algo parecido com o filme, em que eu ja saberia o que ia acontecer. Mas o livro conseguiu me deixar apreensiva, feliz, nervosa, e todas as possibilidades existentes. É maravilhoso.
Para quem gosta do filme, vale MUITO a pena ler o livro. Apesar de ser, em sua maior parte, diferente, a essência é a mesma.
Os desafios são muito bem escritos, a amizade sendo criada entre os personagens.
Aqui está um livro que superou muito minhas expectativas, e me deixou muito feliz.

P.S: provavelmente nunca vou conseguir escolher se prefiro livro ou filme.

Ludbilla 20/06/2021

Tava precisando de um livro assim
Se você gosta de ficção científica, jogos, anos 80 e uma pitadinha de romance, esse livro é pra você. Jogador N 1 me impressionou bastante, até porque eu não tinha visto o filme, então eu não sabia de quase nada. (Só sabia as coisas que o GF falou no canal dele é eu não lembrava da maioria KKSKKSKSKO) enredo é bem feito, os personagens são muito incríveis e as informações dadas NUNCA são por acaso. O cenário onde se passa a história, tanto no mundo real quanto no virtual, é incrível. Em muitos momentos eu me peguei mais aflita que os personagens, POR MAIS QUE NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO ELE JÁ FALE QUE ELE GANHOU. Mas eu realmente amei

SPOILERS
1º MEU DEUS A REVELAÇÃO DA AECH ACHEI PFT, E EXPLICAÇÃO POR TRÁS DE TUDO PARTIU MEU CORAÇÃO

2º SEMPRE SOUBE QUE AQUELA MOEDA IA SERVIR PRA ALGUMA COISA

3º ELES SE CONHECENDO FOI TUDO PRA MIM.
Fim do spoiler

Realmente amei muito esse livro, de verdade recomendo bastante
guii.books 20/06/2021minha estante
vou botar na listaaa

Livros de Cabeceiras 30/06/2021

Um livro que mescla um pouco de vários gêneros
Esse livro tem um pouco de várias coisas, ele é geek, por conta de sua várias referências a jogos, filmes, músicas e cultura da década de 80, tem uma pitada de fantasia por conta de tudo que pode acontecer dentro da OASIS, tem distopia, por conta do mundo apocalíptico em que a sociedade vive sendo praticamente dominados pelas grandes empresas,

site: https://www.instagram.com/p/CQb_dUDjXf0/?utm_source=ig_web_copy_link

Camirota 08/04/2021

Favoritado
Para ser sincera, não sei nem o que dizer.
Esse livro é MARAVILHOSO, com todas as letras. Eu não sabia muito o que esperar e até pensei que seria um pouco diferente, mas é muito melhor do que imaginei; mesmo com o desfecho sendo revelado logo no começo, faz o leitor querer saber o que vem pela frente e como tudo vai terminar, eu amei a leitura e entrou para a lista dos meus preferidos da vida ??

Ah, e não preciso nem dizer que amei as referências dos anos 80; a experiência de lê-lo foi incrível.
BiaConrado 08/04/2021minha estante
Amiga, fiquei sem entender do que o livro se trata, mas só vi gente falando bem. Você pode me explicar?

Camirota 08/04/2021minha estante
É mais ou menos assim a sinopse: tem um cara (Halliday) que criou uma empresa GIGANTE de jogos, junto do OASIS, que é praticamente um mundo novo, nele vc pode ir pra escola, jogar, se vestir e falar do jeito que quiser etc, aí antes de morrer o Halliday fez um vídeo anunciando que deixou um Easter Egg dentro do OASIS, e pra achar esse ?ovo? o jogador tem que encontrar 3 chaves: de cobre, jade e cristal e passar por 3 portões, o jogador que encontrar ganha toda a fortuna que ele deixou e se torna dono do GSS (empresa dele), se tornando dono do OASIS tbm.
É basicamente isso, o livro mostra todo o caminho do personagem principal (Wade-Parzival) nessa busca pelo easter egg de Halliday.

BiaConrado 08/04/2021minha estante
Amei, coloquei na lista! Obrigada ??

Camirota 08/04/2021minha estante
De nada ??. Espero que goste quando ler!

Yas 06/10/2020

A melhor distopia
Esse livro me encantou dês de suas primeiras páginas até suas últimas. Os personagens são muito bem construídos (tanto os virtuais quanto os reais) e a narrativa perfeita, tudo nesse livro é perfeito. Por mais que seja uma distopia tem um ar nostálgico ao mesmo tempo, fazendo várias referências aos anos 80. Recomendo a leitura para todos, até eu que não sou nado do mundo dos games me apaixonei.

Naomy 21/02/2022

Achei que, talvez por não entender as referências, a leitura não seria boa. Mas o autor conseguiu fazer a completa imersão na história, mesmo com todas as refs. O livro é fluido e frenético o tempo todo, sem decair em momento algum.
Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

Luh 06/08/2021

PERFEITO!
Mesmo já conhecendo a história de cor, por já ter lido o livro uma vez e assistido o filme centenas de vezes, esse livro ainda conseguiu me fazer sentir todas as emoções como se eu estivesse vivendo aquilo junto com os personagens pela primeira vez.
É a ficção científica perfeita para mim, pois tem um toque de romance, alguns ensinamentos sobre a vida e amizades incríveis. E ainda consegue nos mostrar como a humanidade não é perfeita e precisa melhorar em vários aspectos, como no racismo, por exemplo.

Lara 18/01/2021

Jogador n°1
Fui sem expectativa nenhuma sobre esse livro, já tinha ouvido falar muito bem dele mas tava com mede de achar a história chata por eu não saber muito sobre os anos 90 e videos games. Mas eu adorei o livro ele te deixa vem situado e mesmo que você não saiba muito sobre video games você entende tudo da história e ainda fica com vontade de jogar e que o OASIS seja real kkkkkkk.
Gostei do livro no geral. Recomendo

Taísa 06/10/2020

A vida não se passa mais na realidade, pois ela é sofrível.
Um universo maravilhoso, distopia sempre me faz pensar muito, independente da idade direcionada. Doi de pensar que por mais que esse mundo seja fantasia pode não estar tão longe pois cada dia mais destruímos tudo ( alô alô pantanal pegando fogo e guerras atuais por petróleo).
Sobre o enredo, achei bem bacana, gostei dos personagens de maneira geral, achei as garotas muito legais, porém não gostei do romance e as vezes achei muito bobo alguns sentimentos do protagonista, mas é um bom livro, feliz por ter lido. Interessante o fato dessa geração não conhecer os sentimentos reais, pois a vida se tornou uma simulação.
Uma coisa que fiquei pensando é que mesmo sem toda aquela tecnologia muita gente vive em uma espécie de Oasis com as redes sociais, onde importa mais aparentar a felicidade por lá que realmente ser feliz.
Gostei muito das referências também, me fez conhecer muita coisa, gosto de livros que trazem músicas, filmes, que acrescentam na bagagem cultural.