Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Michel.sts 09/01/2023

Nostalgia pura!
Foi uma releitura por contar do jogador número 2 que havia comprado. Então eu posso afirmar que o livro e sensacional, envolvente e viciante. A história é muito bem feita e a nostalgia dos vídeos games e tantas outras referências é de surpreender qualquer leitor da década de 80.
A ressalva é para o final que se torna previsível e sem muitas explicações para o desfecho.

greek tragedy. 06/10/2022

amei, mas tenho ressalvas
o título da resenha talvez faça a pessoa que ler achar meio estranho eu ter favoritado esse livro e dizer que tenho ressalvas sobre ele, mas o que realmente me incomodou muito nele foi o exagero de referências que o autor traz. eu aprecio muito referências quando elas são pontuais ou quando fazem sentido pra história, que te façam se aproximar dos personagens. nesse livro o autor simplesmente metralha o leitor com mil livros, filmes, jogos e etc a cada página e isso fica meio cansativo e até jogado. acho que houve uma facilidade na resolução dos problemas mas eu acho que ficou condizente com a narrativa e isso não me impediu de favoritar "o jogador número 1", pois o livro tem sacadas bem legais e os personagens criam um vínculo entre si que te faz torcer por todos eles, principalmente quando tudo se explica ao decorrer do livro.

Gabriele 23/07/2020

INCRÍVEL
O começo da história não me prendeu muito mas na hora que as coisas começam a acontecer é incrível! A história é cheia de emoções e não me fez largar o livro por nada!!

SaraBorges 30/04/2023

Muito melhor que o filme
A leitura é mega fluída e os acontecimentos são interessantes, sempre te levando a ler a próxima página. Gostei mto da construção da personalidade dos personagens, com destaque pra Art3mis! Que guria fod@!
Os desafios são mto melhores que no filme, sem contar que são mto mais difíceis e faz os personagens penarem pra desvendar as pistas. Enfim, uma ótima leitura com um final maravilhoso! Recomendo!

EduardoCDias 31/05/2020

TRON no séc. XXI?
Apesar de achar alguns furos na narrativa, o livro é muito gostoso de se ler, principalmente pelas inúmeras referências aos anos 80. Num futuro próximo, com o planeta devastado, as pessoas vivem dentro de um jogo virtual, acessado por praticamente todo mundo, e onde cada um pode criar sua realidade, do modo mais conveniente e possível.

Roberta 09/07/2020

Vira-páginas pra nerd
Leitura que prende a atenção do início ao fim, super dinâmico e divertido. Cheio de referências do universo dos anos 80. Recomendo.

Natasha 06/07/2020

Nostálgico
Um livro repleto de nostalgia, um trabalho de pesquisa excelente feito pelo autor.

Gabi 18/05/2020

Porque saber já é metade da batalha.
Nessa distopia imergimos em 2044, um mundo que não acabou e se reconstruiu, mas está em ruínas e em uma grande crise global de energia. Com a queima total de combustíveis fósseis, o mundo criado por Ernest Cline está em colapso e sofrendo as consequências das ações humanas: o esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global, fome e pobreza.

"Pra mim, o ser humano no planeta Terra no século XXI foi o grande golpe. Existencialmente falando." Wade Watts

Contudo, nessa realidade do futuro, a maioria das pessoas possuem acesso ao OASIS. Uma plataforma de realidade virtual, criada por James Halliday. Um universo virtual onde você pode ser o que quiser, e usado por todos como válvula de escape já que a vida real é um caos.

Então Halliday morre, deixando uma fortuna estimada em 240 bilhões de dólares. Sem possuir herdeiros, ele cria um vídeo testamento para anunciar a todos os usuários do OASIS que escondeu um Ovo da Páscoa (easter egg) dentro do jogo e a primeira pessoa a encontrá-lo ficará com todo o dinheiro.

Junto com o vídeo testamento, James Halliday deixa o primeiro enigma a ser resolvido e também um almanaque com mais de mil páginas sobre sua vida e sua paixão por games e a cultura pop dos anos 80, ao qual passou sua adolescência.

A partir daí mergulhamos nessa caçada junto com os personagens, que apesar da ambientação tensa, é divertidíssimo. Li enquanto escutava músicas dos anos 80, pesquisando sobre filmes, séries e quadrinhos. E isso além de ter me colocado 100% dentro da história, me fez sentir uma nostalgia enorme por uma época que não vivi.

"Senti medo durante toda a minha vida. Até eu saber que estava terminando. Foi quando eu percebi que, por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser , é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade." James Halliday

Maygeek7 24/04/2018

Incrível!
Como sendo uma geek assumida amei cada pedacinho do livro. A história é simplesmente fantástica, pena que o filme não é fiel ao livro (Sou contra adaptações de cinema), Recomendo!

"..........Senti medo durante toda a minha vida. Até eu saber que estava terminando. Foi quando eu percebi que, por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real. Entendeu?"

Halliday
DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pdrosaleitor 25/02/2021

O primeiro favorito de 2021!
Maravilhoso! De uma forma muito contagiante e empolgante o livro narra a grande corrida na caça ao Ovo de Hallyday, que deixa toda sua herança e o controle da Oasis para o jogador que passar por 3 portões. Além de várias referências da cultura geek e pop desde os anos 80, há ainda diversas críticas quanto a busca por uma vida sem sofrimentos em meio a uma realidade miserável. De tirar o fôlego e se chocar com as verdades da vida real e virtual. O primeiro favorito do ano!!!!!!

Maiara 09/08/2020

Jogador N° 1
Livro de ficção científica que nos faz refletir sobre a forma que vivemos a vida. No livro o autor fala de uma realidade virtual em que tudo é possível e é fácil ser quem se quer ser. Fala muito da cultura pop dos anos 80 e inevitavelmente no decorrer da leitura vamos nos apaixonando pelos personagens principais. Para os amantes de videogame é uma experiência incrível. Vale muito a pena a leitura.

sosuene 06/06/2021

Não sei porque eu evitei continuar a leitura desse livro, ele é maravilhoso de bom. Recomendo muito, vc fica de boca aberta a cada capítulo.

bea @lemondebea 20/07/2020

é um bom livro, mas muito superestimado. a escrita do autor é muito fácil e fluida e isso facilita muito a experiência de leitura. dito isso, achei alguns diálogos e em especial o romance do livro extremamente forçado. quanto ao final, achei tudo meio fácil demais e muito conveniente KKKK mas foi uma leitura divertida que me envolveu no universo criado

Hitalo.Rodrigues 29/06/2020

Uau isso é muito 2020
Posso dizer que gostei muito do livro. Eu li muito rápido. Lia diversos capítulos sem perceber. E um livro que faz isso para mim já é muito bom.

As referências a cultura pop são intermináveis e isso mostra um grande trabalho de pesquisa do autor. Mas isso pode ser um problema em alguns pontos. Há tanta informação sendo dada em que as vezes eu me via pulando algumas palavras o lendo o parágrafo mais rápido e com menos atenção. Porque sabia que a informação útil para o enredo já foi dada (por isso não dei 5 estrelas). As referências de coisas que li, joguei, assisti ou ouvi eu não pulei. E acredito que alguém com maior conhecimento de cultura pop dos anos 80 do que eu amaria o livro mais ainda.

Um ponto final que eu queria salientar é a ambientação. Nossa é muito boa. As descrições do mundo real e virtual são ótimas. E lendo esse livro durante a quarentena tem algumas frases soltas sobre o mundo real que eu paro e penso: uau isso é muito 2020 ou nossa estamos mais perto disso do que o autor imaginava.

Jéssi Lima 23/06/2023

HALLIDAY TEM TODO O MEU AMOR
Finalizado.
Apesar de amar o filme, a leitura demorou muito para engatar e me habituar nela, parecia mais do mesmo SEMPRE, é um livro muito descritivo, tem muita referência e informações o tempo todo, eu amo o universo, amo o filme como disse, sempre que posso estou assistindo, me imaginava no OASIS enquanto estava lendo, o livro te transporta para lá muito rápido, possui uma carga de descrições surreais de tudo, e é muito característico cheio de personalidade.

Não foi um livro 5?? porém sigo amando o universo da mesma forma.