Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Rhe 12/04/2020

Primeiro livro da vida
Entrei nesse mundo literário com o pé direito, livro maravilhoso, para me inesquecível.
Se gosta de games, cultura pop, e anos 80 então esse livro é para vc...
E se não gosta de nada disso, pode ler mesmo assim que vc tbm vai adorar!

Brenda Ellen 12/03/2022

Adorei
Não é meu estilo de livro mas eu adorei esse . Talvez por causa das migalhas de romance kkk
Acho que poderia ter mais diálogos e menos descrição, mas não foi algo que me incomodou muito.
Eu dei um grito com a revelação de Aech kkkk não esperava
Mas o livro vale super a pena, é uma história bem envolvente

Edu 25/03/2021

Melhor que o filme!
Eu me neguei a ler o livro por achar que o filme já tinha suprido toda a minha curiosidade e preenchido minhas expectativas num nível alto, mas então com muita insistência do meu irmão eu li Jogador Número 1 e não tenho palavras para descrever o quanto eu me viciei na leitura e terminei em dois toda a história.

O livro é incrivelmente mais rico de detalhes e muito melhor que o filme, recomendo imensamente para todos a leitura desta obra de arte escrita por Ernest Cline, aos que vão se aventurar:

?Que a força esteja com você!?
Maria Terra 25/03/2021minha estante
Foi meu livro favorito por anos!! Impecável

Laura 30/06/2023

O livro é infinitamente melhor que o filme
Comecei a leitura com as expectativas lá embaixo e fui surpreendida!
Como não curto muito livros com histórias que se passam no futuro com muita tecnologia e achei logo que iria detestar o livro, mas aconteceu o oposto e cada pouco me sentia mais curiosa para saber o desenrolar da jornada de Parzival.
O livro é muito rico de detalhes, tem um climinha de RPG, instiga a imaginação do leitor descrevendo os cenários sem ser maçante e ainda tem momentos de ação.
Depois de ler o livro, assisti ao filme esperando ver os cenários que o livro descrevia e foi uma tristeza! O filme é muito diferente, só segue uns 20% do livro e é bem raso. Achei até chato. Investiram no CGI e esqueceram do roteiro.

jay 04/12/2020

Simplesmente a ideia do livro jogador número 1 é fantástica. A forma de como o autor resolveu encaixar a nova tecnologia com a nostalgia dos anos 80 é muito incrível, apesar de eu não ser dessa época acho, o livro me despertou o interesse pelo tema.
Eu demorei um pouco para ler porque a história não me prendeu tanto quanto eu gostaria, que me prender mas eu gostei do personagem Wade e todos os outros que haviam no livro. Porém, eu achei que os outros amigos deles tiveram somente um ou dois traços de personalidade, mas eu acho que isso é somente o ponto de vista do Wade e ele não os conhecia, somente aquilo que eles queriam. Então como ele iria saber não é mesmo?
Jogador Número Um é um livro com a ideia incrível, com personagens que cativam, que seu enredo que é genuíno.

Lana 01/10/2020

Incrível
Eu amei muito esse livro! Esse é aquele tipo de livro que quando você acaba de ler um capítulo fica ansioso pra começar o outro logo pra saber o que vai acontecer. O mundo criado pelo autor é fantástico, e apesar de não ter crescido nos anos 80, não fiquei perdida nas referências, pois o autor as explicava muito bem. Gostei do desenrolar da história e gostei também do final. É o tipo de livro que vale a pena ser lido.

Macaco 26/07/2022

Um livro viajado, porém mais real do que aparenta
Fui ler o Jogador número 1 achando que gostaria bastante, e estava certo.
O multibilionário James Hallyday, criador do OASIS, um sistema de realidade virtual aprimorado, decide deixar um concurso como seu testamento. Ele escondeu três pistas dentro do universo do OASIS, pistas que levam a um Easter Egg, e o primeiro jogador a encontrar esse Easter Egg herdará toda a fortuna de Hallyday, e sua empresa. Wadde Watts, o protagonista, é um dos caçadores do Easter Egg de Hallyday, e assim como muitos outros em seu universo, quer ser o ganhador do concurso.
O Jogador número 1 apresenta uma linguagem simples e bem feita. A narração em primeira pessoa te deixa bem próximo do personagem principal, e se você for uma pessoa meio nerd desde sempre isso se amplifica. O Wade tem seus momentos de moleque, mas no geral é alguém com uma boa noção e entendimento do mundo em que está inserido, além de ser um caçador bem dedicado e demonstrar ser genuinamente um cara bacana e corajoso em diversos momentos.
O livro para mim não leva cinco estrelas pelas cenas de ação, que contrastam com as boas descrições de cenas de exploração e excelente explicação do universo por serem demasiadamente curtas, e por muitas vezes anticlimáticas. Apesar disso, o livro é extremamente bem escrito, com um enredo satisfatório, e diversas referências a cultura pop (principalmente a dos anos 80) aplicadas com maestria.
Um comentário a parte é que após ler o livro fiquei bastante chateado com o filme pela falta do contraste entre a maravilha do OASIS e a realidade ferrada que o livro demonstra tão bem.

oLola 15/06/2021

meio blé, lindo lindo, meio blé, lindo dnv, final blé
começarei dizendo que esse livro é quase perfeito, e antes do final cheguei a pronunciar as palavras "acho q vai ser um preferido meu", o que choca metade da população das minhas células. porém como sempre, achei defeito e n pude engolir um romance meia boca nesse sci-fi maravilhoso.

todo mundo sabe q jogador n 1 é um clássico de ficção científica, um gênero nunca explorado por mi persona, e decidi começar por esse. as primeiras linhas foram intrigantes, mas nada que me fizesse pular da cadeira, então me conformei e só continuei. além do mais, existia uma coisa chamada referência dos anos 90-ish que tornou minha leitura lenta a cada vez q eu precisava pesquisar oq era um Atari 2600 ou alguma gíria geek. até acostumar com a leitura cheia de easter eggs das quais eu n queria deixar passar nada, a leitura foi maçante como essa resenha. ATÉ
chegar na parte onde o Wade (principal) acha a primeira chave.

daí pra frente, mermão, a leitura fluiu como água. parece q o livro mudou completamente, oq dá pra entender completamente (vc dá um contexto do mundo e dps começa a pancadaria, oq eu aprecio demais tbm).
e então eu me apaixonei, ish, pelo nerdzinho prepotente-humilde (difícil sustentar esse equilíbrio né) que é o Wade, por cada fala e cada plano mirabolante.
então preciso explicar o "meio blé" que me deu na metade do livro, que tem fonte na paixonite de adolescente dos bagulhos. os bagulhos, que não vou dizer quem, se apaixonam e esquecem da caça, pq todo mundo que ama fica burro (eu nesse momento). e daí tem uma reviravolta que, devo admitir, eu gostei mais do que o padrão de escrita que pude imaginar. aí voltou a ser viciante.

o mundo que cline criou é eletrizante por si só. em algum momento eu realmente concordei que viver no oasis era melhor do q na vida real e quis ter um pra mim. e olha q nossa sociedade nem tá tão ferrada quanto a deles.

a narrativa foi cheia de surpresas pra mim. em algum ponto eu achei que ia só terminar como sempre termina, mas teve um plot que quis lamber o cérebro do wade e pqp, que cena maravilhosa. podia contar como final já.
mas não

TEVE o final. e esse final estragou o favorito das minhas células. claramente meu preconceito com romance vence e - ei, eu até perdoei o meio blé do meio, mas o do final? gente que profundidade foi aquela? se eu mergulhar bato a testa - eu acho o final clássico demais pra um livro espetacular. fora q cagou pros personagens secundários, né?

mas no final, me diverti demais lendo essa obra prima. então, resumindo, se vc não tem essa coisa com romance q eu tenho, pode ler que é sucesso. e se vc tem... bem, eu li, né? (e as vezes eu só faço tempestade em copo d'água)
Clara Mezzacapa 15/06/2021minha estante
Que resenha BOA

Duda 25/02/2023

Jogador número 1 é um conforto para todas aquelas pessoas que se identificam com o mundo geek e encontram alegria nos jogos, nos filmes, séries e músicas entre vários outros. Através de uma narrativa clara e cheia de referências que te deixam animado em reconhecê-las ou então curioso para entender o que elas são, Ernesto Cline vai te guiar na história de Wade, o Parzival, um garoto tão geek que chega a doer.

Foi uma delícia poder ficar animada e ansiosa com cada desafio em que os personagens tinham que enfrentar.

Maah 03/02/2022

Jogador numero 1
Jogador numero 1 tem uma história muito legal e é divertido mas demora muito para a história mesmo começar. Já que o autor é fã dos anos 80 ele colocou tantas referências que até cansa.
     O livro tem um contexto distópico com muitas guerras, fome, pobreza e etc, mas o autor deixa isso de lado e não aborda nenhuma reflexão sobre o assunto, por último achei a narrativa meio repetitiva e lenta algumas vezes.
     O livro me decepcionou, parte disso pq eu esperava muito dele, mas isso não significa que ele seja ruim, de modo geral a história é muito boa e divertida.
Tata 03/02/2022minha estante
amei a resenhaa!
Concordo sobre as infinitas referências dos anos 80 kkkkkk, mas apesar disso o livro é bom d+

Clarsandbooks 11/11/2022

Surreal
Incrível! Adorei esse livro.

É uma ficção científica muito divertida, algo que realmente dá vontade de ler para saber como acaba. Há algumas coisinhas problemáticas sim, mas fora isso, é perfeito!

Dei 4,5/5 ?

Classificação: +12

greek tragedy. 06/10/2022

amei, mas tenho ressalvas
o título da resenha talvez faça a pessoa que ler achar meio estranho eu ter favoritado esse livro e dizer que tenho ressalvas sobre ele, mas o que realmente me incomodou muito nele foi o exagero de referências que o autor traz. eu aprecio muito referências quando elas são pontuais ou quando fazem sentido pra história, que te façam se aproximar dos personagens. nesse livro o autor simplesmente metralha o leitor com mil livros, filmes, jogos e etc a cada página e isso fica meio cansativo e até jogado. acho que houve uma facilidade na resolução dos problemas mas eu acho que ficou condizente com a narrativa e isso não me impediu de favoritar "o jogador número 1", pois o livro tem sacadas bem legais e os personagens criam um vínculo entre si que te faz torcer por todos eles, principalmente quando tudo se explica ao decorrer do livro.

Leeticia.Bueno 16/08/2020

Um dos melhores livros que li na minha vida, muito bem desenvolvimento e com ação do começo ao fim

Maiara 09/08/2020

Jogador N° 1
Livro de ficção científica que nos faz refletir sobre a forma que vivemos a vida. No livro o autor fala de uma realidade virtual em que tudo é possível e é fácil ser quem se quer ser. Fala muito da cultura pop dos anos 80 e inevitavelmente no decorrer da leitura vamos nos apaixonando pelos personagens principais. Para os amantes de videogame é uma experiência incrível. Vale muito a pena a leitura.