Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Laura 15/02/2020

Minhas expectativas estavam altas e eu não fui decepcionada! É uma bom livro e tem muita criatividade nele. A única coisa que me incomodou é o capítulo zero contar o final. Geralmente não ligo de saber o final quando o autor decide contar no prefácio, mas nesse caso achei desnecessário para a história e para a leitura

andreqc 26/04/2021

Sobre jogos, filmes e músicas dos anos 80
Jogador Número 1 conta a história de Peter Parker- não, pera. Clark Kent- opa, foi mal. São tantos nomes com alteração que eu me perco.
Jogador Número 1 conta a história de Wade Watts, um jovem introspectivo que, ao colocar seu visor de realidade virtual e suas luvas, entra em um mundo completamente novo e mostra uma nova versão de si mesma, sob o nome de Parzival (qualquer semelhança com Peter Parker e o Clark Kent é mera coincidência).
Brincadeiras a parte, o livro é uma ficção científica muito interessante e permeada por referências de uma cultura muito revisitada ultimamente: os anos 80.
O livro apresenta, em meio a termos técnicos e complexos da tecnologia e informática, um mundo completamente novo dentro do videogame em Realidade Virtual e a (usando o termo técnico de McLuhan) Aldeia Global: OASIS, que é a evolução quase perfeita da Internet que conhecemos hoje (só seria mais perfeita se a gente conseguisse viajar para lugares FORA do OASIS com a mesma facilidade que dentro dele).
A história segue o avatar que Wade criou dentro da realidade virtual, Parzival, e conta a jornada do rapaz atrás do grande Easter Egg de James Halliday, o criador e programador do jogo. A busca daria ao vencedor um grande prêmio de milhões de dólares, mas essa grana toda acabou se tornando quase um mito dentro desse imenso universo jogável.
O livro é estranhamente premonitório (Ernest Cline praticamente PREVEU o retorno da cultura dos anos 80) e é muito divertido (mas só depois dos 6 primeiros capítulos de exteeeeensa explicação do OASIS e do Universo do livro).
É uma ótima leitura para os aficionados por videogames, filmes e músicas oitentanista e para os fãs de ficção científica. Ah, e é uma ótima pedida para quem quer ler algo bem pirado.
Boa leitura e que a força esteja com você!

4?/5?

Kevin 31/08/2017

Livro super fraco!!
Não entendo o motivo das pessoas colocarem esse livro tão para cima. Tudo no livro é fraco!! O enredo é previsível demais, todos os personagens são clichês, tem tanta referência que dá a impressão que colocaram para deixar o livro com mais páginas.
Há algumas partes divertidas no livro, mas para mim não valeu a pena a leitura. Se o livro não fosse tão elogiado pela massa e estivesse na sessão de infanto juvenil (como deveria estar) eu provavelmente nem teria lido. O livro ser do gênero Ficção científica hard é um absurdo!!

Jade 28/09/2021

Que crítica
Um livro para o público jovem com críticas maravilhosas.
Amei a forma que esse livro relata sobre o excesso do uso da internet

Vivs | vivsbookshelf 01/08/2020

Um almanaque de referências pop dos anos 80
Para quem já viu o filme e pensa em ler o livro, vou dizer uma coisa: a história é bem mais tranquila na adaptação do que no livro.

Como eu nasci quase nos anos 2000, confesso que teve muita referência que não consegui entender, pois meu portfólio cultural não é tão grande ainda. Mas definitivamente o livro conseguiu atender às minhas expectativas, achei super divertido.

Mais resenhas no Instagram @vivsbookshelf

# livia !! 10/05/2021

Eu não sou nenhuma expert em tecnologia, videogames e muito menos nasci na década de 80, mas esse livro cativa e instiga qualquer um. A alguns anos atrás eu já tinha assistido ao filme e desde então pensava em dar um chance para ?jogador número um?, e com a LC da @bia.lovegood aproveitei a oportunidade e me joguei de cabeça e de corpo inteiro nessa história. O HYPE É REAL!!! Não tem um momento que o livro fique parado ou chato, a todo momento tem 558 coisas acontecendo e sendo desenvolvidas. A única ressalva que eu tenho a fazer é no desenvolvimento dos personagens ? que existe mas eu ainda acho que o autor poderia ter trabalhado um pouco mais ? de resto o livro é totalmente incrível! LEIAM

Thauam 26/01/2021

NoooossaaAÁAAAAAAAAAAAAAAAAA
Como que eu passei 19 anos da minha vida sem ler isso? Como? Como? Que coisa maravilhosa, que coisa perfeita, que AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Eu não sei bem explicar, meu coração chega tá quentinho, MEUDEUSDOCEU ME AJUDA

AAAAAAAAAAAAAAAA Eu não tenho palavras pra descrever o quando isso é perfeito Perfeito Perfeito da até vontade de viver só pra ler coisas tão boas quanto esse livro.

Eu adorei tudo cara. Tudo. TUDO!!! As referências a minha década favorita, os anos 80, o mundo futurista meio ciberpunk, a realidade alternativa tipo matriz, as referências a meus filmes dos anos 80 favoritos. Aos jogos de arcade que eu jogo no emulador. As melhores músicas. Cara, é tudo tão perfeito. Não tem uma página sem alguma referência. A caçada pelo ovo é genial, o Wade é um dos melhores protagonistas, os personagens principais são perfeitos justamente porquê sai imperfeitos ( Adolescentes com fobia social que se isolam no mundo virtual pra tentar esquecer a aparência deles, pois eles não são padrões-brancos-loiros-lindos-modelos como a maioria dos livros coloca os protagonistas) As críticas sociais são fodas. É do caralho!

Ernest Cline, cê quer o mundo? Eu te dou!

Dá até vontade de assistir todos os meus filmes favoritos dos anos 80 que são referênciados e depois passar horas escutando a trilha sonora. É isso que eu vou FAZER AGORA!!!!!

ERNEST CLINE OBRIGADO POR ESCREVER ESSA MARAVILHA! EU TE AMO!

Shyvver 08/01/2021

Narrativa fantástica!
Sabe, eu não sabia da existência do livro quando vi o trailer do filme. Então, eu apenas vi o trailer, não me senti nenhum pouco impressionado, e deixei morrer entre as várias memórias da minha mente.

Certo tempo depois, eu descubro que havia um ponto inicial ali, uma base, o livro.
Eu vou até a loja mais próxima e decido comprar, vai que eu estivesse errado? Uma narrativa sobre vários jogos diferentes, parecia algo complicado de executar, duvidava grandiosamente que eu não fosse me arrepender de ler.

E o meu sorriso a cada página só aumentava mais e mais quando percebi o quão ignorante eu estava sendo até ali, o livro tornou-se uma "parada" fantástica!
Ler aquele desenvolvimento virtual entre os protagonistas me deu boas lembranças, acompanhar as aventuras de cada um por aquele universo gigantesco, me fez ficar por dentro de tudo, não é como naqueles livros cujo espaçamento é tão apertado que além de se sentir sufocado, você só lê para que o fim chegue o mais breve possível.

Jogador Número 1 é uma história que te deixa vidrado, empolgado para o que pode ocorrer, e o meio para o final, nem se fala, faz com que devore suas unhas até que você tenha a confirmação de que todos estão bem e seguros, hahaha.

Jeferson Silva 19/05/2021

perfeito
que leitura fantástica! não conseguia parar de ler. era só ter um tempinho livre que corria pra ler. perfeito! leiam se vc gosta de ficção, é uma leitura incrível cheia de referências.
Roberta 19/05/2021minha estante
esse livro é absolutamente incrível, e vai sair o Jogador n° 2

Jeferson Silva 19/05/2021minha estante
eu vi mesmo. vou comprar assim que der kkkkkk

julia 15/10/2021

muito bom!
adorei o jeito q foi escrito, n conhecia nenhuma referencia pop e mesmo assim n fiquei perdida pq o autor explica tudo! plot mto legal e inovador. se vc quiser dar umas risadas dps de acabar a leitura, assista o filme! melhor q muito filme de comedia por ai

Bia 15/11/2023

Eu curti bastante, mas acho que a galera dos anos 80 deve gostar mais...
eu recomendaria pro meu pai??

Anninha 24/02/2021

Amei amei ameeeiiiiiii
Adorei as referências, adorei o enredo, adorei os personagens, adorei o desenvolvimento.... Gostei do romance bobinho.
Quem n leu ainda, tá esperando o q?

nathalya. 19/10/2021

"faith and hope and charity"
Esse livro é muito incrível, ao mesmo tempo que tem altos e baixos na narrativa. Não posso deixar de dizer que os primeiros 20% são bem cansativos e são tantas referências que fica difícil de focar direito. São importantes para construir o universo, mas extensas demais!
Depois disso o livro alavancou muito mas derrapou um pouquinho depois dos acontecimentos com a Art3mis no meio do livro, voltou a ficar uma narrativa mais enroladinha. Além disso algumas frases específicas do protagonista me incomodaram um pouco.
Mas apenar desses detalhes, esse livro é genial, a cultura geek segue me encantando mais a cada dia! Os níveis, os jogos, os enigmas e cada sacada genial do Wade foram prendendo muito e deixando as partes certas, super fluidas.
O Wade teve uma evolução incrível, em vários aspectos, principalmente do menino que ficava num carro velho, sem ter o que comer direito e com uma visão pessimista e suicida em relação ao mundo, para um rapaz super empático, nobre, dedicado a mudar o mundo e a amar, eu amei isso.
Por fim, os personagens secundários foram tudo: Art3mis super inteligente, cética e determinada, Aech uma revelação muito incrível e empolgante com uma história linda pra contar e Shoto que teve pouco foco mas que era fiel e decidido... Amei muito as experiências que tive com o livro.
ana.azulay 19/10/2021minha estante
Eu concordo com TUDO! senti a mesma a coisa que você. O final foi perfeito ?

nathalya. 19/10/2021minha estante
foi mesmo aaa ???

Lari 21/10/2021minha estante
Nossa achei perfeita sua resenha, sério!!!! Fiquei muito feliz por vc ter lido, adorei todas as msgs falando sobre... ????

Lari 21/10/2021minha estante
Foi uma experiência muito incrível ter te acompanhado na leitura... ???????

nathalya. 23/10/2021minha estante
obrigada Lari ?? foi uma experiência ótima ler tbm ?

Aninha 15/10/2021

Resenha JOGADOR NÚMERO UM ?
Eu ouvi algumas críticas ruins sobre esse livro por isso achei que não ia gostar, mas encontrei ele por 15 reais naquelas feiras de livro por 10 reais, meu pai me incentivou ent foi só bora...
Eu gosteiiii muiiitooo desse livro tem romance ( eu achei que não teria kKKKKK, mas amei afinal romance é um dos meus gêneros favs), tem aventura, um pouquinho de suspense e distopia e ficção científica obv.
Eu recomendo muito esse livro, mas tome cuidado se vc n gosta mto de videogames cultura pop geek da década de 80, ou só dá cultura geek msm vc n vai gostar provavelmente, eu particularmente me senti perdida em algumas partes por não saber nada sobre mas mesmo assim ameii.
O livro é bem descritivo e eu achei bem chatinho no começo mas depois engatei na leitura e amei cada palavra.
Recomendo muiiiito
Beijos boa leitura ??

Cacau 12/09/2020

Os cinco do topo
Eu to alucinada com esse livro! Que leitura sensacional! Entrou pra listinha dos favoritos.
A história é cheia de referências aos anos 70/80 e ao mundo geek. Porém, o livro funciona muito bem para todo público. A história é tão dinâmica que qualquer um fica entretido. UM PAGE TURNER DE RESPEITO!
Além disso, o autor teve uma maestria enorme em nos inserir no universo do OASIS. Em diversas partes eu me sentia dentro do vídeo game.
Os personagens são super bem desenvolvidos e muito apaixonantes.
Ps: LEIAM, SÉRIO
Juliana 12/09/2020minha estante