A Águia e a Galinha Leonardo Boff

Resenhas - A Águia e a Galinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priiih; 17/05/2010

A Águia e a Galinha
Segundo o livro, existe dois tipos de pessoas, as galinhas e as águias. As galinhas podem ser relacionadas com aquelas pessoas que se limitam, que não tentam ir mais longe, que não correm atras dos seus ideais.

Em contra partida, temos as águias. Como águias podemos entender que são aquelas pessoas perseverantes, que estão sempre dispostas a abrir as asas e voar.

Boa parte das pessoas são encontradas na categoria "galinha", mas segundo o autor do livro nós devemos ser mais, nós devemos sair dos limites impostos pela sociedade e ir atras dos nossos sonhos e objetivos!

Vamos todos então seguir o exemplo do livro e nos tornarmos águias e lideres das nossas proprias vidas.

Vanessa Daflon 21/04/2024

A metáfora é ótima e o livro inicialmente consegue relacionar os conceitos com a história, mas vai se tornando repetitivo em seus conceitos e cansativo. Não leria novamente.

Camila 19/07/2010

Ir cada vez mais alto
A águia e a galinha

Este livro fala em detalhe da vida das águias e fala também da vida das galhinhas, comparando-as a vida dos seres humanos.
O que eu tiro de lição deste livro é que podemos ser o quer quisermos ser. Podemos viver como as galinhas, sempre ciscando as migalhas que as pessoas jogam. Limitando-se a um pequeno espaço chamado de galinheiro. Ou podemos ser águias e ter um horizonte em nossa frente, tendo como objetivo voar cada vez mais alto. Ver além do galinheiro, ir à busca de algo maior sempre.
Podemos ser o que quisermos o importante é darmos assas a nossa vida e não se esconder. Tudo o que vivemos tem influência sobre nós, e o que precisamos buscar é o equilíbrio de nossas vidas. Tornando-nos assim pessoas melhores e felizes.

thiagosimoes 04/10/2015

Boa metáfora, maus exemplos...
Apesar da metáfora interessante que segue a obra e seu caráter universalista é fato de como ele trata o tradicionalismo como algo ruim e atrasado e os modelos comunistas como um ideal. Pra citar Paulo Freire como exemplo e colocar o assassino Che Guevera no mesmo patamar de idealista como Luther King, Madre Teresa e Ghandi é de se confirmar como um utópico e nostálgico apaixonado pelos ideais da esquerda latino-americana dos anos de 1970. Como obra de compreensão do homem, vale a pena ler como entendimento da natureza humana. Respeito o prof. Boff como teólogo e sua obra, mas infelizmente toda a vez que ele abre a boca pra falar de política era melhor que tivesse ficado em silêncio mesmo, aí sim seria um profeta!

Como uma vez lembro quando questionado através de uma carta no site da Associação Montfort, o prof. Orlando Fedeli foi questionado por um leitor "se ele era teólogo...", e após tantos anos e hoje como um acadêmico de Teologia, não esqueço a sua resposta:

"Não, não sou teólogo! Aliás é perigoso demais nesse país afirmar que é."

Sábias palavras...

Nara 06/08/2019

O livro parte de uma metafora e a partir dela explica como essa metafoa é perceptivel na vida individual, nas suas relações, profissional e com o meio. Lança algumas perguntas de maneira a causar reflexão no leitor. Utiliza exemplos de personalidades da historia, até excertos e trechos de escritores.

O ponto final é o mesmo: a vida humana por trás do inconsciente coletivo da água-galinha.

Ale 18/08/2010

INICIAÇÃO
ESTE FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE LI QUE EU POSSO CHAMAR "LITERATURA PESADA". PESADA PQ EU TINHA 17 ANOS. GERALMENTE JOVENS DE 17 ANOS NÃO LEEM ESSE TIPO DE LITERATURA. INFLUENCIADA PELAS MINHAS PATROAS, NO MEU PRIMEIRO EMPREGO. FOI MUITO LEGAL. GOSTARIA DE RELE-LO ELE E TE-LO NA MINHA BIBLIOTECA.

Sérgio 30/08/2019

O autor explica a necessidade de equilibrar a relação entre as nossas naturezas de águia e galinha. Atualmente há muitos querendo ser só águia, e quebram o bico ao esquecerem que devemos ser realistas também.

Ariyoshi 05/04/2012

A Águia e a Galinha
Hum... Sempre ouvir falar tanto do Leonardo Boff que espera um leitura mais prazeirosa. O que posso dizer... Não gostei ¬¬
Demasiadamente PROLIXO mas até que a estória da "A águia e a galinha" (a original) é bem legal. Para quem possa pegar emprestado o livro aconselho ler apenas da página 17 à 28. Ou mais especificamente o capítulo 02. A mesma pertence a um cidadão do Congo, importante revolucionário, James Aggrey. Este capítulo sim é válido.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2019

Segundo Boff, existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532618450

Aninha - Anita 13/04/2016

Eu estava gostando bastante do livro, mas acho que ele poderia ter parado no capítulo 4. A partir do capítulo 5, o autor contrapõe a ideia que nós somos águia para dizer que somos águias e galinhas ao mesmo, só que divididos em interior e exterrior. Detestei completamente isso, depois o livro fica bem massante. Vou dar as três estrelas pelo início mesmo, que acho que vale a pena ler.

Bruno Oliveira 03/01/2020

LEIA E SE TORNE ÁGUIA!
Neste despretensioso e cálido livrinho, Boff tenta nos iluminar, e consegue! A metáfora pode ser "boba", "simplista demais", mas não é bem assim. Há muita coisa por trás. Há várias linhas do pensamento religioso, científico e filosófico que dão um bom e forte suporte para as ideias e para os ideais que Boff nos apresenta. Este A Águia e A Galinha é uma boa introdução a todo mundo aí que estão se envolvendo com as ideias quânticas atuais. Leia e se torne águia! E queira tornar outros também.

Fernanda 27/08/2020

"Caminhante, não há caminho. Faz-se caminho ao caminhar"

Shirlei 10/08/2020

maravilhoso, leitura brilhante! amei O livro, as idéias, as explanações. Um aprendizado à vida. recomendo que leiam

Marcão 14/05/2020

Um bom livro , mais é meio complexo com uma linguagem um pouco densa . A leitura se tornou maçante do meio pra frente . Mais terminei só de raiva rs

Braguinha 02/07/2015

Desinteressante
Teorias pouco interessantes deste filósofo que rompeu com a Igreja Católica. Atraente apenas para profissionais do tema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6